Cerimônia anglicana na Basílica de São Pedro causa perplexidade.

Por FratresInUnum.com: O anúncio feito há poucas semanas, pouquíssimo divulgado, de que um grupo de anglicanos teria o uso do altar da cátedra, na Basílica de São Pedro, não foi levado a sério. Não havia confirmação oficial da Santa Sé, nem divulgação nos meios de comunicação considerados confiáveis.

No entanto, na segunda-feira, 13 março, como noticia o site Magnificat Media, “um grupo de Anglicanos fez uma apresentação da Evensong (o equivalente às Vésperas Católicas), na Basílica de São Pedro. David Moxon, o equivalente a um arcebispo anglicano que dirige o Centro Anglicano de Roma, presidiu o evento sacrílego. Papa Francisco não estava presente”.

Continua, atônito, o site tradicionalista: “Que esta cerimônia blasfema tenha sido realizada na Basílica de São Pedro, a sede do Bispo de Roma, o coração da Cidade Eterna, torna tudo ainda mais ímpio. É de se perguntar a que religião exatamente pertencem os Bispos e Cardeais que participaram dessa liturgia. Certamente não é a mesma religião de São Paulo que na Grécia disputou com não católicos. Certamente não é a religião de Santo Agostinho, que debateu com os Donatistas. E mais definitivamente não é a religião do Concílio de Trento, que anatematizou aqueles que rejeitam o Ofício Petrino”.

anglican

Tweet do Centro Anglicano de Roma anuncia celebração.

A realização da cerimônia deixou perplexos muitos católicos, considerando ainda que, segundo testemunhas, houve participação de membros do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e do Secretário da Congregação para o Culto Divino. “Parece verdade”, reagiu à publicação do Centro Anglicano de Roma, no Twitter, um fiel resignado. O tweet (imagem acima) que dizia “Uma Igreja! Uma fé! Um Senhor! Evensong no coração da Igreja Católica”, assim foi respondido na rede social por nossa colaboradora Gercione Lima: “O que você quer dizer? Tem a intenção de renunciar à heresia anglicana e aderir à Fé Católica?”.

Rezemos para que assim seja!

Também o importante vaticanista Marco Tosatti repercutiu o acontecimento. “Ontem à tarde, pouco depois do momento em que, na Basílica de São Pedro foram celebradas as Vésperas com os expoentes da Igreja Anglicana, algumas dezenas de pessoas recitavam um rosário de reparação pela unidade da Igreja na Praça de São Pedro. Ao mesmo tempo, através de compartilhamento em redes, muito mais gente se unia em oração, cada um de onde se encontrava”.

Relata o vaticanista que um grupo que rezava em reparação na Praça de São Pedro era “bastante heterogêneo”, “composto por pessoas que circulam nos ambientes Ecclesia Dei, na Fraternidade São Pio X, bem como pessoas de inspirações diferentes. A Fraternidade São Pio X oficialmente aderiu ao evento através da organização de uma missa e depois pela recitação do rosário liderada por um de seus sacerdotes. É interessante essa participação, se considerarmos o que tem sido dito sobre um possível acordo entre a Fraternidade e a Santa Sé, o qual seria iminente”.

27 Comentários to “Cerimônia anglicana na Basílica de São Pedro causa perplexidade.”

  1. Estou desolada! Quem vem nos ajudar? Nossas Missas já são como um culto evangélico! Cheio de danças, baterão de palmas, gritarias!

  2. Seu nome é Francisco e vive em Roma
    mas bem que poderia chamar Nero
    pela forma que trata os católicos
    e pela sua intolerância o clero

    Transformará o mundo em coliseu
    no qual os indefesos e os católicos,
    serão cruelmente exterminados
    por muçulmanos e pelos ateus

    Profana sem temor o que é sagrado
    entrega a Cesar o que pertence a Deus
    profere blasfêmias a todo momento
    Não tem zelo com os sacramentos

    Ele não chegou no poder sozinho
    foi ajudado por amigos seus
    patrocinado pela grande loja
    e maus conservadores: os fariseus

    A doutrina imutável aborrece
    acabemos com este tormento
    se não é permitido negociar valores
    mudemos a sorte de Bento:

    Negociemos o nosso Pastor
    não mais a trinta dinheiros
    prestígio, cargos, privilégios
    quem sabe ouro, dólar ou euro?

