Cardeal Burke: Eu não disse que o Papa está prejudicando a Igreja, mas sim a falta de clareza.

Por John-Henry Westen – LifeSiteNews | Tradução: Fratres in Unum.com – O Cardeal da Cúria Raymond Burke emitiu um esclarecimento relativo à deturpação de sua declaração em uma entrevista ao BuzzFeed. Enquanto a agência noticiava que o Cardeal Burke disse que o Papa está “prejudicando a Igreja”, o purpurado, na realidade, declarou que o prejuízo se origina da falta de clareza sobre as posições do papa em questões relacionadas ao matrimônio e à Sagrada Comunhão.

O cardeal acrescentou que somente um esclarecimento do próprio Papa poderia dissipar a falta de clareza.

Eis o esclarecimento completo de Burke, dado ao Instituto Dignitatis Humanae, que havia ajudado a organizar a entrevista ao Buzzfeed:

Como padre, bispo e, finalmente, cardeal, eu somente penso em servir à Igreja de Nosso Senhor em obediência humilde ao Magistério e ao Santo Padre. A confusão desnecessária com relação às minhas razões não me ajuda neste serviço, especialmente, quando questões substanciais de princípio estão em jogo. Acredito firmemente que alguém também presta um serviço com lealdade ao expressar um juízo contrário, de acordo com a busca da verdade, e que só se serve com fidelidade quando se fala de maneira obediente e clara, de acordo com a sua consciência.

Eu não disse que o Papa Francisco prejudicou a Igreja. Ao invés disso, conforme revela a entrevista textual que acaba de ser publicada, fui perfeitamente claro ao dizer que foi a falta de clareza acerca da posição do Santo Padre em questões relacionadas ao matrimônio e à Sagrada Comunhão que causou o dano. É justamente por essa razão que, posteriormente, disse que somente uma declaração do próprio Santo Papa poderia dissipar essa falta de clareza.

Infelizmente, a confusão, como a gerada por essa entrevista particular, foi usada para retratar aqueles que se opõem à tese do Cardeal Kasper como motivada por uma animosidade pessoal contra o Santo Padre. Este não é o caso, embora, sem dúvida, isso ajude a fazer com que aqueles com determinado eixo ideológico trabalhem para que pareça assim.

21 Comentários to “Cardeal Burke: Eu não disse que o Papa está prejudicando a Igreja, mas sim a falta de clareza.”

  1. Tristes tempos!

    Vem Senhor Jesus, pois a alta hierarquia da Igreja apostatou-se.

  2. Mordeu agora assoprou. ” fui perfeitamente claro ao dizer que foi a falta de clareza acerca da posição do Santo Padre em questões relacionadas ao matrimônio e à Sagrada Comunhão que causou o dano.”

    Ora, ora, ora, a falta de clareza que prejudica a Igreja vem de quem ?? Até tu Burke !!

  3. Particularmente acho que nenhum cardeal deva se expor tanto e Burke tem exagerado nisso.
    Certamente já recebeu um “chega pra lá” e seu processo de rebaixamento será mais longo que o esperado; algo com o que aqui no Brasil chamamos de “fritura”!
    Penso que Ele quis fazer das suas falas muito mais uma última ação para se manter no cargo atual e ao que se vê, isto o levará apenas a ser um Cardeal respeitado, porém na prática, pouco ouvido. Creio que também pode ter sido usado como chamarisco, algo muito comum em processos de “fritura” e Ele acabou caindo na armadilha.
    É assim, também há política no Sacro Colégio…

    • Falou a voz de alguém que, com certeza, não acompanhou nada. Sequer leu as falas do cardeal Burke, sequer sabe o que aconteceu no Sínodo!
      Se é do grupo a favor do papa, de Kasper e Bruno, posicionou-se muito tarde. Por que? não tinha argumentos?
      Se é a favor dos conservadores… amigos como voce são piores que inimigos.
      Prefiro continuar achando que não sabe de nada, só quis julgar o cardeal. Tem gente que é assim, basta ver alguem apanhando pra querer bater também.

    • Olá Teresa,
      Respeito a sua opinião.
      Obrigado!

