Secretária de Fundação Luterana: “O Papa comentou que fez uma intervenção em um grupo católico brasileiro chamado Arautos do Evangelho por conta do fundamentalismo religioso”.

Conheça o dossiê sobre violação de direitos entregue ao Papa Francisco

No dia 3 de agosto, o Papa Francisco recebeu uma comitiva brasileira

Por Marco Weissheimer – Sul 21 – Porto Alegre, 

A comitiva foi formada pelo professor Paulo Sérgio Pinheiro, ex-secretário de Estado de Direitos Humanos (durante o governo FHC), a jurista Carol Proner, Cibele Kuss, membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e da Fundação Luterana de Diaconia, e Marinete Franco, mãe de Marielle Franco, vereadora do PSOL do Rio de Janeiro, assassinada no dia 14 de março deste ano. A delegação foi ao Vaticano conversar com o Papa sobre a situação social e política brasileira, em especial sobre o processo jurídico e político que cercam a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a crescente violação de direitos no país e o assassinato de lideranças sociais e militantes de direitos humanos.

Da esquerda para a direita: Marinete Silva, Carol Proner, Papa Francisco, Paulo Sérgio Pinheiro e Cibele Kuss - Créditos: Divulgação

Da esquerda para a direita: Marinete Silva, Carol Proner, Papa Francisco, Paulo Sérgio Pinheiro e Cibele Kuss / Divulgação

Secretaria Executiva da Fundação Luterana de Diaconia, a pastora Cibele Kuss conversou com o Sul21sobre o teor da conversa que a missão brasileira manteve com o Papa por quase uma hora. “Procuramos compartilhar aspectos relacionados ao aspecto jurídico envolvendo a prisão de Lula, informações sobre os retrocessos que vêm ocorrendo no Brasil desde 2016 e , a partir do caso da Marielle Franco, falar um pouco da realidade vivida hoje pelos defensores de direitos humanos no país. Além disso, no campo da religião, conversamos também sobre a relação entre a violência política e a violência religiosa pós-2016, detalhando alguns casos”. Três documentos foram entregues ao Papa com informações sobre esses temas.

Cibele Kuss definiu a conversa como “muito potente e emocionante”. “O Papa é uma grande liderança religiosa que também tem enfrentado fundamentalismos e resistências no âmbito da Igreja Católica Romana”. Carol Proner fez um relato sobre o processo jurídico e político contra Lula, apontando um conjunto de violações ao processo legal e à presunção de inocência. Neste momento, diz Cibele Kuss, o Papa se manifestou falando sobre o cenário de golpes na América Latina onde a presunção de inocência não está sendo respeitada. “Quando abordamos alguns aspectos relacionados ao processo de impeachment, ele citou a Dilma dizendo que a encontrou três vezes, que ela é uma amiga e uma mulher muito honesta. Foi uma referência bem impactante que ele fez sobre a Dilma”.

Paulo Sergio Pinheiro fez um relato sobre as violações de direitos humanos que vem acontecendo no Brasil. O documento entregue pelo ex-secretário de Direitos Humanos, afirma que, em somente dois anos, a proteção dos direitos humanos sofreu retrocessos dramáticos no Brasil. “Não somente foram eliminadas as garantias constitucionais aos gastos sociais em educação e saúde como se abandonaram agendas fundamentais para a proteção de grupos marginalizados como as agendas de proteção e promoção de direitos dos afrodescendentes (que constituem metade da população), dos povos indígenas, das crianças, meninas e mulheres. O resultado prático destas ações é um crescente estado de la estar social”, diz o texto.

O Brasil, em 2017, disse ainda Paulo Sergio Pinheiro, foi o país no mundo com o maior número de assassinatos de defensores de direitos humanos. O assassinato de Marielle Franco, já em 2018, “é provavelmente o símbolo mais forte da violência e da debilidade da democracia no Brasil”, assinalou o professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP). “Esta violência tem uma mensagem clara: falar pelos marginalizados implica sérios riscos. Defender os direitos dos pobres, dos excluídos é enfrentar estruturas de poder que intimidam seja por meio da violência direta como por meio da intimidação judicial”. Entre os retrocessos em curso no Brasil, Pinheiro apontou o retorno do país ao mapa da fome, o crescimento da pobreza e da extrema pobreza, a redução das políticas sociais, o aumento do desemprego, a diminuição do poder de compra do salário mínimo, o aumento da violência nas prisões e a crise na saúde.

