Movimento católico pede que Igreja se posicione contra o PT.

Por Folha de São Paulo – Às vésperas da 54ª Assembleia Geral da CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), aberta nesta quarta-feira (6), em Aparecida, no interior de São Paulo, o movimento católico “Legislação e Vida” divulgou um carta aberta aos bispos do país cobrando uma “posição clara e firme em relação aos graves danos que o PT causou à Igreja Católica e à nação brasileiras nestas últimas décadas, especialmente nos últimos 13 anos à frente do governo”.

O documento, assinado por Hermes Rodrigues Nery, coordenador do movimento, foi publicada no último dia 29 em um site de petições online e, até agora, tem pouco mais de 5.200 assinaturas.

A carta não fala explicitamente o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas Nery afirmou à Folha ser um defensor do processo de deposição.

“Hoje, além de política e econômica, a crise no Brasil é moral. O PT chegou a um ponto que não dá para defender, do ponto de vista moral”, disse. A Igreja Católica, segundo ele, não pode ficar omissa diante do atual momento do país.

Embora o documento não seja direcionado à CNBB como instituição, mas sim aos bispos individualmente, acusa o “clero progressista” da entidade de complacência com o “ideário socialista” do PT, “que emergiu com a bandeira da ética para chegar ao poder e depois dilapidar o estado brasileiro, aparelhando as instituições e implementando a agenda antivida e antifamília, a agenda abortista”.

O texto diz que o PT chegou “aonde chegou com a conivência, a cumplicidade, a omissão (e até o favorecimento) de muitos bispos, seduzidos pela retórica do populismo e pela demagogia” e afirma que faltou aos integrantes coragem para “denunciar o PT como um partido revolucionário, de ideário socialista, aliado de governos comunistas e ditatoriais (especialmente Cuba)”.

“Faltou coragem a muitos bispos do Brasil, firmeza e fidelidade ao Magistério: ao não alertarem os fiéis do risco de excomunhão – e do risco à própria salvação – aos que apoiavam o PT”, diz a carta.

O documento faz ainda referência à Operação Lava Jato e diz que as investigações “escancararam ao mundo a verdadeira face do PT”.

“Urge que os bispos do Brasil, ainda em tempo, façam o mea culpa por terem permitido ao PT chegar aonde chegou, com as consequências calamitosas no campo político e econômico, mas sobretudo no campo moral e cultural. Que sigam o exemplo de um papa, João Paulo 2º, que teve a humildade de pedir perdão e rever posturas quando necessário.”

A 54ª Assembleia Geral da CNBB, que tem como tema central “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, segue até o dia 15 de abril. Durante o encontro em Aparecida, que terá a participação de cerca de 320 bispos de todo o país, serão discutidas as diretrizes da igreja no Brasil.

Anúncios
Tags:

11 Comentários to “Movimento católico pede que Igreja se posicione contra o PT.”

  1. Parabéns ao professor pela coragem. Bom ver um texto desses publicado num jornal de grande circulação.

  2. Parabenizo a iniciativa do Prof. Hermes.

  3. Qual igreja? A CNBB?
    Como se posicionar contra o filho dela?
    É ruim, hein!

  4. A seita comunista ta começando a sentir a pressão. Os bispos vermelhos devem estar sofrendo em ver sua cria na sarjeta e ainda grupos de católicos pedindo sua condenação.

  5. Por favor coloque para nós o site onde tem a petição para que possamos assinar. Eles não souberam divulgar. O povo no facebook assina. Posso passá-lo para 20 grupos que vão compartilhá-lo com muita gente.

