Igreja Católica critica “Pai Nosso” para Hugo Chávez.

Folha de São Paulo – A Arquidiocese de Caracas, máxima autoridade da Igreja Católica na Venezuela, condenou a criação de uma oração para o ex-presidente Hugo Chávez, baseada no “Pai Nosso”.

O texto, divulgado na última segunda-feira durante seminário com a presença do presidente Nicolás Maduro, pede a Chávez que proteja seus seguidores da “tentação do capitalismo”, da “maldade da oligarquia” e do “crime do contrabando”.

Em nota, os religiosos, liderados pelo cardeal Jorge Urosa Savino, pediram ao governo e aos membros do partido que evitem a divulgação do texto como um sinal de respeito à oração, a mais comum entre os cristãos.

“O Pai Nosso vem dos lábios de Jesus Cristo e por isso é intocável. Assim como ninguém pode mudar a letra do hino nacional para honrar uma pessoa, também ninguém deve a mudar o Pai Nosso nem qualquer oração”.

Além do respeito aos símbolos cristãos, a Arquidiocese de Caracas ainda pediu que a oração chavista deixe de ser difundida “para que não haja outro motivo de divisão do povo venezuelano”.

Desde a morte de Chávez, em março do ano passado, alguns de seus seguidores passaram a cultuá-lo. Alguns deles chegaram a criar templos para celebrar sua memória em cidades venezuelanas.

Tags:

12 Comentários to “Igreja Católica critica “Pai Nosso” para Hugo Chávez.”

  1. Isso também vai acontece aqui deste lado do Amazonas, e vai enaltecer alguma figura da esquerda revolucionária.
    Entretanto, ao contrário da Arquidiocese de Caracas, aqui a CNBB vai se limitar a emitir uma nota oficial dizendo que “lamenta” a decisão sempre concluindo o texto repetindo que “reafirma seu compromisso com a democracia e sua luta contra as injustiças sociais e blá,blá,blá…..”

  2. Nas missas RCC o Pai-nosso pe modificado ao bel prazer dos padres cantores e a CNBB não faz nada!

  3. A excomunhão dos Socialistas/comunistas é automática. Episódios assim mostram que somente mentes excomungadas imaginam isso.

  4. Como diz o ditado “O diabo não dá o que promete”, por isso que a Venezuela faltam os alimentos mais essenciais. E não para por aí, o povo venezuelano viu o “pão que o diabo amassou” e nós brasileiros vamos ter que comer, já que quem financia via BNDES o joio deste pão somos nós.

    PS – A Igreja catolica nunca fez nada contra Chavez e agora que é tarde demais resolveu lançar uma notinha?

  5. Fiquei chocada quando vi essa publicação!!! É um desrespeito!!

  6. Como dizia Chesterton: “quem não acredita em Deus passa a acreditar em qualquer coisa”.

  7. Que coisa mais inconcebível… como gostam de macaquear tudo o que é sagrado…
    PAI perdoai-os pois não sabem o que fazem.

  8. É o fim! Fim dos tempos: apostasia,heresias, tibiezas, falsas doutrinas,idolatrias,neo-paganismos, etc e tal…
    ” Pai- nosso do Chávez” !!! …… Ó!…quanta ignorancia…!Tremenda falta de respeito com o Sagrado….e,mau gosto..puro! Cruzes!!!

  9. Vergonha…. A hierarquia da nossa santa Igreja não fez o que devia. Agora toda a América Latina está inundada de “bolivarianismo”. Que tristeza. E isso em povos de maioria nominalmente “católica”. Quando os Bispos vão acordar para suas obrigações, meu Deus?

  10. ”PAI NOSSO” somente DEUS Todo Poderoso, ÚNICO merecedor da nossa ADORAÇÃO.

  11. No Brasil ajudando o PT, na Venezuela o PSUV do Já-Foi-Tarde Chávez é o que faz a Teologia da Libertação via MARXISMO CULTURAL, pois também é ativa na Venezuela e certamente colaborou na instalação do comunismo no país.
    Ela toma a doutrina, as leituras sagradas e as preces da Igreja católica e as submete a seus laboratorios de engenharia socialistas e os transforma em ensinamentos marxistas, disfarçado de ensino religioso católico, e as pessoas, devido á sutilidade do texto, não percebem que estão sendo enganadas, sendo implantado gradativamente até eu as mentes sejam idiotizadas.

  12. O que espanta é o fato de tantos brasileiros ainda apoiarem os partidos comunistas para que venham implantar no Brasil a mesma situação caótica. É incompreensível.