Retrato de uma viagem.

cuba

Três dissidentes políticos do regime ditadorial cubano foram presos durante a Missa do Papa Francisco, celebrada na Praça da Revolução, no domingo, dia 20. Eles começaram a gritar contra o regime Castro assim que o Papa Francisco se aproximava e, imediatamente, foram detidos por agentes à paisana.

Antes da Missa, segundo Yusnaby Pérez, jornalista cubano, cerca de 20 dissidentes já haviam sido presos para que não pudessem assistir à cerimônia.

Alguns dias antes da viagem, escrevia Sandro Magister:

Bergoglio nunca pronunciou uma única palavra contra o desvio totalitário na Venezuela de Hugo Chávez e Nicolás Maduro e nem respondeu aos apelos da população faminta. Ao contrário, o Papa promoveu o indigno presidente boliviano, Evo Morales, a líder mundial dos tais “movimentos populares” que para ele, o papa, são os protagonistas do futuro da humanidade redimida. Quanto a Cuba, também aqui os silêncios de Francisco são impressionantes.

É claro, quando desembarcar em Havana, Francisco deverá falar. Mas, ao correr os olhos no programa da visita, é impressionante o quanto seja resumido. Em outros países, o papa nunca deixou de entrar em uma prisão ou reunir-se com refugiados e desabrigados. Nos Estados Unidos já sabemos onde e quando. Mas não em Cuba.

Em Lampedusa ela jogou flores no mar e gritou: “Vergonha!” Mas é improvável que ele o faça no Malecón de Havana, diante do braço de mar que engoliu milhares de cubanos que fugiram para as costas da Flórida.

É difícil que vá encontrar qualquer um dos centenas de prisioneiros políticos.

O saldo da viagem, até agora, é um triste e ensurdecedor silêncio pontifício em relação aos perseguidos. Nenhum brado de “vergonha”, nem um encontro com prisioneiros políticos ou opositores do regime; antes, o único visitado foi o genocida Fidel Castro, que presenteou o Pontífice com o livro escrito por Frei Betto “Fidel e a Religião”.

16 comentários sobre “Retrato de uma viagem.

  1. O escravagista ditador comunista e burguês Fidel Castro disfarçado de antiimperialista, à recepção do papa Francisco – vestindo jaqueta ADIDAS, sendo um velhote-propaganda da griffe de consumistas, capitalistas, descompromissados com os pobres… – além de manter seu povo severamente amordaçado, realmente estaria contando com apoio velado do papa Francisco por não condenar formalmente o diabólico regime marxicastrista, pertencente ao mesmo modelo dos regimes nazistas e fascistas: perseguidor da Igreja católica, material-ateísta, totalitarista, fortemente opressor e relativista.
    Será que ele não sabe que Cuba teria cerca de 70 a 80 000 homens alugados a vários países, caso Brasil com milhares de médicos(?), guerrilheiros(?) locados ao tal qual PT, sem liberdade alguma, com salários confiscados e famílias reféns em Cuba, agindo em similares condições tal qual procede a feroz Coreia do Norte?
    Agora, consta que F Castro doou um livro do vermelho frei Betto, vinculado à obra-prima da KGB para disseminar marxismo sob aparencias de catolicismo nas Américas, a esquerdista Teologia da Libertação, aguardemos para ver se apreciou o presente desse revolucionário marxista!
    Tempos atrás, na Bolívia, o papa Francisco foi agraciado pelo marxi cocaleiro Evo Morales com uma parodia da cruz de Jesus do esquerdista padre Espinal e teria ficado satisfeito!…

    Curtir

  2. Acaso será para perguntar!? e sobretudo na apoteose desta visita aos EUA a Cuba ..se acaso Bergoglio ainda faz alguma coisa digna de um cristao catolico e papa para alem de celebrar as missas agendadas na viagem… tudo o resto é só dar escandalo!! “ai daqueles que dão escandalo..”!
    ainda ha alguma coisa justificavel ou alguem que o queira justificar daquilo que é inadmissivel ate ao mais inculto e ignorante iniciante cristao catolico! e que contradiz em toda a linha todo o evangelho, dogmas , doutrina tradiçao ensinamento dos santos e verdade crista!
    VERGONHOSO ; ESCANDALOSO!

    Curtir

  3. Não se justificaria por que tanto glorificam a amizade – será verdade, dá prá confiar? – que o papa Francisco promoveu entre Cuba e EUA, pois comunistas não se entendem, vivem aos trancos uns x os outros, questão de oportunidade; para mim, seria mais questão de alinhamento e interesses ideológicos, pois nunca serão amigos de fato!
    Então que amizade foi essa, não seria a mesma de amigos de botequim?
    Como pode não atacar os regimes comunistas o papa Francisco como faziam os S Padres anteriores que os nomes dados a essas hienas foi de peste e semelhantes?
    Será que nunca notou que os regimes comunistas são particularmente especialistas promotores da miséria por onde passam – aprecia muito defender os pobres, foi in loco, conferiu – depois de quase 60 anos dessa imundicie ideológica da dinastia real Castro?
    Vi um vídeo do Olavo de Carvalho que pedia o interdito do papa Francisco.