Cibele Kuss fez um relato ao Papa sobre como, a partir do golpe de 2016, a narrativa fundamentalista no discurso brasileiro passou a ficar muito explícita. “Isso abriu um cenário para que essa instrumentalização religiosa passasse a ser cada vez mais utilizada para legitimar desde o impeachment de uma presidenta eleita pelo voto até questões como ideologia de gênero e escola sem partido. Eu apresentei alguns casos emblemáticos como a destruição de casas de reza dos guarani kaiowá, no Mato Grosso do Sul, que mostra o quanto o agronegócio está conectado também ao aspecto religioso. Eu defendi que precisamos apostar muito mais em uma teologia herética que seja capaz de denunciar o deus mercado. Sentimos que ele se conectou bastante com esse discurso. Neste momento, o Papa comentou que fez uma intervenção em um grupo católico brasileiro chamado Arautos do Evangelho por conta do fundamentalismo religioso”.

A representante da Fundação Luterana de Diaconia também fez um relato sobre ataques a terreiros que têm ocorrido no Brasil. “Esses ataques têm um forte componente de racismo. Os terreiros também são um espaço de resistência e de articulação da luta contra o racismo. Matar os deuses e as deusas de outras religiões também significa matar suas lutas”, disse Cibele. Além dos problemas, ela falou também dos grupos cristãos que resistem e lutam contra o fundamentalismo religioso.

“Há uma esperança. Mesmo dentro de espaços conservadores, há grupos fazendo resistência. A gente vive um cenário tão forte de fundamentalismo religioso, de violência política e religiosa, que até algumas práticas tão particulares da fé cristã, como visitar e praticar a solidariedade, estão sendo extremamente questionadas. Dei o exemplo do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs que fez uma visita a um terreiro em Brasília e foi atacado por grupos fundamentalistas. Por praticar esses gestos de solidariedades, recebemos críticas dentro de nossas próprias igrejas. O Papa falou um pouco sobre isso e disse que cristãos que pensam assim não podem ser chamados de cristãos”.

O Papa Francisco, relatou ainda Cibele, perguntou sobre a relação da Igreja Universal do Reino de Deus com alas conservadoras da política no Brasil. “Eu disse que ela está presente dentro de partidos políticos, elege parlamentares, tem rede de televisão e um projeto político muito forte. Por outro lado, observei que o pentecostalismo no Brasil não é homogêneo e também há esperança dentro dele. A Universal já é uma igreja bastante mapeada e estudada. O nosso grande desafio é mostrar que as nossas igrejas, que arrogantemente se chamam de igrejas históricas, também têm suas articulações e suas bases conservadoras que mantém relação com partidos políticos de direita. Precisamos olhar para dentro de nós”.

Veja aqui, os documentos com denúncias sobre violação de direitos, violência política e religiosa no Brasil entregues ao Papa Francisco pela delegação brasileira.

36 comentários sobre “Secretária de Fundação Luterana: “O Papa comentou que fez uma intervenção em um grupo católico brasileiro chamado Arautos do Evangelho por conta do fundamentalismo religioso”.

  1. O relacionamento de Bergóglio com hereges e satanistas de esquerda vem de longa data, mas depois dele ser elevado a papa, permitir ser instrumentalizado por esses grupos provoca a quase falência da instituição do Papado. Triste sinal dos últimos tempos…

    “E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena.” (São Mateus, 5:30)

    Curtir

  2. O dossiê fala exclusivamente dos arautos ou da situação da igreja hoje? Porque enfatizar no título a questão dos arautos? Que coisa infantil, parecem que querem ver a humilhação de um grupo que apesar dos problemas, segue sua vida.! Este dossiê trata de assuntos importantes como o ecumenismo vai cumprindo sua agenda mundial, como o papa trata também dos assuntos da seita esquerdista na América latina e colocam no título o fundamentalismo religioso dos arautos como se fossem o único problema do mundo?
    Se é para chamarem a atenção, conseguiram . Que lastimável. ( não sou dos arautos e nem os sigo).

    Curtir

  3. O superior dos arautos, J. Clá, dizia, ao afastar-se da TFP, que conseguiria uma aprovação do Vaticano para ser uma ordem religiosa e depois passaria a perna, fazendo o que quisesse…
    Está aí a passada de perna que ele deu… … nos próprios sequazes, isso sim!
    A traição muitas vezes acaba sendo reprimida nesta Terra mesmo.

