“Nós, marxistas, lutamos junto com o papa para parar o diabo”. Entrevista com João Pedro Stedile.

IHU – João Pedro Stedile olha a primeira página do jornal Il Fatto Quotidiano em que se vê Maurizio Landini enfrentando a polícia. “Um líder sindical sem gravata? Sério?” A piada sintetiza muito o perfil e a história desse dirigente, já de nível internacional, do movimento “campesino”.

A reportagem é de Salvatore Cannavò, publicada no jornal Il Fatto Quotidiano, 03-11-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O Movimento dos Sem-Terra, é uma organização fundamental do Brasil, imortalizada pelas históricas imagens de Sebastião Salgado e com uma história de 30 anos feita de vitórias e de derrotas, mas sempre no primeiro plano da organização dos agricultores.

Stedile é o seu dirigente mais importante. Ele nunca usou gravata e sempre concebeu o seu papel como porta-voz de uma realidade pobre, muito em busca da sua própria emancipação.

Marxista ligado à história da teologia da libertação, ele foi um dos organizadores do Encontro Mundial de Movimentos Populares que ocorreu no Vaticano na semana passada. Em uma das sessões desse debate, que ocorreu entre as curvas sugestivas da sala do Velho Sínodo, ele sugeriu aos purpurados presentes que canonizem até “Santo Antônio… Gramsci”.

Os Sem-Terra, a imponente organização que ele dirige, com cerca de 1,5 milhão de membros, têm uma história antiga de ocupações de terra, de lutas e conflitos também duros. Mas também cultivam uma relação “leiga” com o poder, ou, como ele explica, de “autonomia absoluta”. Por isso, na última eleição brasileira, apesar de não se envolver muito no primeiro turno eleitoral, depois apoiaram Dilma Rousseff no segundo.

Chegando na Itália para o encontro no Vaticano, ele fez uma turnê de encontros na península apresentando o livro La lunga marcia dei senza terra [A longa marcha dos sem-terra] (EMI Edizioni), de Claudia Fanti, Serena RomagnoliMarinella Correggia.

No sábado à tarde, foi visitar a Rimaflow, em Trezzano sul Naviglio, a fábrica recuperada que Stedile, diante de 300 pessoas, batizou como “embaixadora dos Sem-Terra em Milão“.

Eis a entrevista.

Como nasceu o encontro no Vaticano?

Tivemos a sorte de manter relações com os movimentos sociais da Argentina, amigos de Francisco, com os quais começamos a trabalhar no encontro mundial. Assim, reunimos 100 dirigentes populares de todo o mundo, sem confissões religiosas. A maioria não era católica. Um encontro muito proveitoso.

O senhor é de formação marxista. Qual a sua opinião sobre o papa e a iniciativa vaticana?

O papa deu uma grande contribuição, com um documento irrepreensível, mais à esquerda do que muitos de nós. Porque afirmou questões de princípio importantes como a reforma agrária, que não é só um problema econômico e político, mas também moral. De fato, ele condenou a grande propriedade. O importante é a simbologia: em 2.000 anos, nenhum papa jamais organizou uma reunião desse tipo com movimentos sociais.

O senhor foi um dos promotores dos Fóruns Sociais nascidos em Porto Alegre. Há uma substituição simbólica por parte do Vaticano em relação à esquerda?

Não, acho que Francisco teve a capacidade de se colocar corretamente diante dos grandes problemas do capitalismo atual como a guerra, a ecologia, o trabalho, a alimentação. E ele tem o mérito de ter iniciado um diálogo com os movimentos sociais. Eu não acho que há sobreposição, mas complementaridade. Em todo caso, assumo a autocrítica, como promotor do Fórum Social, do seu esgotamento e da sua incapacidade de criar uma assembleia mundial dos movimentos sociais. Do encontro com Francisco, nascem duas iniciativas: formar um espaço de diálogo permanente com o Vaticano e, independentemente da Igreja, mas aproveitando a reunião de Roma, construir no futuro um espaço internacional dos movimentos do mundo.