    Escolhamos um tolerante e flexível
    menos exigente e moderno
    que compactue com nossas práticas
    que seja doce, acolhedor e terno

    Que inocência não aprenderam
    assim se comportam os tiranos
    quando querem chegar ao poder
    se passam por solidários e humanos

    E desta forma procederam
    os falsos conservadores
    com a turma do compasso e do esquadro
    organizaram este teatro

    Foi um crime quase perfeito
    a forma como sucedeu a trapaça
    o primeiro ato foi encerrado
    com a cor branca da fumaça

    Mas qual não foi a surpresa
    cada dia uma novidade
    na cúria não fez nenhuma faxina
    cuidou de modificar a doutrina

    Bergoglio ligou o ventilador na farofa
    pra todo lado joga farinha
    É o javali da mata virgem
    devastando o que resta da vinha

    Perecerão os maus pastores
    perplexos em seus tormentos
    pois quem se junta aos porcos
    com eles partilha o excremento

    Se cumprirá o ensinamento
    dos traidores esta é a sorte
    nossos prelados não aprenderam
    que a paga do pecado é a morte

    Contaminada pela grande apostasia
    a humanidade nem se dá conta
    o destino para o qual ela caminha
    valores não se negociam

  3. Uma pequena reportagem sobre a participação do Priorado de Albano (FSSPX) pode ser lida aqui: http://www.catolicosribeiraopreto.com/rosario-de-reparacao-na-praca-de-sao-pedro/

  4. Prossegue, em alta velocidade, a demolição da Igreja católica, promovida pelo Papa Francisco e altos eclesiásticos.
    .
    Depois de Francisco colocar uma estátua de Lutero na sala de audiências no Vaticano, e se sentar ao lado dela, agora ele permitiu uma cerimônia anglicana na Basílica de São Pedro, coração do Cristianismo.
    .
    Não temos um Papa Católico. Temos um Papa Luterano-Anglicano. Isso é apocalíptico. Mas o povo católico não se indigna, permanece indiferente diante disso, anestesiado pela mídia, preocupado exclusivamente consigo mesmo e com o gozo da vida. Sem se dar conta de que o mundo atual não aguenta nem mais vinte anos, está à beira de ser dominado pelo Islã, ou pelo Neomarxismo, que já conquistou as mentes e aparelhou o Estado e a Sociedade no Ocidente.
    .
    Estamos diante de um PECADO IMENSO do clero e do povo. Resta aguardar a manifestação da justa ira divina. Um dilúvio de fogo porá fim a tanto horror. Depois da destruição de todas as coisas revolucionárias, virá a reconstrução. Tudo será novamente criado e a civilização cristã restaurada. Das ruínas fumegantes do mundo atual, dos escombros da Igreja, surgirá o Reino de Maria, radiante de luz, com uma plenitude de beleza e de verdade.

  5. Eu não entendi muito bem. O que foi celebrado foi um ofício como laudes ou vésperas? ou algo que seria como uma missa dos anglicanos?
    Bem, aqui em Caxias do Sul/RS há uns 4 ou 5 meses atras, fui à missa numa igreja paroquial católica e assisti a missa, que foi celebrada por dois sacerdotes igualmente paramentados. Um deles era o vigário, eu conhecia, o outro ele apresentou no fim da missa. Era um padre anglicano, que “graças ao belíssimo trabalho ecumênico de nossa diocese, pode estar aqui celebrando junto comigo”, disse o sacerdote católico.
    E a missa terminou. Sem protestos, e até com uma salva de palmas.
    Acho que só eu saí com cara de besta, em dúvida até em relação à comunhão que recebera, e me perguntando “mas se o bispo permite, que se pode fazer?”
    Diante disso, nem acho tão terrível o que aconteceu lá na basílica de s.Pedro, afinal todos sabiam quem eram os celebrantes, ninguém estava enganado, e provavelmente foi uma celebração de orações e cantos, sem Eucaristia, verdadeira ou falsa. Me parece menos grave, não?
    Aqui em Caxias do Sul está assim. Quando é que a FSSPX vai se espalhar mais pelo país ao invés de se concentrar tanto em S.Paulo?

