Foto da semana.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mensagem que recebemos do Reverendíssimo Pe. José do Prado Leles, da Diocese de Uberlândia, MG: “No dia 12 próximo passado celebrei a Santa Missa também em ação de graças pelos 25 anos de ordenação sacerdotal. Temos todos os domingos na catedral a Santa Missa Gregoriana. Estou lhe enviando as fotos com o altar que eu mesmo fiz, porque o altar da catedral é de Cláudio Pastor. Eu coloquei na frente do altar “dele” para celebrar. Se você achar oportuno publicar pelo menos uma foto acho que seria um incentivo aos fiéis ligados à Tradição”. Que Nosso bom Deus e Sua Mãe Santíssima guardem e frutifiquem o seu ministério, Pe. Leles!

* * *

Atenção: blog em recesso – Comentários demorarão mais do que o habitual para serem liberados. Atualmente há 299 comentários aguardando moderação.

32 comentários sobre “Foto da semana.

  1. Parabéns Padre José do Prado Leles!! Que altar lindo! Que Deus continue abençoando seu apostolado.
    “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.”

    Curtir

  2. Parabéns ao Pe. José! Exemplos, como este, poderíamos todos que seguimos a Tradição, coletar por fotos ou pequenos filmes, e o blog disponibilizar para conhecimento e afervoramento gerais.

    Curtir

  3. Percebam que na Igreja sem o altar que o Padre José do Prado mandou fazer, não tem crucifixo, nem nenhuma outra imagem, apenas uma pintura de Jesus Ressucitado na parede.

    Curtir

    1. Achei que ele tinha mandado fazer o altar, mas agora lendo direito foi que percebi que ele mesmo quem fez, parabéns padre, ficou muito bonito.

      Curtir

  4. Pe. Leles é um artista prestimoso! Parabéns pela bela peça produzida. Só acho que destoa da ornamentação do restante da igreja, por tratar-se de estilos arquitetônicos diferentes.

    Desculpem a ignorância, mas o altar de Pastro desfavorece em algum sentido o rito conforme as rubricas de 62? Tenho visto missas tridentinas em igrejas de estilo moderno cujo altar é utilizado normalmente para a celebração.

    Curtir

    1. Vinícius, também concordo que destoa. Eu não tenho formação acadêmica em arte, desde criança gosto de brincar de artista. Esse altar que fiz não fica ai sempre. O pároco permitiu que eu o colocasse para a Santa Missa Tridentina. Tiramos e colocamos todo domingo, é uma correria medonha, para não atrapalhar os fiéis da próxima Missa. Vou fazendo assim até conseguir um lugar próprio para a Tradição.
      Quanto ao altar de Cláudio, não é a ara retangular tradicional na igreja. É um quadrado estilo pagão muito usado na antiguidade para queimar bois, portanto impossível para celebrar a Missa de Sempre, pois se dou um passo acabou a ara. Além disso vale ressaltar que a arte moderna ou contemporânea, não sei como a chamam é antropocêntrica. Quanto ao gosto já nem sei se o belo é subjetivo, mas é de uma feiura sem tamanho. Claro que o renascimento é também antropocêntrica, mas pelo menos tem o que contemplar. Esse altar que fiz ajudado por um seminarista, pode se dizer que é uma imitação grotesca do barroco onde se pode contemplar a beleza do Deus invisível. Se você quiser ver mais fotos no face meu endereço é:

      https://www.facebook.com/josedoprado.leles

      Deus o abençoe.

      Pe. Leles

      Curtir

  5. Glória a Deus por esse padre! Mas seria pedir muito alguma coisa também por aqui, na serra gaucha? aqui é um deserto inóspito, seco, quente, sem uma brisa. Quando é que vão lembrar dessa porção do rebanho de Cristo? se tiver mais alguem de Caxias do Sul ou cercanias, por aqui, manifeste-se. Se nos conhecermos e unirmos talvez possamos fazer alguma coisa.

    Curtir

  6. Tive a graça de receber o Revdmo. Pe. Leles aqui em minha residência em dezembro último, quando ele esteve em Belo Horizonte para celebrar, três dias seguidos, a Santa Missa.
    Fiquei extremamente feliz em ouvir sua história e o modo como a rito antigo renovou vigorosamente seu sacerdócio.
    Querido Pe. Leles, peço novamente vossa benção e rogo a Nossa Senhora que o guarde sempre em seu Coração Imaculado.

    Abraço filial, Joel e família. Belo Horizonte/MG

    Curtir

  7. Parabéns Pe. Leles, por sua fidelidade à verdadeira Igreja de Jesus Cristo. Num futuro muito próximo, é Ela quem sustentará os filhos de Deus.È esta Igreja que lutará com Maria quando chegar o reino da besta e sua iniquidade.Tudo por Jesus nada sem Maria.

