Os Bispos e a mãe negligente.

55AG CNBB

Os bispos do Brasil reunidos na Assembleia Geral da CNBB. — Reclamar pra quem? Estão todos reunidos em torno de um único objetivo. Resta aos fieis manifestarem sua indignação nas redes sociais!

Por Padre Pedro Damião | FratresInUnum.com – Acho que muita gente leu o comentário e assistiu o vídeo do Padre Joãozinho corrigindo o Bernardo Küster e os muitos católicos que têm usado as redes sociais para criticar a atuação da CNBB e de alguns Bispos.

A argumentação de Padre Joãozinho é simples, para não dizer simplória: roupa suja se lava em casa. Um filho que ama a própria mãe não fala em público de seus erros. Seria necessário seguir o itinerário de correção fraterna apresentado por Nosso Senhor no Evangelho de Mateus.

Mas acho que a analogia está gravemente incompleta.

Imaginemos uma família de filhos numerosos, na qual um pequeno grupo de irmãos mais fortes e maldosos faz bullying e pratica todo tipo de chantagem e violência contra os outros irmãos menores. Os irmãozinhos menores há anos fazem pedidos insistentes à mãe que os proteja e lhes faça justiça. Mas a mãe negligente (medrosa ou conivente, não importa!) permanece imóvel diante dos desmandos. Um belo dia, um dos irmãozinhos resolve apresentar queixa à Delegacia de Polícia para a Criança e o Adolescente.

Claro, roupa suja se lava em casa! Mas, podemos mesmo dizer que nos últimos cinquenta anos faltaram fieis que tenham apresentados suas queixas às autoridades constituídas contra os irmãos maldosos que destroem o tecido eclesial? Primeiro privadamente e depois em grupos internos? Não, senhores Bispos, não faltaram correções privadas. O que faltou foi atitude!

Nos casos dolorosos de crimes de pedofilia, o clamor das vítimas não foi ouvido in camera caritatis pelos Bispos. O que restou às famílias senão recorrer aos tribunais pagãos? Mas, e agora, no caso dos abusos contra a fé, contra os sacramentos, contra o ensino da moral católica? A quem podemos recorrer se não há “delegacia” para isto?

Não, senhores Bispos, não foi Bernardo Küster e nem os outros destemidos leigos que desmoralizaram a CNBB, foram suas próprias atitudes de negligência ou de cumplicidade dolosa.

O rei está nu! Não culpem a voz da criança! Corram, senhores Bispos, corram para cobrir suas vergonhas com a penitência e a emenda de seus costumes.

39 Comentários to “Os Bispos e a mãe negligente.”

  1. Pois sim, Padre Joãozinho… Realmente o que não falta é mesmo muita sujeira para ser limpa sim. Agora, quem dera que pudéssemos nos livrar desta terrível sujeirada toda simplesmente com uma boa lavada. Só que infelizmente diante de uma sujismundice destas aí não há lavação que dê mais jeito. Mas deixe estar que não há nada que um bom exorcismo não resolva.

  2. Direito dos leigos:

    CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO:
    “ART. 212 § 3. Os fiéis, segundo a ciência, a competência e a proeminência de que desfrutam, TEM O DIREITO E MESMO POR VEZES O DEVER, de manifestar aos sagrados Pastores A SUA OPINIÃO acerca das coisas atinentes ao bem da Igreja, e de a exporem aos restantes fiéis, salva a integridade da fé e dos costumes, a reverência devida aos Pastores, e tendo em conta a utilidade comum e a dignidade das pessoas ”

    GAUDIUM ET SPES – CVII:
    “N. 62 – É, mesmo de desejar que muitos leigos adquiram uma conveniente formação nas disciplinas sagradas e que muitos deles se consagrem expressamente a cultivar e aprofundar estes estudos. E para que possam desempenhar bem a sua tarefa, deve reconhecer-se aos fiéis, clérigos ou leigos, uma justa liberdade de investigação, de pensamento e de expressão da PRÓPRIA OPINIÃO, com humildade e fortaleza, nos domínios da sua competência”

    Padre Joãozinho, Bernado Kürsten não está infringindo nenhuma norma da Igreja. Ele a está cumprindo. Os bispos da CNBB é que deveriam começar a falar e agir em conformidade com as normas e o Magistério da Igreja.
    Os leigos não aguentam mais esse ambiente de ANARQUIA.

