Associação Católica entra com denúncia crime no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Associação católica vai ao Ministério Público contra Porta dos Fundos

Folha de São Paulo – A Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família protocolou no Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira (13), uma representação criminal contra o grupo Porta dos Fundos. Para a entidade católica, o vídeo especial de Natal do grupo, postado no YouTube em 23 de dezembro de 2013, ofende “garantias e princípios constitucionais, mormente o princípio de tolerância e respeito à diversidade”.

Rodolho Loreto e Hermes Rodrigues Nery no Ministério Público do Rio.

Rodolpho Loreto e Hermes Rodrigues Nery no Ministério Público do Rio.

O vídeo –um compilado de pequenas histórias sobre Adão e Eva, o nascimento e a crucificação de Jesus Cristo– ganhou a ira de religiosos, tanto católicos como evangélicos.

“O sentimento religioso deve ser respeitado. Não só católicos, mas nossos irmãos protestantes se sentiram aviltados”, diz Paulo Fernando Melo, advogado e integrante da Associação Pró-Vida e Pró-Família.

O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, já havia publicado, em 5 de janeiro, crítica ao grupo em sua conta no Twitter. “Será que isso é humor? Ou é intolerância religiosa travestida de humor? Péssimo mau gosto!”, escreveu.

Em um vídeo difundido em sites cristãos e no Facebook, o pregador e missionário católico Anderson Reis convoca os insatisfeitos a assinarem uma petição on-line para solicitar ao Grupo Petrópolis, detentor da marca de cerveja Itaipava, que retire o patrocínio ao grupo. Além disso, sugere que entrem no site da Polícia Civil do Rio de Janeiro e registrem uma queixa contra crime de preconceito e ódio à religião.

Em nota, o Grupo Petrópolis informou que “não admite que suas marcas sejam relacionadas com tais manifestações, pois não representa o pensamento de seus diretores” e que “não endossa e não apoia qualquer manifestação que venha a atingir esses valores religiosos que se tem como sagrados”. O grupo afirmou, porém, que respeita a liberdade de expressão garantida pela Constituição, bem como os princípios de fé de manifestação religiosa de todos.

Na representação encaminhada ao Ministério Público, a Associação Pró-Vida e Pró-Família defende que a liberdade de expressão “não pode ser utilizada como um escudo para atividades ilícitas e nitidamente tipificadas em nosso Código Penal, in casu, o vilipêndio público de ato ou objeto de culto religioso”. E sustenta que, no vídeo de Natal, o grupo ridiculariza dogmas cristãos.

“Qual a intenção do grupo de fazer tal vídeo e publicá-lo na antevéspera do Natal? Não está clara a intenção de tripudio e escárnio? Cada segundo do vídeo é uma afronta das mais comezinhas à fé cristã e a todos aqueles que são fiéis ao Cristianismo, perfazendo em cada um dos seus dezesseis minutos e quarenta e dois segundos, uma sucessão de escárnios, zombarias, tripudios e vilipêndios”, diz trecho da representação assinada por Hermes Nery, diretor de imprensa da associação.

A entidade enquadra o vídeo no artigo do Código Penal que trata do crime contra o sentimento religioso.

Outros vídeos do grupo com temáticas semelhantes —como “Adão”, “Moda”, “Michelangelo”— são classificados, na representação, como outros exemplo de tentativas de escárnio da fé cristã.

Segundo Melo, a pena prevista é pequena, e costuma ser transformada em prestação de serviços à comunidade ou pagamento de cestas básicas. Ele defende, no entanto, que a ação pode ter caráter educativo, para que o grupo “seja mais comedido” nos próximos vídeos.

A assessoria do Porta dos Fundos informou que o grupo já se manifestou sobre o tema. Na semana passada, ao falar da polêmica criada em torno do vídeo, Antonio Tabet, um dos integrantes do grupo, declarou que jamais houve intenção de difamar nenhuma religião. “A prova está em nossa equipe, na qual trabalham católicos, evangélicos, espíritas e até ateus.”