    Curtir

  4. Não deixem de ler as homilias e discursos pronunciados pelo papa Francisco durante este “rolêzinho turístico”. Ao menos pelo o que eu li até o presente momento, eles são da profundidade de um pires.

    Comparar uma homilia de Bento XVI com uma de Francisco, é de ficar assombrado pelo “vazio” deste último.

    http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/travels/2015/outside/documents/papa-francesco-cuba-usa-onu-2015.html

    Tristes tempos.

    Curtir

  5. Se os vários meios de comunicação oficiais e oficiosos não combinaram juntos de fabricar uma horrível montagem, todos nós vimos e ouvimos na Bolívia Francisco dizendo no dia 09 de julho de 2015, que “a Igreja deve humildemente pedir perdão por crimes contra a povos nativos durante a chamada Conquista da América “.

    E esse não foi o único grave desvio de palavras e gestos que teve o Bispo de Roma nesta viagem à América do Sul, mas certamente é um dos mais escandalosos e ultrajantes.

    Ofende a verdade histórica, à Mãe Espanha e especialmente à Igreja Católica, do qual se supõe ser o Pastor Universal. Estas são, em suma, da parte de Francisco, palavras inaceitáveis, cheias de injustiça, de calúnias, de humilhação e vergonha. Palavras mentirosas para alimentar todo o imenso aparato do indigenismo marxista, que irá se somar ao processo de deshispanização e desenraizamento espiritual lançado contra a América Hispana. O dano que já estão provocando é incalculável.

    São muitos os historiadores e pensadores notáveis que podem facilmente desmentir a afirmação temerária de Francisco, pois a mesma não resiste à confrontação com as investigações acadêmicas e eruditas.

    Assim, parece-nos apropriado reviver um velhos escrito que, (embora publicado há muito tempo sem as muitas atualizações que seriam apropriadas para melhorá) é um resumo dos critérios e dados que contradizem o sofisma Francisco.

    O Papa deveria pedir desculpas sim. Sem dúvidas! Mas não por supostos crimes contra os supostos povos nativos, mas sim por ter violado a Verdade a fim de agradar o mundo. Deveria pedir desculpas à Igreja, ao mundo Hispânico, ao Ocidente e à Cátedra da Cruz, profanada pela foice e o martelo, cujo símbolo funestísimo foi lhe entregue por um arruaceiro sujo, e ele sequer teve a coragem de quebrá-lo a golpes de báculo.

    Rezemos por ele, conforme solicitado. Mas também rezemos pelas vítimas de sua docência errática, confunsa, enganosa, sincretista e heretizante. Estas vítimas somos todos nós. Nós, os fiéis a pé, os batizados, fiéis simples e paroquianos. Os Católicos, apostólicos, romanos.
    http://elblogdecabildo.blogspot.mx

    Por Antonio Caponnetto

    Curtir

  6. O problema é que o papa Francisco não dá uma lembradinha, ainda que bem light da INQUISIÇÃO COMUNISTA que matou quase 200 000 000 de pessoas.
    Nem da INQUISIÇÃO PROTESTANTE que foi muitas e muitas vezes multiplicada em relação à católica.
    Mas que os caras das esquerdas estão felicíssimos, sim estão, como nunca dantes!
    Para os estúpidos e desordeiros do MST por ex., eles consideram um verdadeiro patrono!
    …”Os modernistas viram no Concílio Vaticano II, a hora azada para preparar o bote. O mais certeiro seria conseguir um papa a seu favor, conscientemente ou não, não importa”*.*
    * Trechinho interessante do inteligente Pe Elcio Murucci.

    Curtir

  7. Misericórdia, Senhor, também para aqueles que se calam diante do silêncio ignominioso do Papa Francisco!! Misericórdia, Senhor, para aqueles membros da Ecclesia Dei que silenciam diante de suas maquinações!!

    Curtir

  8. Eu ainda tenho esperança que Francisco seja vaiado quando ele falar no Congresso americano e vier com essa conversa de populismo terceiro mundista.

    Mas deu para perceber que Francisco parece ser um pouquinho esperto.

    Percebi que quando ele está diante de esquerdistas, ele se transforma em esquerdista; quando ele está diante de um grupo conservador, e no congresso americano terá conservadores presentes, ele utilizará palavras mais moralistas como condenação ao aborto e, talvez, criticas superficiais a união homossexual.