    • Caríssima Teresa, aí no coração do RS., ou seja em Santa Maria, há um priorado da FSSPX. Vale a pena conhecer e quem puder, frequentar.

    • Segundo o direito canônico, esse caso pode ser escrito e enviado à Doutrina da Fé. Melhor ainda se tiver material que o comprove, como fotos e até artigos de jornal. Te garanto que esse tipo de coisa eles tomam providências quando se chega ali.

    • Verdade, Teresa. Não só eles, mas o IBP poderia se espalhar mais pelo Brasil

    • Teresa,
      Em Santa Maria, há o Priorado do Imaculado Coração de Maria. Em Porto Alegre, a 2 horas de Caxias, há a Capela São José, com Missas aos domingos, às 18 horas. Você pode pensar que é longe, mas há famílias que vem seguidamente, algumas todo o fim de semana, da Serra gaúcha para a Missa. Quem vem da Zona Sul de Porto Alegre leva quase 40minutos até a Capela, não muito longe do aeroporto. Em Santa Maria, igualmente, há famílias que pegam o carro todo domingo de manhã e percorrem mais de hora até a Missa.

      Além disso, a FSSPX vai aonde os fiéis a chamam, pois são os leigos que, vendo o estado de necessidade criado pela Crise na Igreja, recorrem aos Padres, fazendo com que a Igreja supra a falta de jurisdição ordinária. Foi assim durante anos em Porto Alegre, e é assim agora em Florianópolis, com algumas poucas Missas por ano. Reúna um grupo de fiéis e comece a ir em Porto Alegre; daqui a pouco, quem sabe os Padres não vão a Caxias também?

    • Caraca! Só peço a Deus que o papa esteja no caminho certo e que os protestantes abandonem a falsa fé voltando para a igreja católica.

  6. A situação degrada-se de forma ascendente sem se entrarem em muitos detalhes por ser extensa, mas num apanhado geral, aparecem os apoios velados às esquerdas e depois lhes destinam recepções pomposas dentro do Vaticano, mais se pareceriam aqueles que comparecem ao banquete sem as vestes nupciais de que nomeia os Evangelhos!
    Depois, aparecem as escorias da humanidade dentro do Vaticano, como varios comunistas da A Latina, incluindo-se andróides do estilo Stédile, Mujica, o cocaleiro Evo Morales, Maduro da Venezufavela e de “movimentos sociais”(as anarquistas e aves-de-rapina milicias comunistas tipo MST), além de mais destacados trastes da cafagestagem marxista.
    Após isso, ao invés do contrario, cativam-se as heresias protestantes, o relativismo pregado sob forma evangélica a criterio do auto espírito santo que cada um possuiria em si, sendo cada um uma igreja sedizente cristã.
    Piorando, aparecem os anglicanos na lista dos neo apadrinhados, tratados como os acima, embora merecedores das mesmas reprimendas por não passarem de mais uma seitinha qualquer, dessa vez diferenciando-se por ser de origem real, palaciana, apesar de eles possuirem o mesmo conteúdo alienante à fé cristã!
    Numa anterior entrevista do papa Francisco ao Avvenire à jornalista Stefania Falasca, publicada em 18/09/2016 (pp. 1-3 e 5) em que o papa Francisco afirma: “A Igreia […] não é um caminho de ideias” (p. 2). Ele reafirma esse conceito à página 5 da entrevista: “A Igreja não é uma instituição, é um caminho, certos modos de opor ‘coisas da doutrina’ a ‘coisas da caridade pastoral’ não são segundo o Evangelho e criam confusão”. Bento XVI, em 2005, dissera que “a Igreja não é um pacote de ideias, senão o encontro com uma pessoa: Cristo!
    O papa Francisco se diz em continuidade com o Vaticano II, embora afirme não haver inovado nada a respeito do curso do papa João XXIII com a abertura do Vaticano II, porém, ao pontificar 60 anos depois segue no curso: ex natura rerum, motus in fine velocior, quereria dizer que, pelas leis de física natural, a velocidade no fim é maior à iniciada”!…
    Ele não seria inovador apenas estaria dando mais impulso ao que se projetara antes e, particularmente, deduziríamos equenciar com os projetos de 1824, de Vindice e Nubius – converter a Igreja numa sua versão parodiada!…
    Aos quantos seus promotores, não seriam poucos:
    *“Será chegada então a minha hora, em que eu, de forma maravilhosa, destronarei o soberbo e maldito satanás, calcando-o debaixo dos meus pés e acorrentando-o no abismo infernal. Assim, a Igreja e a pátria estarão, por fim, livres de sua cruel tirania”.
    N Senhora do B Sucesso.

