Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados.

Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Nós, bispos do Regional CNBB NE1-Ceará, reunidos em Conselho Episcopal Regional, manifestamos a nossa indignação e repúdio diante do escárnio público contra os nossos símbolos mais sagrados (Crucifixo, hóstia, imagem da Padroeira do Brasil) e contra valores fundamentais da vida humana. Ataques violentos e explícitos à família e à religião cristã têm sido feitos através de espetáculos de péssima qualidade que visam à apologia de práticas de sexualidade pervertida e anormal.

A Igreja não prega nem defende discriminação ou preconceito de qualquer natureza. Mas, comprometida com a verdade, defende e promove os valores humanos e cristãos, cumprindo assim, as exigências do Evangelho de Cristo.

Seríamos ingênuos ao pensar que esses últimos episódios (Exposição Queermuseu no Santander Cultural em Porto Alegre – RS, o artista nu que rala a imagem de Nossa Senhora Aparecida durante ‘perfomance’, em Brasília), dada à sua natureza e à evidência dos seus objetivos, não são apenas verdadeiros crimes de vilipêndio, o que já seria muito grave, pois o próprio Código penal os tipifica assim (Artigo 208). Trata-se de um verdadeiro projeto estrutural, profundo e nefasto, de desmonte dos nossos mais preciosos valores humanos e cristãos, através da banalização do matrimônio, da ideologia de gênero, da legalização do aborto, da liberação das drogas, da relativização dos valores morais nascidos do Evangelho e ensinados pelo Magistério da Igreja.

Por isso, denunciamos e repudiamos:

O “ataque explícito” aos valores humanos e cristãos da imensa maioria do povo brasileiro. Pois em nome de uma “liberdade” de imprensa, cultural, intelectual, artística impõe o desejo de uma minoria a toda uma coletividade.

O incentivo, patrocínio, promoção e “doutrinação”em massa, realizada diuturnamente em novelas, programas de “entretenimento” e da imposição ilegal, por órgãos governamentais e organizações não-governamentais, muitas destas de âmbito internacional;

A colonização ideológica, como alerta o Santo Padre, o papa Francisco: “Na Europa, nos Estados Unidos, na América Latina, na Africa, em alguns países da Ásia, existem verdadeiras colonizações ideológicas. E uma delas – digo-a claramente por nome e sobrenome” – é a ideologia de gênero (gender). Hoje às crianças às crianças -, na escola, ensina-se isto. O sexo, cada um pode escolhê-lo. E por que ensinam isto? Porque os livros são os das pessoas e instituições que lhes dão dinheiro”(Discurso aos Bispos da Polônia, 27.08.2015).

Portanto, convocamos todos os cristãos e pessoas de boa vontade a resistirem e protestarem contra todas as formas de destruição dos valores cristãos e da família, fazendo chegar a expressão do seu repúdio e indignação aos patrocinadores de tais campanhas e aos meios de comunicação que as veiculam.

Acreditamos numa sociedade justa e fraterna, possível apenas no compromisso com a vida, e vida em plenitude (Jo 10,10).

Que Deus nos fortaleça nessa árdua tarefa e a Querida Mãe Aparecida continue a interceder por todos nós.

Fortaleza, 18 de outubro de 2017

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza – CE

Dom Rosalvo Cordeiro de Lima
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza – CE

Dom Ailton Menegussi
Bispo da Diocese de Crateús-CE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Bispo da Diocese de Crato – CE

Dom Edson de Castro Homem
Bispo da Diocese de Iguatu – CE

Dom Antônio Roberto Cavuto
Bispo da Diocese de Itapipoca – CE

Dom André Vital Félix da Silva
Bispo de da Diocese Limoeiro do Norte

Dom Angelo Pignoli
Bispo da Diocese de Quixadá – CE

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos
Bispo da Diocese de Sobral – CE

Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira
Bispo da Diocese de Tianguá – CE

Segue carta em PDF com as assinaturas dos Bispos: Nota CONSER out – 17

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Regional Nordeste 1
Rua Felino Barroso, 405
Fátima- 60050-130- Fortaleza – Ceará –
Caixa Postal, 126 – CEP 60001-970
Fone: – (85) 3252.4046
Site: http://www.cnbbne1.org.br
E-mail: cnbbne1@veloxmail.com.br

Tags:

24 Comentários to “Nota de repúdio dos bispos do Regional CNBB NE1-Ceará diante do escárnio público contra os símbolos sagrados.”