Para fazer o quê?

Para combater o capital financeiro, os bancos, as grandes multinacionais. Os “inimigos do povo” são esses. Como diria o papa, esse é o diabo. Mesmo que todos nós vivamos o inferno. Os pontos traçados do encontro de Roma são muito claros: a terra, para que os alimentos não sejam uma mercadoria, mas um direito; o direito de todos os povos de terem um território, seu próprio país, pense-se nos curdos de Kobane os nos palestinos; um teto digno para todos; o trabalho como direito inalienável.

Os Sem-Terra organizam cursos de formação sobre Gramsci e Rosa Luxemburgo. Nenhum problema para trabalhar com o Vaticano?

Nós vivemos uma crise epocal. As ideologias do segundo pós-guerra se aprofundaram. As pessoas não se sentem mais representadas. No entanto, essa crise também oferece oportunidades de mudança, desde que ninguém se apresente com a solução pronta no bolso. Será preciso um processo, um movimento de participação popular. E qualquer pessoa disposta a participar dele deve ser incluída.

No Brasil, vocês apoiaram a eleição de Dilma Rousseff. Qual é a sua opinião sobre o governo do PT e o seu futuro?

A autonomia, para nós, é um valor importante. O PT geriu o poder com uma linha de “neodesenvolvimentismo”, mais progressista do que o neoliberalismo, mas baseada em um pacto de conciliação entre grandes bancos, capital financeiro e setores sociais mais pobres. A operação de redistribuição da renda favoreceu a todos, mas principalmente os bancos. Agora, porém, esse pacto não funciona mais, as expectativas populares cresceram. O ensino universitário, por exemplo, integrou 15% da população estudantil, mas os 85% que ficaram de fora pressionam para entrar. Só que, para responder a essa demanda, seria preciso ao menos 10% do PIB, e, para levantar recursos desse tamanho, se romperia o pacto com as grandes empresas e os bancos.

Então?

O governo tem três caminhos: unir-se novamente à grande burguesia brasileira, como lhe pede o PMDB, construir um novo pacto social com os movimentos populares ou não escolher e abrir uma longa fase de crise. Nós queremos desempenhar um papel e, por isso, propomos um referendo popular para uma Assembleia Constituinte para a reforma da política. A força do povo não está no Parlamento.

Qual é a situação do Movimento dos Sem-Terra hoje?

A nossa ideia, no início, era a de realizar o sonho de todo agricultor do século XX: a terra para todos, bater o latifúndio. Mas o capitalismo mudou, a concentração da terra também significa concentração das tecnologias, da produção, das sementes. É inútil ocupar as terras se, depois, produzirem transgênicos. Não é mais suficiente repartir a terra, mas é preciso uma alimentação para todos, e uma alimentação sadia e de qualidade. Hoje visamos a uma reforma agrária integral, e a nossa luta diz respeito a todos. Por isso, é preciso uma ampla aliança com os operários, os consumidores e também com a Igreja. Somos aliados de qualquer pessoa que deseje a mudança.

33 comentários sobre ““Nós, marxistas, lutamos junto com o papa para parar o diabo”. Entrevista com João Pedro Stedile.

  1. Parece as divagações de um louco…. atira pra todo lado, fala muito e não diz nada, acende um vela pra Deus e outra para o diabo, dá uma no cravo e outra na ferradura…. e o “francisco” caminhando para a esquerda, “condenando as grandes propriedades”… entre elas, o Vaticano…. querem boa alimentação e produção, mas são contra os bancos e os empresários…. o ideal é ir todo mundo para a selva e cada um plantar sua mandioca e seu milho e tudo bem….

    Deus tenha misericórdia de nós….

