Por FratresInUnum.com, 18 de outubro de 2019: Na entrevista coletiva de imprensa de ontem, os representantes do Sínodo dos Bispos foram surpreendidos com uma pergunta constrangedora, feita por Edward Pentin, do National Catholic Register, a Dom Roque Pasloschi, Arcebispo de Porto Velho, acerca das doações da Fundação Ford para o CIMI, do qual o arcebispo é presidente.
A pergunta relacionava o financiamento da Fundação Ford feito ao CIMI, com toda a agenda em favor do aborto e da ideologia de gênero por propulsionada por essa fundação, e qual seria a coerência disso com a doutrina da Igreja, uma vez que o CIMI seria supostamente católico.
Visivelmente perturbado, Dom Roque respondeu que as contas estão abertas e que inclusive a sua conta pessoal já passou por uma CPI. Disse, ainda, que a REPAM trabalha com outros fundos, que não são os mesmos do CIMI.
Ora, o jornalista ficou sem resposta para a sua pergunta sobre a moralidade de se receber esse dinheiro sujo. Para esses bispos, parece que só existe a economia. A doutrina não importa, pode ser tranquilamente ignorada e posta debaixo do tapete.