    Curtir

    1. Isso tudo é boataria. ‘Fazer o que quisesse’, até parece. O que o Mons. Clá intencionou fazer foi entrar na Igreja pela porta da frente, para dar direito de cidadania à obra e ao pensamento do Dr Plinio, e com isso dar a volta no preconceito que o clero brasileiro adquiriu contra ele.
      E isso ele fez – depois de devidamente inserido na Igreja, ele publicou várias obras com o pensamento e a vida de Dr Plinio pela própria Libreria Vaticana, lançou a obra de Dr Plinio desde Roma, além de ter conseguido ordenar quase duas centenas de sacerdotes e ter erigido três ou quatro basílicas de acordo com um carisma que antes era rejeitado até os ossos pelo clero.
      Nisso consistiu a tão malfadada ‘operação Judith’, termo que foi explorado de forma pejorativa pelo mau caratismo dos inimigos, que ele obviamente colecionou aos montes.

      Curtir

  4. Puxa, que elogio!
    Para quem o divórcio é na prática lícito, LGBT@123 em congressos da família, toda guerra é injusta e agora: que bom que “a batina já não está mais na moda” e que a pena de morte é sempre “inadmissível” (pobres S. Agostinho, S. Tomás de Aquino, S. Afonso, etc…). Para Francisco, daqui a pouco, qualquer “católico” será fundamentalista!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Comecemos por aqui, dando nomes aos bois, quem é quem!
    Marielle Franco, PSOL, comunista, abortista – “Chame os outros do que v é e acuse os outros do que v faz -Lênin – foi eleita em mais de 90% pelas burguesas Tijuca, Laranjeiras, Copacabana e próximos da area etc., e a percentagem dos ambientes pobres onde nasceu foi de menos de 10%, segundo TSE, eleita pelos “milionarios para defender os pobres”, sem esquecerem que os comunistas usam os pobres para enriquecerem ainda mais os ricos, conferindo com quem o PT se aliou e mesmo a vereadora Marielle, quais os a elegeram…
    V QUER DE VOLTA OS DO PT E MAIS, A SABEREM?
    SE VOTAR NA QUADRILHA 45 DO ALCKMIN E RETORNARÃO COM ELE, SE VENCESSE!
    1 – PT – Lula solto-Dilma-Ze Dirceu, Gleisi, Pimentel…
    2 – (P)MDB – Temer(volta, Temer; volta, Temer; volta, Temer!)…
    3 – PSDB do Aecio, Alckmin, FHC…
    4 – O mesmo STF, com alguns deuses e militantes do PT, como Toffoli, Lewandowski
    5 – REDE – Marina Silva
    7 – PSOL – MARIELLE FRANCO, Jean Wyllys, Boulos-MTST, assumidíssimo revolucionario esquerdista, invasor e anti propriedades particulares e total seguidor das agendas dos fracassados e trogloditas martelo e foice.
    8 – PP, PRB(IURD), PSTU, REDE, PC do B, satélites do PT, compartilhadores da atual escoria humana da política nacional…
    Portanto, votou nos acima, CENTRÃO, Alckmin, 45, quadrilheiro, como eles e quem os apoia, evidente!
    DENUNCIADOS POR RENOMADO PROTESTANTE….
    * “Diante de uma platéia de cerca de 50 pastores de diversas denominações protestantes [Quanta injustiça, não? Em 2002, Lula, com toda a sua defesa do aborto e do homossexualismo, conseguiu o apoio de mais de 500 importantes líderes evangélicos. Marta só conseguiu 50? Cadê o resto dos burros?], o presidente disse que “ninguém sofreu mais preconceito” que ele mesmo. “Ninguém tem mais horas nas costas de **preconceito do que eu. Agora quem está sofrendo preconceito é a Marta, é uma campanha de preconceito. E justamente pelo que ela fez de bom pela cidade.” [Pelos elevados investimentos que o governo Lula faz no homossexualismo, para ele a sodomia é o bem maior.].
    Quanto à questão de essa gentalha procurar o papa Francisco e a receber, o apoio dele às esquerdas já seria patente, ostensivo, além de varias denominações protestantes serem suas TLs.
    *http://juliosevero.blogspot.com/search?q=Lula+diz+que+evang%C3%A9licos+n%C3%A3o+devem+retribuir
    Outro do acima, com nomes de alguns pastores e suas seitas; Lula e os evangélicos: http://juliosevero.blogspot.com/search?q=lula+e+os+evang%C3%A9licos
    ** “Disseminar o odio, ser fascista, preconceituoso, intolerante, xenófobo, racista, burguesinho” etc. = basta discordar das esquerdas.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Meu Deus!
    Cada dia uma notícia pior que a outra!
    Pobre Igreja Católica Apostólica Romana!
    Rezemos!
    Que o Imaculado e Doloroso Coração de Maria interceda ao Bom Deus, pela Paixão de Cristo, para que esta triste noite do espírito seja iluminada pelas chamas ardentes do Sacratíssimo Coração de Jesus!
    Senhor, tende piedade da Tua Igreja!
    Cristo Rei: venha a nós o Vosso Reino!

