Coluna do Padre Élcio: A Santíssima Eucaristia enquanto Sacrifício.

“Em todo lugar é sacrificada e oferecida ao meu nome uma oblação pura” (Malaquias I, 11).

Por Padre Élcio Murucci | FratresInUnum.com

23. Enquanto sacrifício, esse mistério augustíssimo derrama não somente sobre cada homem, mas sobre todo o gênero humano, uma grandíssima abundância de frutos de salvação; por isso a Igreja costuma oferecê-lo assiduamente pela salvação do mundo inteiro. Convém que todos os piedosos cristãos se esforcem por aumentar cada vez mais a estima e o culto desse sacrifício; e nos nossos dias é isto mais do que nunca necessário. Por isto nós queremos que as suas virtudes múltiplas sejam conhecidas mais perfeitamente e mais atentamente meditadas.

Missa Sacrificio24. Os princípios seguintes são manifestamente reconhecidos pelas luzes naturais da razão: Deus criador e conservador possui sobre os homens, quer a título privado quer sob o ponto de vista público, um poder supremo e absoluto; tudo o que somos e tudo o que temos de bom, individualmente e na sociedade, vem-nos da liberalidade divina: em troca, testemunhar a Deus o maior respeito como ao nosso senhor, e uma vivíssima gratidão como ao nosso principal benfeitor. E no entanto, hoje em dia quantos homens se contam que praticam e observam estes deveres com a piedade que convém? Se jamais houve época que estudasse o espírito de revolta contra Deus é certamente esta, em que de novo reboam mais fortes contra Cristo estes gritos ímpios: “Não queremos que este reine sobre nós” (S. Luc. XIX, 14), e estas palavras criminosas “Arranquemo-lo do meio de nós” (Jer. XI, 19). E há mesmo uns que se encarniçam com impetuosa violência em banir definitivamente Deus de toda sociedade civil e conseguintemente de toda associação humana.

25. Se bem que um tal grau de demência celerada não se manifeste em toda parte, todavia é triste ver quantos esqueceram a divina Majestade, dos seus benefícios e sobretudo da salvação que Cristo nos adquiriu. Mas agora tal perversidade ou tal despreocupação devem ser reparadas por uma reduplicação de ardor de piedade comum para com o sacrifício eucarístico: nada pode honrar mais a Deus nem lhe ser mais agradável. Divina, com efeito, é a vítima que é imolada: por ela, pois, nós tributamos à augusta Trindade toda a honra exigida pela sua imensa dignidade; oferecemos também a Deus Pai um holocausto de valor e de doçura infinitos, seu Filho único; donde resulta que não somente rendemos graças à sua benevolência, mas nos quitamos inteiramente para com o nosso benfeitor.

26. Desse tão grande Sacrifício podemos e devemos recolher ainda um duplo fruto dos mais preciosos. A tristeza invade o espírito de quem reflete nesse dilúvio de torpezas que por toda parte se entornou depois, que, como dissemos, o poder divino foi deixado de lado e desprezado. O gênero humano parece, em grande parte, chamar sobre si a cólera do céu; de resto, essa messe de obras culpadas que se levanta está também madura para a justa reprovação de Deus. Cumpre, pois, excitar os fiéis piedosos e zelosos a se esforçarem por aplacar a Deus que pune os crimes, e por obterem para um século de calamidades socorros oportunos. Saibamos que esses resultados devem ser pedidos sobretudo por esse Sacrifício. Porquanto não podemos satisfazer plenamente as exigências da divina justiça, nem obter em abundância os benefícios da clemência divina, senão pela virtude da morte de Cristo. Ele quis que essa virtude da morte de expiação e de oração ficasse inteira na Eucaristia: esta não é uma vã e simples comemoração da sua morte, mas é a sua reprodução verdadeira e maravilhosa, posto que mística e incruenta.

27. Aliás, apraz-nos declará-lo, grande alegria experimentamos em ver que nestes últimos anos as almas dos fiéis começaram a renovar-se no amor e devoção ao sacramento da Eucaristia, o que nos faz esperar tempos e acontecimentos melhores [ndr. foi o tempo de São Pio X, o Papa da Eucaristia]. Neste intuito, como fizemos notar no início desta Carta, obras numerosas e variadas foram estabelecidas por uma piedade inteligente, especialmente as confrarias, fundadas quer para aumentar o brilho das cerimônias eucarísticas, quer para adorar perpetuamente, dia e noite, o augusto Sacramento, quer enfim para reparar os insultos e as injúrias que a ele são feitos. Todavia, Veneráveis Irmãos, não nos é lícito, nem a vós tão pouco, descansar sobre o que foi realizado: porque muito mais ainda resta por fazer e por empreender para que esta dádiva, de todas a mais divina, receba, daqueles mesmos que praticam os deveres da religião cristã, homenagens mais numerosas e mais esplendentes, e para que tão grande mistério seja honrado o mais dignamente possível.

Conclusão: renovar o antigo fervor.