  4. Teria tentado apaziguar o que disse, com boas palavras, teria acabado no mesmo; se existiu neutralidade, acerca dos 2 casos, homossexualismo e re-uniões, então a dúvida prevaleceu e assim feito, continua como dantes.
    Apesar disso, considero o emin. Cardeal Burke um exemplaríssimo prelado, dos muito poucos que se opuseram ao relativismo dos Kasper e Associados e, se mais se manifestassem dessa forma, quem sabe teriam até encerrado prematuramente o Sínodo?.
    Não se tratou nesse caso de encarar o papa Francisco, mas de questionar sua neutralidade às propostas kasperistas, subtenderia velado apoio, como relatou e teria prevalecido a dúvida, dada sua neutralidade!
    Não acusando o papa Francisco, não se sabe o que existe por detrás das palavras do Card Kasper de suposto apoio, não acredito que em nenhum caso exista alguém em cima do muro!

  5. Pior que as trevas, é nenhum Bispo ter a coragem de falar como Mons Lefebvre.

  6. Qualquer semelhança entre Dilma e Francisco e entre a direita brasileira e Burke é mera coincidência.

  7. Tucanou…?

  8. Não sei onde tiraram isso, que o cardeal Burke afirmou que o papa prejudica a Igreja.
    Ele realmente se referiu ao silêncio do papa que dava margem a esta confusão, e a necessidade do mesmo se manifestar.
    A imprensa marrom, conforme ele mesmo disse, apressou-se em confundir a confusão provocada pelo silêncio do papa com a pessoa do papa, para atingir melhor os conservadores.

    E o papa Francisco prejudica a Igreja SIM, e quem diz isso não é o cardeal Burke. Eu juro a vocês que nos últimos tempos, quando vou acessar o fratres, a primeira coisa que me vêm à cabeça é: “qual é a heresia franciscana do dia?” Já acesso esperando o pior antes do site abrir.

    No mais, não criem expectativas em torno de Burke, especialmente em torno do que ele realmente NÃO DISSE. Mesmo porque ele no frigir dos ovos admite os mesmos princípios revolucionários do Vaticano II.

  9. Admiro muito esse Cardeal Pela ousadia de lutar pelo Evangelho, Pela Igreja diante de tantas ambiguidades desse papado. É preciso esclarecimento das coisas para que não se dê margem a tantas especulações que temos visto.

  10. “Eu não disse que o Papa Francisco prejudicou a Igreja. Ao invés disso, conforme revela a entrevista textual que acaba de ser publicada, fui perfeitamente claro ao dizer que foi a falta de clareza acerca da posição do Santo Padre em questões relacionadas ao matrimônio e à Sagrada Comunhão que causou o dano.”

    Poderia dizer, então, que a falta de clareza de Francisco causa dano à Igreja, Eminência?

    Por essas e por outras é que os conservadores não são “tradicionalistas”, ou melhor, simplesmente Católicos: falta coragem!

  11. A Sua eminencia Sr Cardeal Burke : ” Quem quiser seguir-Me tome a sua cruz e siga-me…” ” quem pegar no arado e olhar para traz não é digno …”, Quem quiser salvar a sua vida perde-la -á mas quem a perder por causa do evangelho ganha-la-á..” ,.”Quem não está comigo está contra mim e quem não junta comigo dispersa…” ;

    Infelizmente o Cardeal Burke esta como muitos catolicos aqui do Fratres divididos ! por um lado ve a casa a pegar fogo e a desmoronar então o que fazer ! :

    -Ficar calado a ver o que acontece! (os que assim tentaram não conseguem mais ver a desgraça)esses vão morrer soterrados se nao mudam de atitude!)

    -Continuar a justificar a injustificavel homicidio /suicidio da igreja efectuado por este cardeal bergoglio sentado na catedra de Pedro!(esses ou vao acabar por pecar contra o Espirito Santo não vendo a evidencia que Deus lhes mostra)

    -Desde Criticar(como fez o cardeal Burke o silencio de Bergoglio) até, chingar ,acusar, maldizer ” O Papa” Bergoglio como fazem muitos comentadores aqui do fratres-mas depois fazem um minha culpa “que não posso ser sedevancantista nem ir contra o Papa pois seria heresia grave e excomunhao”, então vivem numa quase esquizofrenia de sentimentos, e vem desdizer que afinal nao estão bem contra o papa mas contra o seu proceder! como se pudesse mais diferenciar as duas coisas como ficou bem exemplificado no artigo aqui “dos comunistas”

