Frei Betto reabilitado. Ao menos na Arquidiocese de Natal.

Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, continua em alta. Depois de ser destaque no site da Canção Nova, da Arquidiocese de São Paulo, chegando até à Rádio Vaticano e ao portal de notícias da Santa Sé (!), este senhor, outrora assessor especial dos piedoso “católico a seu modo” Lula e amicíssimo do baluarte do paredón Fidel Castro, será a grande atração de amanhã em um Seminário organizado pela Arquidiocese de Natal.

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

O currículo é extenso e nos limitamos a citar apenas alguns de seus grandiosos feitos e causas defendidas. Betto é o arauto da “essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo”; o crítico feroz das “autoridades eclesiásticas” que se “silenciam quando se trata de se pronunciar contra a homofobia”; há décadas, o paladino da despenalização do aborto; o patrono dominicano da espoliação da propriedade privada; o advogado de Dilma Rousseff contra as boatarias de internet; enfim, um Betto de alta patente, ao contrário do seu xará sem grife, e, por isso mesmo, excomungado, de Bauru. Nada mais, nada menos que um bezerro de ouro da América Latina

Interessante notar que, contactada por uma fiel perplexa, a Cúria de Natal confirmou a anuência do senhor arcebispo à participação de Betto no Seminário. Evento, diga-se de passagem, em que ele, Dom Jaime Vieira Rocha, excelentíssimo Ordinário local, bem como o ilustríssimo ordinário de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o reverendíssimo administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira, também darão os ares de suas graças. Tudo ao som do fenômeno musical das CEBs… Zé Vicente! Axé, Auerê, Saravá! Cruz credo!

Lamentavelmente, a Arquidiocese de Natal não é a única a se sujeitar a fazer parte, ou, melhor dizendo, a ser cúmplice do libertador programa de reabilitação nos meios eclesiásticos de Betto. A “5ª Semana Social Brasileira da Arquidiocese de Maceió” recebeu, no último dia 24, o insigne teólogo cultor de Marighella e Che Guevara. Ladeava-o Dom Antônio Muniz, arcebispo metropolitano, aquele mesmo aconselhou o seu clero a formar o povo para não comungar de joelhos… Todos os associados ao Betto, como facilmente percebemos, são pessoas da mais pura ortodoxia!

Você, caro leitor, pode manifestar o seu repúdio à participação de Frei Betto no Seminário promovido pela Arquidiocese de Natal pelos seguintes meios:

ARQUIDIOCESE DE NATAL

Excelência Reverendíssima Dom Jaime Vieira Rocha

Av. Floriano Peixoto, 674 – Tirol – 59020-500 – Natal/RN
Fone/fax: (84) 3615-2800
E-mail: jaimevrocha@terra.com.brarcebispo@arquidiocesedenatal.org.brcuria@arquidiocesedenatal.org.br

Excelência Reverendíssima Dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró, participante do evento:

E-mail: diocesedemossoro@uol.com.br 

NUNCIATURA APOSTÓLICA

Excelência Reverendíssima Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico

Av. das Nações, Quadra 801 Lt. 01/ CEP 70401-900 Brasília – DF
Cx. Postal 0153 Cep 70359-916 Brasília – DF
Fones: (61) 3223 – 0794 ou 3223-0916
Fax: (61) 3224 – 9365
E-mail: nunapost@solar.com.br

SECRETARIA DE ESTADO DA SANTA SÉ

Eminência Reverendíssima Dom Tarcisio Cardeal Bertone

Palazzo Apostolico Vaticano
00120 Città Del Vaticano – ROMA
Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088
1ª Seção Tel. 06.6988-3014
2ª Seção Tel. 06.6988-5364
e-mail: vati026@relstat-segstat.vavati023@genaff-segstat.va ; vati032@relstat-segstat.va

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ

Excelência Reverendíssima Dom Gerhard Ludwig Müller

Palazzo del Sant’Uffizio, 00120 Città del Vaticano
E-mail: cdf@cfaith.va – Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088 
 

CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS 

Eminência Reverendíssima Dom Marc Cardeal Ouellet

Palazzo della Congregazioni, 00193 Roma, Piazza Pio XII, 10
Telefone: 06.69.88.42.17
Fax: 06.69.88.53.03

CONGREGAÇÃO PARA O CLERO

Eminência Reverendíssima Dom Mauro Cardeal Piacenza

Piazza Pio XII, 3 00193 – Città del Vaticano – ROMA
Tel: (003906) 69884151, fax: (003906) 69884845
Email: clero@cclergy.va (Secretário)

CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA 

Eminência Reverendíssima Dom João Braz de Aviz

Piazza Pio XII, 3 00193 – Città del Vaticano – ROMA
Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088
Senhor Prefeito: +39. 06. 69884121
Senhor Arcebispo Secretário: +39. 06. 69884584
E-mail: civcsva.pref@ccscrlife.va (Prefeito)
civcsva.segr@ccscrlife.va (Secretário)
vati059@ccscrlife.va (informação)

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA – DOS SEMINÁRIOS E DOS INSTITUTOS DE ESTUDO

Eminência Reverendíssima Dom Zenon Cardeal Grocholewski

Piazza Pio XII, 3 00193 – Città del Vaticano – ROMA
Tel. 06.6988-3438 Fax: 06.6988-5088

SUPREMO TRIBUNAL DA ASSINATURA APOSTÓLICA

Eminência Reverendíssima Dom Raymond Cardeal Leo Burke.

Piazza della Cancelleria, 1 – 00186 ROMA
Tel. 06.6988-7520 Fax: 06.6988-7553

41 Responses to “Frei Betto reabilitado. Ao menos na Arquidiocese de Natal.”

  1. A guinada à esquerda na Igreja de uns meses para cá foi tão forte que até D. Ludwig Muller já ficou parecendo conservador.

  2. Isso é apenas um dos sintomas da crise pela qual a nossa amada Igreja tem passado desde o início do século XX, sintoma das infiltrações admitidas por Bella Dodd, Dom Luigi Villa e por qualquer sacerdote ou prelado honesto, temente a Deus. E por qualquer leigo que vive a sua fé honestamente e está numa contínua busca pela verdade (para tentar compreender o que está acontecendo no mundo e na Igreja).

    Sabemos muito bem quem é joio e quem é o trigo. A solução? A busca incessante de nossa santificação pessoal e as nossas orações de intercessão pela nossa Santa Igreja, pela santificação do Clero, em reparação dos erros cometidos pelos sacerdotes, pela Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria; as orações pelos nossos párocos, pela conversão dos pecadores e das pessoas que ainda não conheceram o amor de Deus, pois quem conhece e ama Jesus compreende, por um lado, a sua infinita bondade e, por outro, a sua própria miséria e iniquidade e, assim, busca a vida de conversão, e o cultivo de uma vida interior.

    Às vezes, eu me sinto impotente diante das coisas que tem acontecido no mundo, da degeneração moral praticamente completa da sociedade e da luta organizada pela destruição de todos os pilares da civilização Ocidental, destre estes, a sua base judaico-cristã. Talvez seja porque vivemos numa ambiência de supervalorização do ativismo.

    Mesmo que não tenhamos condições materiais (no sentido de uma ação direta para a resolução do problema) de mudar certos erros, um único ato, na nossa vida cotidiana – uma oração, uma boa obra, uma visita a uma pessoa enferma, a busca da perfeição nas nossas obrigações cotidianas etc. – um único ato desses feito com caridade (o amor Ágape) e oferecido a Deus nessas intenções (como o poblema apontado neste post), ajudam e muito, pois quem AGE na conversão dos corações e ilumina as almas para que enxerguemos os nossos próprios erros é Deus; logo, nossa intercessão é fundamental, querida e desejada por Deus, para a salvação das almas. Podemos ajudar cotidianamente, rezando diariamente por todas as necessidades de nossa Igreja, de nossos irmãos, de nossos sacerdotes… Só não devemos tomar uma postura de ódio; Jesus pediu que orássemos pelos nossos inimigos, pelos que nos perseguem; não para anuirmos no erro, mas pedirmos a salvação deles; se nós, cristão, não rezarmos por essas almas, quem intercederá por eles? É o mundo que age falando que “essas pessoas que vão para o inferno!” Nós não. Jesus morreu para salvar seus algozes; nós devemos imitá-Lo, pois Jesus morreu por estes também.

