Extra, Extra! Bomba! Breaking news! CNBB divulga mensagem sobre…

A Copa do Mundo!

Jogando pela vida
Mensagem da CNBB sobre a Copa do Mundo

Por CNBB – Direito humano de especial valor, o esporte é necessário a uma vida saudável e não deve ser negligenciado por nenhum povo. De todos os esportes, o brasileiro nutre reconhecida paixão pelo futebol. Explicam-se, assim, a expectativa e a alegria com que a maioria dos brasileiros aguarda a Copa do Mundo que será realizada em nosso país, pela segunda vez.

Fiel à sua missão evangelizadora, a Igreja no Brasil acompanha, com presença amorosa, materna e solidária, esse grande evento que reunirá vários países e protagonizará a oportunidade de um congraçamento universal, “na alegria que o esporte pode trazer ao espírito humano, bem como os valores mais profundos que é capaz de nutrir”, como nos lembra o Papa Francisco.

Os brasileiros, identificados por sua hospitalidade e alegria, saberão acolher aqueles que, de todas as partes do mundo, virão ao nosso país por ocasião da Copa. Nossos visitantes terão a oportunidade de conhecer a riqueza cultural que marca nossa terra, sua gente, sua arte, sua religiosidade, seu patrimônio histórico e sua extraordinária diversidade ambiental.

A Copa se torna, portanto, ocasião para refletir com a sociedade sobre as relações pacíficas e culturais entre todos os povos, bem como sobre os aspectos sociais e econômicos que envolvem o esporte que é harmonia, desde que o dinheiro e o sucesso não prevaleçam como objeto final, conforme alerta o Papa Francisco.

Lamentamos que, na preparação para a Copa, esse último aspecto tenha prevalecido sobre os demais, motivando manifestações populares que acertadamente reivindicam a soberania do país, o respeito aos direitos dos mais vulneráveis e efetivas políticas públicas que eliminem a miséria, estanquem a violência e garantam vida com dignidade para todos. Solidarizamo-nos com os que, por causa das obras da Copa, foram feridos em sua dignidade e visitados pela dor da perda de entes queridos.

Não é possível aceitar que, por causa da Copa, famílias e comunidades inteiras tenham sido removidas para a construção de estádios e de outras obras estruturantes, numa clara violação do direito à moradia. Tampouco se pode admitir que a Copa aprofunde as desigualdades urbanas e a degradação ambiental e justifique a instauração progressiva de uma institucionalidade de exceção, mediante decretos, medidas provisórias, portarias e resoluções.

O sucesso da Copa do Mundo não se medirá pelos valores que injetará na economia local ou pelos lucros que proporcionará aos seus patrocinadores. Seu êxito estará na garantia de segurança para todos sem o uso da violência, no respeito ao direito às pacíficas manifestações de rua, na criação de mecanismos que impeçam o trabalho escravo, o tráfico humano e a exploração sexual, sobretudo, de pessoas socialmente vulneráveis e combatam eficazmente o racismo e a violência.

A sociedade brasileira é convidada a aderir ao projeto “Copa da Paz” e à Campanha “Jogando a favor da vida – denuncie o tráfico humano”. Seu objetivo é contribuir para que a Copa do Mundo em nosso país seja lembrada como tempo de fortalecimento da cidadania. Por meio destas iniciativas, a Igreja se faz presente na vida política e social do país, cumprindo sua missão evangelizadora. Ao mesmo tempo, conclamamos as Dioceses em cujo território estão localizadas as cidades-sede da Copa a oferecerem especial atenção religiosa aos seus diocesanos e aos visitantes.

O jogo vai começar e o Brasil se torna, nesse momento, um imenso campo, sem arquibancadas ou camarotes. Somos convocados para formar um único time, no qual todos seremos titulares para o jogo da vida que não admite espectadores. Avançando na mesma direção, marcaremos o gol da vitória sobre tudo que se opõe ao bem maior que Deus nos deu: a vida. Essa é a “coroa incorruptível” (1Cor 9,25) que buscamos e que queremos receber ao final da Copa. Então, seremos todos vencedores!