    Curtir

  7. Após ler a postagem, e sem atinar para a esculhambação montiesca da foto, fazer o sinal da cruz, aspergir o computador com água-benta e rezar o Credo pelas intenções do Santo Padre, o Papa, São Pio X.

    Curtido por 1 pessoa

  8. É absurdo. Agora entendo porque tantos padres até pouco tempo tradicionais parecem agora estar engessados, como que sem saber como agir. Está havendo orientações internas. E os fiéis já sentindo discriminação dentro da própria igreja.

    Curtir

  9. A mulher vai visitar o Pontífice vestida de camiseta, calças cigarette e alpagartas!! Esse Pontificado é uma esculhambação só! Sem mais comentários.

    Curtir

    1. O mais triste é que em tempos de João Paulo II e Bento XVI, esses sujeitos sequer ousariam pensar em ver o Papa da Jánela ou na praça São Pedro, quanto mais falar com o Papa privadamente e lhes destilar todo a sua esquerdeopatia. E a primeira coisa que reparei foi nos trajes da moça de óculos e no desleixo na batina de Francisco. Sinceramente, não tenho dúvidas : só outro Pontifice poderá, com a graça de Deus, tirar a Igreja dessa crise terrível, pois o atual pensa e age como um Anticristo.

      Curtido por 1 pessoa

  10. Faço com depoimentos de comunistas como faço com as palavras de satanás, jogo todas no LIXO. E que o Reino de Maria não tarde de vir.

    Curtido por 1 pessoa

  11. O Papa recebendo esses ideologistas socialistas e comunistas está tornando a missão papal em sindicalismo!
    A matéria postada aqui é interessante, enquanto sabermos o que realmente acontece nos bastidores de nossa Igreja!
    Esse grupo que fala de violência esquecem que a companheira deles Dilma praticou atos terroristas como sequestro de caminhão, embaixador e etc.
    Que essa Marielle Franco (in memorian) era uma ativista LGBT que pregava reação contra a PM!

    O Fundamentalismo dos Arautos do Evangelho é pelo fato de conseguirem ter posses? Há! Faça um favor Sr. Papa Francisco! Tem bispos nomeados pelo senhor ou seus embaixadores “espremendo” os padres para enriquecer os “Cofres curiais”! Quanto mais o senhor prega a pobreza, mas os seus bispos fazem o contrário! Usam do discurso de Pobreza que é mais um mimi! não estão preocupados com a Salvação das Almas na sua maioria e não querem que as almas se salvem!
    Como disse um candidato em um debate por esses dias: “Abra o Olho Santo Padre”!

    Curtir

  12. Eu não gostava dos arautos mas depois disto vou mudar meu conceito. É vergonhoso para a nossa Igreja. Se ele estivesse falando com bispos católicos. Mas ele vai reclamar de fundamentalismo católico para os luteranos. É o fim da picada….

    Curtir

  13. Curioso. Logo após a notícia falar dos “fundamentalistas brasileiros”, o texto se refere à “fundação luterana da diaconia” à qual a entrevistada pertence. Ora, o que faz uma fundação? Lança fundamentos? Então a entrevistada é também uma “fundamentalista”? Por que alguns “fundamentalistas” são recebidos e outros criticados?

    Curtido por 1 pessoa

  14. Perceberam que os Arautos aqui ficam do lado dos “maus”? Eles se venderam à Estrutura, e agora levam um pontapé da própria Estrutura. Curioso, não?