    A Reverendíssima Madre Mariana de Jesus Torres, mística da Virgem do Bom Sucesso, aceitou, a pedido de Jesus, a sofrer uma pena espiritual de 5 anos de inferno para salvar a alma da monja que a perseguia no Mosteiro. A perseguidora da Madre Mariana foi salva, mas foi condenada a ficar no Purgatório até o fim do mundo. No final das contas, esta monja que a perseguiu (leiam a biografia) ajudou-a na sua santificação – a ela se santificou muito com a perseguição sofrida e, por fim, foi salva pela alma que foi perseguida por ela. É uma grande lição que deixa muito claro o Evangelho. Quando Jesus manda que rezemos pelos nossos perseguidores e porque ELe que sejamos semelhantes a Ele em tudo e porque estas almas – inclusive o Frei Beto – precisam de oração, pois elas estão nas trevas, e as trevas não compreendem a luz. Nós devemos trazê-los para a luz. Bom, pelo menos tentar ajudar um pouco, dentro de nossas forças.

    Desculpe me alongar, eu ia escrever poucas linhas e acabou saindo um texto.

    Que Deus tenha piedade de todos nós e dos religiosos e sacerdotes que escolhem um caminho oposto ao caminho do Evangelho, e que eles obtenham a graça de, antes da morte, obterem a graça do arrependimento e contrição de seus pecados e alcancem a salvação de suas almas. Aprendamos a sentir misericórdia, peçamos essa graça a Jesus e a Maria Santíssima. Amém.

    Cristiane Moraes

  3. Ferretti está ajudando a construir uma reserva para o futuro.Os nomes, os contactos, os textos dos comentários, formam um crescente reservatório de Fé e Boa Doutrina. Passado o vendaval, Aquele que sopra onde quer dará um sentido a tudo isto. Mas que desanima, desanima. Ainda mais quando temos conhecimento de vários outros erros envolvidos nas atuações mundanas de Cardeais, Arcebispos Marcinkus, banco do Vaticano, morte de João Paulo I, etc.
    Entretanto, se há uma Onipotente Inteligência que criou e ordenou tudo isto, é questão de tempo ver a Tranquilidade na ordem imperar. Isto é, meus tataranetos verem.

  4. Pax Domini.
    Frei Betto é defensor das aberrações listadas e ninguém se moveu para a excomunhão dele. Precisamos nos unir para tentar derrubar gente assim!

  5. Pessoal, é muito importante que nos manifestamos! Vamos enviar emails nos endereços listados!

  6. Será possível que esses bispos não nos dão um minuto de sossego?!!!! Um fogo é apagado de um lado e logo começa outro incêndio em outra diocese. E, por sua vez, os bispos conservadores ou neoconservadores não se pronunciam em relação aos seus irmãos no episcopado para ficarem bem na foto. Ou seja, “o trabalho sujo” sobra para os leigos.

  7. Vamos enviar os emails,pessoal!

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  8. Ruim é a FSSPX que não está em plena comunhão, agora os “plena comunhão”, são bons!

  9. Para quem quiser mandar um email em italiano:

    Eminenza Reverendissima, il Cardinale Bertone,
    Più degno Segretario di Stato del Vaticano.
    Città del Vaticano.

    La diocesi di Natal, in Brasile, sta organizzando un convegno che vedrà la partecipazione di Frate Carlos Alberto Libanio Christo, conosciuto in America Latina con il nome di Frate Betto. Questo frate è feroce nemico della fede cattolica, soprattutto difendendo la legalizzazione dell’aborto, il socialismo, la disobbedienza del clero e il matrimonio gay. Noi imploriamo la Segreteria di Stato che impedisce il Vescovo di Natal, il Reverendissimo Monsignor Jaime Vieira Rocha, di promuovere questo evento con la presenza di questo uomo che ha violato i voti sacri, con l’intenzione di seminare gli attacchi contro la fede.

