“Mas existe também uma fome mais profunda, a fome de uma felicidade que só Deus pode saciar”.

Queridos irmãos e irmãs,

Que bom poder estar com vocês aqui! Desde o início, quando planejava a minha visita ao Brasil, o meu desejo era poder visitar todos os bairros deste País. Queria bater em cada porta, dizer “bom dia”, pedir um copo de água fresca, beber um “cafezinho”, não cachaça, falar como a amigos de casa, ouvir o coração de cada um, dos pais, dos filhos, dos avós… Mas o Brasil é tão grande! Não é possível bater em todas as portas!

[…]  Queridos amigos, certamente é necessário dar o pão a quem tem fome; é um ato de justiça. Mas existe também uma fome mais profunda, a fome de uma felicidade que só Deus pode saciar. Não existe verdadeira promoção do bem-comum, nem verdadeiro desenvolvimento do homem, quando se ignoram os pilares fundamentais que sustentam uma nação, os seus bens imateriais: a vida, que é dom de Deus, um valor que deve ser sempre tutelado e promovido; a família, fundamento da convivência e remédio contra a desagregação social; a educação integral, que não se reduz a uma simples transmissão de informações com o fim de gerar lucro; a saúde, que deve buscar o bem-estar integral da pessoa, incluindo a dimensão espiritual, que é essencial para o equilíbrio humano e uma convivência saudável; a segurança, na convicção de que a violência só pode ser vencida a partir da mudança do coração humano.

Palavras do Papa Francisco em visita, na manhã de hoje à Comunidade de Manguinhos – RJ.

Tags:

18 Comentários to ““Mas existe também uma fome mais profunda, a fome de uma felicidade que só Deus pode saciar”.”

  1. Eis a única coisa necessária: DEUS. ‘Bendito o que vem em nome do Senhor’.

  2. Políticos, governantes, escutem este homem!!

  3. Alô, é da TL? Só pra havisar: Habemus Papam. E ele mandou avisar que a fome mais profunda do ser humano é a fome da felicidade EM DEUS – A fome que SÓ DEUS PODE SACIAR. Deu pra entender?

  4. Perdão: só pra avisar…. Foi a emoção de ouvir estas palavras…

  5. Definitivamente, é Pedro que nos fala!

    Ave Papa Francisco!

  6. Pilares fundamentais de uma nação:
    Família, saúde, segurança, vida.. Esses são os pilares de uma nação!!!! (mundana)

    Pecado, Juízo, morte, eternidade das penas, vida interior, penitencia, reparação, conversão : Não precisamos mais disso…. Isso servia quando as nações queriam ser Católicas, agradar a Deus e ir para o Céu. Não é o caso de hoje.

  7. O Papa Francisco é de facto bastante carismático nos seus discursos, muito simples e fáceis de entender. Na minha humilde opinião, penso que foi um bom discurso no geral mas pautou-se pelo excesso de Humanismo. Acho que o líder da Igreja Católica devia salientar mais os perigos para a Alma, em detrimento dos perigos para o corpo e o bem estar de cada pessoa. É claro que são igualmente importantes, mas a Igreja não trata apenas de Solidariedade mas de Caridade, que é algo bem mais elevado e que abrange a Salvação de cada um que é o bem mais precioso que podemos buscar neste mundo.

  8. Curiosíssima (se não lamentável) a ausência de dois complementos sempre presentes nas palavras dos últimos Papas:

    * a vida, que é dom Deus, DESDE A CONCEPÇÃO…;
    * a família, que consiste na união de UM HOMEM E UMA MULHER…

    Evitar estas especificações tão importantes tornam o discurso papal aguado, aceitável inclusive para os partidários de uma nova moral que exclui Deus e a sua Lei da vida pública.

    É impensável que isso ocorra por acaso. Lamentável a omissão do Papa

  9. Coisa difícil ser Papa! Mas tenho que concordar com os comentaristas: num mundo totalmente polarizado para a inculcação de uma visão alienada, é preciso evitar ambiguidades no falar. É preciso, sendo o mais alto chefe católico que fala, dizer vida que vem de Deus DESDE A CONCEPÇÃO e família FAMÍLIA, composta de homem, mulher, filhos.Fico pensando: como é possível que eu entenda o que são mensagens implícitas, comunicação não verbal, orquestração, controle sistemático de populações e governos, e Bispos, Arcebispos, Patriarcas, Papas, pareçam não entender disto?Num contexto onde se fala em “direito integral da mulher de receber atendimento em caso de estupro”, ou “direitos reprodutivos”, para INCREMENTAR PROCEDIMENTOS ANTIRREPRODUTIVOS( ASSASSINATO DE CRIANÇAS NOS VENTRES), quando se quer falar em “profilaxia da gravidez”( eufemismo para veicular assassinatos pura e simplesmente”, tudo quanto se faz e diz é entendido, e iterpretado, dentro de tal contexto.É preciso dizer “cocada de coqueiro, desses que se encontram na beira da praia”. Não é este coisa vaga( e indefinida) chamada integrismo,mas expressão de amor( querer o bem total do outro, o que inclui Salvação), falar claramente e decisivamente de um lado, e não ( impossível) de todos( sim, quer dizer não, ou melhor, talvez, quem sabe?)

