Consagração a São José e São Miguel. Na presença de Francisco e Bento.

Fratres in Unum.com – Com informações da Sala de Imprensa da Santa Sé: Nesta amanhã, às 8:45, nos Jardins do Vaticano, próximo ao Palazzo del Governatorato, ocorreu, na presença do Papa Francisco, a inauguração de um novo monumento a São Miguel Arcanjo e a consagração do Estado da Cidade do Vaticano a São José e a São Miguel Arcanjo.

Pouco antes do início da cerimônia, havia chegado ao local o Papa Emérito, Bento XVI, convidado pelo Papa Francisco, sendo saudado com grande afeto pelos presentes e pelo pessoal do Governatorato.

O Papa Francisco, que chegou logo depois, e o Papa emérito se abraçaram com afeto e permaneceram próximos por toda a cerimônia, sentados em duas poltronas colocadas diante do monumento.

Coube ao Papa Francisco tomar a estola e pronunciar as duas orações de consagração, aspergindo o monumento e, ao fim, abençoando os participantes.

Em seu breve discurso, Francisco afirmou que a consagração a São Miguel era “uma iniciativa já planejada há tempos, com a aprovação do Papa Bento XVI”. Prosseguiu o Pontífice: “Miguel — que significa ‘Quem como Deus?’ — é o campeão do primado de Deus, de sua transcedência e poder. Miguel luta para reestabelecer a justiça divina; defende o Povo de Deus de seus inimigos e sobretudo do inimigo por excelência, o diabo”.

Créditos das fotos ao leitor André

Tags: ,

63 Comentários to “Consagração a São José e São Miguel. Na presença de Francisco e Bento.”

  1. O Papa é aquele que está vestido de branco.

  2. E o Vaticano bem precisa da poderosa intercessão de S. Jose, Patrono da Igreja, nestes tempos de crise. A par da consagração a São Miguel Arcanjo, seria sensato incluir novamente a oração a São Miguel feita pelo Papa Leao XIII no final de cada Missa, visto que o Demónio está mais ativo do que nunca neste século, tal como nos retrata a visão deste Pontífice.

    São Miguel Arcanjo,
    protegei-nos no combate,
    defendei-nos com o vosso escudo
    contra as armadilhas
    e ciladas do demónio.
    Deus o submeta,
    instantemente o pedimos;
    e vós, Príncipe da milícia celeste,
    pelo divino poder,
    precipitai no inferno a Satanás
    e aos outros espíritos malignos
    que andam pelo mundo
    procurando perder as almas.
    Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
    Ámen.

  3. Uma imagem de um São Miguel despido: despido de sua couraça, de sua dignidade, de sua pureza?
    Não, não creio ser uma imagem digna de São Miguel, ainda mais o discurso do Papa: “Miguel luta para reestabelecer a justiça divina; defende o Povo de Deus de seus inimigos e sobretudo do inimigo por excelência, o diabo”. Santidade, permita-me dizer: São Miguel sim luta pela Igreja, Vossa Santidade, com todo o respeito, faz de tudo para esse combate ser nulo.

    Esse convite a Mgr. Ratzinger – que não é “papa emérito”, mas voltou a ser Bispo, tal como Celestino V voltou a ser Pietro da Morrone, canonizado como S. Pietro da Morrone – é, no mínimo, estarrecedor, e algo a confundir os fieis: é a tentativa de mostrar que a Igreja é uma democracia, feita de homens que cumprem mandatos…
    Breve, breve, perguntarão à CNBB e aos outros Bispos que Papa eles querem, no próximo Conclave: eleições indiretas ainda… Que pena! Com uns dois conclaves pela frente o povo poderá eleger o Sucessor de São Pedro.

  4. Bento XVI está bem magro, debilitado – fisicamente, é claro! Fiquei muito feliz com essa notícia.

    São José: valei-nos!
    São Miguel Arcanjo: defendei-nos no combate!

  5. Essa imagem de São Miguel está desonrosa, o santo Arcanjo está semi nu, diferente do que é a iconografia clássica dele, vestido de soldado romano se não me engano. Mas, ainda assim, o ato de consagração é razão de muita alegria.

  6. Essa imagem de São Miguel ficou HORROROSA. Uma desonra ao Príncipe das Milícias Celestes que deveria ser reprensado com vestes a altura de sua dignidade de grande pelejador de Deus contra o demônio, e não nu.
    Como querem a proteção do Grande São Miguel Arcanjo assim?
    São Miguel Arcanjo, Príncipe dos Exércitos do Senhor, rogai por nós.

