Rádio Vaticano – O Papa Francisco nomeou na manhã de sábado, 12, o novo Secretário da Congregação para os Bispos: é Mons. Ilson de Jesus Montanari, que era oficial da Congregação e a partir de agora, recebe a dignidade de Arcebispo.
Dom Ilson nasceu em 18 de julho 1959 em Sertãozinho, SP, na arquidiocese de Ribeirão Preto. Estudou Direito e Economia em Ribeirão, onde também obteve mestrado em Filosofia e ingressou no Seminário “Maria Imaculada”. Na sequência, a partir de 1985, estudou Teologia na Universidade Gregoriana em Roma.
Ordenado sacerdote em 18 de agosto de 1989, foi encardinado no clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto, retornando à sua cidade natal como Pároco. A partir de 1990, foi professor de Teologia em Ribeirão Preto e Uberaba. Em Ribeirão, foi chanceler e coordenador de Pastoral da arquidiocese, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores e Vigário Forâneo da Zona Oeste.
Retornou a Roma em 2002, para cursar Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 2008, entrou como Oficial na Congregação para os Bispos. Em 2011 foi nomeado Capelão de Sua Santidade (2002 2004), e a partir de sábado, 12 de outubro, é o Secretário da Congregação, presidida pelo cardeal canadense Marc Ouellet.
Noto adepto e defensor da TL. Daqui para a frente sairão ainda piores as nomeações para bispos, especialmente para o Brasil. Esse senhor faz parte de uma rede, que tem à frente, no Brasil, o franciscano Cardeal Hummes, o agora Arcebispo de São Paulo, Cardeal Scherer e alguns outros prelados. Há anos que esse grupo vem ensaiando uma “tomada de poder” na Igreja. Com o Papa argentino, estão agora articulando-se… Quem pensava que os escândalos morais na Curia romana seriam os piores (a Igreja sempre sobreviveu a eles…) deve começar a preocupar-se com aqueles que agora instalam-se na Curia romana, nascidos e defensores de ideologias não condizentes com a fé católica. Pobre Igreja… o que farão de ti?
CurtirCurtir
Posso até estar sendo um pouco conspiracionista, mas imagino uma maior infiltração da TL dentro da Cúria Romana.
Se com Bento XVI, a TL estava começando a agonizar, o pontificado de Francisco está fazendo o favor de ministrar o remédio necessário para que eles reapareçam com um “novo ardor missionário” (termo muito comum no ambiente TL). Para aqueles que esperam nomeações de bispos mais ortodoxos e próximos à tradição (algo muito raro), acho bom repensarem tal idéia.
CurtirCurtir
Prezado Julian;
Apesar de não fazer parte dessa igreja conciliar, tive a oportunidade de conhecer o Pe, Ilson Montanari, já que trabalho em Ribeirão Preto, SP. Acredito que o Sr. deva estar se confundindo, pois, apesar de que o referido Padre é membro da igreja conciliar, ele sempre se mostrou muito dedicado e zeloso, inclusive demonstrou ter simpatia pela Missa e pela Doutrina Católica.
Um fato interessante, ele foi estudar em Roma devido aos “abusos teológicos” que ocorriam (e infelizmente ainda ocorrem muito mais) na Arquidiocese de Ribeirão Preto.
Ademais, um bom Sacerdote daquela Arquidiocese do nordeste paulista, no qual confio bastante, sempre afirmou que apesar de um discurso “contemporâneo”, o Pe. Ilson é Católico.
Quanto à proximidade dele com o cardeal Hume, em nada posso lhe dizer, uma vez que o conhecimento que tenho deste senhor é bem pequeno, e quanto ao Pe. Ilson, as poucas vezes nas quais tive a oportunidade de conversar com ele, o mesmo se mostrou muito bem preparado e conhecedor da São Doutrina.
O único problema que vejo, não seria do Pe. Ilson ser do eixo do mal, mas sim no fato de Pe. Ilson sentir-se seduzido pelas forças do mal, ou melhor, pelo poder da cúria espúria…
O melhor que temos a fazer, caro FRATER é simplesmente rezar, rezar muito à Virgem Santíssima, para que Ela rogue ao Bom Jesus que nos abrevie este lastimável tempo de provação!
Caso o FRATER pense que Pe. Ilson seria um padre contaminado com a desgraça cãociliar, o amigo nem faz ideia do que temos lá na cálida Ribeirão Preto… Perto da grande maioria dos padres cãociliares da referida Arquidiocese, ele é o mais preparado, o mais sério e piedoso.
Rezemos, FRATER, rezemos e nos preparemos. Coisas piores virão!
Nem se preocupe com o Pe. Ilson. Antes se preocupe de Guardar sua Fé!
Abraços e bom início de semana!
CurtirCurtir
Com o tal “não há um Deus Católico” (o nosso Deus é Uno e Trino, o dos muçulmanos não é Trino, o dos judeus também, qual será o deus do Papa?), que a Curia romana é “a lepra da Igreja” e com o “comigo tb. acontece isso: quando encontro uma pessoa clerical eu fico anticlerical”, só me resta de momento não desanimar – é o que eles querem e desanimar é fazer o jogo deles e tenho certeza de que ainda há lugar para os bons – e lembrar das promessas do nosso Divino Salvador a Pedro: “as portas do inferno não prevalecerão contra Ela” (non praevalebunt). Viva o Deus Católico, Uno e Trino, viva a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, viva o clero bom (sou ultra clerical com o clero santo) e viva o Papado!!!
CurtirCurtir