Em texto publicado na “Ilustrada” nesta segunda, Gregório Duvivier, integrante do Porta e colunista da Folha, ironizou a crítica de dom Odilo.

* * *

Os leitores de Fratres in Unum.com podem baixar a íntegra da denúncia da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família aqui.

31 Comentários to “Associação Católica entra com denúncia crime no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.”

  1. E os ferozes tradicionalistas? Mimimi ….

  2. Igreja militante age. Não é imóvel. Cade a Canção Nova e Rede Vida? Cade a CNBB? Cade o Padre Pop Star Fábio de Melo?

  3. Se fossem de fato católicos ou evangélicos não estariam trabalhando com este grupo.

  4. O grupo de humor Porta dos Fundos foi o que de melhor apareceu no cenário humorístico nacional nos ultimos tempos justamente por não serem politicamente corretos e fazer rir de tudo, inclusive deles mesmos. E sabemos que a atitude Politicamente Correta é um cavalo de batalha esquerdita e anti-católico por si mesmo. Contudo, tomemos cuidado para não tomar uma postura “politicamente Incorreta” como uma autorização à abusos e afrontas, sobretudo de modo blásfêmo e gravemente atentatório. Sim, diminuir um pouco que seja a grandeza de Nosso Senhor, dos Santos(as), e de modo particular, de Maria Santíssima, é uma atitude pecaminosa e grave.

    Parabéns aos Católicos que denúnciam essa afronta. Não estamos sozinhos.

  5. FRATRES;
    Muito simples: uma vez que este grupo de humor é financiado por empresas, comecemos a evitar os produtos das referida empresas. Assim, sem dinheiro, o deus deste mundo, eles irão tomar outras providências!
    Sempre assim: toque no bolso e essa gente será mais respeitosa!
    Dessa forma que na Europa e nos EUA se dão os “embates ideológicos”.

  6. A promoção de arquivamento do MP carioca falará em “liberdade de expressão” e “animus jocandi”.

  7. Mesmo assim, importa que nenhuma agressão passe sem protesto.

  8. A respeito desta oportuna denúncia ao Ministério Público veja:
    http://www.abim.inf.br/

  9. ” Igreja militante age. Não é imóvel. Cade a Canção Nova e Rede Vida? Cade a CNBB? Cade o Padre Pop Star Fábio de Melo? ”

    prezado Lucas, CN e Rede Vida (ou morte) tem suas agendas de programações lotadas, não tem tempo para isso, assim como o Pe Pop Star. Quanto a CNBB, o sr esqueceu que 2014 é ano de eleição? A militância da CNBB é nos assentamentos e sindicatos.

  10. Acabei de assistir os primeiros 5 minutos do filme e foi o quanto basta para lamentar profundamente, ,que atores tão bons estejam baixando tanto a sua dignidade com este lixo.Esta é mais uma prova real do trabalho incessante das trevas ,com a finalidade de denegrir a santíssima imagem de DEUS MARIA E JESUS .Vigiar e orar continuamente é o unico antídoto para defesa do mal sobre os humanos.

  11. Reação louvável, mas fraquinha. O argumento da tolerância e respeito à diversidade, também serve para garantir o direito de alguém torcer para o Vasco da Gama, e não para o Flamengo. Mas não é disso que estamos falando, certo? Estamos falando da Igreja, que transformou a barbárie – ainda que sofisticada – do mundo antigo. Falamos da Igreja que construiu nossa Civilização. ESTE TEM QUE SER O ARGUMENTO!!!

  12. Sr. Ronald, lamentavelmente os órgãos de fiscalização no Brasil (Tribunal Faz de conta, arquivador- geral do Estado ou da República…) só funcionam se houver autoridade envolvida ou pressão popular. Todavia, todos os nossos atos (comissivos ou omissivos) serão apreciados no julgamento divino. O promotores desta ação criminal estão de parabéns, independentemente, do sucesso ou fracasso no resultado final desta grave denúncia. O que não é possível é ficar calado diante desses fatos.