  7. “São Miguel” afeminado, com cinturinha de pilão delicadamente quebrada, nádegas semi-expostas, joelhinho erguido em pose de bailarino… Está ali para combater o demônio ou pedi-lo em namoro?

    Some-se à situação esta inédita “dupla papal” abençoando a aberrante imagem que servirá de inspiração a qualquer onanista inserido naquele Lobby Gay vaticano que o próprio papa (em exercício) denunciou.

  8. O problema da internet é que qualquer um — como o sr. Higor — pode falar o que quiser: um espetáculo um pouco engraçado, mas é sobretudo triste; tragicômico. Rebelião das massas. No mais, espetacular notícia! Muito bom! São José, rogai por nós! São Miguel, protegei-nos no combate!

  9. Tem certeza que aquele lá é São Miguel arcanjo? Ele está nú, sem roupa, peladão assim só pode ser um demônio.

  10. Deixem de lado a imagem de Sao Miguel e concentrem-se no ato da consagracao. É explêndido e magnífico!

  11. Sr. Pedro Pelogia, seu comentário descreveu tudo com perfeição. Infelizmente.

  12. O PAPA LEÃO XIII E O DEMÔNIO

    Certo dia, por volta de 1890, o Papa Leão XIII tinha acabado de celebrar a missa, e rezava sua ação de graças. As pessoas presentes perceberam um atitude estranha no Papa. Ergueu a cabeça num gesto rápido e olhava para cima. Estava maravilhado e assustado. Permaneceu assim durante algum tempo. Depois levantou-se e foi direto para seu escritório. Depois de meia hora mandou chamar o Cardeal Prefeito da Congregação dos ritos e entregou-lhe uma folha, com ordem de levá-la ao conhecimento dos bispos do mundo todo. Ele prescrevia uma oração de Exorcismo a ser recitada pelos sacerdotes logo depois da missa.

    Perguntaram ao Papa se havia ligação entre essa oração e o seu comportamento estranho no altar. O Papa revelou o que tinha acontecido. Enquanto rezava ouviu uma forte discussão entre Satanás e Jesus Cristo. O diabo desafiava a Jesus:

    – Sempre consegui fazer muitos estragos na tua Igreja. Se eu tivesse mais tempo e mais liberdade…

    Jesus perguntou:

    – O que farias se tivesses mais tempo e mais liberdade?

    – Eu destruiria a tua Igreja.

    Jesus:

    – Quanto tempo queres para isso?

    – Uns 50 ou 60 anos.

    Jesus:

    – Está bem, tens 100 anos. Depois veremos.

    Foi aí que o Papa levantou-se e prescreveu a oração de Exorcismo, invocando a proteção do Arcanjo São Miguel, depois de todas as missas.

    O Exorcismo rezava: “São Miguel Arcanjo, príncipe do exército celeste, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas.”

    Esta oração foi rezada durante mais de 80 anos, até a reforma litúrgica do Vaticano II. Então, uns liturgistas “inteligentes” julgaram melhor suprimir o Exorcismo de São Miguel Arcanjo. Há uns 40 anos que não se reza mais a oração. Imagine: 400 mil padres, rezando todo dia o Exorcismo. Sua abolição foi um dos maiores “presentes” que o inferno ganhou, além de outros. Comovido, o diabo agradece.

    O Papa não assinou a mudança? Assinou. Mas os liturgistas podem enganar o Papa. Foi o que aconteceu com João XXIII. Eles pediram licença para “algumas reformas”, e ultrapassaram a licença. Foi uma das poucas vezes que o bondoso Papa perdeu a paciência, e deu um murro na mesa, demitindo os principais responsáveis. O Papa mesmo fez esta declaração aos bispos americanos, no episódio da “cassação dos santos.” Quem engana uma vez, engana duas e três.

    O mesmo acontecia com os discursos do Papa. Ele dizia uma coisa de viva voz ao povo, e no dia seguinte o mesmo discurso saía “reformado e maquiado” no Osservatore Romano. Testemunho pessoal do bispo Dom Ariovaldo Amaral.

    Perguntas:

    Esta oração por ser exorcista só se devem ser rezadas por padres?

    Outra coisa: Na reforma liturgica Sacrosanctum Concilium as orações leoninas(Papa Leão XIII) foram suprimidas?

