Sínodo com mordaça. Por quê?

Por Marco Tosatti – La Stampa | Tradução: Gercione Lima – Fratres in Unum.com: Pela primeira vez, depois de várias décadas de história, um Sínodo dos Bispos será realizado em grande parte à portas fechadas. A participação do público sempre foi vetada mesmo em sínodos precedentes, mas TODAS as intervenções, desde àquela do Arcebispo de Milão ao da mais longínqua diocese da Patagônia eram publicadas, na íntegra ou em resumo, todos os dias.

Já nesse Sínodo das Famílias, nenhuma intervenção será publicada.

É surpreendente que isso aconteça no reinado de um Pontífice que — pelo menos a julgar pela escolha que ele faz, e dos instrumentos de retórica que sempre usa — é considerado como o mais “moderno” e “progressista” da história recente. Nem mesmo na época dos “conservadores” São João Paulo II e Bento XVI jamais se colocou mordaça nos bispos.

Vejamos alguma etapas do processo. Foi pedido aos participantes que enviassem suas intervenções por escrito até o dia 8 de Setembro de 2014. No programa que indicava como deveria ser formulada a intervenção, se pedia que fosse indicado o “número” correspondente do Documento Preparatório (também conhecido como Instrumentum Laboris) e a parte específica de tal número que seria abordada pela intervenção. Evidentemente que não queriam que a intervenção abordasse temas gerais, talvez considerados perigosos. Será que deste modo buscavam impedir uma reação contra o que for proposto durante a assembléia?

Os jornalistas – e o público – saberão o que aconteceu através de uma conferência de imprensa em que os assessores de imprensa lhes darão uma idéia geral do debate. Será como um comunicado único em vários idiomas…

Hipótese: mas não será através das intervenções escritas que temos visto condenar o argumento apresentado pelo cardeal Kasper e que continua quase que diariamente a aparecer em entrevistas, que se poderá ver que a grande maioria, de Berlim às Filipinas, é contra. E assim, quem sabe, quiseram evitar que o fato aparecesse assim, tão flagrante, para que pudessem mais tarde conquistar ainda algum espaço de manobra pra voltar com outras propostas, mensagens… etc?

Daqui se conclui que quando alguém joga uma pedra em um lago, não deveria ficar assustado com as ondas provocadas.

E a comunhão nasce da liberdade de confronto, ao descoberto. Pedro e Paulo tiveram alguns confrontos. Mas tanto nos Atos dos Apóstolos como nas Cartas Paulinas essas intervenções foram claramente publicadas…

E nos causa surpresa também — se for pela nossa ignorância, estamos prontos a nos retratar — a passividade ímpar da mídia especializada que não reagiu à notícia de que pela primeira vez o Sínodo deverá fazer malabarismos entre o que é oficial e os boatos, sem o respaldo de documentos.

8 comentários sobre “Sínodo com mordaça. Por quê?

  1. O quadro que vinha se configurando em relação a este sínodo, desde que a realização dele veio a ser anunciada, já não era mesmo dos mais luminosos. Agora então, com toda esta mordaça, é que terminou de ficar sombriamente enevoado de vez. Simplesmente desolador…

    Curtir

  2. Quem já leu o livro do De Mattei ou o do Wiltgen deve ver os eventos recentes como profundamente familiares…

    Curtir

  3. Se isso ocorresse por exemplo num pontificado como o de Bento XVI, toda a imprensa alardearia o fato de que “o Papa censura a voz dos bispos” etc. Agora, não me surpreenderia que a imprensa sequer tocasse no assunto.

    Curtir

  4. Para mim está muito claro. O Sínodo não passa do que chamam de ” fogos de artificio” , ou seja,pura distração , pois prevalecerá apenas e tão somente o que Francisco quiser.

    Curtir

  5. È estarrecedor como 90% dos catolicos continuam com esperança que daqui ainda sai alguma coisa de bom , que de repente o bispo de roma ! diga:” surpresa! Afinal foi so um pesadelo o que tem estado a contecer nestes 16 meses, estava so a ver se vos pregava um susto..!”

    è extraordinario como é que ha tantos catolicos que acreditam no Papai Noel!
    E não enxergam nada de sobrenatural e doutrinal !!

    As palavreas da 1ªleitura de hoje de S. Paulo dizem tudo ! para quem quer ouvir claro!: “…que seja anatema quem prega outro evangelho,..volto a dizer anatema… se eu quisesse agradar aos homens nao agradaria a Deus…”

    O problema dos catolicos de hoje é um problema igualzinho ao dos fariseus do tempo de Jesus cegueira!!
    as palavras de S Paulo é so aplica-las ao que esta a contecer! para quer enxergar a realidade claro quem não quer ja era!
    O pior cego sempre foi o que não quis ver!

    Curtir

  6. Uma das causas de a Igreja sempre condenar a maçonaria são seus cultos à sombra, vedados ao público, portanto suspeitos.
    Havendo restrições conforme acima, por onde andariam os termos como: transparencia, compartilhamento e similares que dariam tônica a um encontro entre irmãos bispos e comunicando-se com o povo numa distensão total, sem precedentes?
    O Papa Bento XVI era o alvo de todo tipo de palavras que o traduziam num ditador, impostor e o momento seria hora de mostrar tudo ao contrario, contrariando seus procedimentos supostamente ditatoriais.
    Os partidos comunistas são os que falam uma em público; no entanto, às ocultas urdem suas tramas.

    Curtir

    1. Eu sempre estive com Bento 16, e ainda estou. Tenho a esperança de quando inaugurarem a nova Igreja, os Padres começem a apoiá-lo também. Entendam pessoal, a missão do Bento ainda não acabou, de acordo com La Salette, o Papa sairá do Vaticano e hoje é muito fácil saber porque ele vai fazer isso.

      Curtir

  7. – O papa Francisco aboliu o latim como língua oficial do Sínodo! Ai, que papa maravilhoso!!! Aboliu a língua morta que só uma elite de prelados entende, uhul! =)

    – As resoluções do Sínodo não serão publicadas nem divulgadas… =(

    Curtir

Os comentários estão desativados.