E aí, CNBB? A ficha já caiu?

Por FratresInUnum.com, 5 de novembro de 2018:  Semana difícil para a CNBB! Eles devem estar chateados. Décadas de trabalho político jogadas no lixo da desmoralização, enquanto a população está em festa pelas primeiras nomeações do novo governo… Cada dia, uma novidade.

Contudo, este não deve ser o maior sofrimento. O fundo musical que não cessa de ressoar na mente dos nossos bispos é o de uma melodia fúnebre cuja letra é: “mas o que foi que aconteceu?”. Dar-se conta de estar fora da realidade é um choque traumático, mas a incompreensão do conjunto da obra é ainda mais desesperador.

O que a CNBB não consegue entender é que, de fato, acabou! No editorial que publicamos na segunda-feira passada, procuramos explicar muito calmamente a lógica dessa autodemolição e mostramos que esta eleição é como que o diploma do fracasso completo da CNBB.

Na última quinta-feira, dia 1 de novembro, na USP, a Faculdade de Filosofia promoveu um debate chamado “Construindo a resistência”, em que intervieram André Singer, Vladimir Safatle e Marilena Chauí. Na parte final do evento, quando os oradores respondiam perguntas, André Singer fez a seguinte consideração:

“A Igreja Católica nos ensinou a fazer as Comunidades Eclesiais de Base. É curioso um judeu falar disso, né? Mas é verdade. Só que agora a Igreja Católica mudou e essas Comunidades Eclesiais de Base perderam uma certa vitalidade no conjunto da sociedade brasileira. Então, eu vou propor que a gente forme as Comunidades Democráticas de Base: nós temos que construir comunidades em cada local de trabalho, em cada local de estudo e em cada família”.

Em outras palavras, até o André Singer já está dizendo que as CEBs não servem mais. A própria esquerda está desembarcando da CNBB.

A primeira coisa a se observar, neste sentido, é o seguinte: quando os bispos progressistas vão perceber que estão sendo jogados fora justamente porque não servem mais para nada? Os socialistas sempre trataram a Igreja como realidade descartável: quando não servir mais, joga-se fora! Agora, os descartados são eles, prisioneiros da irrelevância.

A Igreja Católica no Brasil não serve mais nem para a esquerda, à qual serviu cega e devotamente. Hoje, o PT destruiu por completo a credibilidade dos bispos e, assim como um parasita abandona o corpo do hospedeiro quando ele não lhe oferece mais substância alguma de que se aproveite, agora os abandona raquíticos, quase mortos, jogados na lama da insignificância.

De fato, tanto Haddad quanto Dom Leonardo Steiner fizeram alusão à necessidade de recorrer novamente às bases. Mas tudo não passa de delírio, blefe e ilusão…

Por que as CEBs já não servem mais? Porque o povo não está mais lá. Terão de buscá-los nas comunidades protestantes, as quais conseguiram traduzir os anseios da população, respaldando o surgimento de uma política conservadora, a total despeito da Igreja Católica e do movimento esquerdista, que ficaram a ver navios.

Não há saída histórica para este beco. A própria esquerda percebeu, como bem mostra o debate completo ocorrido na USP, que não há mais alternativa senão começar do zero e, desta vez, longe da Igreja Católica. Perderam completamente a conectividade com o povo.

Se a esquerda precisa se reinventar, quanto mais o episcopado brasileiro! Mas, a inépcia e a obstinação não lhes permitirão ver aquilo que é evidente. Continuarão falando sozinhos, fazendo discursos eloquentes para as paredes, aplaudirão a si mesmos e se darão por satisfeitos. Poderiam ir um pouco mais ao encontro dos anseios da população, mas são cegos e não retrocederão nem um milímetro. Aliás, se algum deles ler este editorial, ficará apenas com raiva, dirá que é um absurdo católicos falarem isso e não farão o que a própria esquerda está fazendo: a sua autocrítica!

Para o povo, já está claro que a Teologia da Libertação não é uma teologia inspirada no marxismo, mas é, como dizia Leonardo Boff, o “marxismo na teologia”. A Igreja deu o seu povo para o movimento socialista, que o perdeu para os protestantes. Fim da linha!

Este ano do laicato foi traumático, doeu, está revirando as chagas. Os bispos escolheram ir na contramão. Agora, estão colhendo as consequências disso.

