Assine a petição: Ato de desagravo à profanação realizada na Basílica da Imaculada Conceição – Rio de Janeiro.

Para que todos sejam um, na Verdade.

Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2020

Eminentíssimo e Reverendíssimo

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro

Dom Orani João Cardeal Tempesta, O.Cist.

Considerando o espaço reconhecido aos fiéis pelo direito (CIC Câns. 212, §2 e 3) no que concerne à manifestação de sua preocupação pelo bem da Igreja, nós, fiéis católicos, sobretudo pertencentes à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, sentimo-nos impelidos em consciência a recomendar a atenção de Vossa Eminência Reverendíssima ao gravíssimo fato ocorrido no dia 31 de outubro, na Basílica da Imaculada Conceição, na Praia de Botafogo, cujo pároco é o Cônego Marcos William Bernardo, professor da PUC-Rio e recentemente nomeado Vigário Episcopal para Cultura. Tratou-se de uma apresentação que exaltou o culto Hare Krishna e a mitologia hindu, promovida pelo projeto “Expo-Religião”, uma iniciativa que visa a colocar em contato, segundo o seu próprio site, diferentes vertentes religiosas, dentre elas a umbanda, catimbó, pajelança, hare krishna, maçonaria, etc.

É sabido que, em toda a sagrada escritura, no sentir do antigo e do novo Israel – a Igreja dos mártires -, um dos pecados mais abomináveis é seguramente a idolatria, e que a unicidade do Deus vivo e verdadeiro, tão zelosamente protegida pela lei e pelos profetas e testemunhada na plenitude dos tempos pelo seu Filho único, nascido de Maria Virgem, é inconciliável com qualquer sombra de politeísmo, panteísmo ou panenteísmo. Ora, na pantomima sacrílega, apresentada no presbitério da dita basílica, com adoração aos falsos deuses, danças indecentes com roupas indecorosas, na presença do Santíssimo Sacramento, deu-se a exaltação de todos esses abomináveis erros inconciliáveis com a nossa Fé e, portanto, com a vontade de Deus, com sua verdade imutável e com a missão da Igreja.

Considerando os Cânones:

1210 — “Em lugar sagrado só se admita aquilo que favoreça o exercício e a promoção do culto, da piedade, da religião; proíba-se tudo quanto for destoante à santidade do lugar. Todavia, o Ordinário, em casos concretos, pode permitir outros usos, não porém contrários à santidade do lugar.”

1211 — “Os lugares sagrados são violados por atos gravemente injuriosos aí perpetrados com escândalo dos fiéis e que, a juízo do Ordinário local, são de tal modo graves e contrários à santidade do lugar, que não seja lícito exercer neles o culto, enquanto não for reparada a injúria mediante o rito penitencial estabelecido nos livros litúrgicos.”

1376 — “Quem profana coisa sagrada, móvel ou imóvel, seja punido com justa pena.”

Considerando que nesta arquidiocese, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Vossa Eminência Reverendíssima é a pessoa designada para defender o sagrado depósito da fé e conduzir seus súditos à verdade do Evangelho, apelamos para a sua autoridade pastoral, a fim de confirmar a Fé Católica a respeito da sacralidade dos locais de culto, dissipando a confusão doutrinal e o indiferentismo religioso, pondo fim terminantemente a esses abusos, reconfortando os corações dos fiéis e da igreja particular que lhe foi confiada e, desempenhando o encargo de Cristo Bom Pastor, se digne purificar da profanação o lugar sagrado através dos ritos previstos pelas normas litúrgicas e canônicas, assim como reestabelecer a justiça punindo e corrigindo os envolvidos na citada profanação.

Confiando-nos à paternidade de Vossa Eminência Reverendíssima, expusemos as nossas preocupações para com o bem da Igreja e das almas, certos de que esses fatos causaram profunda dor no seu coração de pastor, assim como no coração de seu rebanho. Despedimo-nos rogando a Deus, nosso Senhor, que o proteja e abençoe seu ministério episcopal em nossa arquidiocese com abundantes frutos.