Que a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nos agracie com sua bênção e proteção neste tempo de fraternidade e congraçamento entre os povos

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva, OFM
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

38 comentários sobre “Extra, Extra! Bomba! Breaking news! CNBB divulga mensagem sobre…

  1. Sábado retrasado recebi o amigo Marlos aqui na minha cidade para juntos visitarmos um velho frade dominicano tradutor e especialista em Santa Catarina de Siena. Soubemos pela secretária que o bom frei está com alzheimer e que visitá-lo dependia da autorização de um outro frei, que não se encontrava no momento. Ficamos de retornar no próximo sábado, e a prestimosa secretária nos avisou: “Se tiver jogo do Palmeiras, esqueçam!” Ela falava do amor do outro frei, o de boa saúde (física) pelo Verdão! Expliquei ao meu hóspede, diante da secretária: “Frei L. é palmeirense acima de tudo!”

    Curtir

  2. Quase chorei! Não esperava algo tão profundo, rico em espiritualidade e um chamado a conversão vindo da CNB do B.

    Curtir

  3. É tentador a vontade de escrever desabafando contra a “CNB do B” e seu discurso naturalista e terreno. Mas estamos na quaresma, vou me sacrificar nesse sentido.

    Curtir

  4. E o aborto? E as uniões homossexuais? Por que a CNBB se manifesta sobre a Copa do Mundo, um evento tão frívolo, e se cala sobre os projetos do PT de legalizar o aborto e o “casamento gay”?

    Curtir

  5. Um doce para quem achar uma menção sequer ao nome de Cristo ou à ação da graça na (excessivamente) extensa e repetitiva mensagem.
    Além disso, que exegese essa de 1Cor 9, 25…! E Deus? Só aparece como quem deu a vida lá atrás (que vida? temporal apenas? eterna? – o texto é propositalmente ambíguo). Agora cabe a nós, o supertime dos pelagianos de hoje, marcar o gol contra tudo o que se opõe à vida.
    A CNBB poderia começar a marcar esse gol se tivesse uma atuação mais presente junto ao Congresso Nacional contra pautas muito conhecidas do governo petista, por ela apoiado, senão vejamos: programas públicos abortistas, ideologia de gênero na educação…
    Como sabidamente não o faz, o que pensar dessa esdrúxula mensagem?