    Curtir

    1. Rsrsrs…

      Com a permissão da palavra, parece mesmo conversa de doido com maluco!
      Alguém pode me responder algumas perguntas?!
      Quem é o diabo nessa confusão aí?! O que significa “relação leiga com o poder”? Não existe isso no ordenamento jurídico. Será uma nova forma de receber recursos públicos sem ter que prestar contas aos Tribunais de Contas? Sem ter um CNPJ junto à Receita Federal?! E de onde vem essa “autonomia absoluta”, se nem os Estados federados têm?! Se, se considerar que o que ele chama de “autonomia absoluta” é a soberania, então só a União tem. Então ele julga que a dita “organização” está em igualdade ou acima da União?! Já tem até “embaixada”?! E qual instituto de pesquisa declarou que a “imponente organização” tem cerca de 1,5 milhão de membros?!
      E pensar que essa gente tem espaço na mídia e no Vaticano!!!

      Curtir

    2. Os campos due exterminio no Camboja foram exatamente isto, Nereu. Sera que mostram isto nas univeperversidades ?

      Curtir

  2. Tristes tempos. Final dos Tempos. Sinal dos Tempos!
    Como a hierarquia católica apostatou-se, conf. previsão de profetas.

    Curtir

  3. … “Nós, marxistas, lutamos junto com o papa para parar o diabo”. Entrevista com João Pedro Stedile.”
    Viram, que beleza o J Stédile: lutamos com o papa para parar o diabo, mas fica a pergunta “seu” Stédile, qual deles?
    De cara, o comuna Stédile associou sua imagem de marxista ao papa Francisco no mesmo seu patamar ideológico, concordam?
    No primeiro diabo a que se associou, assumido marxista como é de o sr é uma satanista, por tanto aliado do diabo, de cara, pois odeia Jesus-Igreja.
    No segundo caso, disse ter se aliado ao papa para combater o diabo: como combater o diabo com outro se acaso ele também quisesse combater o diabo com uma doutrina diabólica assumida pelo sr.Stédile satanista, e da qual alega estar a seus lado?
    Uê Stédile, o papa Francisco estaria apoiando ideologia marxista e concordaremos? Jamais!
    Todo reino dividido contra si mesmo não subsiste, diz a biblia, comparando aos ódio recíprocos que acontecem entre si os muçulmanos, outros pagãos e satanistas!
    Abaixo, “seu” Stédile, 3 “perolas” de seu mais renomado “profeta”, Vladimir I Lênin, do qual são exímios seguidores e discípulos.
    1- Chame os outros do que v é, e acuse os outros do que v faz.
    2 – Somos a favor do terror organizado e isso deve ser admitido francamente.
    3 – Precisamos odiar. O ódio é a base do comunismo. As crianças precisam ser ensinadas a odiarem seus pais se não forem comunistas.
    V pode acreditar num traste humano como Stédile que poderia ser a imagem do diabo promovendo seus interesses nesse mundo, em oposição frontal ao S Evangelho e a quem se associar ao seu doutrinário marxista?
    Perguntem D Burke,D Pell, D Gadecki, D Caffarsa etc. se estão de acordo com isso?
    Procurem vídeos de Stédile e de seus violentos pronunciamentos, frontalmente apoiando a Fidel Castro e doutros idem carniceiros e os comparem á luz da doutrina da Igreja!!

    Curtir

  4. “ubi enim est thesaurus tuus ibi est et cor tuum”
    [Onde está o seu tesouro, aí está também o seu coração]
    (Mt 6, 21)

    Assim, se para os santos, doutores e bons pastores
    da Igreja o inferno é estar privado de Deus,
    (posto que o seu tesouro é o Céu),
    para esses cômunas materialistas o inferno é ser pobre,
    e o seu tesouro é nada mais que o dinheiro mesmo.

    Eu desconfiava que o que Francisco chamava de “diabo”
    não fosse de fato o diabo.. Mas a verdade é que
    a figura que ele chama de “diabo” é propositadamente ambígua:
    Cada um entenda como bem lhe aprouver.

    Os comunistas, por sua vez, chamam “diabo” a
    figura da “grande meretriz” do apocalipse..
    Afinal, qual figura mais digna do título de meretriz
    do que o “capitalismo selvagem” e a (falta de) moralidade
    norte-americana, propagada aos quatro cantos no mundo
    moderno?

