
Dom Otacílio Luziano da Silva, em Missa na Rede Vida, declarou: “Estão excomungados!”
Por FratresInUnum.com – Foi na Rede Vida – “Canal da Família” -, a mesma TV que recebeu esta semana uma personagem bastante peculiar que se apresenta como Jojô Todynho, que o bispo de Catanduva, Dom Otacílio Luziano da Silva, declarou: “você, querida irmã, querido irmão, que está recebendo aquele zap idiota, falando mal dos bispos e da Igreja, não caia nessa armação. Estes são excomungados! (…) Participe generosamente da Campanha da Fraternidade”.
Excomungados! Esta foi a alcunha perpetrada por Dom Otacílio aos fieis que protestam contra o fato, documentado pelo próprio FNS, de que parte do dinheiro recolhido na coleta do Domingo de Ramos é administrado pela ABONG e pelo grupo Esquel, que apoiam bandeiras de grupos cujos princípios são opostos à doutrina da Igreja, como o aborto e o MST.
Depois do Vaticano II, a palavra excomunhão foi praticamente excomungada do vocabulário dos bispos, excetuando, é claro, quando se toca o dogma intocável: a arrecadação de dinheiro.
Por que não estão excomungados os bispos que admitiram duas mulheres, pastoras protestantes, a simular concelebração com eles no altar da 41a. Romaria da Terra? Por que não estão excomungados os comunistas que falaram no intereclesial de CEBs de Londrina ou os próprios bispos que celebraram a Missa desrespeitosamente, de modo que as migalhas da Eucaristia caíam visivelmente no altar e adjecências? Por que não estão excomungados os padres que apoiam a homossexualidade e defendem a chamada ideologia de gênero, como esse padre jesuíta do Rio de Janeiro, Luis Corrêa Lima, que acabou de lançar um artigo na revista da Conferência dos Religiosos do Brasil nesse teor?
Por que os leigos que pedem explicações da CNBB estão excomungados? A CNBB se tornou uma instância infalível na Igreja Católica, inclusive em matéria de gestão e de moralidade dos seus membros? Perguntar, agora, ofende? Sim, ofende! Ofende quem tem medo!
Apresentaram-se questionamentos baseados em fatos documentais, não se respondeu a nada disso e não se responderá! Agora, parte-se para o ataque histérico: “estão excomungados!”
A histeria, porém, é sintoma de medo e de não ter para onde correr. Diante da irrefutabilidade dos fatos, não lhes restou, mesmo, nenhuma alternativa, senão fazer coro com a Jojô Todynho e gritar: “que tiro foi esse?”