A nova “Férula Franciscana”.

ferula nuova papa

Por Dominus Vobiscum – No fim deste 1º de novembro (horário de Roma), Solenidade de Todos os Santos, S.S. o Papa Francisco celebrou a Santa Missa no cemitério romanoVerano, retomando assim um costume próprio do Beato Papa João Paulo II, que assim fizera há mais de 20 anos. Esta celebração, que foi transmitida pelo Centro Televisivo Vaticano – gerando imagem e som para diversas outras companhias de televisão -, apresentou a toda a Igreja mais uma peculiaridade litúrgica do Santo Padre Francisco: o uso de uma nova Férula Papal.

A nova férula inaugurada na Missa de hoje, uma solenidade de preceito dominical, que o Papa Francisco celebrou com seus mais diretos “diocesanos”, é de autoria de Maurizio Laurido, escultor-ourives de Trastevere (Roma), que a intitulou “Crux gloriosa” e deu-a de presente ao Santo Padre na audiência privada que ele concedeu a uma representação do “Grupo de pesquisa de metais éticos”, realizada no último dia 3 de outubro no Vaticano.

A obra-prima foi feita com matérias-primas “éticas” – madeira de kaoba, bronze e prata – extraídas por meios não-invasivos que respeitam o meio ambiente. Segundo Laurido, o trabalho expressa conceitualmente a síntese da visão da morte de Cristo, sua paixão, sua dor, mas também de sua ressurreição, por isso é o sinal da plenitude da vida e da esperança de que trata a todos. É a mesma síntese que por ‘João Evangelista, no Quarto Evangelho.

Assim sendo, esta é a quarta férula papal que o Santo Padre Francisco porta em cerimônias públicas, somando-se às outras 3, que foram:

  • A tradicional férula conciliar, mandada fazer por Paulo VI para o encerramento do Concílio Vaticano II em 1965 e utilizada por ele durante todo o restante de seu pontificado, bem como pelo Beato Papa João Paulo II em todo o seu pontificado, e pelo Papa Bento XVI nos primeiro anos de seu pontificado:

 

  •  A férula em cruz grega, mandada fazer por Bento XVI e usada por ele nos últimos 5 anos de seu pontificado:

  • A férula de Lampedusa, usada uma única vez pelo Santo Padre quando de sua visita à localidade, em julho passado.

Anúncios
Tags:

43 Comentários to “A nova “Férula Franciscana”.”

  1. Que coisa mais horrível!!!

  2. ”CNBB cross style”

    Achei um medo essa nova férula, como são todos os crucifixos tipicamente modernistas, com cruz torta, envergada, com um Cristo desfigurado ou saindo da cruz ou, pior ainda, quando a parte superior da cruz é tão grande que parece mais uma cruz invertida.

  3. Presente de grego, Santidade… …melhor leiloar ou doar para a Argentina.

  4. Me lembra um pouco aquela coisa estranha na Sala Paulo VI a imagem de Cristo dessa férula!
    E fiquei na dúvida de qual é pior: essa ou a férula de Lampedusa!

  5. Ressurrexifixo,..

  6. É que a cruz virou escândalo até para os católicos de hoje em dia…

  7. Esta nova cruz dá até margem para acreditar nas mensagens, a principio falsas duma tal Maria do site thewarningsecondcoming.com, onde Cristo profetizara que este Papa, falso profeta, inventaria uma nova cruz, substituindo a imagem do sacrifício por uma nova. A tristeza é que em minha cidade, no sul do Brasil, duas paróquias já trocaram a cruz do crucificado pela nova versão da cruz sem dor que “não escandaliza”. Afinal pecado já não é mais pecado e cruz já não é mais cruz, porque padre já não usa batina e não é mais padre e as freiras não são mais freiras porque não usam mais hábitos e bispos não são mais bispos porque frequentam lojas de seitas satânicas. A desorientação diabólica de que falou a irmã Lúcia de Fátima da nova seita pós-conciliar. Valei-nos São Miguel dos maus sacerdotes “semelhantes a cloacas de impureza por sua má vida e amor ao dinheiro”, como profetizou a Virgem de La Salette. Afinal a nova cruz agrada mais a imprensa maçônica. Quero acreditar que este Papa é uma bênção, mas cada vez que ele dá entrevistas, aparece em jornais e agora com esta “nova cruz” eu tenho “medo”.

