Foto da semana.

dsc_8010 dsc_7869

Envia-nos o leitor Victor M. Argamim:

Ao dia 7 de setembro de 2016, feriado da independência, tomou lugar às 16h30 a Santa Missa Cantada no rito tradicional, em honra à Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Na ocasião, pedimos ao Senhor as graças tão necessárias a nossa Pátria brasileira, por interceção da Beatíssima Virgem.

Oferecida pelo Rev.mo Sr. Pe. Ramiro José Gregório, DD. Vigário-paroquial da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Santa Missa contou com a presença de mais de 150 fiéis, advindos não somente de nossa histórica cidade de São João del-Rei, como também da capital do estado e de cidades vizinhas.

A Santa Missa foi abrilhantada pela bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos, que executou composições sacras polifônicas, incluindo as de autoria de Pe. José Maria Xavier, compositor são-joanense, Carlos Gomes e Pe. José Maurício Nunes.

Créditos das fotos: Gabriel Freire.
Sanctus, Elevação e Benedictus: https://www.youtube.com/watch?v=2nEpoaub3tM
Curta a página no Facebook: “Missa Gregoriana em São João del-Rei”, https://www.facebook.com/missaextraordinariasjdr/
Anúncios

8 Comentários to “Foto da semana.”

  1. Dessas celebrações, a mulher pode participar sem véu?

  2. Obrigado por partilharem!

  3. Se eu não me engano, a missa tridentina é rezada na Diocese de São João Dey Rei muito antes do Summorum Pontificum. Alguém poderia confirmar essa informação?
    Pergunto isso, pois me parece que o fato de a missa tridentina ser celebrada nessa diocese está ligado a um ambiente cultural e eclesiástico favorável. O fato de São João Dey Rei ser uma cidade histórica parece que criou um ambiente cultural e eclesiástico favorável a missa tridentina. Me corrijam se eu estiver errado.

    • Sim, exatamente! Muitas tradições foram preservadas em São João del-Rei. Até pouco tempo atrás, durante a festa de Nossa Senhora das Mercês, por exemplo, Dom Fernando Rifan oferecia aqui a Santa Missa Pontifical pela manhã.

  4. Parabéns a todos pela missa e pela bela postagem.

  5. Alex, na verdade a Missa Tridentina voltou a ser celebrada em 2004, quando Dom Fernando Rifan foi convidado pela Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês para participar da festa da padroeira e nesta ocasião celebrou uma Missa Pontifical.

    Você tem razão. A tradição religiosa em São João del Rei, mesmo acomodada com o Novus Ordo, se mantêm ainda nos dias de hoje intacta – diferente até em muitas outras cidades históricas como por exemplo: Ouro Preto, Mariana, Diamantina e Tiradentes, que já perderam grande parte. O que sustenta as tradições religiosas em SJDR são as irmandades e as orquestras Ribeiro Bastos e Lira Sanjoanense, que possuem de maneira organizada um conservatório. Se dependesse do clero, que é igual em todos os lugares do Brasil, essas coisas já se teriam perdido faz tempo – se bem que houve um grande sacerdote, o já falecido Monsenhor Raimundo Paiva, que lutou até o fim da vida pela preservação da tradição religiosa, inclusive o uso do latim em festas solenes como por exemplo na Semana Santa.