  13. Recorremos sempre a São Miguel (que trago em minha mesa de trabalho, com uma imagem na parede que ganhei de presente de Pe. Ethewaldo L. Naufal Júnior) para defender a vida e a Igreja. Tanto na imagem na parede quanto sobre a mesa de trabalho, estão com a majestade da indumentária, de combatente pelos bens celestiais. Que São Miguel Arcanjo seja o defensor que precisamos nesta hora e sempre!

  14. Deus quando fez Adão e Eva lhes deu roupas, armaduras, couraças? Depois de pecarem, sim, os dois procuraram se cobrir. Os anjos são pecadores como nós? Devem, na majestade divina, estar trajados? Tem gente aqui se preocupando demais com o corpo da escultura, com as roupas ou falta delas…
    Diante da Luz divina os olhos nem devem se abrir tamanho o esplendor do criador. Como se preocupar com isso?
    Deixem- me parar por aqui.

  15. Esse São Miguel está mais para o Aquiles de Brad Pitt do que para o Anjo Guerreiro de Deus.Concordo também com a descrição do Pedro Pelogia.
    Histórica também a foto dos dois papas juntos!

  16. O ato da consagração é muito boa, porém, como diz nas revelações de Santa Catarina de Sena, a sensualidade leva ao pecado. Essa imagem é sensual e não piedosa, mas é para combinar com as esculturas horríveis que já tem no vaticano e com as pinturas de Michelangelo.

  17. Esse escultor-artista responsável pela obra deve ser adepto de mitologia grega.

    Pois tá parecendo um tipo Padre Fabio de Melo fazendo pose para as câmeras:

    Escolham:

    1.deus grego Apolo;

    2. o que Padre Melo pensa que é;

    3. alegorias carnavalesca de Joãozinho trinta;

    4. ícone da parada gay.

    (acho que ganhará a numero 4)

    Que São Miguel Arcanjo defenda a Santa por mais esse vilipêndio.

  18. Pelo amor de Deus, tem gente que tem por hábito apenas reclamar. Se fosse uma escultura moderna disforme, iriam reclamar. Fazem, porém, uma escultura neoclássica, esteticamente equilibrada, com referências renascentistas, e reclamam também. Ora, aí já é demais! Daqui a pouco vão pedir para cobrir as imagens da Capela Sistina também… Belíssima escultura e grande imagem da Consagração. Só me preocupo um pouco com Bento XVI, cada dia que passa mais abatido.

  19. Ó senhores, detenham-se no mais importante e não tanto na estética do Arcanjo: O Vaticano foi consagrado, pelo Papa oficialmente reinante e pelo Santo Padre Emérito, a São Miguel, que esmaga a cabeça de Satanás e a São José, poderoso intercessor e guarda e protetor da Igreja.

    Isso sim, é relevante!

    Querem melhor?

    Admitam, por esta ninguém esperava….

    Na base da estátua pode ler-se:

    Papa Bento XVI Ano VIII *** Papa Francisco Ano I *** Arcanjo Miguel *** Defensor do Povo de Deus e Patrono da Cidade do Vaticano.

    Isto foi um acto importante para a Igreja!

  20. Saber do ato de Consagração é maravilhoso. Que São José e São Miguel expulsem os demônios que rondam o coração da Igreja.
    A estátua é que está imprópria. Por que representar São Miguel dessa maneira, quase pelado? A culpa não é do Papa (eu acho), e no Vaticano fazem esse tipo de coisa desde o Renascimento (ultimamente passaram para arte moderna, o que é pior ainda, como a sala Paulo VI e aquela “Ressurreição” da sala de audiências), mas na medida em que a sociedade vai ficando mais erotizada esse tipo de coisa vai ficando mais imprópria e propícia a ataques de inimigos. Mesmo que não houvesse essa constante erotização da sociedade, essas imagens podem ter grande valor artístico, mas não inspiram a piedade. A própria Capela Sistina é um exemplo disso. Os ícones, as imagens medievais e as imagens barrocas (sem nudez), por exemplo, podem ser menos ricas artisticamente (ou não, algumas são belíssimas) mas são muito mais inspiradoras, e essa é a função delas.

  21. Concordo com o FernandoNF.
    Afinal, será que não percebem? O vaticano sendo consagrado a São José (Patrono da Igreja) e São Miguem Arcanjo (Principe da Milicia Celeste)… é isso que importa!!

