CNBB sai em defesa de Dilma e ataca Cunha.

Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, questiona motivos que levaram presidente da Câmara a abrir processo contra a petista e diz que ele agiu por interesse pessoal.

Por Congresso em Foco – A Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criticou hoje (3) o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que autorizou a abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Em nota, a CNBB questiona os motivos que levaram Cunha a aceitar o pedido de abertura do processo.

Manifestando “imensa apreensão”, a comissão da CNBB diz que a atitude de Cunha “carece de subsídios que regulem a matéria” e que a sociedade está sendo levada a crer que “há no contexto motivação de ordem estritamente embasada no exercício da política voltada para interesses contrários ao bem comum”. Para a CNBB, Cunha agiu por interesse pessoal.

A entidade católica, que, na época em que o então presidente Fernando Collor enfrentou processo de impeachment, participou de uma manifestação pela ética na política, afirma no comunicado divulgado hoje que “o impedimento de um presidente da República ameaça ditames democráticos, conquistados a duras penas”. “[…] Que autoridade moral fundamenta uma decisão capaz de agravar a situação nacional com consequências imprevisíveis para a vida do povo? […] É preciso caminhar no sentido da união nacional, sem quaisquer partidarismos, a fim de que possamos construir um desenvolvimento justo e sustentável”, acrescenta a comissão da CNBB

O anúncio da aceitação do pedido de abertura do processo de impeachment foi feito no fim da tarde de ontem (2)  por Cunha. Poucas horas depois, Dilma fez pronunciamento no qual disse que não tem contas no exterior, nem participa de “barganhas” com o Congresso.

Cunha, que quando anunciou ter aceitado o pedido de abertura do processo disse não estar feliz por tomar a decisão, rebateu as declarações da presidenta. Ele disse hoje (3) que Dilma “mentiu à nação” quando disse que seu governo não barganhava com o Congresso.

Uma comissão especial formada para analisar o processo terá seus membros anunciados nas próximas horas. Serão 65 deputados, representando todos os partidos da Casa. Desde o início da tarde de hoje, o deputado Beto Mansur (PRB-SP) lê o pedido aceito por Cunha e apresentado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr e Janaína Paschoal.

* * *

[Atualização: 3 de dezembro de 2015, às 18:53] A íntegra da nota acaba de ser divulgada no site da CNBB. Abaixo, imagem:

CNBB

 

46 Comentários to “CNBB sai em defesa de Dilma e ataca Cunha.”

  1. É lógicoooo que eles iriam sair em defesa da mamãe!
    Se a chefona vier a cair, esta sera mais uma nova mártir da igreja libertadora!
    Quem viver verá!!!

  2. Não entendo por que a CNBB protege a Dilma, uma vez que o governo dela é o mais corrupto da história do Brasil, e ela conseguiu nos levar ao buraco em 5 anos de governo. Desviou muito dinheiro público, e fez muitas doações a Cuba, Argentina, Venezuela, Bolívia e outros países socialistas, tirando do povo brasileiro o direito à vida digna. Milhares de pessoas estão desempregadas, o povo humilde vai passar fome, pois todas as suas promessas foram mentirosas. Fraudou as eleições, o que foi denunciado por 6 pessoas que foram pagas para violar urnas. Deus não é favorável a quem se une aos ladrões que roubam o povo. São comunistas e ateus. A CNBB está denegrindo a imagem da Igreja Católica, que eu sempre defendo tanto, ficando do lado de uma governante que além de ter feito tantas coisas erradas, é a favor do aborto. Tudo o que ela fez foi ao contrário da lei de Cristo.
    https://fratresinunum.com/…/cnbb-sai-em-defesa-de-dilma…/http://pt.aleteia.org/2015/12/02/o-que-o-termo-corrupcao-significa-e-o-que-a-biblia-e-a-doutrina-social-da-igreja-tem-a-dizer-sobre-isso/

  3. Não é de hoje que a CNBB toma partido de governos comunistas e abertamente vai contra o povo brasileiro. Mais que isso: a CNBB ao apoiar o comunismo, trai a Igreja Católica e Nosso Senhor Jesus Cristo, da forma mais baixa e patetica.

    Que Deus nos ajude a nos livrarmos desses traidores em pele de cordeiro!

    • Aplaudo e reproduzo o comentário: “Não é de hoje que a CNBB toma partido de governos comunistas e abertamente vai contra o povo brasileiro. Mais que isso: a CNBB ao apoiar o comunismo, trai a Igreja Católica e Nosso Senhor Jesus Cristo, da forma mais baixa e patetica.