  6. O prof Hermes Nery, como sempre, é um dos poucos católicos assumidos que desponta no cenario nacional, tomando a frente dos pastores que deviam anteceder a ele – é apenas um leigo – no entanto, que tem valido mais que toda a CNBB omissa, que aparentaria representar os bispos por, ao que se saiba, inexistir contestação a ela, quando não conivente com as legiões infernais comunistas, ao invés do contrario, é um fato incontestável!
    Existem ovelhas que estariam tomando a função de dirigir certos pastores; parece que hoje isso estaria sucedendo e por absoluta necessidade!…
    Aliás, se os devassos comunistas estão no poder e tantos partidos similares a mais no Brasil deve-se à inercia dos acima referidos, alguns deles mais se pareceriam infiltrados na Igreja pertencentes à maçonaria eclesiástica devido até irem às raias de tomarem parte desse governo imundo ou se manterem silentes frente a suas incursões de relativizar o povo, além de defenderem ações desses conspiradores contra a fé católica e o povo brasileiro – temos diversos exemplos!
    Não se teria impressão que a CNBB, movimentos como as CEBs e similares da Igreja foram montados para atendimento da Internacional Socialista de infiltrar o clero com seus agentes, planos que vêm desde a década dos anos 30, pessoalmente supervisionados por Lênin?
    A Teologia da Libertação-TL é uma das facções oriundas do esquema para atuar noutra frente, sob a mesma ótica: espalhar o comunismo sob forma de doutrina da Igreja reformulada nos laboratorios de engenharia social!
    Há muitos anos inexiste uma cruzada católica contra as mazelas que os comunistas impingem no povo e reação em prol da doutrina da Igreja, como denuncias formais contra uma midia televisiva propagando anti valores cristãos e **democráticos nas sexo novelas e afins, assim como a degradação moral que está em curso similarmente – sem contraposição!
    *”Tomem severas medidas para combater a fome, a peste, a pobreza, a impureza da atmosfera, mas contemplem com complacencia a contaminação dos espíritos”. Não é o que parece e apenas ainda colaboram com eficiencia seria na “contaminação dos espíritos” pela omissão?
    A dura realidade estaria abaixo:
    … ***”Em nossos dias, a voz da maioria dos bispos se assemelha ao silêncio dos cordeiros diante de lobos furiosos, os fiéis são abandonados como ovelhas sem defesa. Cristo foi reconhecido pelos homens como alguém que falava e agia em uníssono, que tinha poder e é este poder que Ele concedeu a Seus apóstolos. No mundo de hoje, os bispos precisam se libertar de todos os laços mundanos e – depois de terem feito penitência – converterem-se novamente a Cristo, para que fortalecidos pelo Espírito Santo possam anunciar Cristo como o único Salvador. Em última análise, deve-se prestar contas a Deus por tudo o que foi feito e por tudo o que não foi feito.
    * Paulo VI
    ** O termo “Democracia” quando dito pelos comunistas na midia a todo instante quer dizer capciosamente “partido comunista” – “democracia” de Fidel Castro etc.
    *** D Jan Pawel Lenga

  7. Que vergoooooonha, gente!
    As bancadas dos crentes oportunistas por uns antes serem até do governo, no momento no Congresso já fecharam acordo entre eles de votarem contra o PT, mais que obrigação, enquanto nós católicos ficamos dormindo no ponto.
    Em mais de 200 000 000 de pessoas ter apenas uma meia dizia de gatos pingados, como o Nery fazendo o maior esforço para sensibilizar os bispos nessa direção, e eles sendo passados para trás pelos crentes que já anteciparam a decisão de serem a favor do impeach da Dilma golpista, mesmo eles sendo os vendedores de ilusão da doutrina de Lutero!
    Como somos frouxos, hem?

    • É uma vergonha, que um Cristão do bem, alguém que ame o próximo, vote no petezão!
      Esse senhor GERALDO, DEVE SER UM DESSES MILITONTOS PETISTAS, QUE VIVEM DE MENTIR E ENGANAR AS PESSOAS!
      O Prof. Nery tem o apoio de todos que sejam do bem, e contra a doutrina que a cnbb quer nos impor!
      #ForaPT

  8. Agrada-me a combatividade do Professor Hermes. Eis um católico engajado. Ele merece, com toda justiça, os habituais títulos de “protagonista”, “profeta”, “agente de mudança”, “liderança” que o reverendo clero gosta de usar em suas profundas e atraentes “pregações”

    Em vista desse protagonismo, quero sugerir que cada católico assuma, em sua diocese, a missão profética de denúncia da injustiça e da opressão e documente, mediante muitas e seletas fotografias, a modesta e humilde vida que leva o reverendo clero da TL. Por exemplo, aquele petista roxo, bispo ou padre, que possui um belo carro. Não precisaria identificar precisamente o virtuoso clérigo; bastaria dizer a diocese a que pertence. Algum fórum poderia então divulgar semanalmente a foto “pobreza profética” (feche os olhos e tente repetir bem rápido essa expressão).

    Observação: não vale, para o reverendo e colendo clero, argumentar que o automóvel está em nome da Cúria.

    É isso, irmãos e irmãs! Vamos à mudança!

    “Somos convidados”, “cada irmão, cada irmã”, “a sermos protagonistas” de “uma igreja em saída” “contra toda forma de opressão e injustiça” “a caminho da construção do reino que também é nosso”.

  9. O prof. Hermes assemelha-se ao profeta João Batista, que clama no deserto da CNBB.
    Ele concedeu tb a seguinte entrevista ao Jornal Estado de Minas
    http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2016/04/07/interna_nacional,751060/em-peticao-publica-catolicos-requerem-posicao-dos-bispos-sobre-danos.shtml

  10. Prof.Hermes,que Deus o cubra de bençãos.Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro esteja sempre em seus caminhos.

    O senhor combate o bom combate.