    Acontece que essa meretriz será morta e despojada por ninguém
    menos que o anticristo (ou, em nossos tempos, por outra
    “figura” do anticristo, tal como o foi Nero).
    Esse mesmo anticristo que será aplaudido, elogiado,
    aprovado e incentivado pelo falso profeta, para que o adorem
    [Ap 13, 12].

    Curtir

  5. Em outros tempos seria excomunhão na hora! Ali! Já!!! O Papa entregaria pessoalmente e diria “vá parar o Diabo no inferno!”

    Curtir

  6. Não se anota o que um socialista fala. Embora a aproximação de Francisco com esse bandido seja reprovável, é impossível saber o que é verdade em um discurso socialista.

    Sobre esse encontro no Vaticano, seria melhor que não tivesse ocorrido: “Quem visita os sábios torna-se sábio; quem se faz amigo dos insensatos perde-se.” (Provérbios 13,20)

    Curtir

  7. O cristão q apoiar uma ideologia satanista como a q é o marxismo, está indo contra os ensinamentos de Jesus Cristo, pois Marx declarou várias vezes q odiava a Deus ja q era comunista declarado. Por onde o comunismo passou ele destruiu famílias e nações, o ódio, a guerra e a aniquilação eram pregados de maneira fanatica. Hj ja existem no Brasil padres q lutam contra essa ideologia, e o Papa também ja fez pronunciamentos contra o marxismo, é só procurar q encontra. Por isso quero deixar claro q a doutrina da Igreja Católica é contra o marxismo e enquanto houver cristãos q conhecem a doutrina não permitiram q essa maldição se propague, pois a Fé q temos em Deus é muito maior q o mal q o marxismo q encobre o comunismo quer instaurar. Glória a Deus, q Ele reine pela eternidade.

    Curtir

  8. Para compreendermos este papa temos que comprar um dicionário de termos comunistas, só assim entraremos no plano do discurso papal sem equívocos.
    “Vamos repetir juntos do fundo do coração: nenhuma família sem-teto! Nenhum camponês sem-terra! Nenhum trabalhador sem direitos! Nenhuma pessoa sem a dignidade que dá o trabalho”. … “continuem com a vossa luta, caros irmãos e irmãs, faz bem a todos nós”, .. “Não se compreende que o amor pelos pobres é o centro do Evangelho. Terra, casa e trabalho, aquilo para o qual vocês lutam, são direitos sagrados. Exigir tais coisas, de fato, não é algo estranho, é a doutrina social da Igreja”.Papa Francisco

    Judas era comunista, porque apenas se preocupava com os pobres…dai os louvores do papa a Judas.
    “Judas não era o mais pecador, não sei quem era… Judas pobrezinho,” Papa Francisco
    3Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo. 4Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse: 5Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres?São João.

    “a nossa batalha” não é contra pequenas coisas, “mas contra os principados e as potências, isto é, contra o diabo e seus aliados” Papa Francisco. Para compreender este discurso, só temos que ouvir os amigos do papa. “Para combater o capital financeiro, os bancos, as grandes multinacionais. Os “inimigos do povo” são esses. Como diria o papa, esse é o diabo. ”
    E faz-se luz…tudo se liga usando a lógica comunista, “os principados e as potências” são,”o capital financeiro, os bancos, as grandes multinacionais”.

    Curtir

  9. Um marxista visitando outro marxista com um verniz aguado de catolicismo como o Papa atual dá nisso…

    Quem pensava que depois de Paulo VI demoraríamos a ter um papado medíocre e vacilante enganou-se….

    Curtir

  10. A que ponto chegamos?!?

    Como isso pode acontecer na Igreja Católica Romana?

