Coluna do Padre Élcio: “Sede o exemplo dos fiéis nas palavras, na caridade, na fé, na castidade”.

Santo Evangelho da Missa do Domingo depois da Ascensão – São João, XV, 26-27; XVI, 1-4.

Por Padre Élcio Murucci – FratresInUnum.com, 12 de maio de 2018

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Quando vier o Consolador que eu vos enviarei do Pai, o Espírito de verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Estas coisas vos digo, para que não vos escandalizeis. Lançar-vos-ão fora das sinagogas; e virá a hora em que qualquer que vos matar, julgará prestar serviço a Deus. E eles vos farão isto, porque não conhecem nem ao Pai, nem a Mim. Mas estas coisas vos digo, para que, ao chegar a hora, vos lembreis que eu vo-las disse”.

Caríssimos e amados irmãos em Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nosso Senhor Jesus Cristo diz que o Espírito Santo, espírito de verdade, dará testemunho d’Ele. E diz também que nós devemos dar testemunho.

pentecostes-1160x665

O primeiro testemunho que Jesus espera de cada um de nós é o do bom exemplo. São Paulo diz que devemos dar testemunho nas palavras, na caridade, na fé e na castidade. “Sede o exemplo dos fiéis nas palavras, na caridade, na fé, na castidade”.

Examinemos a nossa consciência sobre estes pontos:

Nas palavras: O Evangelho diz, por exemplo, que é preciso fazer penitência, e talvez nas vossas conversas não se fala de outra coisa senão de gozo e de prazeres.

O Evangelho lança a maldição ao mundo e aos seus escândalos: ao contrário, quem sabe? vós, sem tantas considerações dizeis que o mundo vos agrada, e sobejas vezes discorreis sobre escândalos com palavras menos pudicas, dando, às vezes, a impressão de os aprovar. Exemplo triste mas tão comum hoje, são os atentados contra as leis de Deus atinentes ao Santo Sacramento do Matrimônio.

O Evangelho diz que não se julgue a ninguém, e, no entanto, não se passa um dia sem murmurações e sem maledicências e até calúnias.

Na caridade: O Evangelho, em todo pobre que sofre, em toda boa obra mostra-nos Jesus que sofre e que pede: porém nós, ao contrário, apegamo-nos tanto ao dinheiro, que a esmola nos mete medo.

Na fé: Vós todos credes que na Hóstia Santa está Deus, credes que Ele é Pão e Força da vossa alma: e então como sucede que não o recebeis? que não o visitais?

Na castidade: Acreditais que o pecado é a lepra da alma, e o trazeis convosco tranquilamente por semanas e meses. Credes que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, e no entanto não o respeitais.

Caríssimos, Jesus diz que: “No meio desta geração adúltera e pecadora, quem se envergonhar d’Ele (e portanto não der testemunho da verdade de Suas palavras) Ele também se envergonhará dele no dia do Juízo”.

Devemos combater sempre o respeito humano e pedir a graça de um amor ardente a Nosso Senhor Jesus Cristo, amor este capaz nos fortificar para darmos o maior testemunho que é o martírio.

Rezemos a oração desta santa Missa: “Onipotente e eterno Deus, fazei-nos cumprir sempre a Vossa santa vontade e com sincero coração servir à vossa majestade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que sendo Deus, convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos. Amém!

Tags:

5 Comentários to “Coluna do Padre Élcio: “Sede o exemplo dos fiéis nas palavras, na caridade, na fé, na castidade”.”

  1. Reverendíssimo Pe Élcio,
    Sua bênção!
    Sempre acompanho vossa reverendíssima, com seus sermões sempre precisos, suas exortações sempre salutares, sua preocupação pela salvação das almas como chama latente de seu sacerdócio. É, deveras, uma consolação nesta tribulação deliciar-me com o esplendor da verdade anunciada por um arauto da fé! Deixo meu efusivo registro de louvor e gratidão à Nosso Senhor por um sacerdote de sua estirpe, pois avis rara nestes tempos são mais raras que Rh-null. Ao mesmo tempo gostaria de saber se Vª Rmª tem blogue ou outro meio de acompanhar com mais assiduidade seu exemplar trabalho. Grato!

    • Jerciano, este é o blog do padre Élcio: http://zelozelatussum.blogspot.com.br/?m=1

    • Caríssimo Jerciano Costa, que Deus o abençoe copiosamente! Fico-lhe agradecido e sinto-me muito alegre por estar fazendo bem às almas. Aliás esta a missão para qual Deus na sua bondade inteiramente gratuita, chamou-me. Peço a caridade de suas orações; aliás “oremus invicem”; união de orações.
      Este conceituado e benéfico blog “FRATRES IN UNUM” teve a gentileza e bondade de anunciar na coluna à direita dos Blogs Católicos, os dois meus: ZELO ZELATUS SUM e VIA-VERITAS-VITA, lá no fim da lista.
      Agradeço também ao caríssimo Augusto Cesar Primo o já ter dado o endereço de meu blog. Deus lhe pague!

  2. Muito obrigado Augusto Cesar pela atenção a mim despendida! Deus lhe pague!

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de Fratres in Unum.com. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s