  1. Graças a Deus! Obrigado a Dom José Antônio e obrigado bispos do Ceará, essas coisas jamais podem passar com se nada fossem! As forças do mal precisam sentir a força que tem a Igreja neste país.

  2. Antes tarde do que nunca.
    Parabéns aos Excelentíssimos Bispo de CNBBNE1, pela coragem de de dar a cara ao tapa, e de mostrarem que é o lobo que ronda o rebanho. Nosso Senhor voa abençoe.

  3. Deo gratias! Pastores defendendo o seu rebanho dos ataques dos lobos raivosos! Que Deus fortaleça aos bispos.

  4. Contem comigo. DEUS TRINDADE SANTA, toda Honra, Gloria e Louvores.

  5. Eis aí os Revmos Bispos, dando os nomes aos bois e repudiando os patifes promotores dessas aberrações, à base do “doa a quem doer”!
    Se nossos pastores há mais tempo estivessem dessa forma agindo, caso da CNBB, sempre por omissão e/ou conivencia associada a esses malfeitores do queermuseu, ela que passa uma imagem de representar o episcopado, embora não a seja, as esquerdas jamais teriam se sedimentado tão bem no Brasil, terra de Santa Cruz e (des)governando o país desde a saída do Regime Militar, sendo elas as promotoras desses e mais eventos afins visando descristianizarem os católicos, destruirem suas familias e os transformarem em legiões de zumbis para mais facilmente poderem ser apresados pelos globalistas, os quais são representados pelos partidos de esquerda, caso PT, PSDB, PSOL, PSTU, PDT, PSB, PCO, Rede, “PODEMOS”, PC do B etc., e mais anarquistas.
    Bom seria que o papa Francisco com razão, ao censurar a Ideologia de Gênero, as atribuísse às esquerdas – que as repreendesse por serem as instigadoras dessas monstruosidades!
    Bastante seria também conveniente que os sacerdotes nas paroquias retransmitissem incessantemente ao povo os nomes dos envolvidos nessas depravações, às próximas eleições relatassem os políticos e partidos envolvidos com essas promiscuidades para os católicos averiguarem se devem, podem e compartilharem sem sofrerem punições por votarem em candidatos associados a essas perversões que, por grave dever de consciencia evitassem, assim como deveriam boicotar as redes televisivas cortando-lhes suas audiencias, caso da Rede Globo da Teleperversão infanto-juvenil!
    Porque os trastes defensores dessa falsaria “liberdade e arte” não expõem os “queermuseu” em Havana, Moscou, Pyongyang, Hanói, Pequim etc., assim como as feministas não se apresentam em Riad, no Cairo, em Beirute e mais capitais árabes defendendo os “direitos das mulheres”?

  6. APLAUSOS!!!
    Onde posso assinar também?
    Alô demais, bispos da CNBB, vão continuar calados?
    A iniciativa é louvável e digna de elogio. Penso, porém, em minha opinião de leigo, que o ideal mesmo seria que o Arcebispo Primaz do Brasil (Arcebispo de Salvador) convocasse um CONCÍLIO REGIONAL condenando solene e oficialmente a Ideologia de Gênero, a globalização e todo o Projeto de Colonização ideológica financiado pela ONU e pelas organizações internacionais multimilionárias da Europa socialista. O Código de Direito Canônico prevê isto. A carta dos bispos do NE mostra que eles tem plena consciência desta realidade, e isso, por si só já é muito reconfortante!

  7. Mas que interessante…Mas uma vez o tiro saiu pela culatra….
    O que mais queriam os bispos mais “engajados” no Concílio, era que a força da “sinodalidade”, da “comunhão”, da “Conferência” em detrimento da foça do Bispo sozinho em sua Diocese, fosse cada vez mais forte…
    Não foi sem motivo que “convidaram” os Bispos com mais de 75 anos a repousarem…
    E agora quando Francisco dá aval ao avanço das idéias mais progressistas das décadas do pós concílio, diga-se de passagem, as mais infelizes e destruidoras que já existiram na Igreja, o resultado está sendo inverso do que os bergoglianos e a mórbida e fétida tchurminha setentiana esperava…
    Coisa maravilhosa!!!!!!
    A CNBB como foi bem lembrado há uns dias atrás, como Entidade, está cada vez mais renegada ao ostracismo, ninguém dá ouvido às suas insuportáveis e enfadonhas analises de conjunturas que só servem para as trocentas reuniões das “freiras” e “religiosos” que adoram reuniões para marcar reuniões com seus momentos “místicos” acompanhados pelos mantrasssssss pagãos e panteístas a lá ione buchada…..
    Não é que, para infelicidade e desespero da CNBB, os Bispos que honram seu episcopado estão deixando o sono em berço esplêndido e levantando a voz contra essa onda tisunâmica que devasta a Igreja de Deus há décadas?
    Enquanto isso a PRESIDÊNCIAAAA da CNBB está em Roma, com suas vestes eclesiásticas novinhas,cheirando a naftalina, pois nunca são usadas, para visitar Bergóglio e alguns dicastérios totalmente desfigurados pela trupe bergogliana…
    O Bispo de Afogados da Ingazeira (PE), dom Egídio Bisol, está de clarygman e depois aparece na Missa de sandália….CRUZ CREDO AVE MARIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Continue assim CNBB…Preocupe-se só com o material e terreno, enquanto isso, a IGREJA de NOSSO SENHOR, cresce e vai fermentando, com a graça de Deus e a TRADIÇÃO BI MILENAR da IGREJA, a sociedade e o mundo…
    Cuidado, que do juízo divino nenhum de nós escapará…
    “A quem mais foi dado mais será cobrado”…