Tags:

23 Comentários to “E aí, CNBB? A ficha já caiu?”

  1. Um Lixo Chamado ” Comunidade ( ? ) Eclesial ( ??? ) de Base – Marxista / Petista . Muitos jogaram a Bíblia no lixo e tem o seu livro de cabeceira : ” O Capital ” de Carl Marx como Bíblia e Palavra Última . ” O Reino de Deus Materialista ” Nunca se concretizará sobre essa Terra. São hipócritas atrás de uma ” Ideologia Demoníaca ” que utilizam o povo como Massa de Manobra. De ” Eclesial ” Não tem Nada. Igreja com Ideologia Socialista só existe num Lugar ; ” No Inferno ” .

  2. Acho interessante observar que a esquerda nunca desiste, está sempre disposta a se organizar e a fazer algo para não perder espaço e poder.

    É claro que a direita que surgiu recentemente também se organizou e aprendeu a reagir à esquerda. Mas, me desculpe a crítica, que não é destrutiva, mas construtiva, eu não vejo uma organização da direita na Igreja, a fim de ganhar espaço dentro da Igreja. É claro que as CEBs estão decadentes e fora de moda, por assim dizer, mas elas continuam tendo o apoio de um grande número de bispos, como vimos no último encontro das CEBs em Londrina, no Paraná.

    Bem acredito que por mais decadente que elas estejam, elas vão continuar ocupando um espaço importante na vida da Igreja no Brasil.

    Seria interessante se, os católicos de direita conseguissem fazer também comunidades pequenas e ortodoxas (fieis à Tradição) dentro da Igreja. O problema é que é muito difícil encontrar espaço para essas comunidades nas paróquias. Não sei qual é a solução desse problema, mas estou apenas fazendo uma pequena reflexão para colaborar nessa discussão.

  3. Realmente muito triste saber q tantas almas abandonsram a Igreja Católica llr causa de alguns Bispos e sacerdotes esquerdistas!!!! Terão com certeza de prestar contas a Deus cado não se arrependam deste pecado tão grave e com conaequências funestas!!!!

  4. Só tem uma forma de “resolver” o problema da Igreja no Brasil: os católicos não darem mais um centavo nas paróquias e dioceses que não forem católicas de verdade! A começar pelas Dioceses de Campos dos Goytacazes, Campo Limpo (SP), Duque de Caxias… quais mais???

  5. “A Igreja deu o seu povo para o movimento socialista, que o perdeu para os protestantes. Fim da linha!” Que frase impactante e profunda. Medo da justiça divina… Quantos não estão se perdendo por falta de pastores? De verdadeiros pastores? Por isso a tristeza de Nosso Senhor, por ver as ovelhas abandonadas… Sem pastores que as guiem para a salvação… As ovelhas que foram para os protestantes perdendo os sacramentos, especialmente a confissão? Como se salvarão? Nos sonhos de Dom Bosco ele via, no inferno, o local específico do clero… Daqueles que tendo boca para pregar o evangelho e pernas para ir de encontro das ovelhas se perderam a si mesmos, deixando as ovelhas abandonadas… Só nos resta rezar. Muito.

  6. Bem feito “prus coroa cnbebistas”. Bando de cadáveres insepultos esse episcopado esquerdista!

  7. Eu fui colega de classe na faculdade com uma mulher ligada à esquerda e ela falava exatamente isso, que a esquerda deveria abandonar a Igreja, porque não serviu ao propósito que eles queriam. Por dentro, eu só rezava e pedia a Deus que realmente a esquerda abandonasse de vez a Igreja. Espero estar vivo para ver isto se concretizar: que a esquerda nos deixe em paz!

  8. As redes sociais desmascararam os gangsters partidos comunistas em geral – são todos da mesma raça bestial – e especialmente o PT que estava à frente dos outros e teve suas bases partidarias solapadas por elas num arduo trabalho de mais de uma década, expondo seus intestinos putrefatos e de seus fanáticos aliados, também desdomesticando o povo das infindas Lavagens Cerebrais do Marxismo Cultural a que foi largamente submetido nesse tempo!
    Se os judeus apreciam as idem esquerdistas CEB-TL-PT é por pertencerem ao mesmo esquema de onde moldam os chantagistas – um como Luís Stalinacio da Silva – e mais subversivos, populistas, conspiradores contra a Igreja e o povo!
    Nesse caso acima, constou a CNBB ser um de seus tentáculos auxiliares na permanencia no poder, àquele momento de vital importancia – além de contribuições de suporte de muitas centenas de pastores protestantes aderidos e/ou agentes cooptados pelo lulopestismo, como a oportunista IURD-PRB que caiu fora também à iminencia de impeachment da cristianófoba e abortista Dilma, partido ao qual pertencia o ex vice José de Alencar.
    Os comunistas, além de serpentes venenosas, são inescrupulosos e desonestos ao extremo, descartando a qualquer um desde quando não mais lhes sirva, conf. denuncia bem embasada acima, inclusive os proprios companheiros dentro das quadrilhas quando, por ex., ao cairem em desgraça pegos em flagrantes delitos pelas redes sociais, acusados como corruptos, abandonando-os e ainda por cima os acusando de “sujarem o partido”?
    Não agem assim também o PCC, CV, FDN, FARC e demais grupos de mafiosos?
    Seria também ideal recordar que a CNBB é mais um subfruto daqueles suspeitos de infiltrados na igreja oriundos do Pacto das Catacumbas, do Vaticano II, apoiados por D Hélder, nesse pacote incluindo-se os freis L Boff, Betto, Pes Comblin e Gutiérrez, Fidel Castro…
    Doravante, surgirão recorrentes derrocadas gerais das predadoras esquerdas mundo afora numa infinda cascata!

