Ex-secretário lança livro ignorando ordem do Papa João Paulo II.

Stanislaw Dziwisz reuniu em obra anotações pessoais do falecido Pontífice. aPapa polonês havia pedido que manuscritos fossem queimados após sua morte

O Globo – VARSÓVIA – Quando chegar às livrarias nesta quarta-feira, um livro com as anotações pessoais do falecido Papa João Paulo II vai causar polêmica. Embora o Pontífice tenha pedido a seu assistente e confidente que as anotações fossem queimadas após sua morte, o padre Stanislaw Dziwisz descumpriu as ordens de seu chefe e amigo. E os poloneses estão profundamente divididos sobre a decisão desse ex-secretário do Papa em divulgá-las – contra seu último desejo e seu testamento.

Dziwisz acompanha o Papa João Paulo II durante uma cerimônia, em 2005, na Praça de São Pedro.Foto: Pier Paolo Cito
Dziwisz acompanha o Papa João Paulo II durante uma cerimônia, em 2005, na Praça de São Pedro.Foto: Pier Paolo Cito

Para surpresa de todos, Dziwisz, hoje cardeal, disse que “não havia nenhum valor” em destruir as anotações e as publicou para oferecer aos católicos um janela da vida reservada do reverenciado Papa, prestes a ser declarado santo no próximo mês de abril. A obra “Em grande medida nas mãos de Deus. Notas Pessoais 1962-2003” será lançado na Polônia. Mas até agora as críticas superaram os elogios.

– Que tipo de hiena iria ignorar a última vontade de um homem morto? – escreveu Maksymilian Przybylo na internet.

O livro contém meditações religiosas que Karol Wojtyla recomendou entre julho de 1962 e março de 2003, período em que passou de um bispo da Polônia a Papa superestelar.

A decisão de publicar o livro não viola o princípio da infalibilidade papal [nota do Fratres: SIC!!], que se aplica apenas a questões de doutrina da Igreja. No entanto, muitos ficaram indignados que um assistente de confiança desobedecera a ordem do Papa, sobretudo, em um assunto sagrado como um testamento.

– Um bispo, que deveria nos dar bom exemplo, mostra em vez disso uma falta de subordinação ao seu superior – Anna Romejko, estudante na Universidade Católica de Lublin, também na internet.

Mas há outros exemplos na História de assistentes que desobedeceram as instruções de pessoas famosas para destruir suas obras, como é o caso de Franz Kafka e Vladimir Nabokov.

Dziwisz foi secretário pessoal de João Paulo II e seu assistente mais próximo por 40 anos na Polônia e no Vaticano. Após a morte do Pontífice, em 2005, aos 84 anos, ele foi ordenado arcebispo de Cracóvia, na Polônia, onde está construindo um museu em memória do Papa polonês. Toda a renda do livro será destinada ao museu.

– Eu não hesitei – Estas notas são tão importantes; dizem muito sobre o lado espiritual, sobre a pessoa, sobre o grande Papa. Seria um crime destruí-las – disse Dziwisz recentemente, lembrando, ainda do desespero de historiadores depois que foram queimadas as cartas do Papa Pio XII.

Respeitado vaticanista, o padre Adão Bonieki escreveu em um semanário católico polonês que, em princípio, se surpreendeu “desagradavelmente” com a decisão de Dziwisz. Mas, mudou de ideia após ler o livro:

– Eu lhe sou grato por ter assumido o risco de seguir sua própria consciência e não ser um formalista minucioso.

9 comentários sobre “Ex-secretário lança livro ignorando ordem do Papa João Paulo II.

  1. Que baixaria. Um príncipe da Igreja descumprindo um dos últimos desejos de um Pontífice. Tenho certeza de que esse livro vai de alguma forma ser manipulado pelos modernistas para os beneficiar. Podem esperar e ver.

    Curtir

  2. Até então nada de mais nessas notas. O cara só quer ganhar uma “graninha” para continuar a obra de construção do seu museu. Alguém que quer ganhar dinheiro pra tal finalidade vai por acaso matar sua “galinha dos ovos de ouro” com “notas bombásticas”???