  3. A CNBB começou mal com infiltrados esquerdistas em seu meio, exemplo de *D Hélder e varios mais figurões que os comunistas até hoje idolatram, sendo que o maldito marxista PT nasceu nas CEBs, um dos tentáculos da CNBB, confirmado pelo proprio golpista e predador do povo, Lula!
    Outro comprovante dessa sinistra aliança é de os comunistas jamais atacarem a CNBB, prova inequívoca de sua cumplicidade, quer por demonstrações sensiveis de encontros aos sorrisos parecendo-se irmanados – deveriam por lógica estarem em constantes confrontos – assim ao contrario, nunca os denunciava e omitia-se junto aos católicos para não elegerem membros de partidos comunistas, sob pena automática de excomunhão, pois além de radicais inimigos da Igreja, são material-ateístas e têm o aborto como programa oficial de governo – relate-nos quando se deu isso.
    Antes do famigerado PT, foi o idem parceiro socialista dele, o relativista PSDB; quando a CNBB denunciou de um país de tradição cristã católica estar sendo “governado” por esquerdo-comunistas, ambos?
    Lembram-se das cartas de D Manuel Pestana a D Luciano Mendes de Almeida, presidente dessa entidade pelos rumos que tomava o Brasil – tornava-se visivelmente a antecãmara do comunismo ateu – e que a CNBB sempre estaria se esquivando por nem ao menos denunciá-lo, tendo dele nas cartas escrito que seria ela os “CANES NON VALENTES LATRARE”?
    E as amizades que a CNBB sempre demonstrou à esquerdista TL-PT do apóstata L Boff tem de ser levado em conta pois os membros dessa seita eram sempre muito bem vistos pela CNBB, no linguajar de hoje esquerdiota politicamente correto, “acolhidos e respeitados “, alguns até dando conferencias e com trãnsito livre interno, como o citado, Frei Betto e mais relativistas sacerdotes!
    E a substituição do período da santa Quaresma da conversão pessoal com temas evangelísticos para a “Campanha da Fraternidade” de cunho fraternal-socialista – ideologia sob forma de cristianismo deturpado em laboratorio de engenharia social das esquerdas – dessa forma, a CNBB de catolicismo passou a apregoar o eco-humanismo e temas caros às esquerdas, envolvendo-se como as ONGs em materias nada relacionadas com a fé católica, mas seria atendente apenas aos globalistas da ONU-UNESCO ETC, em suma, à Alta Maçonaria?
    Até esse comportamento da CNBB de reagir de estar assediada teria sido característico das esquerdas quando sob pesadas críticas e sem condições de responder à altura, apelam para a mui nossa conhecida DOUTRINA DO VITIMISMO, como faz o PT, que nada explica de suas pilhagens mas se vale de ACUSAÇÕES INDEVIDAS A OUTREM OU ESTAR SENDO VÍTIMA DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA” e outros embustes, varios deles bastante notorios e bem conhecido no popular como “muito manjados”!
    Aproveitem a oportunidade para conhecer a versão TL apocalíptica do Apocalipse.

  4. Os profetas dos últimos dias estão provocando um Santo terremoto no “status quo” da CNBB. O Céu está em festa e os Infernos em luto. “A verdade vos libertará”, garantiu Jesus.
    2018: “Ano do Laicato”.
    Este ano será o protagonismo dos leigos.
    O bom combate só está começando… aguardem!

  5. O pior agora é que o exemplo vem do chefe da igreja cujo qual já se manifestaram várias correções fraternas e a resposta foi ignorar, é realmente reclamar para quem ? Só Aquele que conhece os corações e pensamentos poderá corrigi-los, portanto irmãos rezemos muito para que o Senhor os converta
    Salve Cristo Rei e Sua Mãe Santíssima.

