Porto Alegre é poupada do castigo.

Foi anunciada hoje a nomeação de Dom Jaime Spengler, O.F.M, até o momento bispo auxiliar, como sucessor de Dom Dadeus Gringis na Arquidiocese de Porto Alegre. Fonte: Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Tags: ,

19 Comentários to “Porto Alegre é poupada do castigo.”

  1. Segundo minhas fontes, Steiner estava confirmado como Metropolita de Porto Alegre, mas, foi mudado quando vazou sua nomeação, isso, antes de Francisco vir ao Brasil, ai a Nunciatura e a Cúria Romana correu contra o tempo para “achar” outro.

  2. Sei que serei bombardeado, mas já que perguntar não ofende: com base em quê ou em quem foi afirmado aqui, tão categoricamente, que o sucessor de D. Dadeus seria D. Steiner? As informações não deveriam ser publicadas só quando houvesse certeza de sua veracidade?

    • Carlos, foi afirmado aqui que fontes seguras indicavam essa nomeação. E tal foi a segurança que tivemos de nossas fontes que consideramos oportuno publicar; e Deus permita que isso tenha sido útil para evitar a nomeação. Este é um blog de notícias e esse tipo de informação é comum em blog de notícias. Caso se queira informações exclusivamente oficiais, o leitor deve abandonar os seus jornais quotidianos e passar o dia lendo apenas o Diário Oficial… Por isso, não estranhe que em um blog de notícias se fale de rumores (nossa matéria dizia claramente: “confirmados os rumores…”), informações de bastidores, tendências, etc. Se preferir informações mais amenas e politicamente corretas, há várias “agências” católicas à disposição.

  3. Quer dizer então que esse post barrou D. Leonardo de Porto Alegre? https://fratresinunum.com/2013/07/18/tragedia-em-porto-alegre/

    É pra glorificar da pé, Igreja!!!

  4. Porto Alegre, sem tragédia, uff!!! Alivio para a Igreja de Cristo. Fiquei preocupado quando da noticia da tragédia volta do mortos vivos e outras e daí meu comentário:

    A expressão de Dom Müller em [https://fratresinunum.com/2013/09/16/questo-lo-pensa-muller-questo-e-cio-che-pensa-lui/#comments] remete a uma indagação: estaria pensando substituir Igreja Catolica Apostolica “Anacronica” por seita-igreja-vatico II-TL?

  5. Se o post do Fratres foi suficiente para barrar a nomeação esdrúxula de Dom Steiner, este blog está de parabéns por duas razões: sua publicação repercute nas altas esferas eclesiais e, além disso, presta um altíssimo serviço à Igreja. Não conheço o novo Arcebispo, mas dificilmente será pior que o prognosticado. Como no conclave, aliás, quem entra Papa, sai Cardeal…

  6. Medinhos de bombardeios eletronicos? Então, nem seja catolico militante. Bastaria:

    “com base em quê ou em quem foi afirmado aqui, tão categoricamente, que o sucessor de D. Dadeus seria D. Steiner? As informações não deveriam ser publicadas só quando houvesse certeza de sua veracidade?”

    Pronto. O resto é resto.

  7. Falta-nos a Missa Tridentina de volta em Porto Alegre

  8. Que tal uma campanha: “Por (pelo menos) uma Missa Tridentina em dia de preceito em cada diocese brasileira”

  9. Deus me defenda de meus “amigos” que de meus inimigos eu me defendo.

  10. O Fratres é o melhor site de notícias sobre a Igreja, que conheço. É o primeiro que visito, quando entro na net e confio plenamente em tudo que leio aqui.

  11. Que o novo arcebispo de Porto Alegre seja um bom católico fiel à Igreja! Amém!

    Gostei dessa campanha aí, participemos, irmãos! “Por (pelo menos) uma Missa Tridentina em dia de preceito em cada diocese brasileira”

  12. Dom Leonardo será Arcebispo de Aparecida

  13. Li os comentários acima e acho equivocada a idéia que a nomeação de outro, e não Dom Leonardo, para Porto Alegre, foi por causa de vazamento de informações. Vejam, senhores, a alguns fatos:
    (1) Dom Leonardo é secretário geral da CNBB e, como tal, nunca assumiria uma Arquidiocese até o fim do mandato como secretário, que vai até 2015.
    (2) Dom Dadeus já tem 77 anos, já passados dois anos da renúncia.
    (3) Desde 15 de agosto de 2012, dom Jaime (eleito arcebispo de Porto Alegre), havia sido nomeado por Dom Dadeus como Administrador da Arquidiocese de Porto Alegre.
    (4) Um dos bispos co-consagrantes de dom Jaime foi o próprio Dom Leonardo, demonstrando a sintonia daquele com este.
    (5) Dom Leonardo hoje, como é de conhecimento de todos, tem grande prestígio no episcopado brasileiro e com o papa. Já foi nomeado para sínodos e outros. Certamente, ao final do mandato, será nomeado para alguma Arquidiocese importante.
    (6) Dom Jaime, atual nomeado, tem uma linha pastoral bastante franciscana, e de acordo com os bispos ditos pelo site como “progressistas”.
    Ou seja, não façamos elucubrações mentais para achar “pelo em ovo”, pois nesse fato não existe. Inclusive um irmão de Leonardo foi nomeado, não mostrando aversão ou outra coisa. Um bom dia!

  14. Parece que não foi o Fratres que possibilitou a não vinda do Steiner. Segundo fontes seguras da arquidiocese de POA, o próprio Steiner renegou a arquidiocese, pois teria uma missão importante ainda para cumprir na CNBB, e o Spengler foi sua indicação para tal cargo. Acho que o Fratres não tem essa bola toda para mudar o pensamento da CNBB e nunciatura apostólica.

  15. Cuidado!, Dom Jaime Spengler, O.F.M (T.L.), é franciscano de Gaspar, Santa Catarina e é muito bem apadrinhado! Aliaz um dos seus consagrantes foi o também catarinense Dom Leonardo Steiner, T.L.
    É de se pensar muito bem de POA foi realmente poupada do castigo ou se apenas se prolongará o sofrimento gaúcho.
    Quem viver verá!

  16. Concordo com o comentário do Mateus. Não creio que uma nomeação seja mudada assim. Precisa verificar melhor as fontes.