Summorum Pontificum no Brasil: Santa Missa em Florianópolis, SC.

13 Comentários to “Summorum Pontificum no Brasil: Santa Missa em Florianópolis, SC.”

  1. Trata-se de missa Summorum pontificum ou da SSPX?

  2. Existem missas fixas em Florianópolis?

  3. Como eu queria que tivesse na diocese de Blumenau, pelo menos uma vez por mês. Mas por aqui existe um verdadeiro ódio pela missa tridentina. Por parte do bispo, dos padres e dos mais velhos!

    • É assim em todos os cantos, Marcelino. Você não está só. Praticamente em todas cidades do Brasil onde há um pessoal interessado na Missa tradicional, há uma resistência louca, enfurecida e contrária a ela que vem desde o bispo até os párocos passando por certos fiéis que muitas vezes sequer conhecem o que criticam.
      Se o seu bispo não pode ajudar, se ele se mostra refratário à idéia, junte as pessoas interessadas e escrevam cartas à FSSPX — que deverá ao menos ouví-los. Esqueça a tal “Comissão Ecclesia Dei” (que nunca responde aos pedidos e jamais resolve problema algum).

    • Quando morei em Pomerode tive contato com alguns padres da diocese de Blumenau, não cheguei a conversar com o bispo apesar de tê-lo visto pela região. Não percebi ódio pela Missa Tridentina nos padres que eu conheci, percebi sim um total desinteresse. Acredito que, com o padre certo e com pessoas interessadas NA MISSA (e não em ficar discutindo picuinhas), é possível sim estabelecer uma Missa Tridentina dominical na região em mais ou menos de 1 ano de trabalho. Estive na região por 8 meses fui transferido para Florianópolis, infelizmente não deu tempo de fazer muito mas eu já estava em contato com padres da IBP, negociando uma visita à diocese.

      É tudo uma questão de vontade, paciência e estratégia.

  4. Precisamos da missa Tradicional aqui em Florianópolis, quem será que poderá nos ajudar. Praticamente todas as capitais do país já tem #missatridentinaflorianopolis

    • Pra quem tiver interesse, em Treze de. Maio mais ao sul de SC o Pe. Nivaldo Ceron oferece a missa tridentina no ultimo domingo de cada mês. Não é 100% tridentina, pois usa o rito mas as leituras são feitas segundo o novo misal mas no momento é o que temos.

  5. Darildo, que loucura é essa? Missa antiga com leitura do novus ordo??? Kkkk que comédia.

  6. Há missa no norte da Ilha,(Lagoinha/Ponta das Canas) os padres da FSSPX vem à cidade.
    A última visita foi mês passado, dia 16/9.
    Para maiores informações ou dificuldade ou dúvida liguem no Priorado (55 – 3028-3896)

  7. Me sinto no dever de informar que existe pelo menos um padre na diocese de Blumenau que sabe celebrar a missa tridentina. Eu não recordo o nome dele, é um Frei do Santuário Nossa Senhora Aparecida. Eu falei com ele por telefone, me confirmou que sabia celebrar, mas rapidamente me disse que não faria. Os motivos que ele deu eram “pequeno número de interessados”, “coisa do século XVI”, “precisa autorização especial para celebrar”, “o CVII modernizou a igreja e acabou com essa missa”. Como eu tentava argumentar ele mostrou-se grosso e pediu para não tomar-lhe o tempo.