Foto da semana.

São Paulo, 19 de março de 2017: Criada oficialmente a Casa Autônoma da Fraternidade Sacerdotal São Pio X no Brasil. Mais de 300 pessoas se apertaram no Priorado Pe. Anchieta para assistir a Missa solene cantada pelo Pe. Pablo Suárez (ecônomo da FSSPX), tendo como assistentes o Pe. Juan María de Montagut (antigo Prior do Priorado de São Paulo, agora Superior da Casa Autônoma) e o Pe. Mario Trejo (Superior do Distrito da América do Sul).

Mais informações aqui.

Tags:

13 Comentários to “Foto da semana.”

  1. Parabéns aos irmãos de São Paulo por mais este importante passo na expansão do Catolicismo e pela Missa de Sempre! Nós, aqui de Salvador, aguardamos ansiosamente uma missão em terras baianas, mais especialmente na região da Diocese Primaz, infelizmente tão contaminadas pelo Modernismo!

  2. Como anseio entrar em contato com a F.S.S.P.X-Nós aqui estamos como ovelhas sem pastor o modernismo tomou conta.Moro no litoral de SC é meu sonho poder participar da Santa Missa tradicional.
    Se alguém puder ajudar agradeço de coração.Paz e bem

  3. Val,qual seu e-mail,que repasso para um católico que mora em SC que está tentando viabilizar a missa por aí.

  4. Alguém por gentileza refresque minha ignorância e explique qual a diferença de uma casa autônoma para um priorado. Obrigado

    • No organograma da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, uma Casa Autônoma é um Distrito em formação.

      O Superior de uma Casa Autônoma tem o mesmo papel que um Superior de Distrito. Nomeado pelo Superior Geral e seu Conselho para um mandato renovável de seis anos, tem sob sua responsabilidade a direção do apostolado em seu território, conforme os estatutos e o espírito da Fraternidade. A cada vez que a Divina Providência o permite, organiza a fundação de Priorados, segundo as necessidades e as circunstâncias do apostolado.

      Quando uma Casa Autônoma chega a ter em seu território três Priorados, pode-se estabelecer um Distrito. Em certos casos, as circunstâncias do apostolado podem indicar a conveniência de unir uma Casa Autônoma a um Distrito vizinho maior ou que um novo Distrito seja formado unindo Casas Autônomas próximas.

    • Se comparando com as congregações religiosas, um priorado é como um convento, que tem um superior local. Já uma casa autonoma é um distrito em formação, um distrito equivale a uma Província de congregação religiosa, que tem um superior responsável pela congregação em um determinado território. Antes o Brasil fazia parte do distrito da América do Sul, então ficavam dependentes do superior que mora la na Argentina. Com a Casa Autonoma o Brasil tem um superior próprio para guiar o apostolado do Brasil mais de perto, o que faz as coisas fluírem mais.

    • Então, se raciocino corretamente, a progressão estrutural do apostolado da FSSPX acontece nessa ordem: priorado > casa autônoma > distrito?

  5. Esperamos a chegada da Fraternidade aqui no Espírito Santo para nos juntarmos imediatamente a ela!

  6. Para Val F.A.B. e quem mais se interesse:

    Felizmente a cidade de Florianópolis é atendida pela Fraternidade de São Pio X. Quem os atende é o Priorado de Santa Maria/RS. O telefone desse Priorado é 55 30283896, os Padres os informarão das datas e do endereço da Missão.

  7. Joel Y.
    Não, nem todo priorado vai se tornar um distrito ou casa autonoma, assim como nas ordens religiosas nem todo convento vai se tornar uma provincia. A semelhança da provincia religiosa que tem sob o governo de seu superior varios conventos, um distrito ou casa autonoma tem sob o governo de seu superior varios priorados, no Brasil além do de São Paulo existe um em RJ e outro em RS, todos sob o governo do Pe. Juan Maria de Montagut, superior da casa autonoma, que governa a FSSPX em todo o território brasileiro.

  8. Val,se preferir envie-me uma mensagem(flavio.dornelles@yahoo.com)que te ponho em contato com o católico que citei para ficares por dentro de como andam as coisas para a realização da missa na capital catarinense.

  9. Sem problemas amigo,vou mandar tbm pelo teu e-mail. vaallyster@gmail.com