  4. Pois eu entendo, a CNBB a tempos se tornou uma organização comunista, com ideologia maxista, Devemos rezar e pedi a Nossa Senhora que interceda pelo Brasil e por nós para que no futuro possamos voltar a ter uma Igreja Católica voltada para Deus e seus fieis…

  5. Vergonha! CNB do B! por isso, mesmo eu sendo católico, já não a considero mais como “parâmetro”. Membros do clero “vermelhos”, e não são cardeais, hein??

  6. Que estranho a igreja a favor do comunismo, será que as autoridades religiosas não veem o risco que se aproxima. Srs Padres e Bispos, não existe socialismo sem expurgo, creio que os senhores já leram sobre a revolução espanhola, e sabem o que ocorreu lá. Acham que não pode acontecer aqui ?

  7. Essas conferências episcopais deveriam ser urgentemente extintas! Viraram sindicatos de bispos na qual cada um perdeu totalmente a autonomia de pastorear a diocese. Não se pode fazer nada sem o “aval” da conferência episcopal, vide o que ocorreu com Dom Rogélio Livieres.
    Essas conferências não têm base alguma na Escritura e na Tradição e em alguns casos se constituram em um poder paralelo para rivalizar com o próprio papa (vide a conferência alemã).

  8. A rapidez com que este organismo parasitário da Igreja, denominado CNBB, prontamente veio a esboçar tal manifestação em defesa de alguém tão indefensável quanto aquela marionete lulopetista, demonstra o desmesurado grau de envolvimento desta dita conferencia com o maquiavélico projeto de poder ora instalado no Brasil. Por aí se vê a que grau de desmoralização chega o episcopado brasileiro.

  9. Que há de novo em a vermelha CBJP da CNBB apoiar a presidente Dilma? Nada, absolutamente nada; iria averiguar com bastante atenção se se pronunciasse em contrario, se acaso se trataria de algo verdadeiro!
    A quem recorria a presidente Dilma à hora em que o PT sentia acuado por alguma das infindas denuncias de golpismo ou corrupção, anteriormente? À direção da CNBB, sempre em coloquios amistosos; afinal parceiros e de amizade há décadas são para essas ocasiões!
    No PLC 003/2013 de veto parcial ao aborto, a CNBB não o ratificou como queria o PT, para ir introduzindo-o aos poucos, como queriam os abortistas peçonhentos do PT?
    Na “Reforma Política para Eleições Limpas”- Eleições Limpas, límpidas e transparentes como o PT? – a CNBB não apoiou o projeto comunista junto com outros PCs associados, Sindicatos esquerdistas e mais marxistas?
    Apesar de que nesse item acima, como não tem absolutamente credibilidade alguma como católica romana junto aos fieis esclarecidos, levou uma tremenda surra: nem a metade das assinaturas necessarias conseguiu – como de diz – frustrou-se!
    Falta agora em frente à CBJP instalar a bandeira vermelha do martelo e foice e começar a distribuir a cartilha marxista! Vamos lá!

  10. Como católico, leigo, esta comissão não me representa e nem tão pouco a opinião de todos os Bispos, se persistir em vai perder o apoio dos católicos de vez e entrará em cisma. A Igreja nunca apoiou o comunismo e nem tão pouco corrupção o emissor deveria calar-se ou consultar o Vaticano antes de escrever besteira. Vocês não representam os Católicos, mas tem o nome de uma entidade católica deviria se comportar como e com mais cuidado para não macular a imagem da Igreja Católica!

  11. CNBB – Comunistas da Nação Bolivariana do Brasil. Não poderiam se postar diferente. Uma entidade sem moral e sem nenhuma utilidade, uma aberração no meio da igreja católica, que aliás nem a representa.

  12. é de facto uma posição inexplicável por parte dos Bispos!

  13. Pelo impeachment da CNB do B que destruiu a Igreja brasileira!

    FORA CNBB!!!

