Fátima, 20 de agosto de 2017: Cerca de 10 mil peregrinos de todo o mundo se reúnem em torno dos 3 bispos e cerca de 300 padres da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, juntamente com centenas de religiosos para uma peregrinação por ocasião do centenário das aparições de Nossa Senhora.




Na oportunidade, os bispos da Fraternidade realizaram um ato de consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria (tradução de FratresInUnum.com):
“Prostrados aos pés de vosso trono de graça, ó Rainha do Santíssimo Rosário, desejamos atender, na medida de nossas forças, aos pedidos que fizestes quando, há cem anos, viestes a esta terra para se mostrar a nós.
Os abomináveis pecados do mundo, as perseguições contra a Igreja de Jesus Cristo, e, o que é pior, a apostasia das nações e das almas cristãs, e o esquecimento por tantos de vossa maternidade de graça dilacera o vosso Coração Doloroso e Imaculado, tão unido em sua compaixão com os sofrimentos do Sagrado Coração de Vosso Divino Filho.
A fim de reparar tantos crimes, pedistes que se estabelecesse no mundo a devoção reparadora ao vosso Imaculado Coração; e para deter os açoites de Deus, convertestes-vos na mensageira do Altíssimo para pedir ao Vigário de Jesus Cristo, juntamente com todos os bispos do mundo, a consagração da Rússia ao vosso Imaculado Coração. Desgraçadamente, continuam sem atender a vosso pedido.
E por isso que, antecipando-nos ao feliz dia em que o Sumo Pontífice finalmente ouça aos pedidos de vosso Divino Filho, e sem nos atribuirmos uma autoridade que não nos corresponde, mas com uma humilde súplica a vosso Imaculado Coração, como bispos católicos cheios de preocupação pelo destino da Igreja universal, e em união com todos os bispos, sacerdotes e leigos fiéis, decidimos responder, da melhor maneira que podemos, aos pedidos do céu.
Dignai-vos, portanto, ó Mãe de Deus, aceitar o ato solene de reparação que apresentamos ao vosso Coração Imaculado por todas as ofensas com que, juntamente com o Sagrado Coração de Jesus, é afligido pelos pecadores e homens ímpios.
Em segundo lugar, na medida de nossas possibilidades, damos, entregamos e consagramos a Rússia ao vosso Coração Imaculado: rogamo-vos, em vossa misericórdia maternal, que tomeis a esta nação sob a vossa poderão proteção, e que façais dela vosso domínio onde reinareis como Soberana. Fazei desta terra de perseguição uma terra predileta e bendita.
Suplicamo-vos que submetais esta nação tão inteiramente a vós, que se converta em um novo reino de Nosso Senhor Jesus Cristo, em um novo legado para o seu doce cetro. E que, convertida de seu antigo cisma, regresse à unidade do único rebanho do Pastor Eterno, e assim se submeta ao Vigário de vosso Divino Filho, para que se converta em apóstolo ardente do reinado social de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre todas as nações da terra.
Também suplicamo-vos, ó Mãe de Misericórdia, que por este prodigioso milagre de vossa onipotência suplicante, que manifesteis ao mundo a verdade de vossa mediação universal da graça.
E, por fim, dignai-vos, ó Rainha da Paz, dar ao mundo a paz que ele não pode dar, paz de armas e de almas, a paz de Cristo no Reino de Cristo e o Reino de Cristo através do reino de vosso Coração Imaculado, ó Maria. Amém.