    Curtir

    1. Prezado Eliseu, quem está chutando os Arautos é o mesmo pé que está chutando dois mil anos de ensinamentos da Igreja. Eu não me preocuparia muito em ser chutado por pés assim.

      Curtir

  15. Simplesmente nojento. Não tem como descrever de outra forma o que é dito no texto e também a intenção das pessoas que aparecem na foto.

    Curtir

  16. Uma pesquisa no Google mostra que Carol Proner é a atual namorada da múmia Chico Buarque. Sérgio Pinheiro é petista de carteirinha. Cibele Kuss prega uma coisa que ela denomina “Teologia Luterana Feminista”.

    Curtir

  17. Considerando o show de horrores produzido pelo Vaticano nos últimos meses, acho que é uma verdadeira honra ser considerado fundamentalista por esse papa. É um sinal de que estão no caminho certo. E digo isso ciente das confusões de ambos os lados.

    Curtir

  18. Esse exemplo mostra como a igreja está contaminada por falsos sacerdotes e a teologia da libertação.
    Comunismo puro. Interesse falso no social. Pessoas perversas e diabólicas.

    Curtir

  19. “Fundamentalismo religioso”. Alguém será capaz de me explicar o verdadeiro conceito que o Papa mais esta comitiva, farão desta expressão?
    Desde a “Reforma Protestante”, penso que sempre a Igreja Católica foi considerada “fundamentalista”?! ou será que não?!…
    Se há grupos criminosos que atacam e agridem, como é citado no artigo, serão mesmo grupos de “fundamentalismo religioso”? Mas de qual religião? Da nossa?!
    Já agora outra pergunta que gostaria de fazer ao Sumo Pontífice…: Os Arautos do Evangelho teriam sido encontrados em flagrante promovendo esses grupos armados, uma vez que foram alvo de censura e são também eles rotulados de “fundamentalistas”?
    Os Santos canonizados, como, por exemplo, S. João Maria Vianey, S. Afonso de Ligório, S. Luis Maria de Montfort, S. Padre Pio de Pietrelcina….serão hoje considerados fundamentalistas que denunciariam este Papa?!
    Esta gente conhece a Palavra de Deus, de Verdade, da qual nem um só “j”, será tirado?!
    É uma confusão…autêntica “desorientação diabólica”, de que falava a Irmã Lúcia.

    Curtir

  20. Tem muito bicho requisitando Direitos Humanos! Parece que os bichos fazem questão de requisitar e defender Direitos Humanos!

    Não é nenhuma ofensa, porque não estou me referindo a casos particulares, mas a uma realidade geral, que presenciamos bastante.

    Como exemplo, nestes últimos dias, assistimos o Judiciário aumentar seus salários, porque eles trabalham mais do que as outras pessoas e o trabalho deles é mais importante que o trabalho das outras pessoas.

    Também bandidos e defensores de bandidos apelam para os Direitos Humanos, porque a vida e a integridade dos bandidos têm mais relevância que das outras pessoas.

    Temos o exemplo de pessoas que são humanas, isto é, não perdem a sua Dignidade Humana, mas vivem como bichos e como bichos agem.

    Obviamente, isto fragiliza ainda mais o tecido social já tão rasgado. Pois, se você quer relacionar-se com bicho, você desejará ir para uma selva ou um zoológico, e assim, não faz muito sentido a vida social.

    Temos também o exemplo de Pastores e supostos líderes que estão aí para alimentar e acariciar crocodilos. Nada de ovelha!

    É o “Viva as seitas e os pecados! quanto à Igreja Católica e às virtudes, estas devem ser enlameadas pela sujeira do caminho, pois estamos aqui, ali e aí para alimentar crocodilos!”.

    Então, a vida social se degrada.

    Curtir

  21. uma dúvida sincera: Sua Santidade tem formado seu juízo a respeito da situação brasileira apenas ouvindo as patacoadas desses petistas e tomado como verdade ou tem ouvido o outro lado?

    Curtir

  22. Primeiro que o Papa quer fazer uma ligação entre o inferno e a terra, só pode! Segue os conselhos de uma luterana, de um filho de satanás!!!

    Curtir

  23. Meu Deus. Este papa esta destruindo a Santa Igreja!! O que vai ficar de pe quando ele partir para o juizo de Deus?

    Curtir

  24. Creo que Francisco al involucrarse con el caso de alguien (Lula) que está preso por corrupción, está interviniendo en los asuntos internos de Brasil.

