O ecumenismo de Francisco (II).

Um animado almoço de Francisco com seu amigo Traettino na Casa Santa Marta.
Um animado almoço de Francisco com seu amigo Traettino na Casa Santa Marta.

Um preâmbulo de Sandro Magister – tradução de Fratres in Unum.com – Quando vazou a notícia, confirmada pelo padre Federico Lombardi, que o Papa pretendia ir privadamente a Caserta para encontrar um amigo [Giovanni Traettino], pastor de uma comunidade evangélica local, o bispo da cidade, Giovanni D’Alise, ficou surpreso. Nada sabia de nada.

Ademais, o Papa havia programado esta visita relâmpago a Caserta justamente no dia da festa de Sant’ana, padroeira da cidade. Ao se verem marginalizados, houve entre os fiéis a ameaça de revolta. Foi necessária toda uma semana para convencer o Papa a mudar a programação e a dividir a viagem em duas partes: a primeira, sábado, 26 de julho, publicamente, aos fiéis de Caserta, e a segunda, de maneira privada, na segunda-feira seguinte, ao amigo evangélico.

[…]

[Em encontro com pastores evangélicos, Francisco] lhes disse ter tomado conhecimento, por sua amizade com o pastor Traettino, que a Igreja Católica, com sua presença imponente, obstaculiza demais o crescimento e o testemunho dessas comunidades [evangélicas]. E que, também por esse motivo, tinha pensado em visitar a comunidade pentecostal de Caserta: “para desculpar-se pelas dificuldades provocadas à comunidade”.

* * *

Papa pede perdão por perseguições dos católicos aos pentecostais.

Francisco foi a Caserta para se reunir com pastor que é seu amigo. A visita já foi qualificada como histórica.

G1 – O Papa Francisco pediu nesta segunda-feira (28) perdão pelas perseguições cometidas pelos católicos aos pentecostais, durante viagem à cidade de Caserta (no sul da Itália) onde se reuniu com seu amigo e pastor evangélico Giovanni Traettino.

A visita já foi qualificada como histórica, pois é a primeira vez que um Papa viaja do Vaticano para se encontrar com um pastor protestante.

“Entre as pessoas que perseguiram os pentecostais também houve católicos: eu sou o pastor dos católicos e peço perdão por aqueles irmãos e irmãs católicos que não compreenderam e foram tentados pelo diabo”, afirmou o pontífice.

Francisco esteve em Caserta, em 26 de julho, para celebrar uma missa em honra à padroeira Santa Ana diante de 200 mil católicos.

Desta vez Francisco retornou para se reunir com a comunidade de pentecostais da cidade ao norte de Nápoles e com 350 protestantes vindos de todas as partes do mundo. Ele pediu que os cristãos se unam na diversidade.

“O Espírito Santo cria diversidade na Igreja. A diversidade é bela, mas o próprio Espírito Santo também cria unidade, para que a Igreja esteja unida na diversidade: para usar uma palavra bonita, uma diversidade reconciliadora”, assinalou.

O Papa também pediu que os cristãos ajudem os mais fracos e os necessitados, e que caminhem ao lado de Deus.

“Não compreendo um cristão que está quieto, o cristão deve caminhar. Há cristãos que caminham ao lado de Jesus, mas em alguns momentos não caminham na presença de Jesus. Isto é porque são cristãos que confundem caminhar com andar, são errantes”, ponderou.

Após o ato, que durou cerca de hora e meia, o Papa almoçou com a comunidade, divulgou a Santa Sé em comunicado.

Francisco saiu esta manhã de helicóptero da Cidade do Vaticano e aterrissou em Caserta às 10h15 (05h15 de Brasília), no heliporto da Escola de Suboficiais da Aeronáutica Militar italiana no Palácio Real de Caserta e seguiu de carro até a casa do pastor.

Após esta conversa privada, os dois religiosos foram de carro à igreja evangélica da reconciliação de Caserta, onde alguns fiéis curiosos aguardavam a chegada do papa.