    Enquanto o papa Francisco CONVIDA e recebe o líder MARXISTA do MST no Vaticano com honras de chefe de Estado……….
    …………………………………………….do outro lado do Atlântico, mais precisamente no Brasil…

    A agenda gay, com direito a Kit gay (vídeo “não gosta de meninos”), é disseminada em colégio dito “CATÓLICO” jesuíta em Belo Horizonte-MG (colégio Loyola). Pior. Para alunos da 2ª série do Ensino Médio (idades 16/17 anos) nas aulas de teologia (com t minúsculo), em detrimento de outros ramos da Teologia (Dogmática, Sistemática…).

    E os cristãos brigando contra o kit gay nos colégios públicos leigos do Brasil!!!

    Só nos resta bradar em alta voz:

    São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!

    Curtir

  11. Pois é Juliana, eu tambem ja vi críticas do Papa ao marxismo. E é exatamente isso o que nos deixa tontos. O Papa criticar o marxismo e receber, com honras, esse marxista assumido. Até que, só receber, podia. O Papa São Pio X recebeu o fundador do sionismo, Theodor Herzl, em 1904, que lhe foi pedir apoio para a fundação de um estado judaico na palestina, ao que o Papa lhe respondeu. Os judeus não reconheceram Nosso Senhor, por isso não podemos reconher o povo judeu. Lí isso em um artigo chamado “Nom Possumos, aqui no Fratres.

    Curtir

  12. Na verdade, meu caros, tanto faz o que o Papa Francisco fale ou quem receba, pois ninguém dá muita bola mesmo para isso. O último Papa que fez diferença para o mundo foi João Paulo II, que ajudou a derrotar o nefasto regime comunista. Já o Papa Francisco ficará marcado como alguém que falou muito, mas não disse nada, que prometeu muito, mas que fez nada ou muito pouco. Infelizmente!

    Curtir

  13. “Os Socialistas, para curar este mal, instigam nos pobres o ódio invejoso contra os que possuem, e pretendem que toda a propriedade de bens particulares deve ser suprimida, que os bens dum indivíduo qualquer devem ser comuns a todos, e que a sua administração deve voltar para – os Municípios ou para o Estado. Mediante esta transladação das propriedades e esta igual repartição das riquezas e das comodidades que elas proporcionam entre os cidadãos, lisonjeiam-se de aplicar um remédio eficaz aos males presentes. Mas semelhante teoria, longe de ser capaz de pôr termo ao conflito, prejudicaria o operário se fosse posta em prática. Pelo contrário, é sumamente injusta, por violar os direitos legítimos dos proprietários, viciar as funções do Estado e tender para a subversão completa do edifício social. ” (Rerum Novarum – Leão XIII, 1891)

    Sr. Stédile, sinta-se à vontade para vomitar as asneiras que saírem de sua cabeça doentia. Pouco importa!
    A IGREJA CATÓLICA SEMPRE COMBATERÁ SUA SEITA DIABÓLICA ATÉ OS CONFINS DO MUNDO, ainda que vocês consigam cooptar a Cátedra de Pedro para seus embustes e ciladas. A Igreja é muito maior do que Bergoglio.
    Rejubile-se das batalhas que você tem ganhado! Celebre o quanto quiser enquanto ainda há tempo!
    O Coração Imaculado de Maria triunfará tanto mais quanto maior ser tornar a ousadia dos comunistas.

    Curtir

  14. Ora, se um marxista (pelo menos é como esse senhor se intitula) fala do diabo, por pura e simples lógica dos termos, alguma coisa está errada: ou ele não é marxista (pois marxistas, como tais, não creem na realidade sobrenatural), ou está mentindo (coisa em que, aliás, os marxistas são especialistas). Penso que a conclusão dessa disjuntiva não precise sequer ser explicitada, só não a vê quem não quer.

    Por outro lado, o diabo em si, “pai da mentira” como o chamou Nosso Senhor, gosta muito de que pensem equivocadamente que o combatem quando na verdade o ajudam. É uma de suas artimanhas prediletas, conforme os maiores exorcistas (padre Amorth, por exemplo). Para combatê-lo de forma inequívoca, sem medo de enganar-se, só há uma forma eficaz: oração, sacramentos, mortificação e recurso a Nossa Senhora. Sem isso, pode-se dar combate aos bancos, ao capitalismo, ao que for, o diabo dará é muita risada.