    Cordiali saluti,
    Fulano(a) de tal.

  10. Eu fiquei perplexo em saber disso. Sou de Natal e sei o quanto a cúria diocesana esta cheio de padres “simpatizantes” da TL, mais nunca pensei que chegasse ao ponto de convidar alguem como esse “frei” pra dar uma palestra. So rezando mesmo e pedindo a Deus misericórdia.

  11. Vamos unir o povo de Deus e derrubar mais esse herege, assim como fizemos como o inimigo da Igreja, ex-padre Beto. Conseguimos aquela vez e, com a graça de Deus, rosário na mão e joelho no chão, conseguiremos também agora. E se não conseguirmos, ao menos chamaremos a atenção dos católicos desavisados.

  12. Temos que rezar e fazer penitencia para acalmar as tempestades na barca de pedro , e assim as portas do inferno não prevalecerão contra ela. amém!!!

  13. A quem quiser se manifestar, este site disponibiliza um modelo de e-mail já pronto: http://www.amormariano.com.br/noticias/urgente-vamos-defender-nossa-fe-catolica/

  14. A verdade é uma só: Frei Betto só não teve a sua excomunhão declarada pelo fato de ter amigos influentes na política e na mídia. Se fosse outro, já o teria sido há tempos!

  15. Raposas velhas animadíssimas com a mudança no Papado começam a testar possibilidades.
    Quanto ao lugar, como quem conhece um pouco já deve ter percebido, a fé católica no Nordeste ainda é mais forte do que na maior parte do resto do Brasil por causa da piedade popular (herdada de séculos de Catolicismo) e de religiosos de outrora, porque se fosse depender da qualidade da maioria das autoridades eclesiásticas das últimas décadas, estaria pior que o Rio de Janeiro (estado menos católico do Brasil).

  16. Como potiguar estou indignado com tal ato. Reproduzi o conteúdo do site acima em meu Blog

    http://afeexplicada.wordpress.com/2013/05/09/urgente-vamos-defender-nossa-fe-catolica/

  17. Em 1997 fui convidado a trabalhar como editor de uma “revista católica”, ao que aceitei com grande alegria. Chegando na redação, os padres me enviavam os artigos para serem publicados. Só chegavam Frei Betto, Leonardo Boff et caterva. No refeitório os demais colegas profissionais, da diagramação, etc. e também seminaristas, não entenderam porque fiquei apreensivo com aquela enxurrada de artigos ideologicamente pró teologia da libertação e ficaram de cara feia porque eu tentei introduzir textos de Santa Teresinha, Santa Teresa de Ávila, etc. Sonhava com uma revista que desse voz aos santos da Igreja. Eu fazia os editoriais, e me disseram que eu estava muito conservador nos meus textos. Quando vi que não tinha como influir para que a revista desse voz aos santos, decidi sair, dizendo que eu havia me equivocado: pensei que a revista fosse “católica”, mas aquilo era um departamento do MST, do PT, coisa do tipo. Para ser fiel ao “Catecismo” e não ser conivente (como editor) na difusão de idéias anárquicas no seio da Igreja, deixei então o posto de editor da revista. Impressionou-me como Frei Betto e Leonardo Boff “pontificavam” em quase toda a imprensa dita católica no Brasil.

  18. Lamartine Hollanda Junior e amigos
    9 maio, 2013 às 2:27 pm

    As sementes são plantadas e isso deve nos bastar. Confiemos. Falo isso porque a poucos minutos colhi um fruto de uma simples semente lançada na messe a exatamente 20 anos. Fiquei muito feliz. Não que eu duvide da Providência Divina, mas quando Deus nos brinda com uma consolação sensível ou um fruto de missao, que nao merecemos, ainda neste mundo, dá vontade de sair correndo e gritando pois grande é a alegria, repito, imerecida.

    Digo isso porque tenho certeza que um e-mail enviado, um post, um manifesto em defesa da verdade, uma simples Ave Maria rezada com intenção precisa, é um raio de luz do amor divino que, no tempo de Deus, atingirá o alvo devido. Se não é em vão “um copo d’agua”, podemos ter certeza que Deus quer se servir das nossas iniciativas em benefício da obra dele.