Francisco os cumprimentou antes de entrar na igreja, onde a reunião aconteceu longe das câmeras.

* * *

Leia também:

O ecumenismo de Francisco.

42 comentários sobre “O ecumenismo de Francisco (II).

  1. Seria lindo se o ecumenismo desse que atualmente ocupa o trono de Pedro abrangesse também os fiéis católicos tradicionais, que estão cada vez são mais marginalizados, pelo Papa e seus colaboradores. Agora, uma diocese inteira que está sob intervenção…acredito que talvez o objetivo de Francisco seja transformar a Igreja Católica em protestante…

    Curtir

  2. “Desta vez Francisco retornou para se reunir com a comunidade de pentecostais da cidade ao norte de Nápoles e com 350 protestantes vindos de todas as partes do mundo. Ele pediu que os cristãos se unam na diversidade.
    “O Espírito Santo cria diversidade na Igreja. A diversidade é bela, mas o próprio Espírito Santo também cria unidade, para que a Igreja esteja unida na diversidade: para usar uma palavra bonita, uma diversidade reconciliadora”, assinalou.”

    O que entender disso? A Igreja que ele está falando não é a Igreja Católica como sempre foi entendida; ela está nos moldes da “igreja invisível” dos protestantes. A única diferença é que nela há um lugarzinho também para os católicos.
    Do “a Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica” parece que passamos para o “a Igreja de Cristo inclui também a Igreja Católica”.

    Curtir

  3. Parece que uma Itália com poucos protestantes não agrada. Melhor que fique igual a América Latina, “o continente da esperança”.

    Curtir

  4. Para quem tiver dificuldades de entender o que houve, imagine que o Papa vem ao Brasil no dia de Nossa Senhora Aparecida e ao invés de participar das celebrações da padroeira decide apenas visitar o Silas Malafaia e lastimar as dificuldades que os católicos criaram para seu crescimento (opa, essa parte esquece, no Brasil os católicos não criaram dificuldade nenhuma para o crescimento protestante).

    Curtir

  5. Os pentecostais estão entrando em nossas igrejas para quebrar as imagens… já aconteceu várias vezes esse ano…

    Curtir

  6. O nosso querido Francisco poderia sugerir um pedido de desculpa de seu amigo pelo mortos católicos vítimas da inquisição protestante.

    Curtir

  7. Francisco, o senhor não é maior que Igreja! Não ouse com seu ego megalomaníaco ser maior que a Igreja! Beije-a os pés invés de expô-la ao ridículo com seu Pontificado que é um flagelo para a Igreja!

    Não ouse Papa Francisco se antepor à Igreja, porque lutarei por Ela ainda que seja contra Vossa Santidade! O senhor não tem o direito de fazer isso, não cuspa publicamente da Face da Esposa de Cristo.

    Meu Deus! Por favor, encurtai esse Pontificado e nos livre desse homem!

    Curtir

  8. Queria vê-lo pedir perdão à FSSPX, aos Franciscanos da Imaculada, à Diocese da Ciudad del este, isso sim.. Eu tenho saudade do meu Papa, eu com saudade de um Papa que é PAI da Igreja Católica, não dos demais hereges, apóstatas, ateus, e cia.
    Será até onde isso vai???
    É triste, é vergonhoso, são os segredos Marianos acontecendo.

    Virgem de Fátima, ora pro nobis!

    Curtir

  9. Quando lia esta noticia pensava que estava a ver um filme de segunda categoria e que estava a ver um papa protestante a dizer que a reforma protestante era fruto do Espírito Santo (e eu que pensava que era fruto do pecado) . E comecei a pensar como é que acabaria este filme surreal, mas não foi preciso muita imaginação para seguir o enredo. De seguida o papa do filme começou a dizer que “somos todos filhos de deus e todas a religiões são iguais perante deus, Judeus, Muçulmanos, Cristão e as outras religiões. Todas as religiões se devem unir numa nova religião mundial que adora o grande arquitecto. Cada um deve seguir o que a sua consciência lhe indicar como bem”. De seguida vi aqueles que seguiam a doutrina católica a serem perseguidos porque se recusavam a idolatrar nesta nova religião os deuses do ecumenismo. Enquanto isso eram fechados os seminários que davam frutos de santidade acusados, de se fecharem às novas ideias.