  8. A frase certa: Mais que interessante… Uma vez mais o tiro saiu pela culatra…

  9. Mas precisou esperar quase 1 mês para então se manifestarem?
    O clamor público já acabou!
    Como dizem na minha terra, “se fosse uma cobra já tinha mordido!”.
    Então.Era uma cobra, e mordeu mesmo…

  10. Louvado seja Deus! Já não era sem tempo! Achei que nenhuma autoridade da Santa Madre Igreja fosse se levantar contra estes sacrilégios! Ainda há esperança!

  11. Ainda há pastores que velam por seus rebanhos no Brasil.
    Parabéns, senhores bispos, hj o Céu está em festa no Céu e o inferno em luto.

  12. Graças a Deus!!!

    Finalmente os bispos do Brasil (pelo menos alguns deles) defendem o povo de Deus!!!

    Benditos sejam!!!

  13. Quando eu li: “existem verdadeiras colonizações ideológicas” quase esultei mas, como o bispo de Roma sempre faz quando desaprova o terrorismo mas não amaldiçoa o islam que o gera, aqui ele reclama de um dos (muitos) artifícios mas nada diz da ideologia que os cria e usa e é responsável por tentar destruir nossa Civilização e Cultura e impor o reino das trevas, o comunismo demoniaco!
    Quanto aos bispos da CNB do B – Ceará, extemporâneos para serem eficazes, conseguiram enumerar vários dos artifícios mas nem uma palavra contra comunismo ou socialismo fabiano e suas ovelhas vão continuar sem saber quem é o lobo!

  14. Sou um português atento à vida da Igreja. Vi o comunicado de Vossas Exc.as Reverendíssimas e não posso nem devo mas também não quero deixar de Vos felicitar. Obrigado Senhores Bispos. Que Nossa Senhora Aparecida Vos dê sempre a coragem que estes tempos carecem! Carlos Aguiar Gomes, Arquidiocese de Braga ( Portugal )

  15. Deus seja louvado e fortaleça nossos bispos neste combate! Obrigado senhores bispos do regional NE-1 Ceara, o povo de Deus vos agradece!

  16. É muito pouco. Vilipêndio de imagem religiosa é crime e os autores devem ser processados. Deveriam oficiar ao Ministério Público para providências. Quando a questão era reforma da previdência quase cem bispos assinaram o documento.

  17. Tem total apoio do povo brasileiro. MUITO OBRIGADO PELA MANIFESTAÇÃO EM FAVOR DA VERDADE DO EVANGELHO. Deus seja louvado mil vezes por cada um dos signatários.

  18. OFF TOPIC: (PROPOSTA) Rosário em desagravo pelo ato ecumênico em “Ação de Graças, na Paróquia São Sebastião, pelos 500 anos da Reforma Luterana.”.

    Amigos
    Salve Maria.

    Infelizmente no próximo dia 31 de outubro haverá um ato ecumênico em comemoração pelos 500 anos da Reforma Luterana, conforme texto abaixo extraído do site da Igreja São Sebastião.

    QUE TAL SE nos organizássemos para rezarmos juntos um Rosário completo em desagravo, com início às 19h30min, nesse mesmo dia 31 de outubro, em frente a essa igreja, que fica na rua Paracatu, 466 – Barro Preto, Belo Horizonte – MG.

