Francisco convida Ervin Kräutler, bispo do Xingu, como colaborador na elaboração da encíclica sobre ecologia.

Ufanismo austríaco-branco-viciado: o “Prêmio Nobel Série B” sai de audiência com Francisco fanfarreando – “Vou ajudar a escrever uma encíclica”. 

IHU – Erwin Kräutler, bispo de origem austríaca, missionário no Brasil, foi chamado pelo Papa Francisco para ajudá-lo na redação da próxima encíclica sobre os pobres e o cuidado do ambiente, como ele mesmo informou na entrevista concedida ao Orff Journal. A notícia foi divulgada pela agência KathPress.

A informação é de Maria Teresa Pontara Pederiva, publicada por Vatican Insider, 06-04-2014. A tradução é da IHU On-Line.

Kräutler, nascido em Hohenems (Vorarlberg), em 1939, primogênito de seis irmãos, pertence à Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue. Depois dos estudos de filosofia e teologia em Salzburg, em 1965 partiu como missionário na Amazônia e em 1980 foi nomeado bispo na maior diocese, em extensão geográfica, do Brasil: a diocese de Altamira-Xingu, tornando-se bispo auxiliar do seu tio Eurico, e, um ano depois, o seu sucessor.

De 1983 a 1991, Kräutler foi presidente do Conselho Indigenista Missionário – CIMI, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Em 2006, quando D. Gianfranco Masserdotti, presidente em exercício morreu num acidente, Kräutler foi reconduzido à presidência do CIMI.

Em 1997 foi um dos quinze delegados eleitos para participar do Sínodo para a América e naquela ocasião foi o porta-voz do povo brasileiro cujo território estava sendo brutalmente saqueado.

Sempre na primeira linha na defesa das populações locais ameaçadas pelo desmatamento ao longo dos rios da Amazônia, o bispo austríaco recebeu, em 2010, o Prêmio Nobel alternativo “pelo seu compromisso a favor dos direitos humanos das populações indígenas e pela sua luta pela conservação da floresta pluvial na Amazônia”.

Muitas vezes ameaçado de morte (em 1987 sobreviveu a um atentado onde foi morto o seu motorista), continuou a se posicionar ao lado das populações na defesa da dignidade humana e do ambiente da Amazônia.

A relação pobres-ambiente, muito cara a Papa Francisco desde o início do seu pontificado, para o bispo Kräutler é algo que está presente na sua ação cotidiana com a mais genuína Teologia da Libertação: a sua luta é contra a pobreza para que seja garantido a cada pessoa um trabalho e um salário justo acompanhado da promoção do reconhecimento dos direitos fundamentais, como a saúde e a defesa do território.

Kräutler, que no próximo mês de julho completa 75 anos, provavelmente apresentou ao papa Francisco, na audiência da última sexta-feira, 5-04-2014, a sua demissão. Os temas da audiência foram, segundo Orf, os direitos dos povos indígenas, as ameaças a que são submetidos os povos indígenas com a construção das grandes barragens, os impactos e as consequências da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e algumas propostas para enfrentar a falta de padres numa diocese que tem a extensão geográfica equivalente à Alemanha. Kräutler informou que o Papa esperava dele “propostas corajosas e audazes”.

Sobre a encíclica, se de um lado a nomeação de Kräutler (em alemão se fala de “Mitautor”, isto é, co-autor, mas na realidade tratar-se-á de uma colaboração estreita) faz pensar na articulação que o Papa Bergoglio  reconhece entre o cuidado da criação e a promoção da justiça (são os pobres que sofrem as mais dramáticas consequências), como o Papa lembrou na recente entrevista aos jovens flamengos, por outro lado, trata-se de um sinal que a redação da encíclica está em curso, ou, pelo menos, em fase de estudos.

24 comentários sobre “Francisco convida Ervin Kräutler, bispo do Xingu, como colaborador na elaboração da encíclica sobre ecologia.

  1. Uma excelente notícia. é inimaginável uma Igreja que fica silenciada com o sofrimento dos mais pobres e com a infracção ás regras da Natureza, e se perde exclusivamente numa anestesia espiritual. Viva o Papa Francisco, que levanta a sua voz contra a indeferença dos ricos pelo sofrimento dos menos afortunados.