  14. Bem! Para mim, não vejo novidade nenhuma. A CNBB apoiar o socialismo ou comunismo. Qualquer “cachorro vira lata”. Que encontrarmos pelas ruas, podemos perguntar? A CNBB ainda é católica? Ele “ladrando” vai dizer: A muitos anos ela perdeu sua identidade de católica. Nós deveríamos tomar como base. Praticamente tudo que ela apoia não é católica. É claro, que temos bispos neste meio, que ainda conserva alguma coisa de boa. Mas… Infelizmente, estes poucos que “enxergam,” não fazem nada para defender o cristianismo autêntico. Tem medo de dizer a verdade, tem medo de perder os seus cargos provisórios. Pecam por omissão, escandalizam a Santa Igreja, com seus maus exemplos, arratam milhares de almas para o abismo. E compromete a sua salvação eterna. E nós sem pastores para nos guiar, para conduzir as férteis pastagens para saciar a nossa fome e sede? “Quando o pastor se transforma em lobo, cabe o rebanho a defender-se.” Como? A quem seguir? Neste caminho sombrio e cheio de concavidade? Nada de desânimo! Nós temos uma doutrina cristalina de vinte séculos de cristianismo. Temos um manancial de águas pura, que jorra dia e noite; que é a Tradição infalível da Santa Igreja. O Nosso Divino Redentor, ornou a Sua Esposa destas características confiáveis; onde podemos saciar a nossa sede ou fome.
    Joelson Ribeiro Ramos.

  15. Nao adianta ficar só falando por aqui, temos que ir atras deles e dizer na cara. Ja passou da hora de uma manifestação em frente a sede da CNBB. Mas os tradicionalistas são tão desunidos, uma pena..

  16. O comunismo já foi condenado pela Igreja como intrínsicamente mau, portanto com o comunismo não é possível qualquer tipo de relacionamento.

    O comunismo não principalmente mau porque mata os corpos dos seres humanos, mas porque mata as almas.

  17. Que pouca vergonha. Trocaram a cruz de Cristo pelo martelo e a foice de Karl Marx. A CNBB incorpora perfeitamente a palavras de Jesus… “o fumo de satanás adentrou a minha igreja”. Doravante não devo mais obediência ao Clero brasileiro comunista por sua adesão aos ideais assassinos do marxismo.

  18. A CNBB já está excomungada da Igreja Catolica há muito tempo! E não sou eu que digo, mas o código canônico da igreja. Isso porque so de existir a possibilidade de tirar esse governo comunista que defende o ABORTO do país, deveria agradecer a Deus com todas as forças. Mas, ao contrário, defende o governo abortista marxista. CNBB vcs não estão mais em comunhão com a Igreja, para de falar em nome dela.

  19. Quem apoia corrupto, corrupto é. A CNBB, com essa nota, presta mais um desserviço à nação.

  20. Eu estava, em 2007, durante um jantar na CNBB, em Brasília, quando alguns assessores da CNBB riam de tudo aquilo, e disseram: “Coitado do Bentinho!” Aquilo doeu, fundo, em meu coração. Naquela mesma noite, enquanto conversava com um amigo, no 1º andar, era possível ver a recepção, de onde alguém me disse: “Veja! É o José Dirceu!” Ao que ele entrou, abraçou um bispo e adentrou para as dependências da Casa. [https://fratresinunum.com/2014/02/12/este-ministerio-deve-ser-cumprido-igualmente-sofrendo-e-rezando/]

  21. Comissão Brasileira “Justiça e Paz” … só rindo mesmo!

  22. E quem se importa com a CNBB?Nem os católicos e muito menos a sociedade civil.Ninguém mais leva em conta os pronunciamentos dessa entidade que perdeu a identidade.

    É apenas uma burocracia que fica fingindo que acredita que ainda tem relevância .

  23. Não consigo ver nada de extraordinário na nota da CNBB. E´até muito sensata, ao cumprir o seu papela de esclarecer e formar opinião. O que não se pode negar, entretanto, é o direito do presidente da Câmara de acolher o pedido de impedimento da presidente Dilma, não importando se para isto ele tenha ou não autoridade moral, já que está prestes a ser julgado no Conselho de Ética da Câmara. Apenas ele cumpre um ritual de competência do presidente da Câmara. Outro ponto a considerar é que o documento por ele aceito foi elaborado por dois juristas dos mais respeitados e, que, portanto, sabem do que estão falando. Mas o tempo, sempre ele, se encarregará de esclarecer as coisas e, então, saberemos de que lado está a verdade.

  24. Acho que uma instituição religiosa não deveria se meter em assuntos como esse. Minha opinião.

  25. Parece que o artigo em defesa da Dilma foi retirado do site. Procurei e não encontrei! Alguém confirma isto ai?

  26. Mas o mais importante a ser discutido nestes tempos tão difíceis é a questão do SANEAMENTO BÁSICO. Mal posso esperar para participar da Campanha da Fraternidade do ano que vem…

  27. Repudiamos veementemente a famigerada nota em prol da Corrupção instalada no Brasil.
    Vivemos sob um regime cleptocrático (governo de ladrões), nas palavras do ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal.