    Curtir

  6. Muito bem. Vamos lá.
    Li o texto todo. Foi difícil, mas li.
    A CNBB não existe. O que existe é uma associação civil sem fins lucrativos que defende os interesses de seus associados. E quem seriam estes? Ora, todos quantos comungam de suas ideias.
    Daí não me surpreender com um texto desses. Meu coração já endureceu o suficiente para não se deixar abater ou sensibilizar por coisas assim.
    Frívola. Demagógica e cúmplice. A CNBB não prega, defende ou acusa com o dedo em riste o uso da religião em favor de um governo socialista. Assim, ela é cúmplice. Vergonhosamente cúmplice.
    A CNBB não teve e não tem a menor intenção de denunciar os erros da sociedade civil que agora pede o casamento gay e a imposição da ideologia de gênero nas escolas. Mas lança uma Campanha da Fraternidade sobre tráfico humano…demagógica e falsa! Usa a Palavra de Deus para legitimar uma ação que não é sua, que valoriza mais o corpo do que a alma. Assim, colabora para que ambos, corpo e alma sejam jogados fora no Inferno! Vamos salvar almas!
    A CNBB perde tempo, horas que precisavam ser empregadas na oração, na esmola e no jejum para falar de futebol. Sim! Futebol! O Futebol – e melhor! A Copa do Mundo – não é um evento de congraçamento universal. É somente mais um grande negócio. Negócio que gira bilhões de dólares! E nada mais que isso! CNBB frívola! Busque antes o Reino de Deus e sua justiça!
    E vou mais além: por que a preocupação com a cidadania, direito ao protesto e desigualdades urbanas? Desleixada e omissa! Olhe os sacerdotes que querem viver seu celibato em santidade! Olhe, CNBB, para os fiéis que pedem a Missa Tridentina, já cansados e sedentos de uma Liturgia santa. Olhe, CNBB, para os bispos manifestamente anti-católicos, envenenados pelas ideias modernas de homicidas e instrumentos do Diabo do século XIX. Olhe, CNBB, para as novelas da televisão que pregam a violação do corpo, inclusive e perversamente entre pessoas do mesmo sexo. Preguiçosa e banal, CNBB!
    Ano após ano, a CNBB lança suas Campanhas da Fraternidade com temas sociais, mas deixa de lado a santidade, o pecado, a moral, o Reino de Deus, a Páscoa de Cristo e todo o resto! Traidora do Evangelho, não se arrepende e continua a preocupar-se com a Amazônia, a Bioética e que as almas dos pecadores que vão para o inferno porque é mais difícil falar deles nas partituras e Textos Base.
    Deixem o governo e seus capangas realizarem a Copa do Mundo! Preocupe-se com o povo de Deus! Faça uma campanha contra o aborto com A arma mais poderosa que já conheci: o Santo Rosário! Seja mais corajosa e diga que nossa fé está em frangalhos e que você, CNBB, ajudou no atual estado!
    Covarde! Submissa! Acorrentada! Não sabe fazer outra coisa a não ser fazer nada! Que os Bispos que fazem parte de suas cadeiras se envergonhem! São descendentes das bênçãos apostólicas, mas não honram – com raras e heróicas exceções – o que receberam! Desprezam santos e santas que morreram para que a Igreja continuasse viva.
    Converta-se e creia no Evangelho! Lave as suas imundícies! Estamos na Quaresma e o tempo é favorável.
    Enquanto isso, Nosso Senhor Jesus Cristo é retirado do Altar e colocado em lugar à parte! Que crime! Desde quando a luz do farol fica de lado ou escondida?! Ela fica na sua frente para que veja bem e chegue seguro ao porto! Devolvam o Santíssimo, ladrões protestantes! Devolva o Santíssimo, CNBB!
    Volte, CNBB, com a catequese dos grandes Papas e Santos e Santas da Igreja e veja a real transformação de cidadania! Fria e bucéfala CNBB!
    Não é mais possível perder tempo e paciência com esses comunicados. Mas é obrigação moral de todo(a) católico(a) falar o que sente. Enquanto meu país ainda for uma democracia, eu irei falar. Chegamos ao fundo do poço e continuamos a furar!

    Curtir

  7. Que troço triste!!! Chamar o esporte de “direito humano especial”!!! Deus do Céu, essa CNBB é de chorar. Além disso, é um textinho puxa-saco e laudatório do governo petralha. Quando critica, é uma crítica permeada de socialismo e pega no pé dos…empresários, esses vilões que ousam obter lucros. Que lástima!! Enfim, a igreja no Brasil de há muito que se tornou cismática, dominada por esta sofrível CNBB.

    Curtir

  8. Reduziram a evangelização a denúncias ideológicas que, apesar de todos saberem que são graves, qualquer ONG (até anticatólica) denuncia. Não fazem sequer o que lhes é obrigatório. São como o mundo, não se diferenciam em nada com o mundo.

    “Jogando a favor da vida – denuncie o tráfico humano”, como se todos vissem quotidianamente pessoas traficadas e como se somente o tráfico humano fosse contra a vida!

    O que se vê comumente neste país contra a vida de nossos semelhantes é o governo tentar legalizar o aborto, covardia de mães que matam seus próprios filhos e que o governo pretende apoiar, o mesmo que tenta introduzir mentiras como a igualdade de gênero na educação de inocentes crianças, governo que apoia regimes socialistas desde há muito tempo condenados pela Igreja e que incita manifestações de cunho também socialista! Estas tentativas diabólicas contra a vida que precisam ser denunciadas, que o povo, não tendo quem o leve para Deus, pode ver e se cala, se omite, sem que os bispos do Brasil denunciem ou façam algo para resolver – salvando-se as exceções! Mas o sal perdeu o sabor, os padres e bispos, que tinham a obrigação de evangelizar, simplesmente repetem o que as organizações mundanas já falam, fazem o que até os infiéis e pagãos fazem, não é sal e nem luz no mundo, antes precisam ser salgados e iluminados, como se nunca tivessem conhecido Cristo!