  8. Eu hein… já dá até pra acreditar nessas profecias:

    “Soon, not long afterwards, the garments worn by My sacred servants, will be altered and a new form of the Cross will be introduced. The new atrocity will not be based on the simple cross. Instead it will feature, discreetly, the head of the beast.” (April 30th, 2013)
    http://www.thewarningsecondcoming.com/a-new-form-of-the-cross-will-be-introduced/

  9. O pior dessa cruz é a negação da Cruz. Só se pensa na Ressurreição, buscando esquecer que antes de tudo houve a Cruz. Ou seja, antes do “desfrute” da fé, há o esforço, o sofrimento redentor, que deve ser uma constante na vida do cristão e que leva, este sim, para a vida eterna.

  10. “Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos” (I Coríntios 1, 23).
    Essa cruz agrada a judeus e pagãos e escandaliza dois mil anos de Cristianismo.

    • O Bispo bem que podia mandar vender esse primor fantasmagórico junto com aquela outra feiaférula, gafanhotiforme, dita ‘conciliar’. Não sei…mas esse show de cafonice, tango & xaxado deve ser castigo divino (pra todos).

  11. Mas o pior da missa de ontem não foi a férula modernista, foi DE LONGE a triunfal volta da comunhão na mão em Roma.

  12. Olhando a imagem a impressão que dá é que Cristo está dizendo “Por favor! Tirem me daquiiii!!!” com os braços estendidos como se pedisse para alguém puxá-lo.

  13. As profecias, desde sempre, devem ser acreditadas se as previsões se cumprirem. Mas não há fixação de tempo. Assim, só a vigilância e a oração, como Jesus nos recomenda, poderá nos dar certeza da sua veracidade ou falsidade. Logo, é necessário acompanhar os acontecimentos, que, no seu desenrolar, irão evidenciar a realidade.

  14. Não é bonita; não deve ter sido barata, já que tudo que é “ético” para o mundo moderno é caro e enganador; é modernista e nada simples, nada humilde, é orgulhosa como toda heresia sendo visivelmente errada e se passado por certa. A de Lampedusa era menos pior porque pelo menos era coerente com o estilo do papa. Mas olhem quem está rindo à toa atrás do papa com tudo isso!
    Mas o pior da missa de ontem não foi essa férula modernista, foi de longe a triunfal volta da comunhão na mão na diocese de Roma, servindo de inspiração para todos os maradiagas e bispos de outras vertentes do modernismo do mundo. Tinha alguns padres que ainda distribuíam com respeito e na boca(só que estes não servem como exemplo para quem tem más intenções), mas tinha um padre ou ministro da comunhão que entregava o Corpo de Cristo como se fosse um pedaço de pão qualquer. está no site do Vaticano o vídeo da missa. Parece que tudo o que Bento XVI fez pela Liturgia e principalmente pela Igreja não tem mais importância e é posto abaixo.

  15. Tudo na igreja concíliar é aggiornato.Até a Fé, que deve ser eterna e imutável, da igreja concíliar é aggiornato.

    Santíssima Virgem Maria rogai por nóis, e por esses clérigos para que abandonem o modernismo.

  16. O pior de tudo é que, a perna do fantasma (lado esquerdo de quem olha a foto) é meio feminina, andrógina: blasfema. Estou farto.

    • O pior de tudo é que a perna do fantasma (lado esquerdo de quem olha a foto) é meio feminina, andrógina: blasfema. Lembremo-nos, aliás, daquela ridícula estátua femínea, que dizem representar São Miguel Arcanjo, inaugurada há pouco tempo no jardins(?) do Vaticano. Estou farto.

  17. Monsenhor Guido Marini não gostou disso kkkkkkk (assim como a maioria dos católicos de bom senso)

  18. Na férula conciliar, Cristo se rende com os braços levantados?

  19. Estou achando que o objetivo do “artista” era provar que a Férula de Lampedusa não era tão feia.

  20. Fiquei horrorizado com essa “cruz”(?).
    Aqui na cidade onde moro (Mogi Guaçu), na paróquia de um padre declaradamente modernista, onde maçons comungam e são Ministros Extraordinários da Eucaristia, há uma “cruz” dessa na parede do altar, mas ainda assim bem menos horripilante à de Francisco.
    Eu estava presente na Basílica de São Pedro na celebração das Primeiras Vésperas do Primeiro Domingo do Advento em 2009, quando Bento XVI usou sua nova Férula… Quanto bom gosto… Quanta diferença.
    Ainda não me conformo; por que Bento XVI renunciou? As explicações da mídia não me convencem.
    Tem algo diabólico em tudo isso.
    Finalizando, penso que grande parte dos comentários deste post estão excelentes.

