Esta é a paz da Igreja.

E sim, peçamos a paz, tal como é compreendida e desejada pelos filhos de Deus; uma paz digna deste nome, que a Sagrada Escritura de modo algum separa da Verdade, da Justiça e da Graça; esta é a paz da Igreja: o tranquilo cumprimento da lei cristã, o pacífico desenvolvimento das obras da Fé e da Caridade, a afirmação pública da verdade e dos preceitos do Evangelho, a conformidade das leis e instituições humanas com a doutrina e o ensinamento moral de Jesus Cristo, a contínua resistência ao Príncipe das Trevas e a todos aqueles que propagam as suas perversas máximas.

Dom Giuseppe Melchiorre Sarto, então bispo de Mântua — futuro São Pio X, alocução de 3 de setembro de 1889. Citado em Dal-Gal, Pie X, apud Saint Pius X, Restorer of the Church, Yves Chiron, Angelus Press, 2002, p.297 – Tradução: Fratres in Unum.com

*Publicado originalmente na festa de São Pio X, 3 de setembro de 2012

Anúncios

5 Comentários to “Esta é a paz da Igreja.”

  1. Belíssimas palavras! Límpidas como a água!

    Gostaria de destacar as duas últimas frases de S. Pio X, que são mais atuais do que nunca:

    “[…] a contínua resistência ao Príncipe das Trevas e a todos aqueles que propagam as suas perversas máximas.”

    Com efeito, podemos tomar o caos social que tem se espalhado em todos os países e as diversas inversões e agressões à natureza e às leis naturais como sinais da ação Príncipe das Trevas e dos filhos das trevas. Estamos nos tempos apocalípticos em que a luta entre o Dragão e os filhos da Mulher vestida de Sol se torna mais aguerrida. Por isso não nos esqueçamos de nos prepararmos espiritualmente para a guerra espiritual do fim dos tempos.

  2. Reforçando meu comentário anterior, é interessante notar como o mundo pós-moderno se afastou das condições que trazem e dão a paz às sociedades e ao mundo, a saber e destacando a lei cristã (os mandamentos de lei) e as obras de fé e caridade. Não é a toa que as ameaças e o perigo de guerra estão aumentando cada vez mais nos dias de hoje. Ainda nesse sentido, gostaria de partilhar uma mensagem do Padre Fortea sobre a purificação que deverá passar a humanidade toda, no mundo inteiro.

    Vídeo:

    O deus fará uma Purificación nesta geração – Pai Antonio Fortea

    • O título do vídeo do Padre Fortea apareceu traduzido automaticamente, mas o título original, em espanhol, é “Dios hará una PURIFICACIÓN en esta Generación – Padre Antonio Fortea.

  3. “E vós outros estáveis mortos por vossas faltas, pelos pecados que cometestes outrora seguindo o modo de viver deste mundo, do príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes.Também todos nós éramos deste número quando outrora vivíamos nos desejos carnais, fazendo a vontade da carne e da concupiscência. Éramos como os outros, por natureza, verdadeiros objetos da ira (divina)”. Ef 2 1-3.
    Transportando o acima para o momento atual, podemos afirmar que, se não resistirmos aos muitos promotores do mal nesse mundo – venham de onde vierem e quem sejam, inclusive pertencentes à casta sacerdotal em varios niveis eclesiásticos – e, por estarem ostensivamente atuando ao lado dos inimigos da fé, deveremos resistir a eles por terem preferido se associarem aos desejos do Príncipe das Trevas desse mundo, o diabo!
    Observemos que doravante, sempre em intensidade crescente e de forma cada vez incessante, agindo de forma tão patente e descarada que poderíamos em muitos casos reconhecê-los e daí poderíamos associá-los às representações antropomórficas do diabo, tantas por aí existentes – casos dos ideologistas – embora ardilosamente querendo se passarem por anjos de luz e promotores do bem e até mesmo “salvadores e libertadores” dos grilhões que oprimem a humanidade!