    Que Deus tenha piedade de todos nós!

    Curtir

  9. Pergunto com sinceridade: para qual público a CNBB escreve esses artigos? É sério que alguém os lê?

    Curtir

    1. Acho que mensagens assim são lidas mais por nós aqui no Fratres do que em qualquer outro lugar. Não sei se a CNBB leva isso em conta, nem se tem notícia das críticas que aqui lhe fazemos.

      Curtir

  10. Senhores da CNBB acordem por favor .Tem gente morrendo esperando um leito de hospital ,tem milhares de crianças sem cadeiras para sentar em barracos e não escolas tem falta de agua e esgoto em boa parte dos estados que vão sediar a copa ,De que lado vocês estão ? Tenham santa paciência.

    Curtir

  11. CNBB = braço ideológico e pseudo-religioso dos PS’s, PC’s e PT.

    Fiquei pasmado com a “necessidade” do esporte, do futebol, em particular, e da copa, em especial. Quanta festa! Parece discurso de carnaval, não de quaresma. Naturalismo e falta de fé sobrenatural é isso aí.

    Quanto ao tráfico humano, quem sabe atacar as causas daria mais certo? Menos avareza, luxúria, preguiça, soberba e impiedade; mais caridade, castidade, humildade e piedade para tratar o ser humano com o amor que Cristo merece, parar de consumir prostituição e parar de explorar trabalhadores desesperados.

    Não há governos que mudam sociedades; há sociedades que mudam governos e há doutrinas que mudam sociedades. Uma boa catequese expurgaria, com sua prática de fé vivenciada, os males que assolam o país. Donoso Cortez que o diga.

    Há uma “igreja católica brasileira” herética e cismática. Pelo jeito, há duas…

    Curtir

  12. Acho que os CNBBistas forma prolixos, quase nada disseram de consistente, se esqueceram que deveriam nomear o caso dos escravos cubanos sob a forma de médicos – seriam mesmo, passaram por revalidação? – já que se referiram à época da Copa como propicia para se cometerem faltas graves, como a exploração sexual, tráfico humano e outros crimes graves contra os mais pobres e indefesos.
    Como melhorar o país sob um governo arquiinimigo de Deus e da Igreja, apologista do marxismo/satanismo, do apoio às drogas, da pedofilia, ideologia do gênero etc?
    E dos superfaturamentos em centenas de milhões de reais nas obras dos estadios pelo PT, mesmo assim precários, idem a mobilidade, porque não interpelou o governo?
    É como dizem: a CNBB não me representa!

    Curtir

  13. DIVINO PAI ETERNO….

    Em pensar que a maior conferência do mundo perca tempo em escrever uma coisa tão ridícula…
    Peço licença ao frater Durval para fazer coro ao seu comentário…

    “Ano após ano, a CNBB lança suas Campanhas da Fraternidade com temas sociais, mas deixa de lado a santidade, o pecado, a moral, o Reino de Deus, a Páscoa de Cristo e todo o resto! Traidora do Evangelho, não se arrepende e continua a preocupar-se com a Amazônia, a Bioética e que as almas dos pecadores que vão para o inferno porque é mais difícil falar deles nas partituras e Textos Base.
    Deixem o governo e seus capangas realizarem a Copa do Mundo! Preocupe-se com o povo de Deus! Faça uma campanha contra o aborto com A arma mais poderosa que já conheci: o Santo Rosário! Seja mais corajosa e diga que nossa fé está em frangalhos e que você, CNBB, ajudou no atual estado!