    Curtir

  15. Então quando Francisco fala no diabo é a esse aí que se refere. Isso explica muita coisa, ele tem mesmo o hábito de mudar o sentido das palavras (misericórdia, por exemplo).
    Aquela Bíblia versão Pastoral (cujas notas foram escritas a partir da perspectiva da “teologia da libertação”) bem que já “explicava” em qualquer menção ao diabo nas Escrituras que o significado seria “alienação”, “divisão na comunidade”. Nada mais esperado que um seguidor dessa corrente fizesse o mesmo.

    Curtir

    1. Verdade. A tradução e as notas da Edição Pastoral são bem TL. Só fala em comunidade,bla bla bla….. Pegue as notas e compare com outra de tradução mais digna e rapidamente se nota a diferença, tanto nas notas quanto na própria qualidade da tradução!

      Curtir

  16. “Nós, marxistas, lutamos junto com o papa para parar o diabo” diz Stedile. Que bom seria se fosse verdade, Chapeuzinho Vermelho! pois “todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá”! (Mt 12,25)

    Curtir

  17. Maduro afirmou que com a eleição de Dilma, vem revolução por aí: ou façamos como os Ucranianos e expulsamos estes que fazem parte da KGB do Putin para fora do Brasil, ou então não será só papel higiênico que vai faltar no Brasil.

    Curtir

  18. Caros cristãos, paz e bem!

    Às vezes, não entendo certas atitudes de Papa Francisco. E ao ler o trecho que copio abaixo, dessa entrevista, encontro-me assim:

    O trecho é:
    “Do encontro com Francisco, nascem duas iniciativas: formar um espaço de diálogo permanente com o Vaticano e, independentemente da Igreja (grifo meu), mas aproveitando a reunião de Roma, construir no futuro um espaço internacional dos movimentos do mundo.

    Para fazer o quê?

    Para combater o capital financeiro, os bancos, as grandes multinacionais. Os “inimigos do povo” são esses. Como diria o papa, esse é o diabo (grifo meu)”.

    Talvez nesse encontro o Papa estivesse assumindo a posição de chefe de estado, do país Vaticano. E, nesse sentido, o diálogo laico com movimentos sociais para criar uma aliança contra quem detém a maior parte da riqueza faz algum sentido. Só que caracterizar quem detém o domínio do Poder Econômico como o ‘diabo’ não faz sentido.

    Dizer que o Papa usou o termo ‘Diabo’ de forma conotativa não procede, pelo fato de ele ser um Papa, chefe da Igreja Católica Apostólica Romana, que tem por obrigação defender a Palavra de Deus. E a Bíblia fala quem é o diabo: um espírito impuro, um anjo caído (Isaías 14,12), “pai da mentira”(João 8,44), que tem o “império da morte”(Hebreus 2,14), que “peca desde o princípio” (1 João 3,8). Além do mais importante: foi para desfazer as obras do diabo que Jesus veio ao mundo (1 João 3,8).

    Papa Francisco não é uma pessoa leiga qualquer. E não é permitido a ele usar o termo ‘Diabo’ em sentido figurado nem relativizar esse termo, pois ele é o chefe espiritual da Igreja que tem Cristo como cabeça.

    Olhando sob outra ótica, dizer que o diabo é “o capital financeiro, os bancos, as grandes multinacionais.” é também querer reduzir o reino de Deus a este mundo, como fazem alguns membros da Teologia da Libertação-TdL. Só que Jesus foi bem claro ao dizer: “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui (João 18,36).

    O Papa, a meu ver, nesta afirmação, procurou ser diplomático e falar a linguagem dos movimentos sociais. Agradou a eles, mas errou. A batalha que ele deve promover é precipuamente a da fé e posteriormente a social.