  21. Será que ele não percebe que tal imagem é tremendamente ofensiva a Nosso Senhor Jesus Cristo? Assim como o seu uso? Um Papa que tivesse real amor a Nosso Senhor, vendo uma cruz daquela, imediatamente faria um ato de reparação contra uma tal concepção degradante de Cristo.

  22. E pensar que vocês tridentinos criticavam a férula conciliar.
    Viu que não podemos apegar aos detalhes, e sim ao essencial?

  23. Maçonicos, ateus. A Cruz respresenta, mesmo sem “Corpus” a salvação da humanidade. Fazem da imagem de Cristo escárnio talhando-O não como homem mas como um monstro. Cruzes satánicas.
    Em Fátima tiveram o cuidado de esculpir quase real JPII, e vejam a Cruz de Cristo, mais parece um insecto mas não o Corpo Divino do nosso Deus porque Jesus é perfeito em Corpo e Divindade.

  24. Ainda não percebi as prioridades deste clero que inventa estes novos crucifixos. De acordo com o texto foi “.. feita com matérias-primas “éticas” .. extraídas por meios não-invasivos que respeitam o meio ambiente.”, procura-se respeitar o ambiente mas não se procura respeitar a história nem a tradição. Temos um Cristo ressuscitado sobre uma cruz, qual a leitura que daqui podemos ter? Cristo ressuscitou na cruz?Chegou a morrer? Não há aqui uma confusão na cronologia dos acontecimentos, então não houve morte, não foi sepultado? O que se pretende transmitir com esta aberração de símbolo? Enganar o zé povinho e introduzir sub repticiamente uma nova mentalidade, reescrever o evangelho, fazer esquecer a morte de Cristo e o seu sofrimento? Na antiguidade pouco sabiam ler e uma forma de fazer passar o evangelho era através dos bonitos vitrais das catedrais. Estas pretendiam ser uma catequese para todos. Hoje em dia parece que esta Igreja moderna está a reescrever um novo evangelho através da expressão artística e litúrgica. O que vou explicar ao meu filho de 9 anos quando ele olhar para esta nova cruz? Que ali está a figura de Cristo sofredor na cruz, ou vou dizer que é Cristo ressuscitado na cruz? Vou dizer que aquilo que ele está a ver, aconteceu tal qual como ele está a ver? Que grande confusão. A aparente confusão que vai nas mentes desta gente não é inocente, mas tem como intuito destruir a Igreja salvífica para se transformar numa Igreja para todos (leia-se que agrade a todos) feitas pela mão dos homens destinada não a salvar as almas mas leva-las à perdição.

  25. Observaram que o simar* parece transparente da cintura para baixo? Não vai longe ele vai aparecer de terno branco e colarinho. Aguardem.

    * Simar é a batina do papa.

    Nem vou comentar a cruz. Este homem está a destruir tudo o que era o Papado.

  26. A cada dia um nova invenção “franciscana”…
    Essa coisa aí e a de Lampedusa mostram bem o pontificado atual…

    Se o Papa respondeu mesmo ao Mons. Guido que o carnaval tinha acabado, o Mons. poderia ter dito a ele: “sim, santidade, o carnaval acabou e começa agora o bacanal”…

    Deus nos defenda!!!

  27. Onde se nega a Cruz??? Cristo Nosso Senhor venceu a cruz, sofreu para que nós não mais sofrêssemos, contudo precisamos sim assumir nossa cruz, passar pela mais diversas situações olhando sim para a cruz de Cristo, não como sinal de pura e simplesmente dor, mais de que com ele ressuscitaremos. Pregar ou mostrar o ressuscitado não é negar o crucifixado. E na minha modesta opinião é muito bela essa férula.

  28. de todas gostei mais a de Lampedusa.

