Tagespost: há um Sínodo paralelo.

A incerteza sobre o êxito destas três semanas de negociações é ainda maior pelo fato de que na Residência do Vaticano, a Casa Santa Marta, realiza-se uma espécie de “Sínodo paralelo”: Papa Francisco se encontra com participantes do Sínodo e convidados externos para falar com eles individualmente. 

Por Marcos Tosatti – La Stampa, 13 de outubro de 2015 | Tradução: Gercione Lima – FratresInUnum.com: O Tagespost de hoje, em um artigo de Guido Horst, oferece uma visão interessante de como está sendo a experiência do Sínodo por parte do Papa Francisco.

E chega a mencionar a existência de um “Sínodo Paralelo” que está ocorrendo na Casa Santa Marta, tendo como principal protagonista o próprio Papa.

Eis aqui uma tradução do jornal católico alemão: “…Há quem diga que, enquanto duas frentes colidem uma contra a outra – e até agora ninguém negou que esses confrontos existam -, o que aparece substancialmente na Sala do Sínodo, todos esses confrontos não chegam ao  público… Só nos próximos dias é que serão revelados quantos Padres sinodais desejam mudar as práticas da Igreja. Como disse há poucos dias, diante dos jornalistas, o Cardeal Luis Antonio Tagle, de Manila, um dos quatro presidentes do Sínodo: “os trezentos bispos não se reuniram para não decidir nada”.

E aqui está uma música que surge com um interesse especial: “a incerteza sobre o êxito destas três semanas de negociações é ainda maior pelo fato de que na Residência do Vaticano, na Casa Santa Marta, está sendo realizado uma espécie de ‘Sínodo paralelo’. O Papa Francisco reúne participantes sinodais e convidados de fora para falar com eles individualmente. No final, caberá ao Papa tomar uma decisão sobre as questões que permanecem em aberto e comunicar a sua decisão a toda a Igreja em um texto conclusivo. Isso, no entanto, é agora o maior ponto de interrogação que paira sobre todo o Sínodo”.

Parece realmente, como escrevem alguns comentaristas em redes sociais, que o Sínodo de 2015 não tem nada a invejar, como curiosidade e golpes de cena, aos dramas de ficção televisivos.

Anúncios

6 Comentários to “Tagespost: há um Sínodo paralelo.”

  1. Sra. Gercione Lima,

    Com a licença do Sr. Ferretti pela postagem fora de tópico.

    Hoje se comemora o Dia do Professor aqui no Brasil. Quero deixar os meus cumprimentos à senhora por ter aprendido bastante (e continuar aprendendo) com seus comentários sobre os assuntos expostos neste blog.

    Sua maneira de defender a Doutrina de sempre, sua convicção e clareza nos argumentos defendendo os ensinamentos de Nosso Senhor são verdadeiras aulas.

    Que Deus te abençoe e à sua família. Estendo meus cumprimentos aos demais comentaristas regulares que também enriquecem os comentários, mesmo divergentes.

    Aos sacerdotes comentaristas peço que inclua a mim e a minha família em suas orações.

  2. Espada de dois gumes. Pode procurar que com certeza há um outro sínodo informal por parte da resistência. A questão é: onde está Bento XVI? Será que ele ficará calado diante desta situação? Duvido.

  3. Caro Saulo, Ferreti me envia a pauta e eu com todo o prazer faço questão de traduzir aquilo que me cai em mãos.
    Agradeça ao Frates pelo excelente serviço de utilidade pública que prestam todos os dias tanto aos fiéis leigos como ao clero de língua portuguesa que muitas vezes não têm acesso ao que está saindo em primeira mão em outras partes do mundo, devido à dificuldade com outros idiomas.
    Graças ao bom Deus eu adquiri certa fluência no inglês, italiano e espanhol e hoje coloco toda a minha experiência como jornalista e fotógrafa única e exclusivamente a serviço da Igreja.
    Assim como São Paulo, que era eloquente na pregação da Doutrina, mas ganhava o seu pão com o trabalho humilde de tecer redes, Nosso Senhor não permitiu que eu usasse os dons que Ele me deu pra que eu crescesse no orgulho.
    Conhecendo melhor do que eu minha natureza fraca e propensa a todo pecado, Nosso Senhor fez com que eu também ganhasse o meu pão fazendo trabalhos bem humildes e que de vez enquando me servem de penitência.
    Não tenho do que me gloriar, a não ser da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois pra mim seria uma grande honra ser contada entre os amigos da Cruz tão bem descritos por São Luís Maria de Montfort:
    https://drive.google.com/file/d/0B8ZqMcJ1eWTcTTJ5VnNPYXJZUWM/view
    De qualquer forma, me encoraja e alegra o fato de que posso contribuir de alguma forma para o crescimento espiritual de alguns:

    “Meus irmãos, se alguém fizer voltar ao bom caminho algum de vós que se afastou para longe da verdade,
    saiba: aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados”. ( Tiago 5,19)

  4. Saulo M. faço de suas palavras as minhas com relação a Sra. Gercione Lima. Deo grátias.

  5. Repetindo o que aconteceu no CV II, quando Paulo VI reunia com os seus e decidia tudo, e impunha suas decisões sobre os que se desdobravam sobre os temas, anulando as conclusões das comissões.
    Vejamos no que vai dar tudo isso! Não basta as consequência do passado. Estão demolindo a verdadeira Igreja e sua santa doutrina. é o “Mistério da Impiedade e a Demolição da Igreja” que atuam nos bastidores. http://www.misteriofidei.com; Bom, estou a fazer a minha parte.
    Salve Jesus e Maria!

    • Querida Senhora Gercione e Senhor Ferreti:

      Muitíssimo obrigada por me ensinar tantas coisas!
      Também sou professora aqui no Brasil, mas não sei nada além de matemática E computação!
      Os textos que a senhora gentilmente traduz estão me levando ao crescimento da fé. Estou me reformando a cada dia, e por isso dou graças a Deus e também ao senhor Ferreti e a senhora!

      Muito obrigada! Deus pague a vocês e aos demais participantes!