    Eu conheço muitos padres e o arcebispo de Natal e vou escrever imediatamente para eles.

    Abraço.

  19. As portas do inferno n prevalecerão contra a Igreja pq essa foi uma declaração de Jesus e n pq leigo reza e se penitencia.

  20. Esse beto aí tem costas quentes, mas juntos podemos passar caladryl nele.

  21. Por favor, Santo Padre, tenha clemência dos fiéis católicos!
    Apenas declare que os hereges que já se auto-excomungaram da Igreja Católica não devem ser recebidos, nem lidos, muito menos aplaudidos!
    Estamos mais do que indignados! Os pecados que estes senhores fomentam clamam aos Céus por justiça.
    Nossa Senhora das Vitórias, rogai por nós!
    E viva Cristo Rei.

  22. Pronto, e-mail enviado!

  23. JB, você falou algo que também está acontecendo aqui. O que é ‘estranho’ é que a maioria das pessoas nem percebe.

  24. Não pensemos que nossos emails são ineficazes…
    Abarrotemos as caixas de emails, sobretudo, das Congregações Romanas, e também, da Nunciatura…

    Não esperemos que algum Bispo irá querer criar “encrenca” com seu confrade…
    É mais cômodo e diplomático, sobretudo diplomáaaaatico, a omissão e o silêncio criminoso contra a Fé…

    A esquerda cambaleante e mórbida está dando brados de alegria com o atual Pontificado, depois do Pontificado “obscurantista”, “medieval”, “anti-vaticano II” de Bento XVI…

    Mas, quem viver verá…

    Mãe de Fátima, rogai por nós !

  25. Os emails da Secretária de Estado não funcionam.Os outros estão ok.

    Fiquem com Deus.

    Flavio.

  26. corrigindo: Secretaria de Estado.

  27. O mês passado foi o padre beto de bauru. Quem sabe no mês de Maio não venha uma excomunhão do Frei Beto e de quebra o Pop star da Canção Nova Fabio de Melo que também defendeu o casamento civil de homossexuais.

    Peçamos a Nossa Senhora que faça valer o sangue precioso de Cristo segundo a misericórdia difundida pela Santa Faustina Kowalska: que aqueles lobos parem de enganar o rebanho católico e de flagelar o inocente Jesus.

    Auxilium Christianorum – Ora pro Nobis!

  28. “Frei Betto REABILITADO”! Mas quando foi que ele perdeu a estima ou o conceito da hierarquia católica no Brasil?

  29. Cristiane,

    Excelente comentário, subscrevo inteiramente tudo o que disse.Devemos condenar o erro com veemência, mas ao mesmo tempo rezar pela emenda do pecador. É isso que nos torna Filhos de Deus e nos distingue dos filhos do Mal que condenam o erro e a pessoa ao mesmo tempo.Odiar o pecado e amar o pecador, é o espírito de correcção fraterna que nos deve mover!

  30. Desculpe-me quem for nordestino [o que escrevo aqui também serve para o resto do país], mas eu não entendo por que o pessoal do nordeste gosta tanto desse pessoal da TL. Pobre povo iludido!

    Eles acham [nós achamos] que pobreza se resolve mamando o leite dos contribuintes, trapaceando nos negócios, pulando carnaval e outras danças um mês inteiro, escutando música brega pornográfica, achando que o cangaceiro Lampião [cá embaixo, algum maloqueiro tipo funkeiro imoral, pagodeiro meloso ou rapper presidiário] era um cara legal e justiceiro social, ou explorando turistas [e habitantes locais] até a medula?

    Ou é melhor deixar de ser a imagem e semelhança dos políticos e empresários locais [e não invejá-los] – de sua impiedade e ganância predatória – para ser a imagem e semelhança de Cristo para que Ele possa reinar na terra também?

    Um Frei Bobetto desses deveria ser excomungado e colocado na lista dos inimigos públicos, junto com o clero comunista!

