Declaração internacional de fidelidade à Doutrina Imutável e Disciplina ininterrupta da Igreja sobre o Matrimônio – assine!

80 personalidades católicas reafirmam sua lealdade ao Magistério da Igreja sobre a família e moral católicas. 

Por Rorate Caeli | Tradução: FratresInUnum.com:  Uma declaração de fidelidade ao ensinamento imutável da Igreja sobre o Matrimônio e sua ininterrupta disciplina foi divulgada hoje por um grupo de 78 personalidades católicas, incluindo cardeais, bispos, padres e eminentes intelectuais, líderes de organizações pro-família e pro-vida e influentes figuras da sociedade civil.

A declaração foi publicada pela associação Supplica Filiale (Súplica Filial), a mesma organização que coletou, entre os dois sínodos sobre a família, aproximadamente 900 mil assinaturas de fiéis católicos (incluindo 211 prelados) em apoio ao pedido feito ao Papa por uma palavra de esclarecimento que dissipasse a confusão disseminada na Igreja sobre assuntos essenciais da moralidade natural e Cristã desde o consistório de fevereiro de 2014.

Observando que a confusão somente cresceu entre os fiéis após os dois sínodos sobre a família e a subsequente publicação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia (com suas interpretações adjacentes mais ou menos oficiais), os signatários da Declaração de Fidelidade sentem o urgente dever moral de reafirmar o imemorial ensinamento do magistério Católico sobre o matrimônio e a família e a disciplina pastoral praticada por séculos acerca dessas instituições básicas da civilização Cristã. Este grave dever, segundo os signatários, torna-se ainda mais urgente em vista do crescente ataque que forças seculares estão desencadeando contra o matrimônio e a família; ataque que parece não mais encontrar a costumeira barreira da doutrina e prática Católicas, ao menos do modo com que são hoje geralmente apresentadas à opinião pública.

Firmemente amparada por ensinamentos cristalinos e indisputáveis, confirmados pela Igreja em anos recentes, a Declaração está concatenada em cerca de 27 afirmações sustentando tais verdades explícita ou implicitamente negadas ou apresentadas ambiguamente na presente linguagem eclesial. De acordo com os signatários, o que está em jogo são as doutrinas imutáveis e as práticas relacionadas, por exemplo, à fé na Presença Real de Cristo na Eucaristia, o devido respeito por este Sacramento, a impossibilidade de receber a Comunhão em estado de pecado mortal, as condições para o verdadeiro arrependimento que permite o recebimento de absolvição sacramental, a observância do Sexto Mandamento da Lei de Deus, a seríssima obrigação de não causar escândalo público e de não levar o povo de Deus a pecar ou a relativizar o bem e o mal; os limites objetivos da consciência ao tomar decisões pessoais, etc.

A Declaração de Fidelidade já está disponível em inglês e italiano e, em breve, estará disponível também em francês, alemão, espanhol e português. Quem quiser aderir a seu conteúdo pode fazê-lo, assinando-a em  http://www.filialappeal.org

(* Para mais informações, contate: supplicafiliale@gmail.com)
Anúncios
Tags:

7 Comentários to “Declaração internacional de fidelidade à Doutrina Imutável e Disciplina ininterrupta da Igreja sobre o Matrimônio – assine!”

  1. Necessita que saiamos de nossa passividade e passemos à ativa junto com os prelados e sacerdotes oponentes ás novidades que aparecem no Vaticano, doutrinas discordantes do magisterio anterior e que não se coadunam com os ensinamentos da doutrina tradicional da Igreja!
    Na crise ariana não foram os leigos que reagiram e conseguiram fazer prevalecer a verdade?
    Igrejas em que o vale-tudo é o carro-chefe são as protestantes, em que v decide qual o certo ou errado – iremos acaso nos conformar a eles e cairmos no relativismo?
    Compartilhemos – inclusive assinando a petição!

  2. Alguma ideia de quando teremos a declaração em português? Grato.

  3. Totalmente de acordo.

  4. O Divino Espírito Santo tem velado pela Igreja e pelos sues fiéis inspirando bispos, sacerdotes, teólogos a manifestarem a verdadeira doutrina ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
    A estes juntam-se institucições como o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira e outras agremiações como a Fratres in Unum, Rorate Caeli. Que Nossa Senhora abençoe e sustente a todos.
    Aguardarei a tradução para o português.