    Vamos orar mais por ele, pois o próprio Jesus advertiu a Pedro:

    “Simão, Simão, eis que Satanás já recebeu autorização para vos peneirar como trigo! 32Eu, entretanto, roguei por ti, para que a tua fé não se esgote; tu pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos!”
    (Lucas 22,31-32).

    Curtir

  19. Inaceitável! Como os comentaristas deste site podem ignorar as necessidades dos pobres e oprimidos? Como podem serem tão fundamentalistas, incapazes de seguir o espírito do Concílio?

    Saibam, meus caros, que impor o ensino do Catecismo e preservar a Tradição da Igreja são atitudes contrárias à caridade cristã: Jesus sempre acolheu a todos, nunca foi tão severo quanto o sr. Ele nos ensinou a dialogar. Aprendam de uma vez! Somos todos irmãos! Todas as religiões são boas! Deus não condena ninguém ao inferno!

    Um conselho: pautem suas vidas nos exemplos de grandes cristãos como Leonardo Boff e Frei Betto. Estes sim seguiram as pisadas dos fundadores de suas respectivas ordens.

    Tenho vergonha de vocês. Enquanto perdem o seus tempos defendendo a Igreja do passado, irei participar de uma missa inculturada celebrada pelo nosso reverendíssimo bispo, Dom Clezildo Marques Hasttenfoushen. Não quero perder a homilia do Pai Nonô.

    Passar bem.

    Fr. Magnésio Progre Sista, Ordem de São Marx

    Curtir

    1. Progre Sista ou Progre Cisma ?

      —————————

      Herege Detect v1.0 beta – Traditio Systems Software

      Escaneando comentário… 2%…6%…18%…32%…49%…67%…87%…100%,,,concluído!

      HEREGE DETECTED!

      Nome: Progre Sista.HER

      O que deseja fazer?
      (I)gnorar? (D)eletar? Enviar para (Q)uarentena? (E)xcomungar?

      _

      ————————-

      Curtir

  20. A fumaça de Satanás e a “acultura capillari” de Gramsci parecem haver penetrado no Vaticano e, para assombro de quem leva a vida cristã com seriedade, encontraram alguma acolhida por aqueles que mais deveriam zelar pelos ensinamentos de Cristo, único Caminho, Verdade e Vida. Não nos enganemos, para o fundador do partido comunista italiano a Igreja era vista como uma inimiga que precisava ser destruída a partir de dentro. Há prelados que flertam perigosamente com essa ideologia mortífera e isso pode causar a morte espiritual de muitos fiéis. Com o mal não se brinca, nem mesmo nesses tempos de “misericordiosismo complacente”.

    Curtir

  21. É escandaloso ver que Roma abre as portas para indivíduos deste naipe. Mas não tentem criar sistemas para entender como o papa Francisco e Stedile subitamente se posicionaram no mesmo lugar. Não há teorias complexas, não há jogos, não há subterfúgios. O papa Francisco é o papa da Igreja, mas não é católico. É LI-BE-RAL. Para quem é católico – em que pese suas virtudes e defeitos – certos princípios são cristalinos: o que é bom é bom, o que é ruim é ruim. O que é virtude sempre foi virtude e sempre será. O que é pecado sempre foi e sempre será pecado.
    O materialismo histórico já foi CONDENADO de forma definitiva e retumbante, e já faz tempo. Nós que somos católicos e conhecemos a doutrina católica sabemos que é vetado todo o contato com um sistema intrinsecamente ANTINATURAL, intrinsecamente injusto, ateu e radicalmente revolucionário. Não há meio-termo, não há diálogo. O marxismo é materialista, o catolicismo é teocêntrico, cada um aponta para um lado, a essência da igreja é hierárquica, a utopia marxista é igualitária; o catolicismo prega a regeneração do homem mediante o amor de Deus que leva ao desprezo do mundo, o marxismo prega o desprezo do indivíduo – essa “criação” pequeno-burguesa – em pró do coletivo, do homem como peça da engrenagem social, e não como pessoa com dignidade. Bergoglio não é um adolescente. Ele é um homem velho que nasceu em tempos pré-conciliares. É não foi qualquer padre. Foi um jesuíta. Ninguém diga que um jesuita que virou arcebispo, cardeal e papa desconhece a própria doutrina católica. Ninguém rasgue as vestes com o que eu digo, porque Cristo não disse em momento algum a Pedro que o manteria fiel à força. Ele deu ao Apóstolo toda a autoridade de governo da Sua Igreja, e garantiu que as portas do Inferno jamais prevaleceriam. Mas não disse que tiraria a liberdade de ninguém. O papa Francisco é homem também, e é livre até mesmo para abusar de sua liberdade e trocar a Fé Apostólica pelo modernismo. Ele é papa, mas por suas obras, infelizmente não tenho como defender sua catolicidade, a não ser que agora eu passe a negar o que meus olhos vêem. Isso é muito pior que qualquer sedevacantismo. É constatar que um acatólico e inimigo de Cristo é simultaneamente o chefe inamovível da Igreja. Durma-se com um barulho destes.
    Só resta a nós a oração e pedir a Deus muita, mas muita paciência, assim como Cristo foi paciente durante toda a Sua Paixão. Estamos longe de nos assemelharmos a Ele, por causa disso devemos nos prostar diante de Deus e suplicar-Lhe a graça da paciência e a conversão do papa à Igreja Católica Apostólica Romana que ele tanto maltrata.