  22. Dizem São Miguel não precisar de roupas: é um Arcanjo… Tudo bem.
    Mas a semelhança do modo como essa imagem foi feita com umas aberrações que saíram numa das paradas gays, ao ultrajar os santos, é patente.
    São Miguel deve ser representado para catequese.
    Como você vai mostrar essa imagem – para catequizá-la, para lembrá-la do combate constante de São Miguel contra o inferno – a alguém arrastado pela impureza, por exemplo?
    Bom senso é o que falta. Céus!

    E sim, as imagens da Capela Sistina não são as coisas mais puras da face da terra.
    Pergunto-me se não é por isso que, outrora, a Capela Sistina nos Pontificais tinha pano em tudo quanto era parede.

  23. FernandoNF, fosse uma imagem de acordo com a PIEDADE e Tradição católicas, te asseguro, eu não reclamaria.

    Julio Cezar, certamente Deus não vestiu roupas nos anjos. O demônio foi quem vestiu a mente humana de luxúria e sensualidade, que devem ser combatidas com a modéstia e o recato ensinadas pela religião cristã. Esta imagem está longe demais da modéstia católica, e próxima demais do sensualismo greco-pagão, se é que me entende.

    Aguardemos as pérolas, irreverências e ironias dos movimentos gayzistas acerca do tão inusitado arcanjo.

  24. As coisas estão ficando feia no mundo. É por isso que a Divina Providência enviou dois papas e dois intercessores poderosos (somente abaixo de Nossa Senhora): José e S. Miguel arcanjo para proteger a Igreja na sua última jornada terrestre, pois os dias são maus.

  25. Senhor FernandoNF:

    Bem que o papa da época quis isso mesmo, infelizmente um pitaqueiro – do tipo de Dom Claudio Hummes – com argumentações semelhantes a do senhor; o convenceu a restaurar a antiga Capela Magna.

    ps. falta derrubar o obelisco maçônico da Praça de São Pedro.

  26. O São Miguel feio, e de muito mal gosto. Parece mais um ícone gay.

  27. Ali não é São Miguel é Asmodeus (demônio da luxúria). Olha a pose: só de tanga mostrando as silhuetas, pisando cuidadosamente como se não quisesse atingir quem está em baixo.

  28. Quadrinha a partir do comentário de FernandoNF

    O essencial não importa,
    fiquemos com o acidente,
    o caso é de abrir as portas
    aos sibilos da serpente…

  29. Que Obelisco Maçônico na Praça de São Pedro? Enlouqueceram? Vão estudar história! O Obelisco está lá antes da maçonaria pensar em vir ao mundo! Uns mil anos antes! É lindíssima e piedosíssima a história! Estou com preguiça de digitar a história, sugiro a leitura de “Quem é Cristo” de Mons. Tihamer Toth e verão a linda história do Obelisco, que remonta ao Imperador Nero.

    Agora, sobre a imagem de São Miguel: de péssimo gosto!

  30. Sr. Júlio César,

    Os anjos que estão no céu não são pecadores, mas há aqueles que são e sabemos aonde estão. Não é segredo para nenhum católico bem informado que as artes de Leonardo da Vinci ou Michaelangelo são ambas repletas de significados gnósticos. Não é porque estão na Capela Sistina ou em qualquer lugar no Vaticano com a aprovação do Papa que se purificarão.

  31. Será que o gay aqui é a imagem ? Esse comentários são cada vez mais loucos. Vê a foto de um ângulo e diz que é gay ?
    Sei não…tem gente prestando atenção demais onde não deve.
    Outra falou que é um demônio. Então agora pode Satanás se voltar contra ele mesmo ?

  32. Corrigindo…
    Outro falou que é um demônio. Então agora pode Satanás se voltar contra ele mesmo ?

  33. Lamentável a imagem desnuda, mas enfim…

    Uma coisa é certa, o Papa Francisco em seus atos e palavras esta trazendo novamente à tona uma figura até então esquecida ou subjugada na Igreja: o diabo.

    E gosto disso, pois esse enfrentamento já passou da hora de acontecer, precisamos encarar a figura de satanás e vencê-lo. Começando a extirpar seus “braços” dentro da própria Igreja.

    Nao acreditar nele não fará com que você esteja salvo!

    São Miguel, mesmo sem roupa(!), esta pronto para a batalha… e eu vou com ele!!