Filialmente suplicamos a sua bênção paternal,

Assine a petição aqui.

Subscrevemo-nos os fiéis católicos.

29 Comentários to “Assine a petição: Ato de desagravo à profanação realizada na Basílica da Imaculada Conceição – Rio de Janeiro.”

  1. Estejam preparados para assistir tais coisas, em breve, em todas as igrejas do Brasil, caso não se tome uma providência séria, eficiente e eficaz.

  2. O senhor Eminentíssimo e Reverendíssimo Arcebispo deveria ser o primeiro a ter a iniciativa de realizar esse desagravo, e, antes disso, não deveria ter permitido tal coisa caso soubesse. Sobre o Cônego Marcos William Bernardo, já vem de longe, sob o olhar complacente de seus superiores:

    https://www.adf.org.br/home/absurdo-sambodromo-no-rio-de-janeiro-e-reinaugurado-sob-bencaos-da-arquidiocese-e-os-passes-da-umbanda/

  3. Completo absurdo.

  4. “Porei inimizade entre ti (Demônio) e a Mulher (Maria, entre a tua descendência e a dela.” (Gn 3,14)

    Como já não bastasse o ultraje à Imaculada Conceição nos muros do Vaticano, mais uma vez em sua casa no Brasil, Rio de Janeiro, temos atos idolatras contra seu Divino Filho, Nosso Deus.

    Resta repetir as palavras do Profeta Elias:

    “Até quando andareis mancando com os dois pés? Se o Senhor é o verdadeiro Deus, segui-o; mas, se é Baal, segui a ele”. (Reis 1,21)

    Depois querem jogar a culpa das moléstias sobre os outros.

  5. Penso que para praticar o ecumenismo deveriam arranjar outro espaço, como um clube, e não dentro da igreja.

    • Hoje, em pleno século 21, quase 6 décadas após o Concílio Vaticano II, confirma-se o velho ditado popular brasileiro ou português, não importa, que diz:
      “Por onde passa um boi, passa uma boiada.”
      E haja boiada…

  6. Interessante. Em primeiro lugar é o reconhecimento de outras tradições, de manifestações religiosas antiquíssimas o que leva por terra a balela do Concílio Vaticano II que Deus adapta-Se com os novos tempos. Se o evento quer destacar que outras tradições, vale dizer, velhas práticas religiosas, devem ser postas em relevo, então é o reconhecimento que a Tradição católica não pode ser minguada, devendo-se exaltar a antiga Missa, e, por conseguinte, seus elementos de tantos séculos, como o uso do latim. Se querem considerar antigas tradições então por honestidade devem reconhecer erro no Concílio Vaticano II que desprezou a Tradição católica. Também achei, por certo aspecto, interessante a iniciativa, porque agora outras religiões devem compensar a atitude do padre do Rio de Janeiro exaltando em seus templos os gigantescos mártires que deram a vida pela verdade católica, como os heroicos mártires ingleses da Peregrinação da Graça, canonizados pelo conciliar Paulo VI, que enfrentaram a reforma inglesa, homenagear Santa Joana D´Arc, heroína da Cristandade, São Pio V fortíssimo contra a reforma de Lutero, os Cristeros, que morreram para que a revolução socialista não vencesse no México, Nossa Senhora de Fátima e os pastorzinhos, que anunciaram o caos que viria na Cristandade, São Thomas Morus, morto pelos algozes da Reforma, São Pio X, papa que combateu o modernismo, Santo Inácio de Loyola, herói da Contra-Reforma no enfrentamento ao protestantismo, São Domingos, baluarte da defesa da sã doutrina católica, São José de Anchieta, apóstolo do Brasil, que tanto fez para que os nossos índios deixassem a fé pagã e convertessem ao Catolicismo, e tantos outros. Ecumenismo até agora somente foi realizado pelos católicos. Estou esperando que outras religiões façam as devidas homenagens ao Catolicismo, como colocar a estátua de São Pio V na catedral protestante de Berlin, tal qual Francisco mandou colocar a estátua de Lutero no Vaticano. Estou aguardando, tudo em nome do ecumenismo, e principalmente em nome do respeito das tradições de todos os povos. Ou a Tradição Católica não merece ser homenageada? Com a palavra o padre patrocinador do evento e o arcebispo do Rio de Janeiro.

