Adiós, amigo.

Representante do Papa, dom Giovanni d'Aniello virá a Friburgo nos ...

O então núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, foi nomeado hoje como novo núncio apostólico na Rússia. Um claríssimo castigo a quem tentava contrabalançar as nomeações episcopais ultra-progressistas de Dom Ilson de Jesus Montanari, brasileiro mais importante hoje na Cúria Romana — Secretário da Congregação para os Bispos, Secretário do Colégio Cardinalício e Vice-camerlengo.

A misericórdia tarda, mas não falha.

8 Comentários to “Adiós, amigo.”

  1. Quando o Vaticano de Bergoglio defenestrou dom Fernando Livieres no Paraguai, telefonei para a Nunciatura Apostólica em Brasília para protestar junto ao Embaixador do mencionado Estado. Dom Giovanni d’Aniello me atendeu cordialmente, e disse bem humorado: “Eu sou núncio no Brasil, não no Paraguai”. Acrescentei que estava ligando para protestar contra o ato do Chefe de Estado que ele representa. O núncio gentilmente agradeceu minha ligação.
    A Nunciatura Apostólica na Rússia é um posto importantíssimo devido à constante tensão entre a Santa Sé Romana e o Kremlin de todas as épocas. Não menos difícil é lidar com a igreja estatal russa auto-denominada “ortodoxa”. Porém no caso de dom Giovanni, que tanto apreciava percorrer as dioceses brasileiras e que chegou a envergar paramentos tridentinos em Campos dos Goytacazes, a transferência para o imenso território de 5 dioceses é uma “promoção para baixo”. Que a Mãe de Deus o acompanhe!

    • E quem disse que a vida eclesiástica é feita de promoção só para cima??? Essa turma não entendeu nada donprojeto de Jesus!!! Misericórdia!!!

  2. Castigo ?
    Não sei…
    A nunciatura apostólica na Rússia não é a pior nunciatura do Mundo sobretudo agora que as relações Roma- Moscou não está tão ruins como nos períodos passados.
    Segundo alguns ele havia pedido para voltar para Europa… Não estaria tão longe tanto quanto daqui.
    No mais o perigo não é quem sai, mas o que vem neste contexto atual do pontificado que já encaminha para o fim… ou que já acabou a tempo.

  3. Será que foi porque ele não conseguiu fechar os Arautos do Evangelho?

  4. Estou pensando, pode ser loucura minha (acredito que seja… rsrsrs), mas, talvez, fiquemos sem Núncio por um tempo, como um protesto silencioso do Vaticano de Bergoglio ao governo Bolsonaro.

    Esperemos. Talvez seja pior ainda, venha alguém da colegagem modernista de Walmor, Montanari e cia.

    Nossa Senhora Aparecida, socorrei-nos!!!

  5. O novo núncio apostólico do Brasil já está no coração de Deus. Nós que ainda não sabemos.

  6. Tal como dioceses, existem nunciaturas mais prestigiosas que outras. Os núncios não são pastores, mas funcionários de carreira do aparato diplomático do Vaticano. Naturalmente os Núncios nos EUA, Itália, França, Alemanha, México e Brasil acabam, em algum momento, se tornando cardeais ou ocupando outro posto proeminente na administração eclesial. O maior exemplo recente foi o do agora cardeal Lorenzo Baldisseri, antigo núncio nestas terras (e uma figura detestável, segundo muitos…)
    Ser “promovido” para a Rússia seria como se o arcebispo de São Paulo fosse transferido para Mariana-MG. A arquidiocese de Mariana é histórica, mas sua importância atual é praticamente nenhuma além dos seus próprios muros. A população católica russa é quase zero e sua estrutura diocesana existe de forma tímida frente a uma igreja ortodoxa estatal imponente, triunfante e proselitista.
    Quem acredita que ele será uma peça importante nas relações com a Russia, pode tirar o cavalinho da chuva. Moscou trata diretamente com Bergoglio e, como nas relações com a China, isso nem passa pelos dicastérios encarregados da diplomacia, mas vai direto e reto para a estrutura para-curial que é a Casa Santa Marta.
    Não acredito que o Vaticano irá demorar na nomeação de um substituto. Eles precisam de alguém para fazer frente, justamente, ao avanço do “conservadorismo engessado nazi-fascista totalitário neoliberal repressor” do governo Bolsonaro. Um Núncio bergogliano está sendo preparado para ser despachado imediatamente ao país. Quem deveria demorar para receber suas credenciais, isso sim, é o governo federal.

  7. Caros Fratres;
    Mas será o Benedito, de novo?
    O núncio, os bispos ultra-progressistas, o bispo brazuka, bispo de Roma… sabe o que são?
    Sono tutti buona gente!