  6. A estratégia da turminha da pá virada quando desmascarada é sempre a mesma – com a maior cara lavada se faz de vítima e acusa os delatores de intolerantes e injustos.
    O que a CNBB e seus defensores deveriam fazer era calar e corar de vergonha. Eles devem explicação a todos os católicos por esta traição a Igreja de Cristo e a nação. Olha o caos em que a Venezuela mergulhou com a ajuda dos próprios prelados, e os daqui, não se envergonham de seguir os passos errados dos confrades?
    Em nome da religião, fazem os fiéis se deslocarem de vários pontos do País para participar de um comício disfarçado de encontro de formação; apoiam partidos cientes que estes estão comprometidos com a agenda de gênero, o aborto e a eutanásia e ainda querem manipular os fiéis?
    Eles têm tanta consciência que estão errados que procuram esconder suas obras, saem com desculpas e disfarces. Estes homens são católicos? São verdadeiros lobos. É asqueroso.
    No mínimo deveriam pedir desculpas publicamente a todos os católicos em vez de querer acusar o Bernardo e os que se manifestam .
    Graças a Deus que temos um Bernardo que não se acovardou nem se escondeu na capa do politicamente correto. Ele sim honra o Batismo e a Igreja de Cristo com seus Santos e Mártires.

  7. Essa frescura de não poder dizer a verdade nunca existiu na Igreja. Quem não está interessado em verdade é máfia e quadrilha. Basta ver o que os santos disseram sem dó nem piedade sempre que foi preciso, por exemplo as safadezas do clero denunciadas com detalhes por SÃO Pedro Damião no “Livro Gomorreano” (dá pra imaginar do que se trata).

    Quando a banda podre do clero, com a sua desfaçatez grotesca, parar de tratar a Igreja como se fosse uma prostituta, dela auferindo meios para sua podridão humana e doutrinal, então, sim, não haverá mais necessidade de correções públicas e trombeteantes.

    Vão se tratar seus endemoniados! Daqui a pouco nem os demônios vão aguentar a maldade de vocês.

  8. “O preço a ser pago pela fidelidade ao Evangelho já não é enforcado, desconjuntado, esquartejado, não obstante, aqueles que proclamam a fé com fidelidade nos tempos atuais muitas vezes devem pagar outro preço: ser excluído, ridicularizado”. (papa Bento XVI).

  9. Que grande benção para a Igreja o surgimento desse leigo Bernado.

    Deus seja louvado por nos ter presenteado com esse profeta corajoso e preparado.

  10. Curioso isso. No ano dedicado ao laicato, um leigo faz algo comparável a Eusébio de Cesaréia quando denunciou Nestório, mas a CNBB quer apenas leigos alienados, ratos de sacristia e cachorrinhos que vivam pendurados na batina dos padres estrelos, isso quando usam batina!

    • Correção:
      Quem denunciou Nestório foi S. Cirilo de Alexandria, o que resultou no Concílio de Éfeso. Eusébio de Cesaréia por sinal era filo-ariano, protegido de Constantino e o primeiro “bispo de corte” da história. Ainda assim devemos a Eusébio de Cesaréia a maior história da Igreja da antiguidade. Ele é considerado “escritor eclesiástico” e não Padre da Igreja, por sua adesão ao Arianismo.

    • ulysses carvalho

      Eusébio quando ainda era advogado, fez notar que Nestório – ilustre Arcebispo de Constantinopla e o mais alto prelado logo abaixo do Papa – estava errado quando negou que a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus. Naquele dia de Natal, durante a Santa Missa, Eusébio pôs-se de pé no seu banco na Igreja e denunciou Nestório por pregar uma heresia – a despeito de todos os Sacerdotes e Bispos (hierarquicamente superiores) terem ficado calados em face dessa mesma heresia. Portanto, era um simples leigo quem tinha razão, enquanto todos os outros não a tinham. O Concílio de Éfeso foi chamado a ouvir o assunto, e assim foi infalível e solenemente definido que a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus. E uma vez que Nestório se recusou a abjurar, foi deposto e declarado herege. Nestório foi, pois, excomungado!

    • Parece que não falamos do mesmo Eusébio…
      Eusébio de Cesaréia viveu entre 263 e 339. Nestório viveu entre 366 e 451 e portanto não poderiam se conhecer. Quem denunciou Nestório foi Eusébio de Doriléia…

    • ulysses carvalho

      Obrigado pela correção, quando li sobre o caso, meti os pés pelas mãos pelo que vejo. O livro falava de um Eusébio apenas e eu na minha soberba não levei em conta que havia mais de um Eusébio. Mais uma vez obrigado por me corrigir!

  11. Desprezam a Tradição da Igreja, e, às censuras, opõem CINICAMENTE essa mesma Tradição. Por acaso não foi assim que satanás fez uso da Bíblia? E que despropósito é esse de julgar a correção fraterna o meio correto de lidar com uma organização funesta da envergadura da CNBB? É o mesmo que tentar vencer um exército inimigo, armado, organizado, rico, que quer te destruir, com uma reprimenda no pé do ouvido.

