Meia volta, volver!

O senhor arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, voltou atrás, a seu modo, em sua decisão de proibir a comunhão de joelhos. Como praxe dos bispos brasileiros, sem reconhecer o erro, mas alegando simplesmente a necessidade de “explicitar melhor” o que para ele era claro.

Horas depois da publicação do artigo de Fratres in Unum, a nota original de Dom Milton foi retirada do site da Arquidiocese de Cuiabá. Ela retornou ontem, reformulada com o seguinte acréscimo (para a tristeza do Padre Wagner Stephan, cujo blog é hospedado na página da Arquidiocese de de Cuiabá, e que vibrou com a decisão inicial do arcebispo — o padre ainda mantém a versão original do documento):

A partir desta “Carta de esclarecimento” e iluminados pelas DIRETRIZES/ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ/2012-2018 E PELA “INSTRUÇÃO SOBRE O CULTO DO MISTÉRIO EUCARÍSTICO” UNIFICAMOS NA ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ A ATITUDE NA COMUNHÃO RECEBENDO PROCESSIONALMENTE! A LIBERDADE DO FIEL É PRIORITÁRIA: “JAMAIS SE OBRIGARÁ ALGUM FIEL A ADOTAR A PRÁTICA DA COMUNHÃO NA MÃO. DEIXAR-SE-Á A LIBERDADE DE RECEBER A COMUNHÃO NA MÃO OU NA BOCA, EM PÉ OU DE JOELHOS. 

Ao encaminhar por e-mail a nova versão do documento, a Secretaria da Arquidiocese de Cuiabá difundiu a seguinte mensagem de Dom Milton.

ATENÇÃO!

ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ:

ESPERO ESTAR EXPLICITANDO… MELHOR A “CARTA À ARQUIDIOCESE SOBRE “ATITUDE NA COMUNHÃO EUCARÍSTICA”.

NA EDIÇÃO DA CARTA DO DIA “12 DE JULHO/2013” PARECIA TUDO CLARO – PARA MIM! – SEGUNDO AS NOSSAS “DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS E SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ 2012-2018.

O ZELO PELA NOSSA “CASA E ESCOLA DA COMUNHÃO” – A ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ! – NÃO PODE ESMORECER!

O “CAMINHO DA COMUNHÃO QUE SE FAZ CAMINHANDO…” É “CAMINHO”! HÁ SURPRESAS IMPREVISTAS NUM CAMINHO!

É O MOMENTO PARA “APERTARMOS MAIS FORTE AS NOSSAS MÃOS” PARA CAMINHARMOS “NUM SÓ CORAÇÃO E NUMA ALMA (“COR UNUM ET ANIMA UNA!”)

ESPERO TER ACLARADO MELHOR O ESFORÇO DE TODOS NÓS PARA QUE A EUCARISTIA SEJA A MANIFESTAÇÃO DA “TRINDADE-EM-NÓS  E  NÓS-NA-TRINDADE!”

RECEBA O MEU ABRAÇO DE IRMÃO E DE “PASTOR EM JESUS!”

EM CRISTO, COM MARIA: 

+MILTON SANTOS – ARCEBISPO DE CUIABÁ

No fim do ano passado, a arquidiocese lançou uma enquete em seu site:

comunhao

Dom Milton e Padres da Arquidiocese de Cuiabá: que “tal apertarmos mais forte as mãos” não só do Magistério da Igreja, como também do próprio povo católico de Cuiabá?

24 Comentários to “Meia volta, volver!”

  1. Muito bom Frates. Vcs fazem um ótimo trabalho. Nada como denunciar e mostrar o erro. Precisamos de informação e formação.

  2. Parabéns e muito obrigado, Fratres!

  3. Vou resumir a história, o senhor bispo +100ton quis passar a idéia de que a escolha da forma de comunhão era da diocese, e baseado nesta “interpretação” baixou o decreto. Assim mostra claramente o primeiro documento.

    “Seja escolhido um ou outro modo… (escolhido pela diocese) Estes – os fiéis – sigam de bom grado o modo indicado pelos Pastores […] A partir desta “Carta de esclarecimento” […] UNIFICAMOS NA ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ A ATITUDE NA COMUNHÃO RECEBENDO-A DE PÉ, PROCESSIONALMENTE!

    Pego com as calças na mão, em flagrante delito de imposição tirânica e violação dos sagrados direitos litúrgios dos fiéis o senhor bispo +1000ton foi obrigado a emendar o documento que, lido por qualquer pessoa de mínima inteligência, acaba ficando sem pé nem cabeça.

    Primeiro o senhor bispo +1000ton inverteu a interpretação que tinha dado ao “seja escolhido”, passando agora a idéia correta de que a escolha é do fiel, e não da diocese, e depois nos brindou com o texto abaixo:

    A partir desta “Carta de esclarecimento” […] UNIFICAMOS NA ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ A ATITUDE NA COMUNHÃO RECEBENDO PROCESSIONALMENTE!”

    Pronto, acabou. O que unificou a diocese de Cuiabá? Unificou a fila, pronto, todo mundo recebe em fila, e isto agora está unificado! Desculpem-me mas é risível!

    Senhores, para mim está claro o dolo do senhor bispo +1000ton em tentar proibir a comunhão de joelhos, provavelmente porque deve achar um sacrilégio alguém se ajoelhar perante um pedaço de pão. Parabéns ao Fratres In Unum e aos fiéis de Cuiabá, oremos pelo senhor bispo +1000ton para que passe a combater o bom combate e pare de cortar na própria carne!