28. É por isso que cumpre aperfeiçoar com ardor dia a dia mais vigoroso as obras empreendidas, fazer reviver, onde quer que tenham desaparecido, as antigas instituições, e entre outras as confrarias eucarísticas, as rogações ao Santíssimo Sacramento exposto às adorações dos fiéis, as procissões solenes e triunfais feitas em sua
honra, as piedosas genuflexões diante dos divinos tabernáculos, e todas as outras santas e salutaríssimas práticas do mesmo gênero; cumpre-nos, além disso, empreender tudo aquilo que nesta matéria podem sugerir-nos a prudência e a piedade. Mas é preciso sobretudo nos esforçarmos por fazer reviver em larga medida nas nações católicas o uso frequente da Eucaristia. É o que ensinam o exemplo da Igreja nascente, lembrado mais acima, os decretos dos Concílios, a autoridade dos Padres e dos homens mais santos de todas as épocas. Como o corpo, a alma precisa a miúdo de alimento: ora, a Sagrada Eucaristia oferece-lhe o alimento de vida por excelência. E é por isso que mister se faz dissipar os preconceitos dos adversários, os vãos temores de grande número de pessoas, e afastar absolutamente as razões especiosas de se abster da comunhão. Porque se trata de uma devoção que, mais do que qualquer outra, será útil ao povo cristão, já para desviar o nosso século da sua inquieta solicitude pelos bens perecíveis, já para fazer renascer e alimentar constantemente em nossas almas o espírito cristão.

29. Sem dúvida alguma, as exortações e os exemplos dados pelas classes elevadas, mormente o zelo e a atividade do clero, para isso contribuirão poderosamente. Com efeito, os sacerdotes que o Cristo Redentor encarregou de cumprir e de dispensar os mistérios do seu Corpo e do seu Sangue, melhor não podem certamente agradecer-lhe a grandíssima honra que receberam, do que se esforçando para desenvolver com todo o seu poder a glória eucarística de Jesus Cristo, e, consoante os desejos do seu Coração santíssimo, convidar a atrair as almas dos homens às fontes ordinárias de tão augusto sacramento e de tão grande sacrifício”.

(Excerto da Encíclica “MIRAE CARITATIS” escrita pelo Papa Leão XIII em 28 de maio de 1902).

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3 Comentários to “Coluna do Padre Élcio: A Santíssima Eucaristia enquanto Sacrifício.”

  1. Um dos grandes trunfos presentes de Satanás – certamente está muito satisfeito – por justamente estar contando com tantos clérigos, desde o presbiterio até ao papado de profanarem a S Comunhão por a permitirem ser recebida nas mãos ou mesmo indevidamente sendo distribuída, como pelos “ministros da Eucaristia”, particularmente por mulheres – e ainda quase obrigando os fieis em a receberem nas mãos e sucederem 2 fatos ímpios:
    1 – Haverem serias possibilidades de serem desviadas para cultos maçônicos e outros eventos soturnos, como umbanda, candomblé, centros espíritas, seitas pentecostalistas protestantes, lojas maçônicas, todos esses esoteristas e lá humilharem a Jesus, com aval dos que deveriam cuidar ao máximo de se evitarem profanações etc.
    2 – Pisoteio garantido de partículas que são retidas nas mãos sem serem notadas, ou mesmo desprenderem da hostia e caem as mãos, inadvertidamente lançadas no chão e são calcadas por pés imundos; bem que N Senhora do Bom Sucesso previu esses fatos repugnantes:
    “O mesmo sucederá com a Sagrada Comunhão. Mas, ai! quanto sinto ao te manifestar que haverá muitos e enormes sacrilégios públicos e também ocultos de profanação da Sagrada Eucaristia. …. Meu Filho Santíssimo ver-Se-á jogado ao chão e pisoteado por pés imundos”.
    Imaginemos a responsabilidade de sucessão desses casos de profundo desrespeito por incuria de tantos religiosos que deveriam ter o máximo zelo, não sendo incentivadores e praticantes dessas reprovaveis permissões, a começarem dos do topo eclesiástico.
    Isso sem citar que nunca advertem antes de os fieis acederem a ela: com vestes adequadas e devidamente ser recebida em graça, aportando infindos beneficios mas se de forma indevida, colabora para a condenação dos que não a distinguirem de um pão qualquer!
    “Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação. 1 Cor 11 27-29.

  2. Padre Élcio, como participar do Santo Sacrifício da Missa e não sair de lá pior do que entramos, nas paroquias espalhadas por aí? Assisto o rito TRIDENTINO sempre que posso, nas paróquias a minha família, nós não frequentamos mais. É uma pena.

    • Realmente é o perigo da Liturgia nova (pós-conciliar)! E nos casos em que se percebe claramente que a participação diminui a fé, é claro, melhor não fazê-lo mais. E, por outro lado, podemos estar certos que Deus não se deixa vencer em generosidade, e assim premiará com graças incomuns todo sacrifício que se fizer necessário para participar do RITO TRIDENTINO, verdadeiramente EXTRAORDINÁRIO!!!

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