Ecce nova facio omnia.

Por Gercione Lima | FratresInUnum.com

Hoje está fazendo exatamente um mês que passei pela maior cirurgia da minha vida!

Pelo tamanho da incisão em minha barriga, que se estende desde abaixo do seio até o início do púbis, imaginei que a recuperação fosse ser até mais sofrível!

Na primeira semana, até que foi mesmo, pois os grampos no lugar dos pontos e todos aqueles drenos e sondas eram um purgatório à parte!

gercione1

Ainda é difícil pra mim andar ereta e quando tento, sinto repuxar toda a área do abdomen que parece endurecida! Ainda não posso me abaixar, fazer esforços, ficar muito tempo sentada ou de pé, enfim, por mais algum tempo terei que me resguardar, o que é um pouco difícil para uma pessoa agitada como eu!

Durante esse tempo de recuperação passei por um período de muita fragilidade. Como já relatei por aqui, o tratamento do câncer de ovário é muito agressivo para o corpo, para mente e se não fosse por uma boa dose de fé, até o espírito ficaria abalado.

Na semana passada, estive com minha cirurgiã-oncologista e ela me mostrou o laudo da biópsia das “peças” que foram retiradas na cirurgia (útero, ovários, trompas, colo do útero, apêndice, 25 cm do cólon, omento ou peritônio e vários linfonodos).

Ela me disse que a maioria das peças tinha sinais de neoplasia, e que ainda existiam sinais microscópicos da doença que precisam ser combatidos com mais 3 ciclos de quimioterapia, cujo primeiro ciclo já está marcado para  segunda feira, 5 de dezembro.

Diante de um quadro como esse, certamente eu deveria estar comemorando, mas não é bem assim, pois o tipo de cancer ovariano que eu tenho, tem um índice alto de reincidência nos 5 primeiros anos, mesmo após o término das sessões de quimioterapia.

Na verdade, os médicos não falam em cura quando o diagnóstico de cancer no ovário é tardio, como foi no meu caso, pois o câncer passa a ser uma doença crônica, como o diabetes, que requer acompanhamento constante!

Felizmente, os tratamentos disponíveis hoje nos garantem uma boa chance de sobrevida se não houver outras complicações sérias! Mas estamos no tempo de Advento, que é também tempo de penitência e de espera por aquele grande milagre que foi a Encarnação do Verbo! E nesse meio tempo, continuo esperando por um milagre se for da vontade de Deus! Continuo também contando com a generosidade de suas orações!

Que Deus lhes recompense pela solidariedade e pela generosidade!

Tags:

35 Comentários to “Ecce nova facio omnia.”

  1. Rezarei por si, desde Portugal, à Imaculada Conceição esta noite!
    Que Nossa Senhora, Rainha de Portugal e do Brasil e Mãe dos que sofrem, lhe dê saúde, força e a proteja :)

  2. Parabéns pela bravura.

  3. Muita saúde. Que Deus e Nossa Senhora fortaleçam a você.
    Grande abraço,
    Pedro Erik

  4. Deo Gratias! Que Deus te abençoe!

  5. Estamos unidos na oração e também no sofrimento.
    Conte sempre com minhas orações; a Senhora é uma guerreira.

  6. Isso é Deus curando o corpo e preparando a alma. Que Nossa Senhora vos guarde!

  7. A verdade é que estamos todos nas mãos de Deus. Continuo rezando por você todos os dias.
    Que Nossa Senhora lhe dê forças!

  8. Tem minhas orações! Nossa Senhora seja sua boa companhia nessa travessia.

  9. Gercione, mais uma vez, quero lhe recomendar que procure conhecer mais sobre a curcuma; uma raiz, muito poderosa, que combateu vários nódulos, do tamanho de limões, que eu tinha em meu corpo; hoje, não possuo mais nenhum nódulo, restaram apenas cicatrizes. Que Deus lhe abençoe!

  10. Um exemplo de fé e determinação!

    Rezarei por si, e reze por mim, oferecendo um pouco do seu sofrimento para que eu consiga suportar uma provação que não é de corpo, mas de alma… Deus saberá! E eu aqui oferecerei os meus em sua intenção! Rezemos, cara irmã!

    Que São Camilo de Lélis interceda pela senhora! E Nossa Senhora, auxílio dos cristãos, seja o seu amparo!