    FONTE DA NOTÍCIA:
    “No dia 31 de outubro, às 20 horas, convidamos toda a comunidade e amigos para a grande celebração em Ação de Graças, na Paróquia São Sebastião, pelos 500 anos da Reforma Luterana.” http://www.igrejasaosebastiao.com.br/celebracoes
    e
    http://www.luteranos.com.br/eventos/culto-ecumenico-na-igreja-catolica-sao-sebastiao-centro-de-belo-horizonte

  19. Fiquei feliz e perplexo com essa atitude. Explico:

    1- Feliz por existir ainda uma minoria de pastores que salvaguardam seus rebanhos dos ataques vorazes dos lobos.
    2- Perplexo pois onde ocorreu os ataques gratuitos à fé e símbolos cristãos, a saber:

    – Porto Alegre (RS): Exposição Queermuseu no Santander Cultural;
    – Brasília (DF): o artista nu que rala a imagem de Nossa Senhora Aparecida durante ‘perfomance’;
    – Belo Horizonte (MG): “Faça você mesmo a sua capela Sistina” (Palácio das artes, artista Pedro Moraleida)

    Nenhuma autoridade religiosa (arcebispo ou bispos auxiliares emitiram notas de repúdio contra as blasfêmias dessas atividades artísticas), somente agora, os bispos do Ceará se manifestaram as suas indignações.

    Sr. Carlos BH, você tem razão, cabe representação por ofensa ao art. 208, do Código Penal brasileiro (vilipendio de símbolos religiosos) combinado com o art. 20, da Lei 7716/89 – Lei de Racismo (incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional).

    Em razão disso, protocolei em Belo Horizonte-MG uma Representação Criminal junto ao Ministério Público Estadual (MG) com vistas a responsabilização dos organizadores destas exposições anticristãs.
    Meu amigo Paul Krause, responsável pelo Rosário todos os sábados na catedral da Boa Viagem também representou uma “notitia criminis” (Notícia do crime) ao MP-MG.

    Chega de Pilatos na Igreja. Basta de Omissos. Fim do “politicamente correto”.

    Está escrito: “Se vocês se calarem, as pedras falarão” (Jesus).

    E as pedras do pastor Marco Feliciano, de Silas Malafaia estão falando… enquanto os filhos prediletos de Nosso Senhor estão dormindo em berço esplêndido…

    Renato e família
    BH-MG

  20. Queria saber dos outros regionais. E também dos arcebispos, que seriam a referencia de defesa de nossa fé. Os cardeais nem se fala. Que veste a cor do sangue dos mártires. Mas só a cor mesmo.
    Alimentamos o mal com a nossa omissão.
    Deixa se fosse um ataque a uma das novelas da Globo se já nao estaria aos quatro ventos, todo tipo de mídia criminosa, processos e atos de manifestação na porta das Igreja.
    A nossa covardia alimenta a covardia dos mais covardes.
    Que Deus tenha piedade desta nação.

  21. Dom Walmor, arcebispo da arquidiocese de Belo Horizonte, publicou artigo repudiando a exposição da Santander. Segue: http://arquidiocesebh.org.br/para-sua-fe/espiritualidade/artigo-de-dom-walmor/insanidades-na-arte/

    • Sr. Max Gonzaga,

      É hilariante o posicionamento da cúpula da Igreja em Belo Horizonte-MG.
      Senão, vejamos:
      O arcebispo (D. Walmor) publica um artigo (Insanidade na arte) supostamente repudiando a exposição da Santander (Porto Alegre-RS), que fica a 1.724 km de distância de Belo Horizonte-MG (segundo o Google) e é incapaz de emitir uma simples NOTA DE REPÚDIO com relação à Exposição ANTICRISTÃ, PORNOGRÁFICA em cartaz no Palácio das Artes intitulada: “Faça você mesmo a sua capela Sistina”, do artista Pedro Moraleida.
      Detalhe: a famigerada exposição fica tão-somente a 1,2 km de distância da sede da arquidiocese em BH (13 minutos a pé, segundo o Google).
      Pior. O bispo auxiliar de Belo Horizonte-MG (D. Mol), como magnífico reitor, instituiu o diabólico “NOME SOCIAL” na PUC-MINAS, sobe em carros de som da CUT para defender o governo de Esquerda do PT.
      Finalmente, no plano pastoral da arquidiocese há uma defesa da ideologia de gênero.

  22. Eminências
    Isso também é ultraje ao culto, vilipêndio de objetos sacros:
    https://fratresinunum.com/2017/10/25/um-momento-no-espirito-de-magnum-principium-na-crb/
    Isso não é missa nem aqui nem na Índia.