    Curtir

    1. Esqueceu-se de dar vivas à ONU e sua ditadura mundial, às ONGs que atentam contra as soberanias nacionais, aos banqueiros, aos maçons, ao marxismo – e seus profetas e santos, etc.

      Calma, Cristo já vai pra cruz na semana que vem, não precisa pedir para Ele ser crucificado e nem para soltar os Barrabás naturalistas e humanistas.

      Curtir

    1. Conhece mesmo! É incrível como a ecologia é a prioridade da Igreja!!!!! O Papa não existe para confirmar o irmãos na FÉ, mas para cuidar das necessidades temporais das pessoas. São os políticos (os leigos), estes sim, são chamados a cuidar da Fé. Jesus, que vivia na judéia, terra próspera (lá não havia pobres), livre (os romanos não a dominava não, é tudo invenção!), quis que Pedro conduzisse a sua Igreja para que este cuidasse das necessidades temporais do seu povo. A Igreja errou por 20 séculos a direção e só no final do século XX, teólogo e padres iluminados consertaram a direção da Igreja. Viva a TL!!!!!! A salvadora da Igreja.

      Curtir

  2. Os amigos do Papa Francisco são sempre hereges da TL: marxistas e anarco-ecologistas.
    Que meigo e doce!
    Mais uma encíclica prolixa e sem utilidade para a edificação da fé e da caridade dos fiéis?

    Curtir

    1. e os inimigos do Papa Francisco não estão em comunhão com a Igreja, pois são contra aquele que Cristo escolheu para dirigir a SUA Igreja, e como não estão em comunhão com a Igreja, não seguem os seus ensinamentos e sim ideias da sua própria cabeça.

      Curtir

  3. Não podemos nos acomodar diante de tantos erros que possam vir a acontecer na Igreja.
    Nós somos pecadores, formamos a Igreja Santa, somos Santos somente quando estamos juntos, unidos, seguindo a unidade, somente somos santos no momento em que formamos UM, uma Igreja cuja cabeça é Cristo.
    Se nos acomodarmos diante dos erros estaríamos dividindo esse UM, todavia se, na correção, usarmos críticas destrutivas e palavras que denigrem a imagem de nossos irmãos, aí também estamos dividindo esse UM.
    É preciso perceber que a Igreja está mudando, quem é Igreja muda também, mas NÃO e NUNCA doutrinariamente, somente mudamos a interpretação para aumentarmos o número que forma o UM, afinal, estamos aqui para ajudar a construir o Reino de Deus, e acredito que ele não queira um Reino pequeno e dividido e sim um grande e majestoso Reino, para juntos, vejam JUNTOS, participarmos de sua glória.

    Curtir

  4. Em parte,……concordo com o PEDRO LEITÃO!!!

    Realmente, “fechar os olhos para injustiças” cometidas contra os menos afortunados na vida……seria correto, numa IGREJA, que prega o …..”amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”????……….!!!!!

    Claro, que questões político-sociais, NÂO são as prioridades da IGREJA CATOLICA!

    Isso, cabe aos Políticos, e a todos nós, na vida civil! Mas como na VIDA não pode, aqui na TERRA ,corpo……sem Alma…….nem Alma sem corpo…..nem deve haver “separação” entre vida civil, material e vioda espiritual-religiosa,……….t o d o s , todos, devemos agir, preocupar-mo-nos ,com as INJUSTIÇAS, praticadas contra os seres humanos, sejam eles quem forem……..!!!
    Ou agir concretamente, como é o caso das Autoridades Civis ,constituidas legalmente,…..ou, como é o Direito e a Obrigação dos envolvidos diretamente nas questões problemáticas da Sociedade,…..ou ……ou……. ORANDO, isto mesmo!

    ORANDO, como t o d o cristão deve fazer! INTERCEDENDO pelos outros irmãos! pois, somos t o d o s irmãos, quer queiramos,…….ou, não!

    Realmente o FRATES é um “site” legal! Muito atualizado, com todos assuntos ligados à IGREJA CATOLICA….há Comentários de pessoas muito inteligentes, muito cultas e informadas sobre TEOLOGIA; gosto de ler as NOTICIAS aqui, e penso, que continuarei a lê-las….. MAGARI ! MAGARI !

    Talvez,….porque…..tenho notado, últimamente, que estou muiiiito……”julgadora-do-próximo” …… muiiito “murmurante”……………Claro!

    Claro,…que o “site” não tem muito a ver com isso………..o livre-arbítrio me foi dado pelo meu DIVINO P A I !!!….Claro!

    Mas,….refletindo sobre o PECADO DO JULGAMENTO DO PROXIMO , E SOBRE O PECADO DA MURMURAÇÃO, …….. ambos descritos, mencionados, no NOVO TESTAMENTO,…e, no ANTIGO TESTAMENTO, também………….penso, que vou dar uma…..”MODERADA”…….(he…he….. he..he..he..rs..rs..!!!!),……. na “mania” de……..COMENTAR! Amém! Talvez, até de ler Notícias,…pois há casos,…. em que o melhor é não saber, mesmo……!!! MAGARI !!!

    O CÈU é longe!!!!!!!……..e, lá é o meu endereço….. um pouquinho difíiiiiiiiicil de voltar….! esse RETORNO para CASA, envolve muiiiiita BATALHA ESPIRITUAL, muita LUTA!

    Tenho que lutar! Claro! Vale a pena!!!! Batalhar pela vida verdadeiramente cristã, não é fácil…..!

    Não posso viver “criticando”, tudo e todos…..é perigoso, demais, para a SALVAÇÂO de uma Alma!….

    JESUS, nosso DEUS nos ama muiiito, nos quer com ELE, e eu também O amo demais, não O quero longe de mim, N U N C A !!!! NUNCA!!!!! NUNCA!!! Amém! Preciso tomar cuidado com murmurações, e julgamentos dos outrois….comentários….etc!!!!

    O INIMIGO da HUMANIDADE é astuto demais,…….ele usa até de coisas boas, de coisas religiosas, para nos perder….e,…………. pela língua oral ou escrita, pelas palavras e atitudes,pela vaidade ( física, intelectual etc!) ……. Nossa!!!
    PERIGO TOTAL!!!!!………………..

    Vale a pena obedecer à PALAVRA!!! Amém!

    Santa SEMANA DA PAIXAO para todos, Feliz e ILUMINADA PÀSCOA, para todos!

    Amem!!!!

    MARANATHA!!!

    Curtir

  5. O comportamento de Francisco é muito semelhante ao do politico demagogo. Diz que não é socialista, mas defende politicas socialistas; diz que não quer que a Igreja seja como uma ONG, mas coloca no Vaticano o clero modernista que quer que a Igreja seja uma ONG; diz que o Evangelho não deve ser ideologizado, mas é o primeiro a ideologizar o Evangelho; diz que é humilde, mas mostra ser muito vaidoso ao querer a todo momento aparecer dando entrevistas e ao gostar de ser bajulado.

    Curtir

  6. Sobre a fumaça de Satanás:
    Há um vídeo do historiador cho que o nome dele é Mauro Abranches. E este fala das ações da KGB (russia) junto com a STB (rep. tcheca) e suas ações no Brasil.
    O historiador concentra-se nas ações pré-ditadura 64.
    Mas de passagem ele diz que nesses mesmos documentos on-line há indicações específicas para o vaticano.
    Ele se concentra no Brasil.
    Mas acredito que deve ser uma boa fonte primaria para consultar e entender sobre o fomento das revoltas vermelhas dentro da igreja.
    Talvez valha a pena o esforço.

    Curtir

  7. Se é verdade que “as portas dos inferno não prevalecerão” (Mt 16,12), tb é verdade que Satanás continua sendo “o Príncipe deste mundo”. Senão, vejamos:
    Existe um plano mundial bem organizado que querem a morte da Igreja. A elite mundial quer construir um mundo “novo” sem Deus: a Nova Ordem Mundial-NOW, que na verdade será um ditadura planetária.
    Eles querem destruir a vida (aborto, eutanásia, manipulação genética, liberação das drogas…), a família (ideologia de gênero, homofobia, divórcio: 73% das famílias brasileiras são divorciadas, prostituição…), o trabalho (bolsa família), o patriotismo (jogam o povo contra a polícia…). E no caso dos índios, basta verificar como ficou a Raposa Serra do Sol (Brasil). Antes, convivia-se homens brancos e índios em harmonia. Mas, o veneno da luta de classes marxistas foi lançado aos quatro ventos na região. Raposa Serra do Sol, para quem não sabe, cuida-se de uma área de terra indígena, situada no nordeste do estado brasileiro de Roraima, e a fronteira com a COMUNISTA Venezuela. Veja o perigo que ronda as nossas fronteiras. Trata-se de uma das maiores terras indígenas do país, com 1.743.089 hectares e 1000 quilômetros de perímetro. Outrora, produzia alimentos (arroz: 160 mil toneladas de grãos por ano), riquezas, empregos, dignidade… Hoje, não se produz nada. Trata-se de um latifúndio improdutivo às moscas. O mesmo ocorreu com os falsos índios (APACHES baianos) região cacaueira da Bahia.
    Como não ler tudo isso com a advertência bíblica:
    “Temei a Deus, e dai-lhe glória, porque é chegada a hora do seu julgamento” (Ap 14,7).

    Curtir

  8. “Viva la Revolucion”, “Viva Fidel”!!!

    “Liberté, Égalité, Fraternité, ou la Mort!!”

    Esses são os brados retumbantes que os anticatólicos usaram para retirar Nosso Senhor Jesus Cristo do governo das nações Ocidentais!!

    A “igreja” conciliar defende e repete esses brados sem o menor constrangimento.

    Perdão, mas eu prefiro esse brado divino e retumbante:

    “Viva Cristo Rey e la Virgem de Guadalupe!”.

    Quanto ao católico conciliar que defende a “igreja” conciliar e sua nova doutrina,apenas digo:

    “Monsieur, souffrez que je l´admire mais ne l´imite point!” [Meu senhor permita que eu o admire, mas que não o imite absolutamente].

    Curtir

  9. Bem, teoricamente, a escolha foi acertada: quem melhor conhece a situação naquelas paragens? Quanto à espiritualidade, só Deus sabe. Glória e louvor a Deus pelos séculos dos séculos, amém.

    Curtir

  10. Ruidiely, se eu entendi bem o seu comentário, você está dizendo que as mudanças que propõe o papa Francisco e que propuseram os papas do concílio Vaticano II, mudanças que contrariam em tudo o modo de agir da Igreja e dos Papas antes do Vaticano II, são para “aumentar o número que forma o um”. Você, com isso, diz que antes a Igreja não era o “um”, que foi necessário mudar para acompanhar o mundo, sem no entanto mudar a substância, a Doutrina.

    Se você estiver certo, como você explica as divisões evidentes desse “um”, justamente depois do concílio da mudança, que trocou a pastoral tradicional, (que era praticamente a mesma desde o século I, inspirada pelo Espírito Santo e por isto capaz de superar as perseguições, guerras e heresias sem cair, ao contrário, crescendo cada vez mais e, por contrariar a efemeridade do mundo, vencendo o mundo) por uma mudança que acompanha o mundo, que cambia com o mundo? Por acaso há mais união, mais fé na Igreja, com tantos movimentos contraditórios – católicos de direita, católicos de esquerda, conservadores e progressistas? Será que vemos mais fé, mais devoção, mais crescimento desse “um”, no mundo, tem mais caridade, mais fraternidade com a Doutrina sendo “ensinada” desse jeito novo? Você, usando a razão e a fé, consegue mesmo ver progresso, melhora, avivamento na Igreja, com essas mudanças para acompanhar o mundo? Se vir algum bom fruto da mudança, mostre-mo por caridade, pois não vejo um sequer; podres ou parcialmente podres vejo muitos, mas nenhum bom.

    Porque qualquer pessoa que não tenha alguma deficiência mental severa ou não seja ignorante, pode compreender que desprezar e trocar o que o Espírito Santo, desde Pentecostes, fez para a Igreja, pelo que o mundo oferece, para as formas do mundo, foi um desastre, igualou ou mesmo rebaixou a Igreja às falsas religiões e causou a perda da fé nos católicos e a exaltação da loucura que é posta no lugar da Sã Doutrina, como agora com as tentativas de implantar a ideologia de gênero no Plano de Educação Nacional. Como isto, que está à nossa frente para vermos, pode aumentar a unidade e o número desse “um”? Essa omissão dos líderes da Igreja e mudança de postura só fez o mal crescer onde não era para o mal prevalecer, não que o mal prevaleça sobre a Igreja, mas prevalece sobre onde a Igreja era a Igreja e a Igreja deixou de ser a Igreja!

    Ruidiely, o número de católicos só ainda cresce globalmente por causa da Igreja na África e na Ásia, onde a Igreja, em certo modo, é tradicional e por esta razão é pujante, as mulheres ainda usam véu, a Doutrina não é omitida nem mitigada e não há abusos litúrgicos; porque na Europa, em muitos países da América, em todo Brasil, onde há aggiornamento, o número de católicos já cai não só percentualmente mas concretamente, por essa mudança ao mundo, a profanação do que foi santificado por Cristo na Cruz, onde o sal perdeu o sabor e é igual ao mundo insosso e onde a luz não mais ilumina as trevas e virou escuridão. Este é o aumento do número do “um”?

    Você não já ouviu falar na Igreja anglicana? É a Igreja da Inglaterra, que apostatou no século XVI, e mudou seu agir, “sem mudar sua doutrina”. Há muito tempo mudou a Missa Católica para um simulacro que só é baseado na Missa, mas pode ser em língua vernácula e de acordo com o protestantismo, há também muito tempo se dividiu em facções conservadoras e progressistas. Surgiu, no século XIX, um movimento que se propunha a garantir que a Igreja anglicana descendia dos apóstolos, era o Movimento de Oxford. Era um movimento parecido com a hermenêutica da continuidade de Bento XVI, que diz que a Igreja do Vaticano II é a mesma do Vaticano I, de Trento, de Éfeso… de Jerusalém. O Movimento de Oxford via a Igreja anglicana como a fragmentação da Igreja Católica, que segundo eles se dividiu também no ramo Romano e Ortodoxo, e tentava alguma romanização da liturgia e doutrina reformadas. Obviamente não deu certo, e John Henry Newman, que foi um dos líderes do movimento – foi inclusive nomeado Cardeal pelo Papa Leão XIII e hoje é Beato – se converteu à Igreja Católica, naquela época ainda tradicional, porque viu que ou se é católico inteiramente, ou se é um herege que se firma numa facção do partido a que está ligado.

    Mas Movimento de Oxford não foi ruim, como a hermenêutica da continuidade não é má. Só é ruim, inútil e enganador, se é tido como um fim em si mesmo. Muitos do Movimento de Oxford se aproximaram da verdade e se converteram à Religião Católica, única do Deus verdadeiro, e viram que as reformas, as mudanças propostas pelo anglicanismo e protestantismo, eram falsas, sediciosas, mentirosas. Muitos da hermenêutica da continuidade também já viram que as mudanças do Vaticano II e do modernismo são erradas e falazes, e voltaram à Igreja de Deus pura, a Católica integral, sem atenuações ou omissões.

    Desde aquele tempo do movimento, a Igreja anglicana era dividida em direita e esquerda, em conservadores da mudança e eternos reformadores, como desde o concílio Vaticano II a Igreja Católica dos papas modernos está dividida, não é mais Una, nem Santa, nem Católica e nem Apostólica, porque a verdade foi relegada ao mesmo nível da mentira, a injustiça começa daí e, como o homem é inclinado para o mal por causa do pecado, o erro, a mentira, é o que prevalece, é o que fica no lugar da verdade, do certo. Deveríamos aprender com o mundo, com os erros do mundo, para não sermos como o mundo, que morre. A Igreja anglicana na época do Movimento de Oxford era igual a Igreja do Vaticano II, e hoje, tolera uniões homossexuais, sacerdócio feminino e homossexual, divórcio, controle da natalidade, etc., também não houve aumento no número de fiéis, que caem a cada ano aos montes. Ora, essas coisas acontecem no mundo, mas na Igreja Católica, a Igreja de Cristo, Santa e Imaculada, a qual foi prometido que as portas do mal não prevaleceriam?

    As portas do inferno não prevalecerão, mas pela traição e apostasia do clero e dos católicos que não se preocuparam em guardar a fé, a Igreja é perseguida, injuriada, sacrificada como o Senhor Jesus Cristo. Aqueles que têm alguma consciência e informação, veem que essa Igreja que muda com o mundo, que iguala ou rebaixa a verdade às mentiras, não é a Igreja Católica, mas uma prostituta assentada num lugar Santo.

    O Caminho de Israel foi dito por Deus a Moisés, que dizia: Guardai, pois, e fazei o que o Senhor Deus vos mandou; não declinareis nem para a destra nem para a sinistra, mas andai pelo caminho, que o Senhor vosso Deus vos prescreveu, para que vivais e vos suceda bem, e para que os vossos dias se prolonguem na terra cuja posse obtereis (Deuteronômio 5, 32-33). Para o cristão, a meta tem que ser a de Cristo, a vista deve ser a de Cristo, o falar tem que ser o de Cristo, o agir tem de ser o de Cristo, é difícil, porém devemos perseverar no que Cristo ensinou, mandou e nos deu a graça de possuir. Não devemos nos apartar do que Deus, por Cristo e pelo Espírito Santo de Cristo, nos mandou; não devemos ir para nem para a direita, conservando as mudanças dos hereges, nem para a esquerda, exigindo sempre mais mudanças!

    Curtir

  11. Nossa!!!
    Só falta chamar aquele “liturgo mor” para ajudar a redesenhar a nova missa inculturada…
    FRATRES, a única palavra é : “Desolação”!
    Alguém aí se lembra da Profecia de la Salette?

    Curtir

  12. Pedro Leitão e Mariana, os pobres necessitam da proteção da Igreja, a Igreja tem a obrigação moral de ajudar os pobres e defendê-los, nisto vocês e os TL’s estão certos. É um escândalo que haja pessoas que morram de fome, sem ter o que comer, que para a ambição de senhores de negócios florestas sejam devastadas sem remuneração aos que delas dependiam e à natureza. Entretanto, colocar essas preocupações acima da salvação das almas, do zelo pelo que é o seguimento correto da Doutrina e da Liturgia, é erro, é perverter o objetivo central da Igreja, é profanar a missão santa da Igreja.

    Os Papas Leão XIII e Pio XI trataram em suas Encíclicas justamente de questões sociais e relacionadas com a ciência e natureza do homem. Para ajudar os pobres, a Igreja antigamente não precisou adulterar o Evangelho, omitir o que não convém a umas partes do mundo ou esquecer de sua missão e de seu lugar superior. Não precisa apoiar a esquerda para ajudar o pobre, nem ser da direita para garantir a liberdade de cada ser humano. A Igreja é Católica e de Cristo, não é do mundo nem da direita ou da esquerda!

    Basta ler as Encíclicas desses grandes Papas, para ver a solicitude, caridade e precisão que os Pontífices Leão XIII e Pio XI trataram defendendo os pobres e também os ricos das ideias da direita e da esquerda, para que todos possam ver a verdade, a Igreja, e, seguindo-a, se salvarem. Eles falaram sobre o social, sem se despreocuparem com a alma dos que estavam sob seu cuidado. O papa Francisco devia aprender com eles, não com as esquerdas, as heresias, os erros…

    Curtir

    1. As Encíclicas de Leão XIII e Pio XI foram as que eu li até agora sobre o social. Certamente outros Papas da Igreja Santa e Católica se pronunciaram sobre a questão social, sem mitigar ou omitir a verdade evangélica para agradar aos infiéis. Por isso foram Papas odiados pelo mundo, por serem fiéis a Cristo.

      Curtir

  13. Se conferirmos as profecias de La Salette, de Quito, assim como Fátima, todos os fatos previstos por N Senhora para os séculos XX e XXI em andamento, batem perfeitamente com a apostasia de muitos do clero, do povo também, sendo uma das que até hoje não entendi é de milhões de “católicos” e até do clero elegerem comunistas para nos governar.
    É só conferirem os noticiários, procedimentos das pessoas, a ética-moral social sob a ótica evangélica e tirar facilmente as conclusões da debandada, a começar em cada esquina uma relativista seita protestante, atestado de ignorância religiosa.
    Sábado pp o titular do programa “Questões de Fé”, Pe Cândido, lá de BH – terrinha de alguns TLs – da TV Horizonte, disse que não quer até às eleições nos próximos programas sobre assuntos políticos para se evitarem polêmicas, defesa ora de um lado, ora do outro, mas programas leves, de música….
    Entendi assim: serão: “Questões de Música”, não se toque em política, fique em cima do muro, em nada se instrua o povo de como votar – ao menos evitarem os piores candidatos – e, próximo ás eleições, peça ao povo que vote com “consciencia”…
    Isso diz o Senhor Deus: Eis eu mesmo vou pedir conta a esses pastores do meu rebanho, e acabarei com eles para que nunca mais apascentem o rebanho, nem se apascentem jamais a si próprios; livrarei o meu rebanho da sua boca, e ele não mais lhes servirá de comida. Ez 34,10.

    Curtir

Os comentários estão desativados.