Foto da semana.

Mosteiro de São Bento, São Paulo, 11 de setembro de 2016: O neo sacerdote, Cônego Heitor Matheus, do Instituto Cristo Rei e Sumo Sacerdote, celebra sua primeira Missa solene pública no Brasil. Foto: Alexandre Soares Pereira Junior. 

Anúncios

8 Comentários to “Foto da semana.”

  1. Amém. Peço a DEUS ter a oportunidade de assistir à uma Missa Tridentina antes que a Senhora Morte me ache.

  2. Vcs sabem se o ICRSS estabelecerá uma base em São Paulo?

  3. Tudo bem! Só uma coisa não entendi. O título honorífico de cônego é conferido por um bispo a algum sacerdote de sua diocese por suas preclaras virtudes. Então como pode um neo-sacerdote, ou seja, um sacerdote ordenado recentemente já ter recebido o título de cônego? No mínimo estranha a informação.

    • Há algumas famílias religiosas que possuem o que se chama “a forma canônica”, e assim os seus membros são cônegos. É esse é o caso do ICR que é uma sociedade de vida apostólica, de direito pontifício, em forma canônica.

      O fato de receber esse título do bispo como uma honra e só uma das formas de se ter o título de cônego.

    • Prezado José Lopes,

      Esta classe de cônegos a que o senhor se refere é chamada de cônego catedralício, isto é, clérigos responsáveis pela Liturgia em sua catedral.

  4. A José Almeida e Arturo Boscoli, obrigado pelas explicações. Dúvidas totalmente sanadas.É que os cônegos que conheço são quase todos sacerdotes já idosos, donde minha dúvida. Obrigado

  5. No entanto, é curioso que diversas congregações antiquissimas de cônegos, como, por exemplos, os premonstratenses e os cônegos regulares da Santa Cruz não ostentam o título de cônegos.

  6. Caríssimos, tenho duas dúvidas:

    1- Qual a naturalidade de Cônego Heitor Matheus?

    2- Onde desempenhará o ministério sacerdotal?

    Grato.