  11. Eu estava ansioso em saber notícias suas! Torcemos por vc!!!! Força e fé!!!

  12. Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve.
    Et reliqua

    Oh Maria Santíssima que em vossa imagem milagrosa de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil (…)

    Sancte Ioseph, tu illam adiuva!

  13. Continuo colocando-a nas Santas Missa diárias…
    Boa recuperação…

  14. Estamos rezando por v para que volte às atividades e continue dando tanta colaboração à causa da fé como se tem visto de sua parte, sem dar chance aos apáticos, aos ideologistas e aos heterodoxos de plantão!
    Quanto à cúrcuma ou açafrão acima, gera excelentes efeitos anti câncer e evite o quanto possa alimentos industrializados para melhorar a imunidade.

  15. Se Deus é por ti, quem será contra? Força, fé e esperança. Estarei rezando pela sua breve recuperação. Salus infirmorum, ora pro nobis!

  16. Incluí seu nome nas intenções da Sta.Missa.Querida,pense nesse tratamento como num bom-bril,que a está deixando limpinha para um dia entrar no Céu.Até lá,muitos anos de vida com saúde e paz,se Deus quiser.

  17. Que Deus lhe abençoe.

  18. ”Deus provê, Deus proverá. A Sua misericórdia não lhe faltará”. Nossas preces se elevam por vossa recuperação. Seja firme. Grande abraço.

  19. Que Deus a abençoe sempre!

  20. Que sorriso lindo! Deus lhe abençoe e dê fortaleza. Rezo pela sua recuperação rápida!

    “Eu nunca te deixarei, nem te desampararei”. Hebreus 13:5

    “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” Isaías 41:10

    “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”. Salmos 27:13-14

  21. A Santa Missa de cada dia – tanto no tempo do Advento quanto no Natal – eu oferecerei em sua intenção. “Ave Maria e avante!”

  22. Deus Onipotente e Misericordioso e nosso Pai e Senhor te abençoe e guarde minha irmã. Abraço fraterno.

  23. Cara Gercione, paz e bem!

    Todos nós temos um “espinho na carne”, segundo S. Paulo.
    Basta graça divina. Aliás, quando somos fracos é que somos fortes.
    Que Nossa Senhora da Saúde seja a sua sempre “Enfermeira” e que Jesus, o médico dos médicos, seja o seu médico espiritual.
    Conte com as nossas orações.
    Saudações cristãs!

  24. Rezarei por si!

  25. Eu rezo sempre por ti um Terço. Minha esposa e meu pequeno Matias rezam também por você todos os dias!
    Que Deus a cumule de bençãos!!!

  26. Queridos irmãos em Cristo! Não tenho palavras para agradecer-lhes pelas orações, pelas sugestões, pelo incentivo e o carinho! Tudo o que posso fazer é oferecer o meu sacrifício pelas intenções particulares de cada um de vocês!

    Orate, fratres: ut meum ac vestrum sacrificium acceptabile fiat apud Deum Patrem omnipotentem!

    Daqui há pouco estarei saindo pra enfrentar minha primeira sessão de quimioterapia após a cirurgia! Confesso que estou apreensiva porque ainda não estou 100% recuperada da cirurgia e já vou enfrentar outro tratamento debilitante.
    Ainda sofro os efeitos colaterais das últimas sessões de quimioterapia e o pior deles é a neuropatia periférica induzida pela quimioterapia que começa geralmente nas mãos e nos pés, e vai subindo gradualmente pelos braços e pernas.
    É uma espécie de formigamento ou dormência nas pontas dos dedos que pode tornar difícil executar tarefas rotineiras, como abotoar uma roupa, contar moedas ou caminhar. Cerca de 30 a 40% dos pacientes com câncer submetidos à quimioterapia experimentam esse efeito colateral.
    Os médicos dizem que em alguns pacientes esses sintomas podem ser atenuados ao diminuir a dose de quimioterapia ou quando essa é suspensa temporariamente, já em outros, os sintomas permanecem por meses, anos ou mesmo indefinidamente após a quimioterapia.
    Espero não ser o meu caso, porque a minha oncologista diminuiu a dose de quimioterapia na terceira sessão e eu não vi melhoras no quadro de neuropatia periférica induzida pela quimioterapia.
    Levando em conta que hoje será meu primeiro dia de quimioterapia após cirurgia, já sei que terei uma semana de purgatório em vida, mas oferecerei todas as dores, náuseas e fadiga como minha penitência de Advento.
    Rezo para que no próximo terceiro domingo do Advento, conhecido também como o Domingo Gaudete, que quer dizer “Alegra-te e Rejubila-te”, pois o Senhor está próximo, eu possa ser aliviada dessa cruz para poder comemorar as alegrias do Natal!
    Até lá a Imaculada Conceição será meu conforto e minha companhia.