    Como é atual o discurso do santo padre o papa Bento XVI no parlamento alemão:

    ‘’A política deve ser um compromisso em prol da justiça e, assim, criar as condições de fundo para a paz. Naturalmente um político procurará o sucesso, sem o qual não poderia jamais ter a possibilidade de uma ação política efetiva; mas o sucesso há-de estar subordinado ao critério da justiça, à vontade de atuar o direito e à inteligência do direito. É que o sucesso pode tornar-se também um aliciamento, abrindo assim a estrada à falsificação do direito, à destruição da justiça. «Se se põe de parte o direito, em que se distingue então o Estado de uma grande banda de salteadores?» – sentenciou uma vez Santo Agostinho (De civitate Dei IV, 4, 1).”

    Lamentável tudo isso que vem acontecendo com o Brasil. Mas todo o governo é um espelho da população. E o povo brasileiro vem perdendo a fé há anos. Pior: muitos pastores apostataram-se, largando as ovelhas a própria sorte. E os lobos estão por todos os lados.

    E a Igreja no Brasil tem uma grande parcela nessa culpa, pois fundou o PT junto com sindicalistas e esquerdistas de caviar.

    As PUCs da vida estão infestadas de comunistas e ateus convictos, a começar pela PUC-Minas, Muitos colégios dito católicos estão comprometidos com a Ideologia de Gênero. Meu filho estudou num colégio Jesuíta do qual as aulas de “teologia” havia propaganda explícita de homossexualismo (filmes gays, júri gay…).

    “Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados” (Mateus 24, 22),

    Mas 2017 está chegando…

  28. Aos acusadores de plantão que se dizem catolicos …. se alguem tem provas de todas as acusações contra a CNBB e a Presidente, mostre ( ou atire a primeira pedra )

    • Anca as reportagens na tela principal já nos dizem tudo sobre a CNBB, a experiência e a caminhada de cada um de nós aqui na Igreja Católica, também.

    • Aos acusadores de plantão que se dizem catolicos …. se alguem tem provas de todas as acusações contra a CNBB e a Presidente, mostre ( ou atire a primeira pedra )

      R- (contra a Presidente) Lei 1.079, artigos 10 e 11.

  29. A CNBB precisa de um Anátema sit. urgente.

  30. É lastimável que a CNBB tenha se expressado, calcado em sua ideologia esquerdista, demonstrado deste as primeiras campanhas presidências do Lula . E se omitindo nos escândalos de roubalheira no mensalão e na Lava Jato , e se manifestando agora que seu LULOPETISMO se encontra com a Justiça.
    Saiba Srs. Bispos , que o impeachment da Dilma, não é decorrente da briga entre ela e Cunha , mas sim da responsabilidade de presidente pelo estado em que se encontra o Brasil,
    E por bênção divina ” DEUS É BRASILEIRO E NÃO É PETISTA E MUITO MENOS IDEOLÓGICO ESQUERDISTA… e a CNBB não expressa a opinião de nós ” CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS ” apenas a opinião dos que participaram desta comissão que deu este parecer…

  31. Gente, gente…

    Nada mais natural que a CNBB proteja o PT. Uma boa mãe jamais abandona seu filho ainda que este a maltrate.

    Não acredita? Procure na internet a história da fundação do PT.

    Dica: A assembleia de fundação do PT ocorreu em 1980 num auditório do Colégio Sion de São Paulo, uma tradicional escola católica onde meus filhos jamais poderiam estudar por causa do valor da mensalidade, uns 1.500 reais hoje.

  32. CNBB – simplesmente vergonhoso. Se Jesus voltasse hojhe, teria que usar o relho e limpar essa CNBB. Vocês envergonham os católicos.

  33. Ola, a Nota já voltou ao normal, o link voltou a estar disponível!

  34. Espero que essa tal CBJP , que é apenas “um órgão da CNBB” , não represente a postura da Entidade como um todo .

  35. Por que o espanto por mais esse descalabro de um dos tentáculos da dona cnbb????
    Quem gerou o pt???
    Par dona cnbb representar a IGREJA CATÓLICA ainda falta muito…
    Depois de 2013 então….

  36. Quem entende de Direito Canônico deveria enviar denúncia à Santa Sé sobre as posturas dos bispos da CNBB que ensejam a excomunhão automática para serem desautorizados de usar o nome da Igreja Católica Apostólica Romana em seus pronunciamentos a favor de esquerdistas.

    • Se ele fosse da direita poderia ser visitado, mas esquerdista, quem sabe uma carta de elogios, de incentivo de continuar em suas boas obras!
      Não durma com os olhos dos outros, acorde, já raiou o dia, Maria!