  7. Ressalta também que esteve presente nessa cerimônia dom Arthur Roche, secretário da Congregação para o Culto Divino.

  8. Francisco introduziu no Vaticano a estátua abominável de Lutero. Será que vai colocar uma de Henrique VIII? A.L. parece tornar esta abominação não longe de acontecer.
    A Bispa protestante que afirmou ser Francisco um cripto protestante, parece, infelizmente, não estar lá muito mal informada.
    Aliás, quando então não era ainda papa, Jorge Bergoglio, se ajoelhou para receber a “bênção” de um pastor? E, logo quando Papa, não disse: “Serei sempre o Jorge Bergoglio, porque é muito feio mudar depois de velho?

  9. A bula «Apostolicae curae» de 1896 de Leão XIII já define que os Anglicanos não têm sucessão Apostólica. Essa atitude do Papa de então mais os absurdos do Anglicanismo fez com que sempre houvessem muitas conversões dos anglicanos para o catolicismo. Chesterton é fruto desse tipo de ação, assim como o Cardeal Newman e muitos outros. Mas parece que as conversões não importam mais para esse clero infiltrado em Roma.

  10. Desse “sarau religioso” – barbarie com o nome bonitinho de ecumenismo, ou diálogo interreligioso – já estamos mais que perplexos. Mas me chama a atenção, no texto, a presença da FSSPX participando de outra atividade que levanta a questão: estaria mesmo a FSSPX fazendo acordo com Roma?

    Se não faz, dizem que é cismática e inimiga. Do contrário, dizem que será subjulgada ao modernismo. E agora?

  11. Foi celebrado algum ato de ordem na basílica petrina? (missa, confissão, unção dos enfermos)

    Se foram feitas apenas orações, desculpem informar, mas então ocorrem profanações diariamente em São Pedro, já que ali adentram milhares de não-católicos diariamente – e certamente muitos deles realizam seus atos de culto, ainda que não de forma exterior.

    Sugiro, nesse caso, que os ditos membros de associações Ecclesia Dei, para não caírem em hipocrisia formalista, organizem escalas de reparadores para passar dia e noite diante do altar papal, desfiando seus rosários e atos de desagravo.

    Preparem-se para não fazer mais nada, pois isto demandará bastante tempo.

  12. Só para esclarecer. Evensong é o equivalente Anglicano da oração das Vésperas, e geralmente é cantado, sendo inclusive permitido no Uso Anglicano, que é um rito da Igreja Católica. Algumas igrejas católicas na Inglaterra o celebram. Inclusive, quando cantado, usa-se as orações do antigo Livro de Oração Comum, descrito por Peter Kreeft (filósofo defensor da liturgia tradicional), como uma obra-prima da língua inglesa.

  13. “E quando virdes a abominação da desolação no lugar santo…”
    (Mt 24, 15)

  14. Entrevista a Mons. Roche: las vísperas anglicanas en San Pedro son otro paso del ‘caminar juntos’: https://es.zenit.org/articles/entrevista-a-mons-roche-las-visperas-anglicanas-en-san-pedro-un-importante-paso-en-el-caminar-juntos/

  15. Que sacrilégio! Como é possível terem autorizado tal coisa?

  16. Sabe o que é pior? Eles não rejeitam o “Ofício Petrino”, Francisco é o Papa deles! Dói dizer mas a coisa está saindo do controle. O mais interessante é que os católicos estão rejeitando isso, é uma comunhão entre o Papa e seus protestantes falidos.