    Curtir

  10. “O vento sopra onde quer” (São João 3,8).
    Alguém questiona as razões do Espírito Santo, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade?

    Curtir

    1. O Espírito Santo sopra onde quer, verdade, mas sempre em direção à Roma, à doutrina ensinada por Cristo, transmitida pelos apóstolos, guardada pelos bispos fiéis.

      Curtir

    2. É preciso saber distinguir bem as coisas. Uma coisa é o Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade; outra coisa é um ser humano, como é o papa Francisco.

      Curtir

    3. Ora Renato Assis, se em nova entrevista surgir uma declaração papal dizendo que ser muçulmano ou cristão é a mesma coisa e que Deus também está presente no hinduísmo e na umbanda, devemos engolir essa citação fora de contexto de que “O vento sopra onde quer”? Estaríamos a questionar o Espírito Santo?

      Faça-me o favor!

      Curtir

    4. O Espírito Santo sopra aonde quer, mas não sopra uma verdade para x e outra para y: Deus não pode se contradizer!

      Curtir

  11. Se soubesses a tristeza que me acorre quando vejo estas notícias…Está se tornando insuportável….talvez seja melhor eu parar de ler e só fazer o que mais me cabe como leigo…
    Alguém tem alguma informação para informar o que realmente aconteceu? Os hereges foram perseguidos por leões na arena???
    Por favor, tem alguma informação melhor sobre isto???

    Curtir

  12. Orações pela conversão dos hereges:

    1.º O’ Virgem poderosa, que unica déstes o golpe mortal a todas as heresias em todo o mundo, dignae-Vos de libertar o universo christão dos laços do demonio.

    Volvei os vossos olhos misericordiosos ás almas seduzidas pela astucia de Satanáz, para que rejeitando o veneno das heresias, os corações transviados se arrependam e voltem á unidade da verdade catholica, mediante a vossa poderosa intercessão junto a Nosso Senhor Jesus Christo, vosso Filho, que vive e reina com Deus Padre em união do Espirito Santo por todos os seculos dos seculos. Amen. (100 dias de indulg.)

    2.º Senhor Jesus, clementissimo Salvador do mundo, supplices Vos exoramos por vosso sacratissimo Coração que todas as ovelhas errantes agora se convertam para Vós, Pastor e Bispo das nossas almas, Vós que viveis e reinaes com Deus Padre em união com o Espirito Santo por todos os seculos dos seculos. Amen. (300 dias de inulg. cada vez.)

    Oração pelo Santo Padre, o Summo Pontifice.

    [tradicional e em português também tradicional de antes do modernismo]

    O’ Jesus, cabeça invisivel da santa Egreja, que a fundastes sobre uma firme pedra, e promettestes, que as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ella, conservae, fortificae e guiae aquelle que lhe déstes por cabeça visivel. Fazei que elle seja o modelo do vosso rebanho, assim como é o seu pastor. Seja elle o primeiro por sua santidade, doutrina e paciencia, assim como o é por sua alta dignidade: seja elle digno Vigario de vossa caridade, assim como o é da vossa autoridade. Inspirae-lhe um zelo ardente de vossa gloria, da salvação das almas e da santa religião. Dae-lhe coragem invencivel para combater os inimigos de vosso santo Nome, e uma firmeza inabalavel, para oppôr-se aos estragos do erro e da impiedade. Dae-lhe a plenitude de vosso espirito, para conduzir a barca agitada de vossa santa Egreja atravéz dos escolhos que a cercam.
    Consolae seu coração afflicto, sustentae sua alma abatida, fazei voltarem suas ovelhas desgarradas. Ajudae-lhe a levar o peso da sua alta dignidade e de todos os trabalhos que a acompanham. Dignae-Vos, ó meu Deus, escutar benigno os votos que Vos dirigimos por elle, e concedei-lhe longos annos, para augmentar a vossa gloria e o triumpho da vossa santa religião.
    Amen.
    V . Oremos pelo nosso Summo Pontifice…. [Francisco]
    R. O Senhor o conserve, vivifique e beatifique na terra, e não o entregue nas mãos de seus inimigos. Amen.
    Padre Nosso. Ave Maria. Gloria Patri. (300 dias de indulg.)

