O “pequeno Ratzinger”, como costumava ser chamado, adaptou-se e agora também é “pequeno Bergoglio”.
Por CNA, 21 de janeiro de 2016 | Tradução: Gercione Lima – FratresInUnum.com: O arcebispo de Valência (Espanha), o cardeal Antonio Cañizares, inaugurou na quarta-feira passada o projeto “Catedral da Natureza”, uma área de 10 hectares para oração e diálogo inter-religioso e inter-confessional.

Catedral Antonio Cañizares abençoa projeto “Catedral da Natureza” em Valência. Foto: Arquidiocese de Valência.
Esse projeto faz parte da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, para o qual o cardeal Cañizares presidiu um momento de oração ecumênica dedicado ao cuidado com a terra.
Junto a um grupo de leigos e sacerdotes, bem como vários imigrantes africanos, o cardeal abençoou um pequeno monumento dedicado à encíclica “Laudato Sii” do Papa Francisco.
O cardeal afirmou que “é uma grande alegria estarmos todos reunidos em torno do Pai que nos deu esta casa comum”. Ele também pediu a Deus que “nos conceda a unidade que vem do amor, caridade e misericórdia” e que “juntos com os preferidos de Deus, os mais necessitados e as diferentes confissões, o Espírito Santo faça com que a nossa fé seja reavivada e que assim nos reconcilie com o mundo e nossa casa comum, que é a natureza”.
A “Catedral da Natureza” é um projeto ecumênico e inter-religioso que incluirá a construção de um templo ecumênico na área conhecida como Pinar dels Sants, em Valência. Haverá também uma sinagoga, uma mesquita e um ágora, “todos os espaços ao ar livre que já hospedam orações e celebrações.”
Atualmente, os locais onde esses templos serão localizados “estão marcados e delimitados por elementos naturais, como pedras, troncos, madeira, telas e outras peças de arte de cerâmica de Valência”, explica o padre Jesus Belda, um dos promotores da iniciativa .
Outro destaque do projeto centra-se no apoio, acolhimento e formação de imigrantes africanos que precisam de integração, por isso contará com o apoio da Caritas.