    Curtir

  25. Como já foi dito, é absurdo. A situação em si é absurda. Essa delegação de patetas politicamente corretos só passou vergonha na Santa Sé. Depois alguém aparece e diz que temos síndrome de vira-latas, que não valorizamos o esforço brasileiro, mas a questão é outra. Não conseguiria mensurar, com meus parcos recursos pessoais, o quanto há de falta de inteligência e o quanto há de má-fé nessas quatro pessoas que foram falar ao Papa Francisco. Mas que os dois componentes estão presentes, ah, estão sim. E acrescente-se a isso a influência do demônio a que pessoas de seitas evangélicas estão presas de ordinário. Os quatro representantes só falaram asneiras, evidenciando que os valores delas estão invertidos, como só poderia acontecer a revolucionários que são. É mais um capítulo tedioso protagonizado por lideranças que só tem por norte o ódio, a dissimulação, a ganância e as paixões desordenadas. São a imagem do desvairamento e da falta de conteúdo. Que Nosso Senhor Jesus Cristo e a Virgem Maria se compadeçam dessa gente apagada, medíocre, facínora, que são fantoches de organizações devotadas ao mal e que tem muita gente influente por trás lhes esquentando as costas. O mundo moderno, e em especial do Brasil moderno, que é uma versão falsificada da Terra de Santa Cruz na qual muito de nós nascemos e da qual nos nutrimos, está encimado por uma elite revolucionária, bestial e transida de amor próprio ferido, incapaz de virtudes sobrenaturais, sem brilho de santidade nos olhos e sem diapasão da graça divina na voz. É uma verdadeira meleca a situação que nos encontramos, e que está revelando ainda mais a sua tortuosidade neste período eleitoral (a propósito).

    Como a grande mídia, anticristã escancarada, vive de comer e espalhar fezes, não duvido que se trate de fake news, em especial as falas do Papa Francisco. Se já fizeram isso com o Rosário que o Papa não abençoou ao Lula, poderiam sim fazer de novo, ainda mais agora, que há um número admirável de bons católicos que estão colocando a boca no trombone na internet e estão amedrontando a elite revolucionária que se aboletou no poder, a guerra do bem e do mal está aumentando em hostilidade e atingidos. Só sabem mentir e, no calor da batalha, suas mentiras se tornam cada vez mais forçadas e esfarrapadas. Eles, os revolucionários, querem como nunca nos cooptar, só que estão percebendo que nem com muita água nos tornamos mais fáceis de engolir. Eles estão desesperados e caindo pelos encontrões que dão uns nos outros, enquanto que nós estamos impávidos, com a bandeira do Calvário de Cristo desfraldado à nossa frente e o Santo Rosário sem esfriar em nossas mãos. Quem venham, não temos medo. Temos a cara e a coragem, pois quem se alimenta de Jesus Eucarístico não tem o que temer de raquíticos de alma cheios de bazófia e lastreados por rios de dinheiro e influência desonestos. Eles estão se arrebentando nas investidas contra nós e ainda terão muito mais a expiar e, quiçá, se arrependerem e mudarem de lado. Que Nosso Senhor e a Virgem Maria se compadeçam deles e nos sustentem para que a luta nunca recaia no revanchismo pessoal, e sim permaneça em alto nível de virtude até o fim.

    São Joaquim, rogai por nós.
    São Gabriel da Virgem Dolorosa, santo de tristeza, rogai por nós.
    São Gabriel da Virgem Dolorosa, descanso dos cansados, rogai por nós.
    Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós.
    Glorioso São José, chefe da Sagrada Família, rogai por nós.

    Curtir

  26. Será que esse papa não tem assessores não?Pela madrugada, cada refugo social que esse papa recebe em audiência.Valei-me.

    Curtir

  27. É mais um símbolo do igualitarismo estimulado pelo Papa Francisco na Igreja, em cujos templos – ou diante dele próprio, como nessa foto – qualquer pessoa pode se apresentar espontaneamente, do jeito que ela é, por mais escandalosos que sejam os seus trajes, como os dessa mulher de camiseta, calça comprida e alpargatas. O que ele infelizmente não gosta é de pompa nem de cerimônia, símbolos da desigualdade e da beleza de que a Igreja sempre se cercou para elevar as almas a Deus e glorificá-Lo.

    Curtir

Os comentários estão desativados.