Nevando em agosto em Roma!

Por Gercione Lima | FratresInUnum.com

5 de agosto

“Sob o pontificado do Papa  Liberio, Giovanni, um cidadão nobre romano e sua esposa igualmente nobre, não tendo filhos e nem como deixar herdeiros de sua propriedade, dedicaram a sua herança à Virgem Mãe de Deus, suplicando fervorosamente com orações assíduas para que ela lhes mostrasse de alguma forma em que obra de caridade ela desejava que fosse empregado aquele dinheiro. A Virgem Maria, então ouvindo graciosamente  as orações e votos sinceros do casal, respondeu com um milagre.

No dia 5 de agosto, pleno verão em que o calor é muito grande em Roma,  uma grande parte do Monte Esquilino amanheceu coberto de neve. Naquela mesma noite, a Mãe de Deus em um sonho aconselhou separadamente Giovanni e sua esposa, a construir uma igreja no local que amanheceu coberto de neve, e dedicá-lo sob o nome da Virgem Maria;  pois desse modo ela seria instituída como herdeira de seu patrimônio. Papa Libério, então alegou ter tido a mesma visão.

Portanto, acompanhado pelo clero e pelo povo, ao canto da ladainha, ele se dirigiu à colina coberta de neve, e ali designou o local da construção da igreja, que foi construída e custeada por Giovanni e sua esposa, e que Sisto III, depois restaurou.

No início a igreja foi chamada por nomes diferentes: a Basílica Liberiana, Santa Maria do Presépio, mas uma vez que já haviam muitas igrejas construídas na cidade de Roma dedicadas à Virgem Maria, essa acabou sendo chamada Igreja de Santa Maria Maggiore, para que a qualificação de Basílica Maior unida ao fato inédito do milagre a colocasse acima de todas as outras com o mesmo nome. O aniversário de dedicação desta igreja, que recorda o milagre da neve caída milagrosamente neste dia, é celebrada solenemente todos os anos”.

(Do Mattutino segundo Notturno)

Anúncios
Tags:

3 Comentários to “Nevando em agosto em Roma!”

  1. Muito interessante, Gercione! Já tive a oportunidade de visitar essa basílica, mas não conhecia a história por trás. Obrigada por nos contar!

  2. Ótimo Gercione! Informações preciosas que nos ajudam a conhecer, valorizar a nossa religião e nossa história e fortalecer nossa fé nestes tempos difíceis. Que Deus te abençoe e fortaleça seu apostolado.

  3. Também há uma devoção à Virgem Maria, neste dia, 5 de agosto, intitulada como Nossa Senhora das Neves,