  34. Havia escrito um monte sobre a indecência da imagem, sobre a foto dos papas juntos e até sobre as próximas canonizações, mas pensei melhor e resolvi me recolher em oração. Não sei o que o Senhor deseja nem o que quer de nós neste momento, por isso só nos resta orar e nos entregar totalmente e absolutamente em suas mãos. Senhor, não nos abandone!

  35. Se o Papa espirra, falam que foi um sopro de Unção e Infalível. Se acho horrível uma imagem que o Papa abençoou, sou o pior católico do mundo! Lutero cospe na Igreja e confraternizam com protestantes. Católicos criticam uma imagem e… os confins do universo caem em suas cabeças. Os modernistas criaram mais dogmas que todos os Concílios juntos!

  36. Senhor(a) MR:

    Qual parte o senhor(a) não viu e quer ver?

    Asmodeu foi a melhor!!!(certamente o escultor pensou em muitas coisas que queria mostrar).

  37. Higor, ainda bem que você (e todos nós) temos liberdade na internet para defender a Igreja, pelo menos agora, pois no futuro, não sei…
    Agora, quanto argumento furado aqui, hein? Dizer que São Miguel Arcanjo é um Anjo, não peca e por isso pode andar pelado igual a Adão e Eva antes do pecado original é o cúmulo da desculpa esfarrapada.
    Então, que se dispa todos as imagens de Santo dentro da Igreja. O próprio Cristo, coloque-se-o nu em todas as capelas. E Nossa Senhora…
    O que vocês querem com esse argumento é fechar os olhos para grave crise que assola a Igreja e ficar nos delírios românticos dos carismáticos, “Ah meu Deus, tudo é liiiiiiiiiiindo, Caetâne é liiiiiiiiindo, Gilbérte liiiiiindo, chamelalá, chamelalá, chamelalá, chamelalá, chamelalá, chamelalá”.
    Pelo amor de Deus, o católico que nega estar em guerra, numa das piores envolvendo a Santa Igreja, deveria rasgar a certidão de batismo.
    Toda arte sacra deve levar o espectador orientar-se a Deus, por isso a arquitetura, a música e as artes em geral na Igreja terem tratamento especial.
    Por isso, os “artistas do demônio” fazem obras feias que refletem a doutrina anticristã. Pensem o quanto é feia a Catedral de Brasília e pensem na arquitetura gótica que embeleza a Catedral da cidade de Canela no estado do Rio Grande do Sul.
    Como se pode exaltar a Fé e a devoção ao Grande Príncipe das Milícias Celestes represetando-o com uma escultura horrorosa que mais se parece um ícone gay a desfilar nas devassas paradas gays mundo a fora?
    Essa imagem é um ultraje à Fé.

  38. Talvez, muita gente aqui faria um passeio numa praia de nudismo e olharia as pessoas como se fossem anjos ou teriam muitas ideias neoclássicas (antiguidade classica grego-romanas).

  39. O obelisco está no mundo há mais tempo: Egito.

  40. Asperges me, Domine !

  41. “Esta imagem é um ultraje à Fé.”

    De fato:

    A arte sacra é necessário que seja compreensível, quer dizer, que sirva de ensinamento, porque é uma “teologia em imagens”.

    E: As Tendências e propensões do artista devem ser combatidas.

    Jesus:

    – Quanto tempo queres para isso?

    – Uns 50 ou 60 anos.

    Jesus:

    – Está bem, tens 100 anos. Depois veremos.

    Coincidentemente com a primeira enclítica do Papa e justo sobre matéria que diz respeito à Fé.

    Será piadiadinhas?

  42. Acho que se está a esquecer a parte importante da notícia:

    O Vaticano foi consagrado pelo Sumo Pontífice Francisco e por Sua Santidade, o Papa Emérito Bento XVI a São Miguel e a São José!

    E estão todos em briga por causa da estética da estátua?! Esta discussão parece a das praças!

    Concentremo-nos no mais importante: Na consagração do Estado do Vaticano a São Miguel e ao pai adotivo de Jesus.

    Por favor, menos discussão, mais louvor a Nosso Senhor por esse ato e mais oração a São Miguel e a São José!

    Que por sua intercessão, unidos às nossas orações, o Demónio seja afastado da Santa Sé e enfraquecida toda a ação de Satanás na Igreja, assim como sejam confundidos os que por ele estão influenciados!

  43. Coisas do “Renascimento” …

    Viva o Papa! Viva São Miguel!