  12. Qual profeta agiu de modo diferente, solicitando audiências aos reis ou doutores da Lei? Nunca, nenhum. Mesmo Jesus Cristo nem João Batista agiram assim. Pecado público deve ter correção pública.

  13. Não queria usar essas palavras, mas parece um “grito dos excluídos”, olhando assim até parece um tema da campanha da fraternidade. Mas o fato é, que, não podemos nos calar e ver nossa Igreja, nossos dogmas, nossa doutrina e nossa fé serem pisoteadas por esses verdadeiros inimigos da fé. Ouvi de uma padre amigo meu que dizia: “Os inimigos da Igreja já penetraram nela, e a querem destruir por dentro.”
    Vale também lembrar aqui as palavras de Padre Paulo Ricardo: “Estou estupefato com tanta covardia e silêncio por parte dos católicos do Brasil.” O Jeito é, não se manter em silêncio, se for preciso gritar, gritemos e que nosso grito por uma Igreja limpa desses vermes, cheguem ao céus! Já estou cansado de ver esses e muitos escarnecerem de nós e de nossa Igreja. Usemos pois dos meios que nossa geração tem nas mãos, as redes sociais e divulguemos para que todos vejam sim! Isso precisa mudar.

  14. Os hereges desobedientes querem obediência absoluta

    Só não concordo com os palavrões do Conde…

  15. Ele (padre) está usando a regra nº 4 ( Saul Alinsky ), “vivam de acordo com seu próprio livro de regras”, comportem-se ! Enquanto que a CNBB…

  16. Resolver dentro de casa?
    Me lembro que desde os anos 1960 o Dr Plinio Correa de Oliveira já fazia denúncias contra a infiltração esquerdista na Igreja, e por causa disso sua entidade TFP inclusive chegou a sofrer represálias pela CNBB – que aliás, era muito mais forte e influente naquela época.
    E agora, tanto tempo depois, com a coisa muito mais gritante e notória, e numa situação onde se comprovou toda a decadência iniciada naqueles tempos, eles vem falar de ‘lavar a roupa suja em casa’? Inventem outra saída, porque essa é muito furada!

    • Ele acertou não acertou na veia; ele acertou na véia.

      E a véia caiu no chão gritando e clamando “Dilma” “Mula” “Forquilhinha” “Paulo VII” “Helder” “Mummes” “Mônita Jesuítica do Quinto Voto” e muitas outras cousas horrendas e nefastas. Por fim, a véia estrebuchou apoplética, vomitando escorpiões e tarântulas voadoras enquanto que seus dedos desenhavam trêmulos no chão: CNB do B.

      Sai capeta!

  17. Deveríamos pedir a intervenção da CNBB, não só de forma eclesial, mas também na forma CIVIL, se possível. Hoje os Bispos do Brasil não me representam mais, como acredito que não representam muitos católicos no país, então por que manter uma instituição dessa, que nos rouba materialmente e espiritualmente. Hoje a decadente CNBB é uma instituição comunista que prega o aborto, a ideologia de gênero, entre tantos outros absurdos que estão sendo divulgados todos os dias. Então vamos intervir nesta instituição, vamos dirigir essa instituição com dignidade, sabedoria e tradição, colocar todos esses bispos onde merecem esta.

    INTERVENÇÃO JÁ NA CNBB….

  18. O Padre Joãozinho se esquece que a CNBB e bispos cnbetistas não pertencem a nossa casa, no caso a Igreja Católica. Eles usam inapropriadamente o nome da Igreja Católica e neste caso deve-se, sim, denuncia-los publicamente.

  19. NOVO ESCÂNDALO DA CNBB: O SECRETÁRIO NACIONAL MARXISTA DA PJ ACABA DE SER INDICADO PARA A REUNIÃO PRÉ-SINODAL DO VATICANO!

    Davi Rodrigues da Silva, o Secretário Nacional da PJ, será um dos 300 membros da reunião Pré-Sinodal da Juventude no Vaticano! Resta saber quem foi o responsável por mais essa vergonha protagonizada por membros indignos da Igreja no Brasil!