  27. Não obstante qualquer divergência teológica, não passa um dia sem que seu nome seja citado por mim nas orações diárias.

  28. Força Gercione?
    Eu também tenho algumas doenças. Sofro de dois tipos de depressão, o transtorno de depressão maior e a distimia; além de sofrer de toc, transtorno de ansiedade social, insônia e dependência física do clonazepam.

    Pode parecer muito, mas não. A insônia eu mesmo fabriquei, pelo abuso dos benzodiazepínicos. E só comecei a utilizá-lo devido a um zumbido que começou de repente e não me permitia. Aí eu passei a usar o clonazepam para dormir e inclusive de forma recreativa pela manhã, é um droga que facilita nossa interação social no início, melhora nosso sono, mascara a depressão e ainda diminui o zumbido. Mas depois a depressão e a ansiedade voltaram ainda pior, a quantidade de horas que dormia ia diminuindo pouco a pouco, até chegar ao ponto de eu ter uma insônia severa.

    Já o toc, depressão e ansiedade social geralmente costumam fazer parte de um mesmo quadro.

    Por que eu contei isso tudo? Porque leio muitas vezes na internet outras pessoas dizendo para depressivos que a causa de sua doença é a falta de Jesus. Eles jamais falariam isso para quem tem diabetes ou fibromialgia ou até mesmo pessoas como câncer.

    Esse quadro todo tornou a minha vida paralisante. Se eu tiver uma dor de garganta, não vou procurar Jesus, mas vou numa farmácia procurar uma pastilha para melhorar a dor. Quando for sair para rua, como católico eu posso fazer o sinal da cruz e pedir a proteção de Jesus. Mas quando for atravessar a rua vou olhar para os dois lados.

    A depressão a mesma coisa. Sabendo que Deus é a causa primeira de todo nosso bem, nem por isso eu vou deixar de utilizar os recursos que Ele nos deixa a nossa disposição.

    Procurei um psiquiatra e estou tomando altas doses de fluoxetina, para combater o toc principalmente. Além de um verdadeiro coquetel de medicamentos para melhorar meu humor, combater a insônia, não me deixar um vegetal quando acordo, etc.

    Mas só sei que vou melhorar se estiver em amizade com Aquele que é a fonte de toda nossa saúde, mental ou física.

    Seu trabalho aqui no blog é importante. Não podemos perder você, uma verdadeira combatente pela pureza da fé. Mas a saúde vem em primeiro lugar.

    Desejo melhoras.

  29. Muito feliz pela sua recuperação, cara Gercione!!!

    Precisamos muito de você aqui !!!

    De tudo isso,por certo, nosso Senhor, através da Santíssima Virgem ,tem derramado graças sobre você,seus familiares,pela Santa Igreja Católica e por todos nós !!!

    Que os Beatos Francisco e Jacinta -a quem Nossa Senhora apareceu- possam estar ao seu lado nestas horas difíceis dizendo:

    “Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores, e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.”

    Abraço.

  30. Conte com as minhas orações e com as de meu anjo da guarda. :-)

  31. Senhora! Estou muito feliz de vê-la novamente sorrindo, de ter vencido o mal mais uma vez. A sua luta continua, eu continuo rezando por ti! Que Deus a proteja…

  32. Gercione, sábia e valente cooperadora deste site. Você estará sempre em nossas orações para que o Senhor lhe conceda a plena recuperação da sua saúde. E que seu sofrimento e suas dores, oferecidos como sacrifício na cirurgia que passou e durante o tratamento que prosseguirá, se unam aos sofrimentos de valor infinito de Cristo no Altar da Cruz e da Santa Missa. Que através deles o Senhor e a Virgem Imaculada derramem sobre você muitas bençãos para o fortalecimento da sua fé pessoal, e afiem sua espada para a luta atual e as que virão pela Santa Igreja e Sua Santa Doutrina.

  33. O seu sorriso retribui grandemente nossa orações!