    Jesus, Nosso Senhor, cobri com a protecção do vosso divino Coração o nosso santissimo Padre. . . [Francisco], e sêde sua luz, sua força e seu consolo. (300 dias de indulg. cada vez)

    Curtir

  13. Creio que o Espírito Santo conduz a Igreja e não questiono a escolha do PP Francisco como sucessor de Pedro, mas, me corrijam se eu estiver errada, o Espírito Santo cria (?) diversidade na Igreja (Católica Apostólica Romana) e não na “igreja”. E existe uma só Igreja, não?
    Não defendo a perseguição seja lá de quem for, mas até onde sei e, diga-se de passagem, sinto na pele, quem sofre perseguição é quem põe uma medalha no pescoço e anda com o Santo Terço na mão. Protestantes perseguidos por católicos?? Isso é sério?!

    Curtir

    1. O Pior é que muitos católicos estão achando lindo maravilho, mas não têm noção do que se trata o verdadeiro ecumenismo. Quantos irmãos vão cair nessa cilada medonha de participar de um culto e não de uma Santa Missa…

      Curtir

  14. Que péssimo exemplo, o Papa atual está dando ao mundo. Ele deveria, incentivar as pessoas das falsas religiões a se converterem, mudarem de vida. Ensinar os meios que sempre os Papas de Pio XII para trás ensinaram. A busca da verdadeira religião que Nosso Senhor nos deixou. Que é a Igreja, Católica Apostólica Romana. A única verdadeira, que já foi definida como dogma de fé. Ele como Vigário de Cristo na terra. Vem mais uma vez dando-nos um encetativo ao erro e a inverdade. Nesta época de crise precisamos estarmos bem atentos para as verdades fundamentais da nossa fé. Nossa Senhora de Salete. Nos disse, a respeito dos nossos dias:”Roma perderá a fé.” “Roma será a sede do anti-Cristo”…Então, nós não podemos escandalizar com estes procedimentos escandalosos do atual Papa. A Mãe de Deus, já nos alertou muitos anos atrás. Quando uma casa está em chama. Cabe os habitantes da mesma; procurar um refúgio seguro para se salvar. Assim também, devemos fazer. Refugiar num lugar seguro para não sermos queimados pelas “labaredas”. Ou seja: Agarrar na Tradição da Santa Igreja. Ver o que Ela sempre nos ensinou em todos os séculos. Isto é infalível, é seguro, jamais seremos enganados
    Joelson Ribeiro Ramos..

    Curtir

  15. 10/06/2014 15h26 – Atualizado em 23/06/2014 18h14

    Jovem quebra imagens da Igreja Matriz de Montes Claros

    Ato de vandalismo ocorreu no início da tarde desta terça-feira (10).
    Após o ocorrido, rapaz entrou em uma igreja evangélica próxima ao local.

    Um jovem de 18 anos quebrou sete imagens da Igreja Matriz de Nossa Senhora e São José, no início da tarde desta terça-feira (10), na região central de Montes Claros (MG). O santuário é tombado pelo patrimônio histórico.

    “As imagens têm um valor muito importante, valor sentimental e religioso para a comunidade, pois a Matriz é a 1ª igreja de Montes Claros”, comenta padre Dorival.