    Se o povo não se santificar, é isso que teremos cada vez mais. Cada povo tem o clero, os políticos e os empresários que merece.

    Teremos que rezar pela santificação do clero – até por aquele bando de néscios.

  31. Engraçado que dizer a verdade sobre o tal do Betto é uma “atitude insana, ignorante, autoritária, violenta e desrespeitosa”, mas nos acusar de sermos “pessoas que fazem parte de um grupo neonazista qualquer” não é.

    Isso parece ser uma amostra do famoso “duplipensar” revolucionário. Além disso, alguns termos utilizados dão evidência de um pensamento ideológico introjetado: “Irmãos/ãs”, “Igreja do Brasil”, “louvação à ditadura”, “tolerantes com o diferente”, “neonazista”, acusações de “ódio” e a característica afetação de ter sido ofendido pelas mais horríveis acusações.

  32. Veja a entrevista de um ex-dominicano, que ainda usa o hábito de São Domingos (frei Betto), à revista Istoé. Resumindo, o escritor e frade dominicano diz que o papa Francisco não tem mais como segurar a discussão na Igreja sobre o uso da camisinha, o sexo sem procriação, a ordenação de mulheres e a reinclusão dos padres casados. Quem quiser conferir a entrevista na íntegra (Edição: 2263 | 28.Mar.13), basta acessar o link:
    http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/286543_SO+O+PAPA+PODE+ACABAR+COM+A+HIPOCRISIA+

  33. Infelizmente não tivemos apoio quando tentamos nos mobilizar para tentar, com ajuda da Grande Mãe de Deus, impedir que esse sr. Betto viesse a nossa Diocese (Maceió) e zombar-se, acusar-se e ridicularizar-se a santa Igreja de Deus enchendo o auditório do colégio dos “católicos” Maristas de gargalhadas e aplausos. Enfim, vamos nos unir ao povo de Natal como fizemos com o povo de Bauru.
    Rezemos, rezemos muito, mas precisamos também agir urgente mente.
    In Iesu,

    • Thiago de S. Maria, mea culpa… Peço perdão, mas o seu comentário sobre o evento aí em Maceió ficou na fila de tantas e tantas pendências que ainda temos para abordar no Fratres; quando vimos, o fato já estava consumado.

  34. Beto: esse nome dá azar.

  35. Hermes Nery, os dois hereges “pontificam” não só na imprensa, mas em certas editoras sedizentes católicas. Uma delas (nome do apóstolo Paulo em latim) chega a ter em sua paleta editorial livros de autores protestantes contestando (o que não é de surpreender, vindo de protestantes) os livros deuterocanônicos. E isso é apresentado numa obra que pretende explicar o Antigo Testamento … a católicos! Pois bem, essa mesma editora (falo com propriedade pois já gui consumidor do lixo marxista por ela publicado) vende títulos de uma série (“Como ler …”) eivados do pior marxismo da latrina teelista. Em alguns casos, nem se consegue discernir doutrina religiosa, tamanha a redução materialista. Outra editora (sobrenome de Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus) prima por oferecer títulos que, mesmo de autores estrangeiros, tem o herege Boff na sua bibliografia, com direito a inúmeras citações de rodapé e páginas e mais páginas do texto fundamentadas nas idéias heréticas do teelista, um anticatólico dos mais viscerais.

  36. O Nordeste gosta da TL??? Que eu saiba o reduto deles sempre foi o Sul.

  37. Não lembro exatamente a data, acredito que foi fevereiro ou março deste ano, estava passando de carro pela avenida Maria Luiza Americano, na zona leste de São Paulo, quando vejo na fachado do Santuário Nossa Senhora da Paz (Diocese de S. Miguel Paulista) uma faixa imensa com os dizeres: “A paz esteja contigo Leonardo”, acompanhados de uma foto do ninguém menos que Leonardo Boff. Não sei o que “teólogo” faria ali naquela igreja, provavelmente foi semear o seu mal. Fiquei tão indignado que pensei seriamente em pedir explicações a D. Manuel Parrado, bispo da diocese. Mas acabei desistindo, o desgosto de ver aquilo foi maior.

Trackbacks