    Se ele não fizer isso, talvez a reação de muitos congressistas americanos não seja de aceitação para as suas palavras populistas.

    Bem, verei como ele vai se comportar quando falar no Congresso dos Estados Unidos.

    Curtir

  9. Até concordo com muito do que se disse aqui nos comentários mas a aproximação dos EUA e a visita do Papa podem ser o início de um gradativo enfraquecimento do regime. O dia em que os McDonalds e Walmarts começarem a chegar, o regime vai se enfraquecer. O isolamento econômico e religioso só favorecem os Castro.

    Curtir

    1. César Guerra sua análise sobre a ditadura comunista cubana é muito ingênua e simplista, pois quanto mais dinheiro se dá para uma ditadura mais ela se fortalece. O problema de cuba nunca foi o dinheiro (em todos os países comunistas o problema nunca foi o dinheiro), eles sempre puderam ter acordos comercias, e sempre puderam receber dinheiro de qualquer pais do mundo, isso os EUA nunca proibiram, tanto que tirando os Estados Unidos Da América, cuba sempre teve acordos comerciais com o Canada, sempre recebeu dinheiro e teve acordo comercias com Brasil, com a Venezuela e com China e com alguns países da Europa. Cuba também sempre ganhou muito dinheiro com turistas do mundo todo principalmente do Canadá. Eles também conseguem faturar anualmente quatrocentos milhões de dólares com a venda de charutos.
      Veja a China (o Papa está querendo que o Vaticano reate com os comunistas chineses) que está riquíssima, porem cada dia a repressão aumenta, o trabalho escravo se consolida, e os cristãos são a cada dia mais perseguidos.
      Ou seja, esse Papa esquerdista está ajudando a se consolidar uma ditadura de mais de cinquenta anos e com isso prejudicando cada vez mais o povo cubano.

      Curtir

    2. Um país não precisa ser pobre para ser comunista como já o não são. Em um pais comunista quem é pobre é o povo já os governantes, o partido e os amigos dos governantes são ricos. O Fidel Castro e a sua família por exemplo sempre foram riquíssimos já o povo cubano vive na estrema pobreza com muitas pessoas comendo até ração para sobreviver

      Curtir

  10. 1-) Francisco é a antítese do que foi o Cardeal húngaro Josef Mindszenty que deu o sangue pelas suas ovelhas.

    2-) Do mesmo jeito que Francisco, não devemos esperar nada do clero nos cerca em uma perseguição comunista e/ou maometana.

    Curtir

  11. “Rezemos por ele, conforme solicitado. Mas também rezemos pelas vítimas de sua docência errática, confunsa, enganosa, sincretista e heretizante. Estas vítimas somos todos nós. Nós, os fiéis a pé, os batizados, fiéis simples e paroquianos. Os Católicos, apostólicos, romanos.”

    Amém!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  12. O papa escolheu o seu lado a esquerda, apoiando assim ditadores comunistas e socialistas, principalmente latinos americanos, apoiando Obama, tendo ótimas relações com o Putin e com a Onu etc.
    Em nenhum momento ela fala sobre os imigrantes que estão indo para a Europa que são em sua grande maioria muçulmanos e com vários terroristas no meio com o intuído de acabar com a Europa, sendo que existem vários países ricos do lado da Síria e do Paquistão do qual eles poderiam ir, e não fala que os cristãos( os cristão são o principal alvo) continuam em sua grande maioria sem poder sair do lugar dos conflitos com isso sendo perseguidos e mortos pelo Estado Islâmico.
    Fala que gosta dos pobres porem não fala nada sobre os pobres que o socialismo e o comunismo fazem(pobreza que não é causado pelo capitalismo e sim pela falta dele, a melhor maneira de as pessoas melhorarem de vida é com o capitalismo ), inclusive ele incita o aumento da pobreza através de suas encíclicas papais( em suas duas encíclicas existem muitas informações altamente contestáveis por especialistas, coisa que já está sendo feita) , querendo criar uma nova ordem mundial com um só governante para controlar os países e os seus povos e com isso deixar todos pobres.
    Ele foi para Cuba não deu a mínima para o povo sofrido do pais, não falou com os dissidentes, elogiou o Fidel dizendo ter por ele respeito e consideração, o visitou, ou cumprimentou deu um sorriso e o presentou com um cd e um livro.
    Vai para os EUA falar coisas piores que falou na sua visita no Paraguai na Bolívia e no Equador em Cuba. Temos que estar preparados.
    E não podemos esquecer no mês que vem teremos a continuação do sínodo da família que se depender do Papa e de alguns Bispos ira acabar com a Igreja Católica e a transforma-la em uma babel.
    Com tudo isso temos que ficar atentos a tudo que esse Papa fizer. Nós temos que denunciar e rezar.

    Curtir

Os comentários estão desativados.