  44. Senhor André:

    Certarmente é o que todos queremos. E bem falta isso mesmo. Basta olhar o desonroso objeto.

  45. Pesquisei no google imagens: “São Miguel Arcanjo”, e todos apareceram pelo menos com roupa, muitos belíssimos e com imponente armadura.

    Talvez seja mais uma inovação, mas que destoa de toda a tradição (tal qual o CVII e o Novus Ordo): a essência permanece, muda-se a aparência…

    Que essa consagração seja sinal de dias de vitória para a Igreja de Cristo!

  46. Pedro Pelogia, vc me fez “chorar” de rir, que tristeza!

  47. Pelo amor de Deus como tem gente aqui que critica tudo o que aparece pela frente!
    Como o próprio Papa Francisco já disse em um de seus sermões: “…quem se aproxima das Igreja deve encontrar portas abertas e não fiscais da Fé!”.
    Fiscalizam o próprio Papa! Que é isso! São Semideuses aqui na Terra?
    Deus deve estar feliz com a obra de arte e com a consagração realizada por 2 PAPAS unidos.
    Que Deus conceda muita saúde ao Papa Francisco e a Bento XVI.
    VIVA A IGREJA DE CRISTO!

  48. Pedro Pelogia, que puritanismo!

  49. Neimar, o senhor diz que aqueles que criticam uma obra de arte, só porque está no vaticano são como “Semideuses na terra” porque estão fiscalizando, mas olha como o senhor mesmo se acha um deus, pois sabe e conhece todas as pessoas daqui dizendo: “que as pessoas aqui criticam tudo”. Pelo que dá para ver o senhor conhece cada uma delas em todas as suas ações e me incluo nessa. Ora, devemos criticar o que é ruim, e elogiar o que é bom, assim como vi aqui. Elogiamos e ficamos felizes com a consagração feita, e a única coisa que as pessoas que “criticam tudo” estão criticando é o mal gosto da escultura. Toda arte fala mais que muitas palavras. Estamos criticando não o valor artístico, mesmo sendo de péssimo gosto, mas que não representa a piedade, pudor, modéstia, pureza, beleza católica. Não podemos, nem na arte, negar o que é católico.
    O que o Rogério Amaral Silva disse está muito bem explicado, só os românticos não entendem. Também o Rafael Pessanha fala bem, se trata de uma inovação, rompendo com a tradição e o respeito. Será que esses que estão negativando aqueles que “criticam tudo” gostariam de ser pintados nus. Que falta de respeito… São Miguel arcanjo, defendei-nos no combate contra esse espírito mundano que acha tudo lindo e critica aqueles que critica porque não pode criticar o que deve ser criticado.

  50. O fato de a consagração a São Miguel Arcanjo ser louvável não pode servir de desculpa para se esconder o resto, como pretendem os essencialistas!

    A boa notícia é o Papa consagrar a Igreja ao Príncipe da Milícia Celeste. A má notícia é a nudez com que o Arcanjo foi representado, a qual bem longe passa de sua dignidade, no que pese o “equilíbrio estético” da estátua.

    Entre tradicionalismos e modernismos, só não vê essas coisas quem não quer…

  51. Embora os comentários tenham se focado na estética da imagem, gostaria de fazer um comentário em outra direção. Alguns criticaram Bento XVI estar de batina branca ao lado do Papa Francisco e também pelo título de Papa Emérito. Como admirador de Bento XVI, gostaria de dizer algumas palavras em defesa do Papa Emérito, que sabemos não ser um papa paralelo:
    O título de Papa emérito não visa a expressar um conceito teológico, mas simplesmente distinguir com uma justa homenagem aquele que foi, e não deixará de ser 265º Papa da história. Logo Bento XVI merece um título honorífico sim e Papa Émerito não significa que ele é um Papa “paralelo”, mas simplesmente que ele foi Papa e merece ser tratado com um distinção especial.
    Quanto a cor da batina, até mesmo “simples padres”, podem usar batina branca em algumas situações como, por exemplo, na África onde faz muito calor, a fim de amenizar o calor. A cor branca da batina usa por Bento XVI não é uma usurpação da dignidade papal. Ver, por exemplo, os padres brancos, que são chamados assim pela cor de sua batina.

  52. Aos que criticam Bento XVI: A batina branca não signfica necessariamente um distintivo da dignidade papal. Ver os padres brancos.
    Padres Brancos

  53. E a Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria Como fica ????????????????????

  54. Ia me esquecendo. Esse “Miguel” está Bixístico.
    Porque esse não é são Miguel.
    São Miguel é a perfeita união da Castidade com a virilidade guerreira de um templário.
    Parece coisas do Pasto, ops Pastro.