    Davi tem fotos contra o “Golpe”; em memória de Fidel Castro; de apoio ao MST, inclusive com elogios ao Stédile; de apoio ao Lula; um vídeo promovendo a Dilma e uma foto com o petista Olívio Dutra.

    Entre no grupo do Sínodo e manifeste o seu descontentamento com a indicação: https://www.facebook.com/groups/Reuniao.Pre.Sinodal/?source_id=1474227765992147

    Link da reportagem: http://www.vaticannews.va/…/sinodo-jovens-reuniao-pre-sinod…

    Moral: CNBdoB está mostrando a sua verdadeira cara.

  20. Core de vergonha CNBB…Não é que o tiro saiu pela culatra?
    Este não é o ano do laicato???

    Pois então, são leigos corajosos e não subservientes que estão mostrando a bandalheira podre e nojenta que a CNBB vem há anos impondo em nome da unidade, em nome do nojento e podre ecumenismo, em nome do CELAM, em nome do tal documento de Aparecida que o Bispo de Roma atual foi o autor principal, em nome de toda canalhice mais…
    CHEGA, BASTA, BASTA!!!!

    Não é possível que vocês continuem prostituindo a IGREJA DE DEUS e todos fiquem calados…Não é possível mais ver e assistir o bacanal, a zorra, a bandalheira que vocês fazem com o SACRIFÍCIO DA MISSA e nenhum BISPO, tenha a coragem de falar contra, senão, será convidado a “deixar” SOLENEMENTE” sua Diocese por não estar de acordo com a “igreja” do Brasil…

    CNBB, vocês acham que o que aconteceu em Londrina com o placet de 60 Bispos e um CARDEAL é coisa de pouca importância???

    E esse mesmo cardeal, vergonhosamente, critica a “violência” nas redes sociais???

    Ora, ora, EMINÊNCIA….E a verdadeira violência, a verdadeira esculhambação que aqueles demônios das cloacas imundas das cebs fizeram PARODIANDO, porque não celebraram validamente, GRAÇAS A DEUS, a SANTA MISSA, isso não é pior que a “violência” nas redes sociais?

    E os Bispos “concelebrando” com as “bispas” está tudo tranquilo????

    CORA DE VERGONHA CNBB!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Esse ano promete…

    Os leigos, depois da ORAÇÃO e do SACRIFÍCIO DA MISSA, devem usar todas as armas disponíveis no CDC contra os demônios que tomaram o Episcopado brasileiro e a Santa Sé…

    A mídia pagã, a toa, nojenta, foi implacável com Bento XVI porque ele estava tornando a Igreja de Deus novamente uma TORRE FORTE e um FAROL seguro na escuridão do mundo.

    Bergóglio, com suas atitudes sem sentido e tolas, só para agradar a todos, está fazendo o contrário, está ridicularizando e rebaixando a Igreja a uma “igrejola” de ponta de esquina, e esta mesma mídia está aplaudindo…

    Pois então, nada de esperar da hierarquia, os leigos é que devem ajudar a Igreja a sair desse inverno rigoroso e gélido pós 2013…

    Que a Mãe de Fátima e os santos de Deus nos ajudem e ajudem leigos, como o Bernardo K. a não se intimidarem frente aos lobos ferozes e sarnentos que infestam a Igreja de Deus…

  21. Como católico, eu me penitencio por não ter pensado em fazer o que o Bernardo fez. Era tão fácil! Bastou ele ir atrás do dinheiro! As doações estão na internet, os sites das ONGs agradecendo a CNBB pelo apoio estão na internet, os encontros marxistas dos bispos hereges com a turba do frei Betto devem ocorrer todos os anos e provavelmente são divulgados na internet… Sempre se falou da influência marxista, mas não se conseguia provar. Quem imaginava que as provas estavam tão expostas na internet? Agora devemos salvar o vídeo do Bernardo e os nomes das ONGs, porque o que estava em claro certamente vai ser escondido nas sombras. Devemos ter acesso aos destinatários dos donativos da CNBB também!

  22. “NOVO ESCÂNDALO DA CNBB: O SECRETÁRIO NACIONAL MARXISTA DA PJ ACABA DE SER INDICADO PARA A REUNIÃO PRÉ-SINODAL DO VATICANO!”

    Mandando imediatamente pra Nunciatura, pra Roma, pra onde pudermos…

    Não baixemos as armas não…

    Leigos CATÓLICOS….Não deixem acontecer o que aconteceu no Vaticano II…

    Mãos a obra!!!!