  4. Pelomenos o povo de Cuiabá que dobra os joelhos diante de Deus como a bíblia manda “ao nome de Jesus se dobre todo o joelho no céu, na terra e nos infernos”(Fl. 2,10), já sabe o que o tal padre que elogiou a primeira nota do bispo acha sobre proibir a comunhão de joelhos.

  5. Só se vence um jogo com pressão total.

    O ativismo maciço e intransigente contra o erro é sempre triunfante.

    Parabéns, Fratres, por ajudar a defender a fé!

  6. Salve Fratres.

  7. O que será que ele acha que esclareceu? Por acaso os fiéis não faziam fila para receber a comunhão e ele resolveu organizar? Acabou se complicando..

  8. O cristão lê esses textos, segura o riso e não quer acreditar que são da autoria de um Bispo. :(

    Fratres in Unum: nossa dose diária de fé, confança e emoção! :)

  9. Seria humildemente demais reconhecer o erro? Sim, reconhecer! “Pequei contra Deus e contra vós” (Lc XIV, 25-33) diz o filho arrependido que é amorosamente acolhido pelo pai, sempre disposto a perdoar! Seria exemplar pra toda a Igreja!

  10. Fiquei muito feliz ao ver que Dom Milton alterou a decisão com ” A LIBERDADE DO FIEL É PRIORITÁRIA: “JAMAIS SE OBRIGARÁ ALGUM FIEL A ADOTAR A PRÁTICA DA COMUNHÃO NA MÃO. DEIXAR-SE-Á A LIBERDADE DE RECEBER A COMUNHÃO NA MÃO OU NA BOCA, EM PÉ OU DE JOELHOS.” e acredito mesmo que É O MOMENTO PARA “APERTARMOS MAIS FORTE AS NOSSAS MÃOS” PARA CAMINHARMOS “NUM SÓ CORAÇÃO E NUMA ALMA (“COR UNUM ET ANIMA UNA!”).
    Deus está agindo em sua Igreja e no coração de todos.
    Antes de cobrar humildade dos outros, cobremos de nós mesmos.

  11. Vou dar uma sugestão. Se ele quer unificar a forma de se receber a comunhão e pela enquete do site a maioria diz que comunga de joelhos e na boca, por que nao unificar fazendo com que todos os fieis comunguem de joelhos e na boca?

  12. Eu acho que foi a pressão do “senhor do cartaz” na entrada da igreja…

  13. Parabéns aos Fratres! (3)
    Muito grato!

  14. Mais uma vitória da Verdade. Parabéns!

  15. Com todo respeito,senhor bispo,faça um favor a diocese de Cuiabá.Renuncie!!!!!

  16. Mais uma na conta do Fratres. Parabéns!!!
    Sugestão: moderação faça cópia diária dos posts e comentários. Ainda vão colocar o blogue na linha de tiro.

  17. Chega-se à conclusão que, com um pouco de pressão eles arregram. Quanta convicção.

  18. Depois da excomunhão do Padre Beto, o recuo de D. Milton. Fratres 2 x 0 Modernistas. Este site está ajudando os leigos brasileiros a descobrirem sua força. Quem será o próximo ?

  19. José, 2 X O foi há alguns anos, hoje é muito mais conta aí:
    herege excomungado beto
    recuo de dom milton
    retratação sobre o alcool na missa
    caso da Catedral para os anglicanos
    saída do petralha do lixo do celeiro de heresias, que foi parar até em Roma o caso!!!!!
    vários posts que o celeiro de heresias tirou do ar a matéria
    casos que o lixo celeiro da heresias tb retirou matéria do ar
    o caso dos liturgos que n entendem o pq queremos a Missa em Latim, mas n explicam o pq nossas crianças cantam canto gregoriano e as das pastorais cantam funk

    Há outros casos que n lembro no momento, ajuda aí ô….

  20. casos que o lixo DA CNBB tb retirou matéria do ar

  21. Tínhamos feito o seguinte comentário na notícia anterior:
    “Sei que Dom Milton é um grande devoto de Nossa Senhora: Mãe da Igreja, Mãe da Eucaristia, Mãe da Obediência, um Pastor zeloso pelo seu rebanho pregador da Unidade ao papa. Creio portanto, e espero, que a exemplo do que aconteceu recentemente na Arquidiocese de Curitiba, este mal entendido em breve será desfeito.” Graças a Deus nossas preces foram ouvidas.
    Já dizia Pascal: “Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar”.

  22. Seria tão mais louvável um ato de humildade, do que isso de achar que os fiéis são semi-analfabetos ou burros mesmo de não terem entendido inicialmente! Mas não vamos pedir muiito né! Ao menos agora isso serve para os fiéis que são levantados por padre quando se ajoelhão! Só espero que ele mantenha esse espirito de UNIDADE do qual foi possuído e UNIFIQUE em comunhão com Roma de que os Padre deve Usar casula para celebrar.. Que não pode celebrar bêbado… Que deve usar batina ou clergyman… Que não pode chegar na missa só para consagrar… que os Ministros não podem fazer Auto-comunhão no altar……………… Rezemus Pax..

  23. Ana Maria Nunes,
    é que eu sou frequentador recente do Fratres; parabéns a todos que ajudaram a marcar tantos golaços. Mas não podemos parar por aí, que o time modernista ainda é muito forte. A vitória será nossa: Nosso Senhor prometeu.

  24. José, seja bem vindo! Deixe-me dar algumas dicas: n se diz leitor, comentarista ou frequentador dessa caixa de comentários, o certo é dizer VICIADO kkkkkkk O nosso moderador é um gênio, a gente estressa o homem mas aposto que ele da muitas risadas com nossos comentários.
    Eu sou a pessoa mais calma, tolerante, compreensiva da história desse blogue kkkkkkkk abraço