  55. Ao Sr. Rogério Amaral Lima, onde raios eu pus que São Miguel poderia andar nu por ser Anjo?
    Pelo amor de Deus: aprenda a ler!
    O que eu disse foi: “Dizem São Miguel não precisar de roupas: é um Arcanjo… Tudo bem.”
    São Miguel não precisa de roupas porque é um Arcanjo, um ESPÍRITO! Pelo amor de Deus! Aprenda a ler!
    Eu mesmo disse o quão ultrajante é essa imagem! E o senhor me vem dizer que eu sou um modernista liberal, a favor de imagens desnudas, isso é-me ultrajante! Aliás, ultrajante ao senhor, espero que releia e entenda – e BEM – o que eu disse.

  56. Ao Sr. André, que escrevera acima: “Papa Bento XVI Ano VIII *** Papa Francisco Ano I *** Arcanjo Miguel *** Defensor do Povo de Deus e Patrono da Cidade do Vaticano.”

    Como assim PAPA Bento XVI ano VIII? Que conversa é essa?
    Ora, Mgr. Ratzinger deixou de ser Papa há meses! A menos que a estátua tenha sido começada no Pontificado anterior, poder-se-ia justificar tal coisa, e olhe lá, porque, até onde sei, isso não se faz: só é colocado o nome do Papa ATUAL, das Basílicas às reformas de piso das igrejas, não de dois papas – sendo que um é só Bispo.
    Como pode haver na base da estátua o dois “Papas” – pois um é Bispo, o outro é o Papa -, configurando o ano?
    Que história é essa?

    O que há por trás disso?

  57. Anjo é puro espírito. Não tem corpo. Então a iconoclastia deve representá-lo destacando as suas virtudes. O corpo deve ser meramente um veículo para a manifestação das suas qualidades. Deve, pois, servir como representação. E o que o corpo dessa estátua representa? Vaidade. O anjo não fixa o olhar contra o inimigo, mas parece se mirar em reflexo como Narciso. O anjo não está em combate. Está em pose. É um modelo se apresentando ao artista. O anjo está mais preocupado em não se machucar do que golpear. Seu pézinho representa isso. Ele toma todo o cuidado para não se machucar. Parece também que não deseja se descompor, ou a maquiagem ou a cabelereira, de tão cuidadoso. Pode até não ser representação do diabo, mas representa a vaidade humana. Em suma, é uma estátua e não uma imagem. A imagem, ao contrário, como o próprio nome revela, representa a santidade. O anjo poderia estar em qualquer lugar. Um jardim, um club-privé, Uma praça. Menos em uma igreja. Muito menos no Vaticano. Consideremos, pois, que somente sucedeu uma gafe da Cúria Romana. De qualquer forma valeu a consagração da Igreja a S. Miguel, mesmo que tenha faltado uma imagem para importante evento.

  58. Do que adiantar louvar a Deus através de São Miguel, quando se expõe São Miguel semi-nu? Da última vez que o nudismo foi moda na arte cristã, os papas renascentistas viviam tão inebriados do paganismo greco-romano, que só depois do Concílio de Trento e do papa Paulo IV, chegou-se a mandar cobrir algumas imagens.
    O homem, segundo o catecismo, em virtude do pecado original é assolado pela concupiscência da carne. A imagem contradiz a prece; Ela induz ao pecado. É PAGÃ.
    Mais que isso, é bizarro ver dois “papas”. Nunca foi tão tentador ser sedevacantista, porque eu preferiria não ver nenhum dos dois. A realidade é insuportável…

  59. Alguns fisioculturistas gostariam muito de ter esta imagem em suas academias. Seria um modelo perfeito para eles. Poderiam, caso tivessem essa forma fisica, concorrer a mister universo.

  60. É o que está na base da estátua. Se vir o vídeo antes de se indignar, percebe que que esta já era uma coisa pensada durante o Pontificado de Sua Santidade Bento XVI.

  61. Deixando de lado a imagem de gosto discutível, rezemos para que o Santo Padre finalmente consagre a Rússia ao Imaculado Coração de Maria, como Ela pediu, em Fátima!

  62. A imagem que me preocupou foi a de dois papas.

%d blogueiros gostam disto: