Desmentidos que confirmam e esclarecimentos que confundem.

A chamada do Papa – esclarecimento Vaticano

Por Andrés Beltramo Alvaréz | Tradução: Fratres in Unum.com – Depois da polêmica das últimas horas sobre a chamada telefônica do Papa à senhora Jaqueline Lisbona, da cidade de San Lorenzo, em Santa Fé, Argentina, o diretor da sala de imprensa do Vaticano acaba de emitir a seguinte comunicação, que reproduzimos aqui na íntegra. É importante esclarecer que a doutrina da Igreja Católica em matéria da comunhão não mudou.

Evidentemente, era necessário um esclarecimento da parte da Santa Sé. Talvez poderia ter chegado antes. Considero, por outro lado, infeliz a passagem que pretende culpar os jornalistas, que só fazem o seu trabalho, pela confusão. Não somos ingênuos, sempre haverá quem busque levar “água para o seu moinho” e manipular a situação para favorecer certa agenda. Porém, o passado recente deixou bastante claro o quão negativo pode ser para a Igreja apontar o dedo contra toda a imprensa, sem distinguir nem considerar matizes. Os resultados deste exercício nunca foram bons.

É também relevante observar que a declaração não desmentiu a chamada do pontífice. Só fala genericamente de colóquios pessoais. Seria mais simples negar de maneira clara o telefonema. Mas se não o fez, é por algo. Isso para quem, com boa vontade, tinha duvidado abertamente da veracidade do relato de Lisbona. Dito isso, eis a declaração completa.

* * *

Declaração do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé

No âmbito das relações pessoais pastorais do Papa Francisco houve diversas chamadas telefônicas.

Como não se trata, absolutamente, da atividade pública do Papa, não há que se esperar informações ou comentários por parte da Sala de Imprensa.

As notícias difundidas sobre essa matéria — já que estão fora do âmbito próprio das relações pessoais — e sua amplificação midiática não têm, portanto, confirmação alguma de confiabilidade e são fonte de mal-entendido e confusão.

Portanto, há de se evitar deduzir desta circunstância consequências relativas ao ensinamento da Igreja.

16 Comentários to “Desmentidos que confirmam e esclarecimentos que confundem.”

  1. Preferia que ficassem calados… Ao menos me restaria a esperança que fosse falso

  2. Realmente…………JESUS DE NAZARÉ, nosso DEUS, t e m que voltar……..preferencialmente…logo! Amém!
    Quando a desordem, a indecisão e os enganos……..saem de dentro da IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA, das suas maiores Autoridades Eclesiais……………….não tem mais jeito,não!

    Só DEUS retornando!!!!!!!! MARANATHA, AMORE nostro!!! Amém!

    Para mim,…..desmentir, é mentir….. e, em certos casos…é o mesmo que confirmar!!!!

  3. Não sei o porquê destas dúvidas, o Papa já se tinha manifesto acerca desta situação em Setembro do ano passado. Há pessoas que não acreditam no que os seus olhos vêm e no que os seus ouvidos ouvem, simplesmente porque têm uma conceção errado do que é o papa e acham que este não pode ir contra o Espírito Santo e falar contra os mandamentos da Igreja, e dai têm uma atitude de negação e são incapazes de ver a podridão que vai na Igreja.
    Esperemos pelo Sínodo de Outubro e talvez nessa altura os surdos voltem a ouvir e os cegos voltem a ver a podridão que vai nesta Igreja. É claro há sempre alguns que ao ler estas palavras já pensaram que a Igreja não muda e que isso é impossível, mas a estes eu digo sim a Igreja de Cristo não muda mas as opções de alguns passam pela aposta e é o que se passa com esta noticia.

    “Eu também considero a situação de uma mulher com um casamento fracassado no seu passado e que também fez um aborto. Então, essa mulher se casa novamente, e ela é agora feliz e tem cinco filhos. Que o aborto em seu passado pesa sobre sua consciência e ela sinceramente lamenta ele. Ela gostaria de seguir em frente na sua vida cristã. Qual é o confessor que fazer?….” Entrevista do Papa 30 Setembro 2013

  4. Queria dizer “as opções de alguns passam pela apostasia”

  5. O fato do Papa apresentar-se ao telefone como “padre Bergoglio” demonstra o pouco amor que tem ao altíssimo cargo que ocupa…deveria ter mesmo continuado como simples padre.

  6. Às vezes tenho dúvidas quanto a veracidade destes fatos. Um telefonema pessoal que se torna público. Vários telefonemas do Papa Francisco se tornaram públicos e isto não acontecia com os telefonemas de Bento XVI. Se este Papa foi colocado lá para mudar as coisas não sabemos, uma coisa eu sei: a igreja progressista está agindo fortemente para mudar a doutrina católica e pode muito bem, alguém estar soltando estes boatos de telefonemas que podem não ter existido, assim como o Frei Betto também tem lançado seus encontros com Francisco e o Boff já alegou que tem contato com o mesmo. Temos muitos lobos trabalhando para destruir a Igreja por dentro. Só o tempo dirá quem é Francisco e para que veio (se foi para confirmar seus irmãos na fé, como mandou Jesus, ou se para fazer uma revolução na Igreja). Precisamos rezar muito por ele e pelos sacerdotes. Devemos lembrar que quem vendeu Jesus era um dos seus discípulos. Na Igreja sempre ouve traidores da fé.

  7. Meu Deus! Será que será o tempo todo assim: declarações absurdas e depois sala de imprensa consertando, desmentindo, reformando…

  8. Inegavelmente, tudo esta situação está mesmo um verdadeiro bergoglio, ops… Quis dizer, imbróglio…

  9. Eu,….às vezes, penso,que podem ser intrigas, de quem perdeu algum posto….ou simples fofocas. jornalísticas, para vender publicações, …etc.

    Nunca vi antes, no Pontificado de PAULO VI, JOAO PAULO I, JOAO PAULO II, BENTO XVI (os Papas que conheci), nunca percebi,…. tanta fofoca, tantas fotos constrangedoras, tanto desmentido, tantas “entrevistas” com “idéias” estranhas, ao CATOLICISMO que sempre professamos……………….!!!!!!

    Realmente, parece que nosso Papa atual é muiito “diferente”…..que tem uma ‘missão” esquisita…bem diversa, da Missão dos seus quatro ultimos antecessores…….
    Fico até constrangida de pensar e escrever assim,mas, suas palavras e atitudes, por vezes me escandalizaram……..!!!!!!!!!

    Muitas vezes ,penso: será que ele agrada a JESUS?????……

    Fico com vergonha de que a AMERICA LATINA, esteja na EUROPA, fazendo um papel estranho…
    OREMOS por D.BERGOGLIO……. Creio, que ele está precisando de muitas orações, especialmente,….do ROSARIO MARIANO!!! Amém!

    DEUS o perdoe e ilumine!!!!!! e, a nós também! Amém!
    MARANATHA!

  10. Lu,

    Nem a sala de impressa da Santa Sé nega o telefonema e o conselho. Apenas diz que não faz comentários sobre atividades não públicas e que a amplificação das notícias sobre tais atividades não públicas resulta em confusão.

    Então o telefonema existiu, o conselho existiu, e a sala de imprensa, sabendo qual é a doutrina da Igreja, quer apenas que a perigosa mídia não amplifique a notícia para não gerar confusão.

    • É William, a coisa está feia! Parece que o Papa veio para revolucionar a Igreja. O Papa Bento XVI tinha de sair de cena, pois estava impedindo a “reforma”…Acredito que vamos viver brevemente este parágrafo do Catecismo da Igreja Católica: “Antes do advento de Cristo, a Igreja deve passar por uma provação final que abalará a fé de muitos crentes.” (CIC 675)

  11. Pois é…

    Acho que depois do Bergóglio, no próximo conclave os cardeais elegerão rapidamente um italiano. E as portas do papado para a América Latina estarão fechadas por séculos, o que, cá entre nós, talvez seja providencial…

  12. Cá o outro Alexandre, o mais desbocado…

    Enfim, é vergonhoso uma situação dessas. A que ponto chegamos… a que ponto chegaremos?

    Quem viver, verá. Verdade maior só Jesus.

  13. FRATRES:
    Aqui no interior, divisa de Minas e São Paulo se tem o costume de dizer:
    “Boca fechada, não entra mosquito!”
    Penso que algumas pessoas preferem a morte a fechar a boca, porém, com a bocarra aberta, só dizem besteiras, levando milhares de almas à perdição infernal…
    Rir para não chorar…
    Depois aparecem os neo-con tentando defender o indefensável…
    Ah, mas nada demais, afinal, eles são “tutti buona gente!”

  14. Quando a imprensa se alegra, certamente a Igreja deve chorar.

    http://fidespress.com/?p=1131