  9. Perfeito.

  10. Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens.

  11. Perfeito. A mudança tem que vir do alto.

  12. Eu estava presente neste ato ocorrido no vão do prédio da faculdade de História. Não obstante as excrecências políticas, o plano de ação de como influenciar as massas parece ser (e foi no passado) altamente eficaz.

    Se os católicos usarmos as táticas de propaganda e de penetração social das esquerdas – basta aproveitar o que há de estratégico e, obviamente, abjurar o conteúdo – teremos a restauração de muitas coisas no Brasil e no mundo.

    A esquerda é obstinada, pertinaz e combativa. A direita, em geral, é megalomaníaca e irrealista. Fica sonhando com chapéu de plumas e sapatinho de verniz. Depois, se queixa dizendo que a cigana enganou .

    • Perfeito PW … Utilizar da mesma tática esquerdista, porém no caminho contrário.
      Seu último parágrafo merece aplausos!

  13. Quantos pastores envolvidos numa rede de enganos, com resultados trágicos. Porque seu exemplo e suas palavras, conduziram muitas almas, para o caminho da perdição. Agora que caíram na real, que sabem não ter mais serventia para continuar este plano marxista, será que os bispos se arrependeram? Mais do que isto, irão assumir este engano para que os católicos enganados, possam tirar a venda dos olhos e buscar se redimir????

  14. O Fratres teve a coragem de falar o que nenhuma outra mídia Católica jamais falou: a CNBB é a grande culpada pela saída de milhares (talvez milhões) de Católicos da Igreja em direção às seitas protestantes. Essa é a realidade cruel, que foi possível graças à odiosa Teologia da Libertação e todas as outras porcarias canhotas que a CNBB promoveu ou tolerou, que nunca interessaram à grande maioria dos Católicos pois estes sempre estiveram em busca de Jesus Cristo, e não de qualquer ideologia infeliz.

  15. Em outras épocas da história da Igreja muitos católicos perderam as igrejas para os hereges, como foi o caso do Anglicanismo na Inglaterra e do Protestantismo Luterano, mas todavia preservaram na verdadeira fé porque tinham no Papa um timoneiro, um fiel defensor da Fé.
    Mas no momento atual, com a Impostura que tomou de assalto o Vaticano, duvido que esses catocomunistas irão retroceder! Eles conseguiram se apoderar do trono de São Pedro e isso não é pouca coisa! Os hereges controlam as igrejas e por meio de suas “reformas” e pseudo-sínodos forçam os que nelas ficaram a fazer parte de sua apostasia.
    E eis que estamos vivendo um tempo semelhante àquele de Santo Atanásio: temos a fé, mas não temos as igrejas. Eles preferirão vender os templos vazios para se transformar em boates, academias de ginástica e condomínios do que ver reflorecer neles a verdadeira fé.
    Santo Atanásio, rogai por nós!