  17. Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?

    Pouco menos de uma hora antes do evento sacrílego, voluntários do Centro Anglicano de Roma distribuíam o programa para as pessoas que se dirigiam à Praça de São Pedro. Ali se podia ler “1662 Book of Common Prayer’ que é exatamente o que veio substituir o Missal Romano e o Breviário em todas as Igrejas confiscadas pela igreja anglicana da Inglaterra.
    Roubaram as propriedades da Igreja Católica na Inglaterra, mataram sacerdotes e bispos que resistiram, aprisionaram fiéis que se recusaram a servir à nova igreja do cismático Henrique VIII e hoje são recebidos com honras dentro da Sé de São Pedro, por um Pontífice que ao invés de confirmar os irmãos na fé, confirma os hereges e cismáticos em seu erro!
    Obviamente que para alguns Católicos mornos, daqueles que Nosso Senhor prometeu que vai vomitá-los de sua boca, não há nada demais!
    São Tomás More, o Bispo John Fisher e os outros 52 mártires beatificados pelo Papa Leão XIII no dia 29 de dezembro de 1886, não passam de um bando de intolerantes radicais que não cabem mais na “igreja da misericórdia”!
    Qual será o próximo agraciado? O Tabernáculo Mórmon? Ou quem sabe em nome do ecumenismo não tenhamos também um muezim na sacada da Basílica de São Pedro gritando aos quatro ventos o seu Takbir “Allahu Akbar”? Não duvido de mais nada!
    Só assim teremos novamente a praça de São Pedro lotada com um monte de “irmãos muçulmanos” prostrados por terra e ainda elogiados por sua “fé eloquente” no Deus Único!
    O nome do troll que eu interpelei no Twiiter é Fergus Butler-Gallie https://twitter.com/_F_B_G_, pelo que ele descreve no perfil ele é um “seminarista” na Westcott House em Cambridge http://www.westcott.cam.ac.uk, treinando para o que ele chama “Holy Orders”.
    Holy Orders ou Sagradas Ordens é uma prerrogativa exclusiva da Igreja Católica Romana. De fato, a bula «Apostolicae curae» de 1896 de Leão XIII deixa claro os Anglicanos não têm sucessão Apostólica. E isso fica mais do que evidente pra qualquer um que vê esse arremedo de igreja ordenando invalidamente homens casados, homossexuais assumidos e mulheres como “sacerdotisas e bispas”.
    O troll estava efusivo por causa do evento sacrílego, mas bastou eu tocar na palavra “conversão” e a conversa mudou. Ele resolveu me levar na gozação, na trollagem. Mas eu dei corda porque queria ver até onde vai a “fé” desse povo.
    Uma Igreja, Uma Fé, Um Senhor! Era o que estava escrito no livreto que eles distribuíam, mas quando eu toquei em dois dos pilares da nossa fé, dois dogmas: um da Supremacia Papal e o outro, Fora da Igreja não existe Salvação, foi como tocar em criptonita.
    Eles simplesmente desdenham os dogmas Católicos, eles negam a Supremacia Papal, eles se acham superiores em tudo, ou seja, pra piorar pecam contra o Espírito Santo! Aquele triste pecado que ocorre quando a pessoa se julga “dona da verdade” e por isso não aceita as verdades da fé por puro orgulho.
    Quando eu perguntei ao tal “seminarista anglicano”: o que você quer dizer com “uma igreja, uma fé, um Senhor”? Tem a intenção de renunciar à heresia anglicana e aderir à Fé Católica?”
    A resposta dele foi: “Nahh, love, the music, liturgy & ecclesiology’s nicer the Canterbury side of the Tiber…”. Ou seja, “Não, o amor, a música, a liturgia e a eclesiologia é melhor no lado Canterbury do Tibre”.
    Contraditório não? A única coisa que presta na música e liturgia deles foi o que eles ainda mantiveram da herança Católica e se tudo no lado deles é tão superior, por que essa aproximação com a Igreja Romana? Se não buscam se converter, pode ser que o objetivo seja exatamente aquele dos colaboradores protestantes no Concílio: converter a Igreja de Roma ao protestantismo.
    E se depender dos impostores na hierarquia, isso não está muito longe de acontecer. E quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?