    Curtir

  8. Reverendíssimo Padre José do Prado Leles, que este excelso exemplo do senhor seja um luzeiro que inspire e seja seguido por toda uma nova geração de verdadeiros sacerdotes do Altíssimo. Os mais enfáticos votos de congratulações pelos 25 anos de ordenação sacerdotal !

    DEUS SEJA LOUVADO ! ! !

    Curtir

  9. Que altar belíssimo! Que castiçais maravilhosos! Que magnífico crucifixo!
    Que catedral horrorosa!!!

    Curtir

  10. Sou de Uberlândia e tenho a graça de poder assistir a celebração do Pe. Lelis. Dou graças a Deus por isso! Devemos reconhecer também pelo nosso bispo, Dom Paulo Francisco Machado, por mais do que permitir, incentivar a celebração em rito extraordinário.

    Curtir

  11. A Beleza do Altar aponta para a Grandeza de Deus!
    Na Encíclica “Ecclesia de Eucaristia”, o Papa João Paulo II chamou a atenção para a falta de adoração eucarística: “De fato, há lugares onde se verifica um abandono quase completo do culto de adoração eucarística.” Diante do Senhor no Sacrário podemos repetir muitas vezes aquela oração reparadora que o Anjo, em pessoa, ensinou às crianças em Fátima, nas aparições de Nossa Senhora, em 1917:

    Existem altares que mais se parecem com Túmulo do Senhor Morto!

    Curtir

  12. Revmo. Pe. Leles, não tenho palavras para congratulá-lo pela beleza do altar.
    Admiro este formato barroco e já o vi em algumas igrejas do séc. XVIII e também XIX. Era um altar neste formato, embora em dimensão bem menor, que queria ter em minha casa.
    Na Matriz de Teresina (Piauí) está sendo feita uma reforma e mostrarei sua obra ao meu confessor, que é o pároco da Matriz.
    Deus abençoe o ministério do senhor, o seu apostolado da Tradição e seu zelo como artista.

    Curtir

  13. Parabéns, Pe. Leles! Estou encantado com o seu zelo litúrgico! Sou vizinho do senhor, moro na cidade de Patos de Minas. Se porventura, alguma vez, o senhor passar por essas paragens, gostaria muito de conhecê-lo.

    Curtir

  14. Realmente o altar é de grande beleza e conduz os fiéis a profunda contemplação da presença e do mistério de Cristo, tenho a graça de servir o altar do Senhor na Santa Missa gregoriana com Pe. Leles todos os domingos desde o inicio. Dificuldades não faltaram, mas é nosso Senhor que sempre concedeu esperança e força animadora para continuar a missão de apresentar Deus em sua beleza e na sagrada Tradição da Igreja.
    Deus seja louvado pelas maravilhas que realiza em Uberlândia e em toda a cristandade.

    Curtir

  15. Pe. Leles, vejo que o senhor tem um grande zelo litúrgico. Isso é admirável e muito necessário nestes tempos em que a liturgia da missa é tão mal celebrada. Mais uma vez: muitos parabéns pelo seu zelo litúrgico!
    Recentemente, eu tenho acessado para a minha formação católica um site para sacerdotes, embora seja apenas leigo. O site se chama Clerus e é do Vaticano. O senhor já ouviu falar desse site? Se, porventura, ainda não o conhecer, acredito que gostará muito. Dê uma olhada.

    http://www.clerus.va/content/clerus/pt.html

    No mesmo site

    http://www.clerus.va/content/clerus/pt/biblioteca.html

    Curtir

  16. Não deveriam ter utilizado as velas brancas? Até onde sei, velas amarelas são para missas de requiém, ofícios da Semana Santa (como as 14 que colocam no Tenebrário) ou gravidades do gênero… Ou será que me engano?

    Curtir

  17. 1 vez por mês vou a missa Tridentina celebrada pelo Pe. Lelis na catedral de Santa Terezinha. Neste dia tive a graça de estar lá. Deus abençoe o Pe. Lelis e seu ministério.

    Curtir

  18. Belíssimo altar. Confere sacralidade ao presbitério tão ”frio” e vazio. Parabéns ao padre pelo altar e pela iniciativa da Missa!!!

    Curtir

  19. Parabéns, Rev. Padre José Leles, o altar é magnífico. “Entre as mais nobres atividades do espírito humano estão, de pleno direito, as belas artes, e muito especialmente a arte religiosa e o seu mais alto cimo, que é a arte sacra. Elas tendem, por natureza, a exprimir de algum modo, nas obras saídas das mãos do homem, a infinita beleza de Deus, e estarão mais orientadas para o louvor e glória de Deus se não tiverem outro fim senão o de conduzir piamente e o mais eficazmente possível, através das suas obras, o espírito do homem até Deus. ” – (Constituição Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, n. 122).