    Curtir

  22. Quem somos nós para dizer que um Papa não é Católico?

    Só Deus conhece os corações. Se Francisco estiver fugindo, rezemos para que encontre o caminho da cruz.

    Curtir

  23. As notícias dos últimos dias são bem inspiradoras, impossível não versejar! Fiz esta paródia da Oração Pela Família do Padre Zezinho scj, em homenagem ao Sínodo e ao encontro do Papa com os movimentos socialistas:

    Oração da Família Segundo o Sínodo

    Que nenhuma família escape da moda recente
    Que nenhuma família imagine do inferno o calor
    Pois o Papa argentino batalha de corpo e de mente
    Contra tudo no mundo que cheire a conservador

    Que os Bispos reaças se abriguem debaixo da ponte
    E que não interfiram jamais no estouro dos bois
    Pois Chiquinho, que gosta de prosa e fala de monte
    Pune quieto, pra dar entrevista sorrindo depois!

    Refrão:
    Que Francisco comece e termine sabendo onde vai
    E que o homem perceba no escombro a falta de um pai
    Que a Igreja seja só ternura, aconhego e calor
    E que os filhos esqueçam a verdade, que só traz pavor!

    Vai de boa, Chicão, atualiza! Amém!
    Não se esqueça, Chicão, da Cúria também!

    Vai de boa, Chicão, atualiza! Amém!
    E se o caldo engrossar, renuncie também!

    Que a CNBB tenha força de agir sem medida
    Que ninguém atravesse a Quaresma pedindo perdão
    Que as crianças tenham catequese a metade da vida
    Pra chegarem no Crisma sabendo nenhuma oração

    Que o padre não trate o fiel como sendo seu filho
    Que ele tenha função paralela ou seja os dois
    Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho
    Seja causa mundana, social, e a Fé vem depois

    Refrão:
    Cardeais, bispos, padres se amando em fraterno muai-thai
    E que os “trads” assistam sua Missa somente em Hi-Fi…
    Pros hereges, comunas, beijinhos, carinhos sem fim…
    E cacete nos trouxas que pedem batina e latim!

    Vai de boa, Chicão, atualiza! Amém!
    Não se esqueça, Chicão, da Cúria também!

    Vai de boa, Chicão, atualiza! Amém!
    E se o bicho pegar, renuncie também!

    Curtir

  24. Stédile não acredita em Deus ou no diabo, mas já que ele está falando do diabo, ele deveria se preparar para encontrar o demo o mais breve possível. Aviso ao Stédile: não vai conseguir fazer proselitismo comunista no inferno. Lá a conversa é outra…

    Curtir

Os comentários estão desativados.