  13. Há muito teeeeeeempo, que considero que a IGREJA CATOLICA, através de suas ARQUIDIOCESES deveria p r o c e s s a r juridicamente, os incivilizados que não aprenderam desde a infaância, a respeitar o próximo, especialmente os grupos religiosos e demais!!!

    Humor tem que ser i n t e l i g e n te….NÃO precisa ser óbvio, insultuoso, agressivo… discriminatório e, apelativo! Há temas com os quais os seres prudentes, inteligentes, de bom-gosto NÂO deveriam fazer piadas e etc!!! Questão de inteligência e elegância! já não digo nem de religiosidade…

    Duvido,…que eles façam “humor” com: MAOMÉ, mesquita, islamismo,ALCORÃO,muçulmanos …DUVIDO!

    “Formigas” mordedoras e mal-educadas…..sabem a Folha que mordem….mesmo sem crer em JESUS….são os que mais acreditam em Sua BONDADE!!!

    Mas,…o que é deles lhes está reservado……SURPRESA!!! a Surpresa será boa…!!! Quando forem julgados pelo DIVINO JUIZ…..ah!…coitadinhos!

    Cada um terá o que procurou,…nesta vida, com as obras que criou, divulgou…etc!

    JESUS há ainda os que Te amam!

    • Isso mesmo Mariana eles estão brincando com o sagrado tantos meios de fazer piadas que não envolvam as coisas de Deus mas muitos estão vivendo sem se preocupar com com a alma após a morte

  14. Duvido,…que eles façam “humor” com: MAOMÉ, mesquita, islamismo,ALCORÃO,muçulmanos …DUVIDO!

    ____________

    Ainda bem que somos diferentes desse tipo de gente.

  15. Começou o mimimi do politicamente correto:

    “O grupo de humor Porta dos Fundos foi o que de melhor apareceu no cenário humorístico nacional nos ultimos tempos justamente por não serem politicamente corretos e fazer rir de tudo, inclusive deles mesmos. E sabemos que a atitude Politicamente Correta é um cavalo de batalha esquerdita e anti-católico por si mesmo. Contudo, tomemos cuidado para não tomar uma postura “politicamente Incorreta” como uma autorização à abusos e afrontas, sobretudo de modo blásfêmo e gravemente atentatório.

  16. Todas as dioceses e arquidioceses do Brasil deveriam ajuizar em suas respectivas comarcas ações civis por danos morais, apesar da iniciativa corajosa do sempre excelente dr. Hermes e da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família. Entretanto, o silêncio sórdido e omisso do clero, em especial da CNBB, é a prova cabal de que hoje a fé católica está mais viva entre os leigos do que entre o alto clero. Com a honrosa exceção de dom Odilo, os demais são uns covardes irresponsáveis, com complexo de avestruz: enfiam a cabeça dentro de suas tocas para fingir que não estão vendo nada.

  17. Soube deste vídeo através do padre de minha paróquia. Não conhecia o programa Portas dos Fundos e nunca tinha prestado a atenção no humor deste senhor. O padre em sua indignação pediu para os fiéis denunciarem este vídeo. Mas… Fez uma observação para que não o acessássemos (acessei sem querer – mais um para contar no número de acessos). Fui lá e denunciei. Cliquei no ícone: não gostei. Mas muita gente deve estar acessando por causa desta polêmica. Conclusão: eu que não sabia da existência deste grupo e outras pessoas do mesmo modo; agora temos consciência da existência deste grupo. Será que isto é bom? E outro fato: quanto mais o vídeo for acessado, mais difícil será debelá-lo.

    • MARGARETH DE AZEVÊDO BARREIROS , o post sobre o lixo maldito porta dos fundos (nome apropriado,aliás) é outro! Veja o link: https://fratresinunum.com/2014/01/14/gregorio-duvivier-um-palhaco/

      Conclusão: eu que não sabia da existência deste grupo e outras pessoas do mesmo modo; agora temos consciência da existência deste grupo. Será que isto é bom?Temos que sair do desconhecimento de certos assunto e buscar aprender como defender nossa Fé. Vc tem dúvida se é bom saber desse grupo, ai eu te pergunto: é bom deixar a Fé Católica sem defesa? Defendê-la é nossa obrigação!
      E outro fato: quanto mais o vídeo for acessado, mais difícil será debelá-lo.
      N é verdade. Se a justiça mandar tirar o vídeo, terão que tirar, independente de acesso que tenha.

