Foto da semana.

Do blog Semper Idem – 26 de julho de 2019: A notícia desoladora correu como boato, durante meses. O arcebispo de Évora (Portugal) confirma hoje que a Cartuxa Scala Coeli vai mesmo encerrar. Mais um fruto da revolução conciliar. São Bruno, rogai por nós!

14 Comentários to “Foto da semana.”

  1. Como grande admirador da vida monástica, recebo com tristeza essa notícia!

    Como sabemos, os mosteiros foram grandes responsáveis pela cristianização da Europa. E, depois da cristianização da Europa, eles continuaram sendo importantes referências e bênçãos para os povos cristãos.

    Quem não tiver referências sobre a Ordem Cartuxa, sugiro o documentário “O Grande Silêncio” que mostra a vida dos monges cartuxos.

  2. Os mosteiros são fontes de bênçãos para os lugares e cidades onde eles se estabelecem, pois a sua principal obra, como diz a Regra de São Bento, é o ofício divino (a liturgia das horas), ou, o ora et labora.

    Nesse sentido, gostaria de expressar um desejo cristão, que talvez seja de outros leitores do estado de Minas Gerais. Aqui em MG temos vários mosteiros femininos (louvado seja Deus!), mas, segundo me consta temos apenas uma mosteiro masculino. Por isso, acredito que seria fonte de mais bênçãos um mosteiro masculino em Minas Gerais. Onde? Não sei! Mas que o Espírito Santo e a Divina Providência possam iluminar os caminhos.

    Agora São Paulo e Paraná são dois Estados brasileiros que têm muitos mosteiros. Alguém saberia o motivo?

    • Correção: “Por isso acredito que seriam fonte de mais bênçãos mais mosteiros masculinos em Minas Gerais.” Mosteiros masculinos no plural e não no singular.

      P.S.: Os monges beneditinos de Núrsia na Itália estão construindo um novo mosteiro para a comunidade deles, depois que o terremoto destruiu o mosteiro anterior.

  3. Bela e maviosa primavera, “novo pentecostes” do núncio modernista, mal acompanhado, fracassado e glutão. Quero ver quem o “tradicionalista” frouxo e tosco que me prova o contrário.

  4. Lamentável. Mitte Domine operarios in messem tuam

  5. Se o papa Francisco de comportamento revolucionario-ideológico anti Igreja católica, devotado aos maléticos e execraveis planos dos globalistas, satisfeitíssimos com ele, além disso, detestaria e persguiria os conservadores, o que sucederá doravante será resultando nisso mesmo, pois em Portugal existe bispos seguindo à risca os ditames do papa Francisco!
    A Igreja cada mais esvaziada de seus membros tradicionais do modelo de 2 000 anos e tentativa de postar em seu lugar todos os tipos de coisas ao inverso dela, dispersando sem delongas os prelados conservadores e esses em grandíssima parte irreativos, “por temores e respeito”… – e sacerdotes detestariam até falar com isso a eles – sendo que a aceleração cada vez mais intensa desses projetos audazes estão bastante incrementados!
    Basta perceber de como a midia global-maçonista está extasiada com ele – os planos de Vindice e Nubius estão muito acima do esperado – pois as esperanças desses é que seus asseclas seriam apenas de postarem junto ao papa altos hierárquicos que o influenciassem a se desviar!
    Porém, o papa Francisco pereceria em muito mais quantidade e qualidade estar superando as metas de ambos iniciais, mais modestas, estejam onde estiverem – comemorando, por certo, não estão – embora, bem além do esperado, porque estaria sendo o proprio papa Francisco acusado por eminentes prelados de ele tomando as iniciativas, ainda mais em tempo de pleno ativismo religioso e doravante, ao que pareceria, no tempo do eco-humanismo do novo deus-homem!

  6. A Cartuxa Nossa Senhora Medianeira, localizada no Rio Grande do Sul, infelizmente não deve também estar muito longe desse destino. Até onde sei restam menos de 10 monges, quase todos já idosos.

  7. Uma desgraça para a Igreja, principalmente para Portugal, Portugal de Nossa Senhora de Fatima.

  8. terrível noticia o encerramento da Cartuxa de Évora.
    Portugal fica assim sem cartuxa.

  9. Em 1970 haviam 1 milhão de freiras. No último dado disponível (2016) caiu para 659.445. Em menos de 50 anos minguou quase pela metade! Pois 50% neste período foi também a queda dos número de religiosos masculinos, que eram mais de 100 mil e em 2016 contava pouco mais de 50 mil. A manter-se a projeção, a Igreja chegará a 2070 com todas as ordens e institutos de acabados. E este pontificado se prestará a abreviar ainda mais estes dias…

  10. Notícia realmente triste. Contudo, não criemos espantalhos. Os cartuxos não alteraram tanto seu modo de viver após o Concílio. O que impacta a ordem é a secularização e a redução do número de católicos, além do declínio da vida consagrada – os jovens tendem a optar cada vez mais pelo clero secular – especialmente das ordens e/ou comunidades mais contemplativas e rigorosas, como cartuxos e trapistas. Há eventualmente exceções, mas elas assim permanecem, exceções.

  11. Ué… mas a Igreja nunca esteve tão bem?

  12. Gostaria que houvesse outra alternativa para que não fosse fechado. Não poderia ser mantido através do Esmoleiro Pontifício a manutenção do mesmo, visitando os Bancos do mundo inteiro pedindo que fosse destinado uma verba para que a nossa Igreja recebesse os refugiados após um critério de seleção e daí surgisse santas vocações religiosas, estaríamos acolhendo os refugiados e mantendo as vocações existentes. Estamos rezando Mil Ave-Marias pedindo para esse fim, como também por toda a humanidade. A nossa Igreja sempre esteve a frente de tudo.Amem.