    Segundo testemunhas, após quebrar as imagens de gesso e madeira, o jovem entrou em uma igreja evangélica, próximo ao local do ocorrido. Para impedir a fuga do rapaz, os padres da Igreja da Matriz cercaram o local até a chegada da polícia.

    “Estávamos em uma reunião com os novos padres e de repente fomos chamados. Quando chegamos na Matriz, nos deparamos com uma pessoa quebrando todas as imagens”, diz o padre Gilberto Santos Junior.

    Junto com o rapaz, a polícia apreendeu alguns medicamentos que podem ser para o controle de distúrbios mentais.

    -.-

    Homem surta, invade igreja e quebra imagens de santos em Montes Claros

    10/06/2014 18:33 | Atualizado em 10/06/2014 20:28 Um homem foi preso depois de invadir a matriz de Nossa Senhora e São José, em Montes Claros, e quebrar imagens de santos. Ele alegou ter surtado após esquecer de tomar um remédio controlado.
    Jovem destrói imagens de igreja histórica de Montes Claros e causa revolta em fiéisÍtalo Tiago Ferreira da Silva danificou sete peças sacras da Matriz de Nossa Senhora e São José. A polícia investiga se o crime teve motivação religiosa, já que o jovem foi encontrado escondido em um templo da Igreja Evangélica Universal do Reino de Deus

    http://www.alterosa.com.br

    Luiz Ribeiro

    Publicação: 11/06/2014 20:13 Atualização: 12/06/2014 12:13

    Padres e outras lideranças católicas de Montes Claros ficaram revoltados com a destruição de sete imagens da Matriz de Nossa Senhora e São José – a mais antiga da cidade. O ato foi cometido por Ítalo Tiago Ferreira da Silva, de 18 anos, que está preso no presídio local. Na terça-feira, ele invadiu a igreja e, usando uma pedra, derrubou e quebrou o que encontrou pela frente, totalizando sete peças sacras: as imagens de Santo Agostinho, Santa Mônica e de São Sebastião e a representação de quatro anjos.

    Ítalo somente não provocou prejuízo ainda maior porque foi contido por um grupo de 15 padres, que participavam de uma reunião no salão paroquial ao lado da Matriz e foram chamados pelo zelador da igreja. O rapaz tentou fugir, mas foi perseguido pelos padres e encontrado dentro de um templo da Igreja Evangélica Universal do Reino de Deus, situada na Praça de Esportes, a 500 metros da Matriz de Nossa Senhora e São José. Preso em flagrante, ao prestar depoimento na delegacia, ele alegou que toma remédio controlado e “não se lembrava” dos fatos.

    O delegado Carlos Alexandre Gomes dos Santos, que responde pelo caso, disse que Ítalo Tiago deverá ser indiciado pelos crimes de danos ao patrimônio público (que prevê pena de um a três anos de reclusão) e de ultraje ao sentimento religioso (previsto no artigo 208 do Código Penal), que prevê pena de até um ano de prisão. O delegado informou também que, até então, aparentemente, o rapaz agiu isoladamente. Mesmo assim, será investigado se houve algum vínculo entre a atitude dele e a Igreja Universal do Reino de Deus. Ontem, a reportagem tentou, mas não conseguiu falar com a direção da igreja evangélica em Minas.

    “O que aconteceu não foi somente a quebra das imagens, mas algo mais sério, que atingiu também a nossa fé”, afirmou o pároco da Matriz de Nossa Senhora e São José, padre Dorival Barreto Junior. Ele disse que recebeu muitas ligações e mensagens pela internet, de pessoas manifestando indignação e solidariedade. “Recebemos manifestações até do exterior. As pessoas ficaram muito sentidas”, afirmou o sacerdote. Ele disse que a providência da igreja agora será tentar um profissional especializado que possa restaurar as peças sacras. “Como a Matriz é tombada, entendemos que todas as imagens dela também são tombadas pelo patrimônio histórico, acrescentou”, lembrando que a igreja tem 182 anos de existência, sendo que foi totalmente reconstruída na primeira metade do século XX.