  18. UÉ!?

    João Paulo ii, dentre outras coisas, não beijou a mão de senhor Rowan Williams, “arcebispo” anglicano da “Cantuária” ?

    Faz décadas que os promoters do Vaticano II fazem essas bravatas. Por isso, não me espanto com mais esse mafuá das Vésperas Sicilianas.

    Mas os conservadores (da desgraça) continuam a fazer caras e bocas, apelando, solenes, hirtos e sisudos, para que se obedeçam o Magistério e o Código de Direito Canônico, isto é, a TUDO aquilo em cima do que eles sambam tresloucadamente, e, depois, têm a desfaçatez de vir ostentar cara de bonzinhos e de perseguidos pelos outros, os liberais, os Kaspers malvados e novidadeiros.

    E que Magistério devo eu – mísero verme – “achar” que está certo? O de Leão XIII, na “Apostolicae curae” onde se ensina com todas as letras e formalidades que as “ordenações” anglicanas são inválidas ou… que outro? O da Senhôra Mãe Joana…?

    Façam-me o favor, conservadores: façam uso um pouco mais moderado desse expediente aviltante que se chama CARA DE PAU.

    http://natcath.org/NCR_Online/archives2/2003d/101703/101703e.htm

  19. Qual foi o motivo do surgimento da Igreja Anglicana? Por acaso não foi um rei que queria se casar novamente mas a Igreja Católica não permitia e ele decidiu criar a sua própria Igreja?
    Então… De acordo com a Amoris laetitia e o pensamento de Francisco ele não estaria errado, quem estaria errado seria a Igreja.

  20. os bispos e os padres estão calados…não disse Jesus que isto iria acontecer…e que poucos iriam defender a fé? deveriam ser celebradas missas e procissões por todo o mundo em reparação de este ato blasfemo.

  21. Pe. Elcio e GML, obrigada pelas respostas.

    Mas não é tão simples. Santa Maria é fora de questão pois dista da serra gaucha mais de 300 km.

    Porto Alegre, não é tão inviável pois são só 127km. Se bem que uma missa que inicie às 18h só me permitiria chegar de volta em casa de carro, por volta das 21h. Não é tão tarde. Mas considerando que trabalho na segunda, que não dirijo à noite e que o local da Igreja é longe e acho que meio contramão da rodoviária, tudo fica mais difícil. Sem falar no custo disso, no meu filho que não ia entender essa historia, não me acompanharia e provavelmente acabaria por não ir mais à missa nenhuma… eu acabo achando que não vale a pena. Mas posso estar enganada.

    Contudo, se for levado em conta que a serra gaucha tem quase 2 milhões de habitantes em mais de uma centena de municípios pequenos e grandes, quase todos de maioria com profundas raízes católicas, geralmente com descendência italiana, acho que merecia uma atenção especial da FSSPX.

    Eu já tentei contactar algumas pessoas, mas sou do RJ e só conheci até agora uma pessoa além de mim que entende a situação e também gostaria de ter um oásis católico por aqui, embora talvez nem tenha tempo de lutar por isso.

    Assim sendo, mantenho a minha sugestão à FSSPX. E se outros leitores da região da serra quiserem me contactar para tentarmos fazer esse grupo que o GML sugeriu, um grupo que um dia possa crescer a ponto de obter pra região da serra gaucha um dos muitos sacerdotes que a FSSPX ordena… fico no aguardo.
    teresa.tcgm@gmail.com

  22. Caríssima Teresa, vou pedir a Deus na Santa Missa, esta graça para este povo de raízes tão católicas. Já trabalhei algum tempo em Santa Maria e guardo as melhore impressões da religiosidade deste querido povo gaúcho.