    Serviço extraordinário consiste em prestar e aperfeiçoar seus talentos à serviço da Divina Liturgia! A propósito, parabéns por seus 25 anos de ordenação sacerdotal! Precisamos mais e mais de padres assim!

    Curtir

  20. Co´partilho com Maria Alice (com a sua devida vênia), todas as suas palavras. Também espero , eu mesmo, apesar dos 83 anos de idade, ainda ver muitos outros padres, realmente católicos, celebrarem a missa tridentina, mesmo que seja em justa desobediência àqueles que autoritariamente querem obrigar a todos os católicos que obedeçam às suas decisões opostas à VONTADE DE DEUS.

    Curtir

  21. Parabêns ao Padre pelos 25 anos de sacerdócio. Ficou muito bonito o altar. Realmente é uma felicidade nestes tempos dificeis ver o zelo litúrgico do Padre.

    Se puder,Padre,me responda o tempo que o sr. dedica a ouvir as confissões e se suas pregações tocam muito sobre neste sacramento.Para mim uma das grandes misérias atuais é o quase abandono da pregação sobre a confissão e por consequência o quase total abandono do sacramento por parte dos fiéis.

    Sem confissão bem feita não se tem uma conversão sincera que nos leve a mudar de vida.

    Queira Deus que em breve a Igreja fique cheia com a missa tridentina.

    E parabêns ao Bispo pelo apoio a missa tridentina.

    Fiquem com Deus.

    Curtir

    1. Filho estou fazendo tudo aos poucos, primeiro porque não tenho paróquia, depois porque criou-se um mito de direção espiritual que no fim acaba sendo um bate papo, catarse ou coisa parecida, isso me faz muito mal, pois não sou psicólogo e nem grande conhecedor de espiritualidade. O que posso dar qualquer padre pode é o perdão de Nosso Senhor.
      Então estou fazendo assim: atendo uma hora antes da missa, usando um genuflexório, pois a igreja já não tem mais confessionário, só o faço no rito tridentino, Enfim eu tenho recebido tanto a graça quanto os fiéis pois, devido a confissões tão bem feitas me renovo na fé e vendo a fé, a luta dos fiéis contra o pecado, me encorajo para vencer meus vícios e pecados e amar mais a Nosso Senhor. Mas tem muito ainda a fazer, porém quem faz é Ele e por isso devemos nos colocar nas suas mãos para que a seu tempo nos conceda suas graças.

      Curtir

  22. Revmo. Padre Leles, sua benção!

    O senhor pode não ter formação acadêmica em arte, mas esta corretíssimo quanto ao altar pagão e sobre o antropocentrismo tanto da “arte” de muitos de hoje e do renascimento.
    Não tenha duvida que o altar que construiu esta belo e de bom sensu litúrgico. Acredito que tenha “Pedra D’ara”. Deus o bendiga por este feito. Eu construo altares e por muito tenho que passar por igrejas dessacralizadas e readequar os espaços de acordo com o anseio do sacerdote e que esteja “coerente com o caráter sagrado e fidedigno ao espírito da liturgia e tradição da Santa Igreja Católica.” No final da década de 90 houve um surto de construções do tipo da igreja que celebrou, e hoje muitos no clero com a graça de Deus Nosso Senhor esta aderindo a estes meios acredito que por intermédio de S.S Bento XVI sustentados em um forte patrimônio cultural e espiritual, que permita a renovação da Igreja.
    Sobre o nosso trabalho: https://fratresinunum.com/2013/05/24/confessionario-tradicao-e-desuso-ao-longo-da-historia/
    Viva Cristo!

    Curtir

    1. Vinícius, quando comecei pensava fazer algo simples, depois foram surgindo ideias e por fim achei que poderia ter ficado melhor. rsrsrs.
      Eu usei como base madeira compensado naval resistente a umidade, textura a base d’água, apliques de resina (arabescos e anjos), folha de ouro, betume, laca indiana e o tampo craquelê com pasta base na cor ouro.

      Curtir

  23. O altar é de muito bom gosto, ao contrário das Igrejas modernas que fazem com que os fiéis percam a fé.

    É sempre bom recordar que o comunista do Niemayer que projetou Brasilia e aquelas igrejas horrorosas de Minas, para si, projetou uma residência em estilo colonial.

    Curtir

  24. Padre,agradeço pela resposta.Se possivel,me coloque em suas intenções no momento de suas orações.

    E que Deus abençõe-o na sua missão de santificar-se e salvar as almas,sendo assim exemplo para os fiéis.

    Precisamos mais do que nunca de santos sacerdotes.

    Fiquem com Deus.

    Curtir

Os comentários estão desativados.