    O padre Diogo Afonso Maurício, que ajudou a conter o rapaz que invadiu a igreja, disse que o ataque as imagens provocou um sentimento de perda entre os católicos da cidade, levando várias pessoas ás lágrimas. “O sentimento (de perda) foi muito grande não somente da nossa parte, dos sacerdotes, mas do povo. As pessoas ficaram muito indignadas por causa dessa intolerância religiosa”.
    Outro que testemunhou o episódio é o padre Gilberto Rodrigues Junior. “Foi um ato muito respeitoso. Estamos num país democrático, mas todos têm que respeitar o direito ao culto dos outros”, declarou Gilberto.

    http://www.em.com.br

    ESTE OUTRO SACRILÉGIO FOI FEITO NO DIA DE NA. SRA. DO CARMO!

    O Estado de S. Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2014

    Evangélicos invadem igreja e destroem imagens de santos

    Rene Moreira

    São Paulo — Por causa de religião, dois jovens evangélicos invadiram a igreja matriz, no centro de Sacramento, em Minas Gerais, e destruíram oito imagens de santos nesta quarta-feira, 16. Um dos rapazes, de 20 anos, foi localizado e alegou ter feito isso por não concordar com a idolatria às estátuas, comum na Igreja Católica. Ele foi autuado e preso. Outro suspeito fugiu e está sendo procurado. O ataque revoltou os católicos da cidade, pois um dos alvos foi a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, tombada pelo Patrimônio Histórico e que aguardava data de coroação no Vaticano. A prefeitura local divulgou uma nota lamentando a “violência religiosa”.

    17/07/2014 15:24 – Atualizado em 17/07/2014 15:24

    Evangélico invade igreja e destrói imagens de santos em Sacramento

    Thais Oliveira – Hoje em Dia

    A cidade de Sacramento, região do Alto Paranaíba do Estado, está em estado de choque. Um evangélico invadiu, nessa quarta-feira (16), a igreja católica da cidade e quebrou diversas imagens de santos, entre elas a da padroeira da cidade Nossa Senhora Aparecida, tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal.

    Segundo a Polícia Militar (PM), Mizael Rodrigues Félix, 20 anos, é evangélico e alegou ter destruído as imagens por não serem condizentes ao seu credo. O suspeito, natural do Rio de Janeiro, afirmou que estava de passagem pela cidade e disse ter residência em Uberlândia. Félix foi preso em flagrante e encaminhado para o Presídio de Sacramento.

    A PM informou ainda que o homem usou as próprias mãos para quebrar as imagens. Ao chegar no local, os militares se depararam com o suspeito dando murros na imagem de Nossa Senhora Aparecida, que já estava quebrada no chão.

    De acordo com o pároco do município, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, além das imagens, o homem também teria quebrado cadeiras do presbitério e do altar e duas vidraças. “Ele ultrapassou a depredação do patrimônio público, pois também feriu a fé ao destruir todos os símbolos religiosos da cidade. A maioria das imagens destruídas tinha mais de 100 anos. As pessoas já estavam acostumadas a frequentar a igreja e ver aquelas imagens no altar”, afirmou o padre.

    O pároco explicou que a imagem de Nossa Senhora Aparecida é do ano de 1857, de madeira e única no mundo e que seria coroada pelo Papa Francisco. “Por mais que se recupere as imagens, o sentimento é de perda e impotência diante do que ele fez”, lamentou. De acordo com o padre, já foi enviado um ofício pedindo a colaboração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Minas Gerais (IPHAN/MG) para restaurar as imagens destruídas. A igreja está agora está fechada e somente será reaberta no domingo para celebração de missa.

    Em nota, o prefeito do município Bruno Scalon Cordeiro lamentou o ocorrido. “Confio que as autoridades competentes apurem este ato criminoso, onde foram destruídos objetos religiosos seculares, imagens sacras, verdadeiras relíquias, inclusive, algumas tombadas pelo patrimônio público, como a imagem da padroeira do município”, disse.

