O coordenador explica o terceiro encontro do “C8”: “Escutaremos as comissões sobre o IOR e sobre as questões econômicas”

(©AFP) CARD. MARADIAGA
Por Vatican Insider | Tradução: Fratres in Unum.com – “Os trabalhos de nossa comissão começaram em outubro. Estamos fazendo um trabalho sério de investigação, porque é preciso ter paciência. Trata-se de um trabalho que dará seus frutos, porém, esta sociedade acelerada deve ter paciência. As coisas do Senhor levam tempo”, afirmou o cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, coordenador do chamado “C8” do Papa Francisco, o grupo dos oito cardeais conselheiros que auxiliam na reforma da Cúria e no governo da Igreja universal.
O Papa, explicou o cardeal hondurenho na transmissão italiana “Stanze Vaticane”, de Tgcom24, “disse que vive segundo as palavras do Novo Testamento”. “Então, devemos trabalhar com discernimento. Isso significa que é necessário escutar, rezar, dialogar e logo decidir. Nós nos encontramos neste processo”, acrescentou.
A partir de amanhã [ndt: hoje, 17], o “C8” de Francisco se reunirá pela terceira vez no Vaticano. “Receberemos – indicou o purpurado – em audiência conjunta a duas comissões referentes que estão encarregadas do IOR e dos dicastérios econômicos da Santa Sé, e nos apresentarão os seus resultados».
Ao final, respondendo a uma pergunta um pouco provocadora (Pode-se criticar a este Papa por alguma coisa?), o cardeal Maradiaga respondeu: “Me recordo muito do Papa Pablo VI. Ele afirmava que se pode criticar a Igreja, mas com amor, assim como um filho critica a sua mamãe. Da mesma maneira, creio que se pode criticar a este Papa, mas com amor”.