    -Por fim assumir a não legitimidade deste Papado (com razao) e ter a coragem para o atacar sem medos nem escrupulos e defender com unhas e dentes Nosso Senhor e a Sua Igreja!!!!!!!!!
    Ps(este artigo tb deve ser meditado pelo responsavel deste site pois não se pode nem deve por a fotografia de Bergoglio como Pontifice Nostro e deixar que se descorra todos estes artigos e comentarios sem ter a coragem de se tomar uma decisão eque salvaguarde a consciencia diante de Deus porque não fica salvaguardade se se mantem a hipotese de ser um papa verdadeiro a quem em situaçao nenhuma se deve promover a maldicencia!)
    cuidado SR Ferreti e dignissimos irmaos catolicos que veem e escrevem nese site

    Na vida tem que se ter a coragem para tomar decisoes em consciencia diante de Deus e dos homens

    Viva S Joao Baptista

    • Prezado Sr. Vasco,

      Não preciso lembrar-lhe que o Papa Paulo VI foi um dos
      piores Pontífices que a Igreja Católica já conheceu, certo?

      Deve se lembrar também que aquele Pontífice perseguiu,
      e não foi pouco, ao grande São Pio de Pietrelcina, não se lembra?

      Pois bem, acontece que São Pio de Pietrelcina, santo que era,
      tinha uma foto de Paulo VI em sua clausura, para rezar por ele…

      Será que o senhor o acusaria de “esquizofrenia de sentimentos” também?

      Pois tenha cuidado o senhor, meu caro,
      para não cair em sedevacantismo prático.

      Tenha coragem também para assumir que o Papa que temos hoje
      traz confusão e destruição à Igreja, sim, mas ele está longe
      de ser um fenômeno isolado, dado que a Igreja vem sendo
      INTERNAMENTE atacada há várias décadas.
      Bergóglio é resultado de um inverno de 50 anos,
      mas ele não é a causa deste inverno.

      Além do mais, a confusão é o castigo dos soberbos
      (segundo dizem os santos).
      Portanto, a sociedade moderna (e os católicos também)
      apenas está colhendo do fruto que foi plantado.

  12. Agora não adianta remendar Burke !

  13. Quem fala mal daquele que está à frente da Igreja e que foi legitimamente eleito peca contra a Igreja. Um dia serão pedidas contas disso. A desobediência contra os legítimos superiores é uma violação dos mandamentos. Cuidado com a língua, porque a língua afiada mata.

    • “Vamos! Aprontemos-nos para combater os ímpios anomeus. Se eles se indignarem com a designação de ímpios, fujam da impiedade e eu retiro o nome; renunciem aos pensamentos incrédulos e eu desistirei do apelativo injurioso. Se, porém, eles pelas obras profanam a fé e não se escondem, cobertos de vergonha, debaixo da terra, por que se irritam contra nós, que condenamos com palavras o que eles manifestam com ações?” (São João Crisóstomo, Da incomprensibilidade de Deus)

  14. “O Papa não é um soberano absoluto, cujo pensar e querer são leis. Ao contrário: o mistério do Papa é garantia da obediência a Cristo e à sua Palavra.” (Bento XVI)

    “É possível e até necessário criticar os ensinamentos do Papa, se não estiverem suficientemente baseados nas Escrituras e no Credo, ou seja, na fé da Igreja universal.” (Cardeal Ratzinger – O novo Povo de Deus. São Paulo, Paulinas, 1974, p. 140)

    “Aos sucessores de Pedro foi prometido o Espírito Santo não para que, pela sua revelação, manifestassem uma nova doutrina, mas para que, com a sua assistência, guardassem nela a sua integralidade e expusessem com fidelidade a Revelação transmitida por meio dos Apóstolos, o Depósito da Fé.” (Concílio Vaticano I, acerca do sentido e dos fins das prerrogativas pontifícias)

  15. Prezada Teresa, a FÉ vem antes da obediência. Não vou me estender sobre o assunto.

  16. Satanás realmente é astuto! Depois da posse de Bergoglio, acabou de criar uma nova casta de “transmontanos” do Modernismo!