    Domingo de Ramos está próximo….

    O dinheiro do nosso povo simples não é capim….

    A CNBB quer guerra, vamos lá!!!!

  23. O Ano do Laicato começou bem… Bem diferente do que a CNBB esperava.

  24. Muitos dizem que o Opus Dei é uma organização secreta que quer dominar o mundo com seu projeto de poder. Então alguém pode me explicar:

    1 – A estrutura pastoral da igreja Católica ser usada para fins polícos pela Teologia da Libertação, como as CEBs,não é um projeto de poder???

    2 – L Biffe aparecer na TV durante o conclave dizendo que sonhava com um papa Francisco e o cardeal eleito escolher justamente esse nome aparecendo com um cardeal brasileiro amigo do Biffe ao lado, é coincidência ou tb seria um projeto de poder???

  25. Os católicos leigos devem tomar a Santa Igreja (no bom sentido) das mãos dos falsos sacerdotes para recupera-la!

  26. A razão da obediência aos bispos

    Só não concordo com os palavrões do Conde…

  27. Que profético este ano do laicato! “Por causa disto, farei ainda com este povo coisas estupendas e feitos memoráveis de tal modo que seus sábios cairão em suas próprias estultícies e a sagacidade de seus sagazes será um vexame” (Is 29,14). Pois é, o tiro saiu pela culatra! Maquinaram arregimentar turbas alienadas, pelegos e sabujos, lacaios e sevandijas de sacristia, proponentes da TL e amasiados do MST, mas Deus “apanha os ardilosos em sua própria astúcia e frustra os desígnios dos perversos; em pleno dia tropeçam nas trevas, e ao meio-dia andam às apalpadelas como se fosse de noite” (Jó 5,14). Louvemos, exaltemos e glorifiquemos o divino Coração de Jesus, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

  28. Já que a CNBB estaria procedendo incorretamente, que tal no Domingo de Ramos NÃO CONTRIBUIR para começar sentir dor de bolso?
    Eu mesmo e familia nada doaremos para “Campanha de Evangelização”, até que a CNBB resolva mudar de rumo…

  29. Inacreditável.
    L’Osservatore 08/03/18. http://www.osservatoreromano.va/vaticanresources/pdf/QUO_2018_055_0803.pdf
    L’Alleanza bolivariana a sostegno del Venezuela
    Foto: Manifestazione a favore di Maduro nel centro di Caracas (Afp)

  30. Eu e minha família também faremos o Jejum financeiro: nenhum centavo para a CF/18 (CNBB). Não é possível alimentar o nosso próprio carrasco.

  31. Não basta não pagar o dízimo.
    Tem que fazer mais.
    Mas para fazer mais, é preciso exorcizar a mentalidade de católico jujuba.
    Vamos pensar:
    Passo 1) deixar de pagar o dízimo
    Passo 2) deixar de frequentar a paróquia do padre TdL
    –> consequência 1: a paróquia fica mais acentuadamente TdL, os que concordam com o padre já vão ser maioria.
    –> consequência 2: a igreja pode até ficar mais pobre e perder alguns fiéis, mas vai ficar mais democrática, plurarista, ecumência e militante… Militante no sentido de haver mais pessoas engajadas nas pastorais de acolhimento dos excluídos, de filantropia, de cursos disso-ou-aquilo (desde o curso de noivos que ensina a contracepção até o gayzismo e abortismo). Menos espiritual e mais obreira.
    Uai, mas já não é assim desde o CVII? Não é o que acontece ano após ano?

    Mas, infelizmente, mesmo que entre os ‘católicos não-TdL’ haja este espírito de combater a TdL, e mesmo que soubessem lidar com tudo o mais em que se dividem, isso NUNCA vai alcançar a hierarquia. Porque o POVO NÃO CAUSA HIERARQUIA.

    A hierarquia não é traidora, herética e apóstata porque de repente acordaram traidores etc. Ela foi escolhida assim e assim é para ser fiel a quem escolheu (como eu queria colocar um negrito aqui).

    Acabar com o erro sem atacar a causa, nunca dá certo. Mas para isso, os católicos teriam que concordar em não ser jujuba e concordar sobre a causa… e aí vai uma distância que sinceramente acredito só no Juízo Final.