    “Covarde! Submissa! Acorrentada! Não sabe fazer outra coisa a não ser fazer nada! Que os Bispos que fazem parte de suas cadeiras se envergonhem! São descendentes das bênçãos apostólicas, mas não honram – com raras e heroicas exceções – o que receberam! Desprezam santos e santas que morreram para que a Igreja continuasse viva.”…

    Só acrescento, porque sei que muitos Bispos e padres frequentam esse blog, o lixo sanitário produzido para suas CF incluindo a falsa e deletéria “via sacra”, que de Via Sacra não tem nada, são SOLENEMENTE queimados, e não só por uma Paróquia…

    Procure o que fazer, caquética presidência e companhia…

    Curtir

  14. Verdade, se criarem uma petição contra essa coisa dessa CNBB já é um bom começo. Aliás, não é ela tão a favor dos direitos humanos e da democracia? Bom o povo quer ver-se livre desta alienação. Pelo menos eu quero.

    Curtir

  15. A marxista CNB do B também utiliza um linguajar bastante ilunimista.Fraternidade, igualdade, direitos humanos (que eu saiba direitos humanos só passou existir quando os Direitos de Cristo chegou ao poder com Sua única Igreja, a Igreja Santa Imaculada Católica).

    CNB do B no melhor estilo revolucionário frances coloca os direitos do homem acima dos Direitos de Cristo!!

    Vai ver que é por isso que os esquerdistas adoram dizer que eutanásia, aborto, eugenia (ou como chamam sofísticamente de controle de natalidade) seja considerado direitos humanos.

    Ai de vós CNB do B, ai de vós!!

    Curtir

  16. Simplesmente muito difícil mensurar o grau da estupefação a que se é levado diante do descalabro desta mensagem. Aí está mais uma contundente e cabal demonstração do quanto a CNBB serve mesmo à interesses instrumentalizados. O que fica patente neste texto é que este organismo da Neo Igreja tem a desfaçatez de muito cinicamente vir agora tentar associar este evento à sua “campanha da fraternidade”: ( “A sociedade brasileira é convidada a aderir ao projeto “Copa da Paz” e à Campanha “Jogando a favor da vida – denuncie o tráfico humano”). Frente ao clima de rejeição à copa do mundo e a continuidade de protestos contrários a ela pelo país a fora, esta conferência episcopal, vem agora, nada mais, que se colocar a serviço, de toda uma desesperada estratégia dos sórdidos próceres deste país, no intuito de mover a consciência da população, a que como, doces cordeirinhos, não se permita reconhecer o quão pernicioso tem sido para o Brasil todo o faraônico gasto com a descabida tolice de sediar este evento. Minha indignação perante tudo isso é tamanha, que, em contraposição ao projeto “Copa da Paz” defendido pela CNBB, neste texto, venho a propor o projeto “BOICOTE TOTAL À COPA DO MUNDO – BRASIL 2014”. Conto com a adesão de todos !!!

    Curtir

  17. Durval de Santana Soares 17 março, 2014 às 2:25 pm, peço sua permissão pra copiar o seu comentário e deixar na caixa de emails da CNBB e de alguns outros bispos. Desde já obrigado!

    Curtir

  18. Os esportes, sem dúvida, podem beneficiar o corpo e a mente. Mas fazer deles uma panacéia capaz de “nutrir em nós os valores mais profundos, como nos lembra o Papa Francisco,” já é risível. Também, 1 ,Cor. 9,25, fala que os atletas correm para alcançar uma coroa corruptível. Mas os cristãos correm para ganhar uma coroa icorruptível, o que, nem de longe, cogita a CNBB. Além disso, estão sendo usados amplamente para desviar do culto devido a Deus os fanáticos praticantes, principalmente do futebol. Logo, trata-se de uma coisa boa sendo abusada.

    Curtir

  19. Como o SENHOR DEUS fez a TERRA redonda……..arredondada,…….. semelhante a uma bola…….!!! (he…he..he..he…hi..hi..he….he…he…he…..quá…quá…quá……rs.rs.)….