  29. Se Francisco fosse contra a santa Cruz ele mesmo não teria inúmeras vezes referido-se a ela como sinal de salvação, amor e vida. “O mistério da Cruz é um grande mistério para o homem e do qual se pode aproximar somente através da oração e das lágrimas”. Francisco. “Não há redenção sem a efusão de sangue, não há obra apostólica fecunda sem a Cruz.”Francisco “Na Cruz de Cristo, está o sofrimento, o pecado do homem, o nosso também, e Ele acolhe tudo com seus braços abertos, carrega nas suas costas as nossas cruzes e nos diz: Coragem!” Francisco.

  30. Credo!!!!
    Parece que saiu de um filme de druidas….

  31. Quando o Papa ganha de presente algum ornamento tradicional o destino provavelmente é o museu. Quando ganha uma coisa horrorosa dessas o desfile em público para vergonha da Igreja. O gosto por novidades…

    Publicação de Sandro Magister:

    http://www.ihu.unisinos.br/noticias/525246-os-bispos-na-mira-na-italia-nos-estados-unidos-e-na-espanha

  32. Feio. Persiste aquela tendência dos artistas sacros modernos de “descrucificar” Jesus Cristo. A férula do papa não pode ser ocasião para experimentações de arte plástica de gosto duvidoso. A férula do papa tem que se destacar pela NOBRE SIMPLICIDADE, férula não é exposição de arte moderna. Gosto daquela que era usada por Bento XVI.

  33. O que podemos dizer dos modernistas e sua ”teologia optimista”? Somente ”Quantus tremor est futurus, quando judex est venturus, cuncta stricte discussurus”.

  34. GUILHERME B.

    CONCORDO também contigo….é, ao que parece…questão de meses…..!!!!(he…he…he…hi…hi…he…quá..quá..quá…he..hi..hi..he. he…he….!!!!!!)

    Meu DEUS! Aonde chegamos????!!!!!…

    AH! observa o “crucifixo ” prateado….Há uma figura nele, que existe na simbologia de uma Instituição milenar………e, essa dele, ao que parece…….não tem a conotação que a mesma figura tem em nossa IGREJA, não!!!!…………………Xi! calo-me! Pesquise…. Queira DEUS, eu esteja enganada……..queira DEUS!!!

    SALVE RAINHA!!!

    MARANATHA!!!

    • Nós entendemos, Soror Mírian de OLIVEIRA, nós sabemos e enxergamos bem os sinais, mas não podemos dizer nada em voz alta…

  35. Médio feia, se não chega a ser uma obtusidade estética como a férula de Paulo VI, por outro lado nem chega aos pés da férula de Pio IX-Bento XVI. Falta, de qualquer modo, o senso acurado da importância da beleza para a liturgia. Francisco definitivamente não sabe a importância e o valor da liturgia para a espiritualidade católica. Daí se permite a essas bobagens pobristas, escudando-se sob a retórica da “simplicidade”.

  36. Eu tenho medo dessa férula e da de Lampedusa.

  37. Para mim aquela representação seria de cristo no inferno, sendo consumido pelas chamas (não seria esta mensagem que ao invés de que venha o reino de Cristo, se dissesse: que seu reino está em chamas).

    Não há duvidas que Bento XVI era de muito bom gosto.

  38. Meu Deus mande mais um “Ratzinger” para salvar a liturgia! Chega de liturgia modernista, de padre modernistas e de fiéis modernistas, a liturgia tem em sua função que possamos enchegar o memorial da morte, paixão e cruxificação de Jesus Cristo, vamos olhar para o Papa entrando com uma férula dessa na missa, como vamos poder ver esse memorial que a liturgia nos mostra, se na férula vemos parece que Jesus fugindo de sua paixão e assumindo a sua ressurreição? como e gostaria que os padres, que tem por função apresentar aos fiéis o memorial da paixão de Cristo, que infelismente não esta acontecendo na nossa Igreja modenista.
    Para finalizar concordo com todos os comentário das pessoas que realmente querem que a liturgia seja ao menos respeitada, não concordo com quem falou que a férula é “bonita, que gostou” a liturgia esta “perdida” essencialmente por este ponto de as pessoas quererem deixar a liturgia “bonita, alegre” não precisa, a litugia ja é linda em sua essencia e origem, oxalá se os padres seguissem o que os livros liturgicos apresentam seria tudo diferente!
    Um abraço a todos assim como eu são amante da liturgia!!!
    Salve Ratzinger….

  39. Eu aposto que Francisco já gastou muito mais dinheiro com essa “simplicidade” do que Bento XVI….