    Curtir

  3. O pior é que o atentado à vontade manifesta do Beato João Paulo II, deflagra-se na publicação do livro, mas sua consumação se perpetuará na história. E no decurso do tempo, na medida em que as anotações pessoais do Beato estarão expostas no mercado a mais e mais gerações, a atitude do cardeal Dziwisz, que preferiu seguir sua própria consciência do que respeitar a consciência do Beato, alcançará perpetuamente maiores proporções.

    Curtir

  4. Nem sei se algum dia terei a sorte de ler esse livro. Mas, desde já, agradeço a Deus pela sua publicação. De fato, a escolha do autor foi entre um bem menor (qeimar as anotações por obediência cega) e um bem maior (publicar o livro, cujo benefício às almas transcende o entendimento humano – seria , da fato, um crime).

    Curtir

  5. Certamente, só vai ser publicado as anotações das coisas positivas que ele fez. Que rezou, que abraçou uma criança, que perdoou o atirador… A verdadeira história do seu pontificado, certamente jamais será escrita. Porque ele mudou o mundo com sua mentalidade progressista, os planos do seu governo para chegar a tanto etc.
    Joelson Ribeiro Ramos.

    Curtir

  6. ADENDO – Retifico, a seguir, a parte final do meu comentário postado em 09-02-14: “(publicar o livro, cujo benefício às almas transcende o entendimento humano). Seria, de fato, um crime não publicá-lo.”. Ao ensejo, acrescento: Fico de acordo com a declaração do Padre Adão Bonieki: “Eu lhe sou grato por ter assumido o risco de seguir sua própria consciência e não ser um formalista minuncioso.”

    Curtir

  7. Os poloneses são leais. O Cardeal Dziwisz não crê contrariar o desejo de João Paulo II publicando parte de seus escritos, porque João Paulo II servia a Igreja e é nesse espirito que o Cardeal publica seus escritos. Os poloneses de modo geral não são adeptos do modernismo (algumas exceções) e o Cardeal Dziwisz foi uns dos que deplorou a renùncia do Papa Bento XVI. Talvez o que esse livro contenha seja até alguma advertência contra o que se tem feito na Igreja nos ultimos 11 meses.

    Curtir

  8. Se,… realmente, são escritos de SUA SANTIDADE o PAPA JOAO PAULO II,…devem ser anotações excelentes,com certeza!

    A verdadeira historia de seu Pontificado é plena de bons exemplos, de atitudes corretas, de um Homem que foi escolhido por DEUS, para ser Sacerdote do ALTISSIMO e depois, para ser Papa! Com certeza a Historia de seu Pontificado tem bons exemplos de um verdadeiro cristão!!! Amém! Não só de gerntilezas para com todos, mas, sobretudo, de escritos Teologicos de altissima qualidade!

    Inteligente,….Culto….Educado….Verdadeiramente vocacionado ao Sacerdocio Santo…., um Diplomata da melhor estirpe,…..um Homem prudente,belo, saudavel, sábio, gentil, fino, super controlado, cheio de Dons do ESPIRITO SANTO!!!! ALELUIA!!

    Um grande Teologo! Um excelente escritor! Um HOMEM! e, homem santificado pela dor, pela Missão—-cumprida, com total Fidelidade à JESUS e à IGREJA!!! Um digno Servo da RAINHA! Aleluia! Amém!

    Chefe de Estado(VATICANO!) e…..principalmente …..PAPA, Pastor! P E D R O !!!!

    Um legitimo e ilustre….PEDRO !!!! APOSTOLO de JESUS!

    ALELUIAAAAA! Obrigada, JESUS e MARIA pelo Sacerdocio e Pontificado de SUA SANTIDADE, o PAPA JOAO PAULO II, de tão saudosa memória!

    Que ele reze pela IGREJA CATOLICA ( agora, sim, em Perigosa Tribulação!), e, pelos ingratos “batizados” hoje,…….. tão tentados pela cegueira espiritual!

    MARANATHA!

    Curtir

Os comentários estão desativados.