  10. O trecho selecionado pelo Fratres é bom e inspirador. No entanto, o discurso é mais longo e contem vários parágrafos certamente menos inspirados, como por exemplo:

    “Queria lançar um apelo a todos os que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social: Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo! Cada um, na medida das próprias possibilidades e responsabilidades, saiba dar a sua contribuição para acabar com tantas injustiças sociais! Não é a cultura do egoísmo, do individualismo, que frequentemente regula a nossa sociedade, aquela que constrói e conduz a um mundo mais habitável, mas sim a cultura da solidariedade; ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão. E todos nós somos irmãos.”

    É claro que o trecho acima, tomado isoladamente, é perfeitamente aceitável. Todavia, no contexto da Igreja latino-americana, é mais lenha na fogueira da TL. Se fosse D. Hummes a dizer essas mesmas palavras, não faltariam críticas aqui no Fratres. Enfim, é o benefício da dúvida.

  11. Também achei o discurso muito imanente, com esta pequena concessão à transcendência, penso que deveria ter sido invertido. Eu penso que o povo está enjoado desse discurso imanente, mas este sou eu. Viva o Papa Francisco porque mesmo que ele use todo esse discurso que toda a esquerda também usa, ele, por vocação religiosa, mostra ao mundo que é coerente com o que fala. Nossos governantes são a antítese do Papa, exploram a pobreza alheia mas vivem como ricos..

  12. Sinceramente, as vezes algumas coisas me enojam. O papa está numa favela. Falando para uma população de famintos, miseráveis. Ele cita a fome corporal e anuncia que mais grave e mais profunda é a fome de Deus. Cita valores sempre pedidos: a vida, a família. Criticam que ele não citou que falava da vida desde a concepção. Ora, para algum católico existe vida que não deja desde a concepção? Criticam que ele não citou a família formada por homem e mulher. Existe família diferente disto? Ah, mas ele sitou saúde e segurança. Sim, eu esqueci. Todos decidiram que o papa é TL e tudo o que ele disser será um incentivo à TL. Engraçado. Na hora de condenar os ditos “conservadores”, criticam por eles tornarem até o “espirro do papa infalível”. Agora usam do mesmo estratagema para acusarem o papa em um discurso feito para uma população carente em meio a uma favela. Alguém estava esperando alguma declaração dogmática neste duscurso? Francisco já foi endeusado pela mídia, é verdade. Mas também é verdade que já foi endemonidado por alguns tradicionalistas. Quando foi publicada sua primeira encíclica, esta não era dele. Quandofala algo que querem ouvir, sempre falta alguma coisa. Mas ai dele se espirrar de maneira equivocada: imediatamente é acusado de favorecer a TL. Francisco não tem mais volta. Está condenado ao inferno pelo tribunal eclesiástico de alguns tradicionalistas.

  13. Impressionante como vocês tem dificuldade de compreender o discurso inteiro. Isolar fatos para justificar o fundamentalismo tridentino é patético. Não adianta se enganarem, o Papa Francisco está muito mais próximo da TdL, com seu discurso com o olhar voltado aos pobres, do que dos tradicionalistas que não aceitam o CVII e a modernidade, que é o caminho natural da humanidade, trilhada junto com JC que se inseriu na história com os homens…

  14. Rogo por paciência..
    Já entendi alguns aqui, quando o Papa fala bem, falta-lhes algo. Quando fala mal, já sabiam. Quando fala da Vida, por que nao falou do Mundo? Quando
    fala do Corpo, por que nao falou da Alma?

    Não concordo com MUITOS rumos
    que a Igreja esta tomando, mas rezo e peço pra que afaste-se de mim qualquer pré – julgamento.

    Alguns aqui tambem deveriam..

  15. Realmente, sempre falta alguma coisa. Que coisa.

  16. Senhores: Das primeiras letras do catecismo, – todo católico deve saber – estas palavras seriam o bastante para o recado. Mas já não há mais o ensino legítimo de religião. Ficamos em terreno árido. Daí, quando nos vem uma gotinha de água o regozijo aparece. A fala do Papa para o bom entendedor – católico que, no mínimo; tem as primeiras letras da catequese – bastou. Da gente que não o tem ensino catequético – penso que a maioria da população não o tem – inclui-se ai os mais notáveis; soará como quiserem: belas palavras, uma poesia, políticas públicas, esperança humana…

    Exemplo: “[…]segurança, na convicção de que a violência só pode ser vencida a partir da mudança do coração humano.”

    Como se muda o coração humano? Acho obvio que o papa quis dizer. Quem estudou catecismo e conhece os meios de salvação e santificação entenderá. Se não, pode se perguntar: indo ao cardiologista?!!!

    Para o conhecimento da Fé(esta deve ser de todos os dias, minutos e segundos) é necessário a catequese. Ano da fé sem catequese, é, com os olhos da carne, ano da fé-conviccão-humana.

  17. Senhor Fabio S., Leia a matéria seguinte: “Façam confusão. Mas, por favor, não diluam nossa fé.”

    E depois me explique, por favor!

  18. Realmente esse profissionalismo em caçar erro no papa é dose.
    A vida SÓ PODE começar na concepção, é incrível querer que o papa diga isso só para agradar a ala com dificuldade de entender.