Convite – 1º Encontro de Filosofia Tomista do Oratório de São Filipe Neri de São Paulo.

1c348719-faeb-4653-9420-b586532a7334

Ave Maria Puríssima,
O objeto faz a inteligência, diz São Tomás, e não o inverso como o mundo moderno tenta de maneiras diversas nos convencer. O realismo e a inclinação à verdade será a abordagem deste 1º encontro de Filosofia do Oratório de São Filipe Neri de São Paulo, onde esperamos grandes frutos neste dia para novos encontros. O palestrante, Professor Dr. Pedro Monticelli, é bacharel em direito pelo Largo São Francisco (USP), doutor em filosofia pela PUC-SP e professor nesta cadeira na Faculdade de São Bento (São Paulo).

Data: 16 de Julho

Local: Caucaia do Alto (Cotia-SP) – casa de retiros da Congregação do Oratório.

Ônibus sairá às 7h da paróquia São Filipe Neri, retornando às 19h

Outros detalhes deverão ser tratados diretamente no e-mail eventosoratorio@gmail.com ou no telefone (11) 2729-9996.

Tags:

One Comment to “Convite – 1º Encontro de Filosofia Tomista do Oratório de São Filipe Neri de São Paulo.”

  1. Desejo exprimir meus parabéns aos que estão organizando e promovendo este evento. Acredito que, ao divulgar o conhecimento da filosofia aristotélico-tomista, vocês estão fazendo uma das coisas mais necessárias e úteis ao bem das almas nestes tempos, porque mesmo aqueles que não creem na Revelação Divina poderiam chegar, pelo puro uso filosófico da razão, ao conhecimento da existência de Deus como ser pessoal e perfeitíssimo, autor e reitor do universo, fonte metafísica de todo o ser criado, bem como ao conhecimento da espiritualidade e imortalidade da alma humana e ao conhecimento das prescrições éticas da lei natural. E, possuindo esse conhecimento estritamente racional, com enorme facilidade poderiam apreender os motivos de credibilidade da Divina Revelação que aprouve a Deus conceder aos homens, e cuja guarda Ele confiou à Igreja. Sendo a fé uma virtude essencialmente intelectual, ao promoverem a escola filosófica que, por excelência, possibilita aos homens o conhecimento natural e racional de Deus, vocês estarão oferecendo às almas um meio eficaz para chegarem à fé (ou nela mais se firmarem) por meio da razão.
    (E, aos leitores que não puderem comparecer ao evento em questão, seja-me permitido recomendar que não deixem de, ainda que sozinhos, estudar a filosofia aristotélico-tomista; uma ótima introdução seria a obra “As grandes teses da filosofia tomista”, do padre Sertillanges, dominicano.)