    • N respondeu em post errado n, eu que errei.

  18. Parabéns para a Associação. Todo católico que puder deve fazer o mesmo. Eu só não entro porque não tenho dinheiro para pagar advogado e a defensoria pública não pegaria esse tipo de caso. Mas nós cristãos não podemos ficar eternamente calados, vendo os ataques à nossa fé. Por que ninguém mexe com os islâmicos? Porque eles não ficam calados, até exageram na defesa de sua fé.

  19. Os Católicos que podem devem ajudar FINANCEIRAMENTE. O professor Hermes deveria abrir uma conta e colocar no Fratres. É DEVER NOSSO AJUDAR!
    Já passou da hora de deixarmos as babas dos comentários [ferozes] e partir pra ação.

  20. Penso que o boicote seria uma arma efetiva: boicote à Globo, boicote à Folha, boicote às empresas patrocinadoras dos crápulas; mas sua eficácia depende da adesão em massa do público, que só poderia ser mobilizado pelas lideranças da Igreja, ou pelas chamadas “redes sociais”. Como será inútil esperar pela iniciativa de algum bispo, por que não começar por uma campanha maciça nos sites e blogs católicos, que mediante um “clic” de qualquer leitor remeta um e-mail às empresas cúmplices, comunicando-lhes a decisão de boicotar os seus produtos até que cesse o patrocínio?

  21. Sr. M A T E U S !!!!!!!

    Sermos diferentes da “gente” que professa Religiões vingativas, é uma Graça de DEUS,e, é útil

    bom,correto,obrigatorio para c r i s t ã o s!!!!!ALELUIA! Amém!

    Entretanto, ser p e r m i s s i v o, acatar insultos desnecessários à DEUS e à IGREJA com seus Ritos e Tradições, demonstra falta de consideração, pelos mesmos! Existem….os pecados de omissão, s i m !!!!

    Todo cidadão deve cumprir seus deveres, e…defender os seus direitos , sim !!!!!

    Esses criminosos, infringiram o art 5º-X, XLI, da CF/88 e o art.208 do CODIGO PENAL!!!

    Qualquer ARQUIDIOCESE deveria processá-los juridicamente,sim! E, nós devemos boicotar esse “canal” divulgador desse progama infeliz, para que sua “audiencia” caia,pois disso…..eles tem pavor ! Amém! ALELUIA!!!!!

    MARANATHA!

  22. Sr. MATEUS!!!!!

    Tem mais….!

    Esses “humoristas” sem humor e sem talento, apelativos que são e excessivamente enjoadinhos,,… não atacam as Religioes orientais, porque sabem, que eles , seus praticantes, defenderiam seus Fundadores, Tradiçoes e Ritos , usando mesmo até a violencia….Coisa deles.

    Esses “palhaços-sem,-graça”, e sem A G R A Ç A , insultam a nossa Fé, a nossa Igreja, os nossos Sacerdotes e até DEUS ( nosso FUNDADOR!!!), exatamente porque as Autoridades Eclesiásticas Catolicas não os processam nunca! e a maioria dos cristãos , abertos à tudo, assistem, sem saber as razoes de nossa Fé, sem conhecer os seus direitos civis e passivamente “deixam-pra-lá”,.. e se acomodam….!!!
    Este “caso” deveria sim, ir parar nas barras dos Tribunais!!!! Amém!

    MARANATHA!

  23. Até que enfim alguém resolveu utilizar as ferramentas disponíveis pelo Estado Democrático de Direito (tão odiado pelos católicos tradicionalistas. Que ironia…) para se defender daquilo que julgam uma agressão à sua fé.

    Demoraram para acordar.

  24. Parabenizo os srs pela medida que tomaram.Estamos numa guerra cultural e temos que lutar.

    E rezemos pela conversão destes infelizes.

    Fiquem com Deus.