    Então?……… eles, da CNBB, gostam tanto de Futebol….que , escreveram o “artigo” acima!!!….Claro!

    Afinal, eles também moram dentro de uma Bola…..e, são homens!!!!! …..

    Ah! Dio mio!!!!

    Curtir

  20. Meu Deus… Enquanto estive lendo imaginei um “retardado”, “idiota” proferindo essas palavras em tom de discurso! Quanta tolice e palavras vazias… Um devaneio “pseudo-filosófico” próprio de pessoas vazias… Lamentável!

    Curtir

  21. Esta CNB do B é fantástica! Chico Anisio foi fichinha, comparado com ela.E eu aqui preocupado com bebês assassinados sem culpa nem defesa,hemorróidas sendo agravadas para que melhor o amor se realize na diversidade, cogitando como é que posso consertar meus erros, aceitar quaisquer dúvidas que tenha sobre vida eterna, e outras bobagens! Pelo menos, uma luz: no referente aos meus pecados veniais, terei especiais indulgências para cada partida de futebol que eu assista. Questão: vale, para os que estão em cadeiras de rodas, a assistência à Santa Missa( digo, partidas do campeonato) pela televisão, para fins de indulgências? Fiquei fascinado com a “chuva de báculos”que Luiz Fernando de Andrada anteviu. Cada baculada que atingir cabeças de impenitentes, seguramente, terá valor especial para a Salvação Eterna. E viva o Partido Marxista dos BBBs! Não é que a Cidade de Lenin seja um ledo e cego engano: é que ninguém ainda viveu, realmente, a espiritualidade marxista na sua plenitude amorosa inclusiva. Pois a Cidade de Lenin é aquilo que Sto Agostinho referia como Cidade de Deus( apenas teve a infelicidade, aquele Santo Bispo, de nascer antes do PM dos BBB).

    Curtir

  22. São alarmantes as prioridades da CNBB quando quer explicitar seus posicionamentos… Ah, os bispos esqueceram de escrever sobre o papel desempenhado pela copa na “conscientização” do povo e no seu potencial desencadeador de uma “participação ativa” na vida social… Com esses adendos o pronunciamento seria perfeito (para a CNBB obviamente)

    Curtir

  23. Somos adoradores somente, cremos na Santissima Trindade Viva, de um DEUS Vivo verdadeiro que tudo vê, tudo conhece, sabe antecipadamente.
    Vos pedimos humildemente Misericordia,coragem, audácia nescessarias para irmos Vos seguindo como servos somente, pois Tendes a Força unica nescessarias nestes ultimos momentos. Misericordia Senhor, misericodia.

    Curtir

  24. No telejornal, há pouco, ….ouvi, uma outra BOMBA!!!!

    O SANTO PADRE, o PAPA BENTO XVI escreveu uma Carta ( deve ser uma verdadeira Aula de TEOLOGIA! Que privilégio!!), para o Bispo de Roma….criticando-o……!

    Não disseram qual o Tema da Carta, a qual tem 04(quatro) folhas!!!

    Até que enfim, alguém corajoso e santificado, a pedido do Bispo de Roma, … ou não, ( acho impossivel, esta segunda hipotese,..dada à Boa Educação e Discrição de SUA SANTIDADE o PAPA BENTO XVI !!!), o ajuda, mostrando-lhe alguns errinhos…….!!!! Só pode ser das famosas….”entrevistas”…Só pode ser!

    Aguardemos,que o FRATES descubra que Carta foi essa!
    Oremos, pedindo a DEUS e NSRA que protejam o SANTO PADRE , o Papa BENTO XVI !! Amém!

    Já vou começar a BATALHA!…………Estou indo, agora mesmo,…. rezar o meu ROSARIO MARIANO! Amém!
    Ah!…ha!….Tcan..tchan.tchan!!!!…….. Ah! há! ……… Amém! Claro!!! Óbvio! Amém!

    SALVE MARIA!

    Curtir

Os comentários estão desativados.