Por que o Papa Francisco se sente tão desconfortável quando alguém se converte ao Catolicismo?

Por Phil Lawler, LifeSiteNews, 27 de setembro de 2019 | Tradução: FratresInUnum.com: Aqui está o que o Papa Francisco NÃO disse, ao falar com um grupo de jesuítas em Moçambique:

francisco 1Hoje, senti certa amargura ao concluir o encontro com os jovens. Uma senhora se aproximou de mim com um jovem e uma jovem. Indicou-me que faziam parte de um movimento um pouco esquerdista. Ela me disse, em espanhol perfeito: ‘Santidade, venho da África do Sul. Esse garoto era um executivo da indústria do petróleo e se converteu ao ambientalismo. Essa garota era uma bolsonarista conservadora e agora é contra a pena de morte. Mas, disse-me isso de maneira triunfante, como se tivesse feito uma caça, com o troféu. Senti-me incomodado e lhe disse: ‘Senhora, evangelização sim, proselitismo não’.

(As palavras destacadas foram alteradas e “abrasileiradas”, em relação à adaptação de LifeSitenews – o diálogo original segue abaixo).

Quando o Papa fala sobre questões políticas, eu duvido que ele faça qualquer objeção a quem imediatamente aceita a sua orientação. Por que, então, ele desconfia tanto de conversões religiosas, quando almas famintas se apressam para o banquete de Cristo?

* * *

Abaixo, o inacreditável, mas real, trecho do diálogo:

Hoje, senti certa amargura ao concluir o encontro com os jovens. Uma senhora se aproximou de mim com um jovem e uma jovem. Indicou-me que faziam parte de um movimento um pouco fundamentalista. Ela me disse, em espanhol perfeito: ‘Santidade, venho da África do Sul. Esse garoto era hindu e se converteu ao catolicismo. Essa garota era anglicana e se converteu ao catolicismo’. Mas, disse-me isso de maneira triunfante, como se tivesse feito uma caça, com o troféu. Senti-me incomodado e lhe disse: ‘Senhora, evangelização sim, proselitismo não’.

10 comentários sobre “Por que o Papa Francisco se sente tão desconfortável quando alguém se converte ao Catolicismo?

  1. Meus caros

    Concordo que sempre há espaço para outras interpretações, mas, por favor, coloquem o post completo:

    http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/592943-a-soberania-do-povo-de-deus-dialogos-do-papa-francisco-com-os-jesuitas-de-mocambique-e-madagascar

    Segue referência feita pelo Papa Francisco da homilia do Papa Bento XVI na Basílica de Aparecida.

    “A Igreja não faz proselitismo. Ela cresce muito mais por “atração”: como Cristo “atrai todos a si” com a força do seu amor, que culminou no sacrifício da Cruz, assim a Igreja cumpre a sua missão na medida em que, associada a Cristo, cumpre a sua obra conformando-se em espírito e concretamente com a caridade do seu Senhor.”
    https://noticias.cancaonova.com/mundo/homilia-do-santo-padre-bento-xvi-em-aparecida/

    Curtir

    1. E como fica a determinação do nosso Senhor?
      “E disse-lhes (Jesus): “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura…..Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.” (São Marcos, 16)

      Curtir

  2. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo:
    ” E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
    Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. ”

    Marcos 16:15,16

    Mas, segundo o Papa Francisco, Gloriosamente Reinante: SEM PROSELITISMO, ENTENDERAM?

    Seus fundamentalistas…

    Curtir

  3. Há quantos séculos que as sombras dos que atentam contra a Santa Igreja Católica resistem por apenas uns certos tempos, enquanto por aqui passam, perdendo suas vidas em disputas com o Espirito Santo, o Qual sopra na direção aonde quiser?
    Evidente, pois para o papa Francisco, bastante incomodado, são menos dois em seu redil composto de niilistas e ocas ideologias, mas os planos de Deus são infinitamente diferentes das lógicas, supostas sabedorias e cientificismos humanos; comparados frente ao Senhor Deus, não passarem de crianças quando ainda balbuciando sons apropriados às idades – nada mais!
    “Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro?”Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro? Rm 11 33-34.
    “Por que quem conheceu o pensamento do Senhor, se abalançará a instruí-lo? Is 40, 13. Nós, porém, temos o pensamento de Cristo”. 1 Cor 2,16.
    Sempre estamos a procura de algo que possa nos satisfazer nossas paixões, mesmo leviandades e nos deleitarmos em nossas pseudas sapiencias, que venham atribuir sentido à vida e, razão de burlescas atitudes; por vezes acabamos nos iludindo por acreditar que os bens, a fama, o sucesso profissional, a visibilidade, o aplauso possam preencher a vida. Os que possuem todos os bens se encontram com a mesma sensação de vazio e insatisfação, perdendo-se em vãos pensamentos e atitudes, como acima, de se insatisfazer com os impenetraveis desígnios de Deus!
    O verdadeiro, o Jesus vivo, fala ao coração e transforma a vida aos não refratarios a Ele, podendo mudar efetivamente o tipo de vida, ou continuar a fazer aquilo que fazia antes, ou será outra pessoa, renasceu: encontrou aquilo que oferecerá um sentido, sabor, luz a tudo, mesmo aos cansaços, aos sofrimentos, à propria morte!
    Tudo adquire um novo sentido quando se encontra o tesouro do chamamento à graça de Deus, que Jesus o convida ao Reino de Deus, quer dizer, a Deus que reinará na sua vida, na nossa vida, jamais com o acima, de logo o papa Francisco de desconsertar-se de a mais um agora cristão, ex pagão, ser-lhe possível a salvação – agiria às avessas!

    Curtir

  4. Bizarro demais. Tudo bizarro. O garoto trabalhava para uma petrolífera e se “converteu” ao ambientalismo e a garota era uma bolsonarista conservadora e agora é contra a pena de morte.
    Depois o papa fala em evangelização sim, proselitismo não.
    Nada mais faz sentido. Onde foi feita evangelização aí?
    Porque parece que pela resposta do papa a mulher fez o certo porém pelo meio errado. Mas nada indica que ela converteu estas pessoas para Cristo.

    Curtir

  5. Se fosse como defende Francisco então estava errado o centurião que deixava de ser pagão para se converter a Jesus Cristo pedindo a cura do seu servo. E mais errado ainda estaria Jesus Cristo que vendo a sincera conversão atribuiu ao centurião o título de homem de muita fé. Cuidado Francisco no que fala,, porque seu ímpeto de fala ideológica faz indispor-se com os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Curtir

Os comentários estão desativados.