  37. “Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto”. (Marcos 4, 22)

    Caiu a máscara da CNBB.
    A partir de agora, podemos chamá-la de CNB do B. Senão, vejamos:
    – Somente dos partidos de Esquerda (PT, PSOL, PCdoB…) estão apoiando o Des-Governo da Dilma.
    Agora com as bênçãos da CNBB (ou melhor: CNBdoB), auxilidada pelos Teólogos da Corte (ex-frei Leonardo Boff, frei Betto, dentre outros).

    Vamos, pessoal, ligar, passar e-mails, escrever para:
    – CNBB
    – Arquidioceses e dioceses
    – Nunciatura Apostólica
    – Vaticano

    A Omissão nesse momento constitui um grave pecado!

    Seguem contatos (favor incluir mais dioceses e vaticano)

    1- CÚRIA METROPOLITANA DE BRASÍLIA (Dom Sérgio da Rocha -arcebispo de Brasília e presidente da CNBB)
    End.: Esplanada dos Ministérios EMI Lt. 12 – 70050-000
    Site: http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br
    Fone: 3213- 3333
    Fax : 3213-3331

    2- CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
    Endereço: SES, Setor de Embaixadas Sul 801 Conjunto B – St. de Embaixadas Sul – Brasília, DF,
    70200-014 Brasília – DF
    Telefone:(61) 2103-8300

    3- Nunciatura Apostólica no Brasil
    Endereço: Quadra Ses 801 St Embaixadas – s/n lt 1, Brasília – DF, 70200-010
    Telefone:(61) 3323-7899

  38. Amigos, bom dia a todos.

    O remédio para esta situação foi ministrado pelo Papa Paulo IV na Bula Cum Ex Apostolatus Officio, onde ele tratou “ex-professo” esta questão nos seguintes termos:

    “aprovamos e renovamos todas e cada uma das sentenças, censuras e castigos de EXCOMUNHÃO, suspensão, interdição e privação, ou outras (…) promulgadas contra os hereges e cismáticos, pelos Pontífices Romanos, nossos Predecessores (…) E queremos e decretamos que todos aqueles que (…) incorrerem em heresia, ou cisma, ou os suscitarem ou cometerem; (…) incluso os BISPOS, ARCEBISPOS, PATRIARCAS, PRIMADOS OU DE QUALQUER AUTORIDADE ou dignidade qualquer, outra dignidade eclesiástica SUPERIOR; ou bem CARDEAIS, ou Legados perpétuos ou temporais da Sé Apostólica, com qualquer destino; (…) enfim queremos e decretamos que qualquer um deles incorra nas ante ditas sentenças, censuras e castigos.

    3. Privação ipso facto de todo ofício eclesiástico por heresia ou cisma.

    Considerando que os que não se abstém de obrar mal, por amor da virtude devem ser reprimidos por temor dos castigos, e que os BISPOS, ARCEBISPOS, PATRIARCAS, PRIMADOS, ou de qualquer outra dignidade eclesiástica superior; (…) com esta Nossa Constituição, válida perpetuamente, contra tão grande crime – que NÃO PODE HAVER OUTRO MAIOR nem mais pernicioso na Igreja de Deus – na plenitude de Nossa Autoridade Apostólica, sancionamos, estabelecemos, decretamos e definimos, que pelas sentenças, censuras e castigos mencionados (…) todos que até agora (tal como se aclara precedentemente) houvessem sido surpreendidos, ou houvessem confessado, ou fosse convictos de haver-se desviado (da Fé Católica), ou de haver caído em heresia, ou de haver incorrido em cisma, ou de havê-los suscitado ou cometido; ficarão PRIVADOS TAMBÉM por esta mesma causa, SEM NECESSIDADE DE NENHUMA INSTRUÇÃO DE DIREITO OU DE FEITO, DE SUAS HIERARQUIAS (…)”.

    O código de Direito Canônico de 1917, em seu parágrafo 188,4, repete este ensinamento e cita justamente a bula de Paulo IV como fonte.

    Tão fácil de entender, meu Deus do céu, tão fácil de entender…

    Abraços a todos e tenhamos um santo domingo.

    Sandro de Pontes

  39. Deus escreve certo por linhas tortas, diz a sabedoria popular. Senão, vejamos:
    Coube a coragem de um pecador cristão (Cunha) para disparar o processo de impeachment da ex-terrorista Dilma.

    E a história da Salvação há inúmeros outros exemplos: gago Moisés, Davi X Golias…