    Segundo a Polícia Civil, Félix aparenta ter distúrbios mentais e teria fugido de uma clínica de Uberlândia. Ele responderá pelo crime de dano qualificado. O delegado Rafael Jorge da delegacia de Sacramento é o responsável pela investigação.

    http://www.hojeemdia.com.br/noticias/evangelico-invade-igreja-e-destroi-imagens-de-santos-em-sacramento-1.255191

    Evangélicos invadem igreja e destroem oito imagens de santos

    Um dos alvos foi a imagem de Nossa Senhora tombada pelo Patrimônio Histórico e que aguardava data de coroação no Vaticano

    17/07/2014 – Dois jovens evangélicos invadiram a igreja matriz, no centro de Sacramento, Minas Gerais, e destruíram oito imagens de santos. Um deles, de 20 anos, foi localizado e alegou ter feito isso por não concordar com a idolatria às estátuas, comum na igreja católica. O outro suspeito fugiu e está sendo procurado. O rapaz acabou autuado e foi preso.

    O ataque, registrado nesta quarta-feira (16), revoltou os católicos da cidade. Um dos alvos foi a imagem de Nossa Senhora, tombada pelo Patrimônio Histórico e que aguardava data de coroação no Vaticano.

    A prefeitura local divulgou uma nota lamentando a violência religiosa. Imagem foi quebrada e cuspida no mês passado.

    No mês passado, um crime parecido aconteceu em uma cidade da Paraíba. Segundo o pároco de uma igreja, cerca de quatro adolescentes teriam roubado uma imagem de uma santa da casa de uma devota e em seguida, urinado e quebrado a imagem.

    O padre fez um boletim de ocorrência e alegou haver um confronte religioso na cidade em que a maioria de seus moradores são evangélicos.

    Vilipendiar publicamente de ato ou objeto religioso é crime. A pena é prevista no artigo 208 do Código Penal Brasileiro.

    Diário do Nordeste

    http://www.sganoticias.com.br/2014/07/evangelicos-invadem-igreja-e-destroem.html

    Curtir

  16. Quanta hipocrisia

    Que alguém peça desculpas por mal que tenha feito é uma coisa, mas lamentar por qualquer mal é outra.

    Quem deveria pedir desculpas a quem?

    Mas tive uma ideia! Um homem, quando refletia sobre certa corrida automobilística, coisa muito séria – como pôde alguém largar em quinto lugar e chegar no mesmo quinto lugar quando outro alguém largar em último e chegar em terceiro lugar, tendo este recebido prêmio … terá sido justo? Não, não é inédita. O que? A idéia! Pois o pior herege já não tenha pensado ou o melhor homem não a colocou na sua lista de boas intenções – e a idéia? Tá bem. Mas vou falar baixo, possa ser que algum cardeal ou tal bispo ouça.

    Que acham de fazemos o próximo conclave convocando protestantes? Vejam, sei que será difícil arrumarmos candidatos, mas tá cheio de Avizes do lado de lá, sem falar dos Hummeses…Ninguém me condene por espalhar. Talvez um papa protestante seja a melhor forma de reparar o mal que fizermos a eles-nós.

    Curtir

  17. Bergoglio é candidato a algum cargo eletivo, a nível nacional ou internacional? O método dele angariar votos soma ou divide? Quantos votos pentecostais temos na Itália?E quantos votos católicos tradicionais e conservadores? E quantos muçulmanos?Lamento que as estruturas administrativas da Igreja tenham sido tomadas de assalto, como as de vários países, principalmente no Ocidente,mas não creio que isto vai durar nem cem anos. Pelas tendências já descritas por Pitirin A.Sorokin, por algumas análises de Gustav Le Bon, Alberone e outros, penso que processos cosmovisionalmente contraditórios, alimentados simultaneamente, gerarão conflitos e fragmentações agudas em menos de três décadas.
    Pena que, estando nós em época de armas supersofisticadas, inclusive químicas, biológicas e atômicas, além das semânticas, a reconfiguração, a neo morfogênese , se dará com muito sofrimento, muita dor, muito sangue. Não fosse Deus Clemente e Misericordioso, seria o fim da espécie humana sobre a face da Terra.

