Mosteiro de São Bento, São Paulo, 11 de setembro de 2016: O neo sacerdote, Cônego Heitor Matheus, do Instituto Cristo Rei e Sumo Sacerdote, celebra sua primeira Missa solene pública no Brasil. Foto: Alexandre Soares Pereira Junior.
8 comentários sobre “Foto da semana.”
Os comentários estão desativados.
Amém. Peço a DEUS ter a oportunidade de assistir à uma Missa Tridentina antes que a Senhora Morte me ache.
CurtirCurtir
Vcs sabem se o ICRSS estabelecerá uma base em São Paulo?
CurtirCurtir
Tudo bem! Só uma coisa não entendi. O título honorífico de cônego é conferido por um bispo a algum sacerdote de sua diocese por suas preclaras virtudes. Então como pode um neo-sacerdote, ou seja, um sacerdote ordenado recentemente já ter recebido o título de cônego? No mínimo estranha a informação.
CurtirCurtir
Há algumas famílias religiosas que possuem o que se chama “a forma canônica”, e assim os seus membros são cônegos. É esse é o caso do ICR que é uma sociedade de vida apostólica, de direito pontifício, em forma canônica.
O fato de receber esse título do bispo como uma honra e só uma das formas de se ter o título de cônego.
CurtirCurtir
Prezado José Lopes,
Esta classe de cônegos a que o senhor se refere é chamada de cônego catedralício, isto é, clérigos responsáveis pela Liturgia em sua catedral.
CurtirCurtir
A José Almeida e Arturo Boscoli, obrigado pelas explicações. Dúvidas totalmente sanadas.É que os cônegos que conheço são quase todos sacerdotes já idosos, donde minha dúvida. Obrigado
CurtirCurtir
No entanto, é curioso que diversas congregações antiquissimas de cônegos, como, por exemplos, os premonstratenses e os cônegos regulares da Santa Cruz não ostentam o título de cônegos.
CurtirCurtir
Caríssimos, tenho duas dúvidas:
1- Qual a naturalidade de Cônego Heitor Matheus?
2- Onde desempenhará o ministério sacerdotal?
Grato.
CurtirCurtir