  16. Jesus chora sobre a cnbb

  17. A ficha não caiu nem cairá, senão por uma intervenção do céu…
    A cúpula da cnbb está podre, está carcomida pela “teologia” da maldição, os Conventos estão agonizando, os Seminários, com raríssimas exceções estão atolados em boffs putrefatos, as Paróquias, tbm ,com raras exceções, são mandadas pelos leigos e freirocas tucunzadas, os padres não sabem o mínimo do mínimo da sã TEOLOGIA, não sabem manusear o Missal, não sabem executar uma incensação, cada “liturgo(a) inventa uma moda diferente e, na maioria das vezes, sob o olhar complacente do Bispo, que também está afogado na imunda tl e o seu clero não está nem aí para o que ele pede…
    A situação é alarmante…É pavorosa…Muitas vezes é escandalosa….
    Donde imaginaríamos de um padre tratar seu Bispo como um qualquer, sem ao menos respeitá-lo no essencial? Um padre alterar publicamente a voz com seu Bispo sem tomar, na hora, uma repreensão?
    Sinto verdadeiro nojo, asco, revolta, quando vejo, por exemplo, um padre que é subserviente a uma freiroca dessas tucunzadas, mal amadas, frustradas e frustrantes que se passam por teorlogasssss…
    Passar 8, 9, 10 anos no Seminário, e, às vezes aguentando horrores, pra não ser mandado embora por retrógrado e depois obedecer uma mulher que perdeu totalmente o rumo de sua vocação????? DEUS NOS DEFENDA!!!!!!!!!!!!
    Alguém que tenha coragem e estômago, participe dos tais postulinter, novinter, e diabintes, da dona crb…
    Bergóglio é a cereja do bolo…Tudo que a quadrilha da esquerda bofenta e nojenta podia esperar..
    Amo Bento XVI, mas, quando perguntaram a João Paulo II se ele pensava em renunciar quando estava quase totalmente alquebrado e impossibilitado de até celebrar uma S. Missa, ele respondeu: “JESUS CRISTO DESCEU DA CRUZ NO CALVÁRIO”…
    Ouso dizer que, enquanto Bergóglio não renunciar ou for chamado por Deus, Bento XVI não morrerá…
    Sabemos que ele está totalmente lúcido, o imagino assistindo os horrores e até heresias proclamadas por Bergóglio….
    Peçamos a Deus e a Nossa Senhora que abreviem o flagelo da Igreja que se impôs, sobretudo, depois de 2013…ANO FATÍDICO E PAVOROSO!!!!!!!!!
    São Pedro, rogai por nós!

    • Excelente comentário, Marcelo! Seu comentário desnuda as chagas da Igreja no Brasil! Quanto a Bento XVI, acredito que não podemos comparar a sua situação à de João Paulo II. João Paulo II, apesar de ter sido alvo de pesadas críticas de sacerdotes e religiosos seguidores do modernismo ou da Teologia da Libertação, ele tinha a proteção de poderosos do mundo. Já Bento XVI sofreu muita pressão para renunciar, inclusive dentro da Igreja, e também fora, por parte de gente poderosa.

    • Não sei como, mas acredito que os padres conservadores e tradicionais deveriam aproveitar o momento político favorável à direita, para formar pelo menos pequenas comunidades tradicionais, que possam perdurar ao longo dos anos apesar das vicissitudes do tempo; já que dar uma solução a curto prazo a crise atual da Igreja não é possível e, provavelmente, irá até mesmo se agravar.

  18. Lamentavelmente setores da nossa IGREJA sucumbiram à teologia da libertação e esqueram a Doutrina Social da Igreja.Não sabem eles que os marxistas querem a destruição das famílias e da nossa Igreja Eclesial!
    Foram massa de manobra,”inocentes”, nem tanto,úteis até ontem!
    Paz e Bem!

  19. Caro Alex, concordo com seu comentário, mas tem um padre amigo nosso que diz que “Deus gosta de ganhar na virada, quiça na prorrogação”, assim ele mostra que o mundo e a Igreja estão nas suas mãos..
    Vamos supor que Bento XVI tivesse resistido a investida desses demônios internos e externos, você acha que alguém teria coragem de levar um PAPA do nype de Bento XVI a algum tribunal?
    E dentro da Igreja os cardeais, Bispos e padres podres e apodrecidos continuariam sua empresa diabólica, como continuam sob Bergóglio, só penso que a Santa Igreja não seria tão vexada como está sendo agora com Bergóglio lá…
    O Papado não seria tão avacalhado e reduzido ao ridículo como tem acontecido…
    Os poderosos não atacam Bergóglio porque esse diz e promove a mesma canalhice que eles…
    Sei que Bento já foi um teólogo de ponta, mas, se arrependeu e voltou atrás, retomou o bom caminho da boa Teologia, pena, que seja mais franciscano que TOMISTA…mas…diante de Bergóglio, Bento é a ENCARNAÇÃO DE SANTO TOMÁS!!!!
    Mas nós somo baixo clero…
    Rezemos e ofereçamos nossos terços e Santas Missas pela situação caótica da Igreja de Deus.
    Mesmo sendo um arremedo, podemos, por exemplo, usar certas orações da Missa antiga na Missa nova, como por exemplo, o OFERTÓRIO, pois sabemos que o ofertório da Missa atual de ofertório não tem nada…
    Quanto pior a situação Deus nos mostra que quem governa e tem o mundo e a Igreja na mão é ele…
    Mutatis mutandis, com toda honestidade, alguém achava que Jair Bolsonaro chagaria à Presidência da República????
    Por tanto “para Deus nada é impossível”…
    Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!