    Curtir

  18. Notícia pequena, mas de extrema gravidade, pois cria um ambiente favorável para os chamados “festejos” da heresia de 1517.

    Curtir

    1. Pois é…imagino o festão que vai ter no vaticano em 2017…e não vai ser pela aparição de N.Senhora…

      Curtir

  19. Por mim não! Divergências teológicas a parte, tenho amizade com pentecostais e protestantes, e nunca os ofendi. Que ele peça desculpas por ele. Então que ele seja específico e bem claro: o pedido de desculpas deve-se aos erros cometidos por homens, porque os erros são dos homens, não da Igreja de Cristo. Se ele acha que a Igreja errou, isto é muito sério, vindo de um Papa. Neste caso, que faça como Bento XVI: renuncie. O Papa deve servir a Deus, não a imprensa.

    Curtir

  20. Encarando a realidade de frente: o discurso de Francisco é perfeitamente alinhado aos ideais maçônicos.

    A todos,
    Salve Maria.

    Curtir

    1. Exatamente. E como um animal furta-cor, de acordo com o meio, ou com a ocasião, vai se travestindo das diversas cores do comunismo, do protestantismo, da maçonaria, pra semear a confusão nos meios católicos. Mas o Imaculado Coração da Bem- Aventura Virgem Maria, triunfará. Este é o nosso consolo, e será a confusão deles.

      Curtir

  21. Quais católicos então foram tentados pelo diabo? São Pio de Pietrelcina ao dizer que o fundador do protestantismo é Lúcifer? Ou São Francisco Xavier ao dizer aos Protestantes “Deus não está na igreja de vocês”

    Curtir

  22. Se não estivermos no fim dos tempos, creio que no futuro esses acontecimentos que estamos vivendo ainda serão muito investigados por teólogos católicos (católicos de verdade). Coisas que por muito tempo não seriam consideradas possíveis, terão acontecido (estão acontecendo agora); pois agora alguns Dogmas e a fé estão sendo testados no fogo, e o real alcance de alguns Dogmas está sendo posto a prova. Creio que a Igreja vai buscar medidas pastorais para se blindar contra assaltos internos.

    Tenho essa esperança, pois para alguma coisa a situação atual tem que servir, embora minhas esperanças de que isso ocorra sejam abaladas quando no meio desse rol de problemas vejo velhos erros sendo repetidos. De fato, não há garantias totais que essa crise atual seja uma vacina contra as futuras semelhantes a ela, mas permaneço alimentando essa esperança. Talvez seja uma busca por consolo, aquele consolo semelhante ao do doente que padece daquelas doenças que só acometem uma vez e que durante os períodos mais difíceis fica se lembrando que pelo menos aquilo não vai voltar.

    Curtir

  23. Somente sinto vontade de chorar . O que me consola é que no fim o Imaculado Coração de Maria irá triunfar!

    Curtir

    1. Partilho do seu sentimento. Doí no coração.
      É castigo de Deus. A nossa fé está a ser testada. Quando isto terminar a nossa fé será maior que a existia na Idade Média.
      “Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará”

      Curtir

  24. Só vi o papa pedir um perdão desnecessário,não vi o outro lado pedir perdão pelas ofensas a Maria e pela quebra de imagens.

    Curtir

  25. Um Papa que não prioriza seu rebanho! Que esse pontificado passe rápido, pois os estragos já São muitos.

    Curtir

  26. Talvez se o Papa mandasse fechar as portas de todas as igrejas católicas, então elas parariam de atrapalhar o crescimento das igrejas “evangélicas”. Afinal de contas, tanto faz, não é mesmo?

    Deus meu, desta vez, parece que o fim REALMENTE está bem próximo.

    Curtir

Os comentários estão desativados.