  7. Todas as vezes que vi o vídeo deste espantoso espetaculo me veio a mente a incredulidade de que isto realmente tenha ocorrido no Presbitério de uma Basilica e sob a jurisdição de um Cardeal da Santa Igreja e o mais grave: Que os responsaveis ainda não tenham sido punidos por esta presepada.

    Me vem a mente agora uma duvida: Dado o tamanho absurdo não seria o caso de alem dos rituais de purificação ser realizada uma Nova Dedicação do Altar e de toda a Igreja?

    • Cuidar de tempos é mais fácil que cuidar de pessoas.

      Sr. Cardeal

      Renuncie ao seu ministério. Deicatses entrar no templo de Deus a profanação e a idolatria.

      Se não consegue cuidar dentro das paredes conseguirás cuidar das almas do teu rebanho.

      Poupe-nos.

      Aliás ele está indo pelas esteiras certas para se tornar Papa. Faznedo carreira seguindo o exemplo do atual Pontífice que permitiu que a tal “pachamama” entrasse na Basílica de São Pedro.

  8. Nossa Senhora de Fátima advertiu-nos que a Rússia inclementemente espalharia seus erros se o mundo não se convertesse, aqui um dos muitos exemplos no nefasto resultado na profanação da Basílica Imaculada Conceição com um de seus desatinos: aproveitar de templos católicos para espalharem doutrinas pagãs demoníacas, caso dos componentes do Hare Krishna hinduísta, convergindo para o relativista e niilista modernismo!
    Os papas ante Vaticano II eram muito vigilantes e suprimiam com eficiência quaisquer tentativas de os modernistas se manifestarem e exporem suas doutrinas alienantes; no entanto, após o V II ficaram bem mais á vontade, alegrando-nos constatar que no mundo católico tradicional, em todo lugar, pessoas corajosas se reúnem em torno de padres fiéis à fé e tradicional Igreja católica de sempre, para manter a tradição que é a fortaleza de nossa fé!
    Assim, pela fé, padres e fiéis católicos aceitam ser tratados de rígidos, rebeldes, dissidentes, desobedientes é para manter a fé católica; agem no espírito dos mártires, superando todas as objeções e críticas dos inimigos da Igreja e dos apostasiados.
    Ser perseguido até por familiares, tendo em vista contra a manutenção da fé, é sofrer um martírio; esses padres e fiéis são testemunhas da fé católica, preferindo serem considerados como rebeldes e dissidentes a perder a fé!
    Após o papa João XXIII dizer que a Igreja não condenaria mais ninguém, deixou os modernistas à vontade!
    Recordemos S Atanásio na crise ariana: eles têem os os templos, mas nós temos a fé! Sigamo-lo!
    Não assistimos, no mundo inteiro, a uma situação trágica, inacreditável, que parece não se ter jamais havido na história da Igreja, num mundo católico que está em plena dissolução?
    É isso o que já dizia o Papa S Pio X na sua primeira encíclica: «Hoje, o inimigo da Igreja não está mais no exterior da Igreja, está no interior». E o Papa não hesitava em designar os lugares aonde ele se encontrava: «O inimigo se encontra nos seminários». Por conseqüência, já no início do século, o Santo Papa Pio X denunciava a divisão na Igreja, uma certa ruptura no interior dela e do Clero, na sua primeira encíclica, denunciava o progressismo, a presença de inimigos da Igreja nos seminários, imbuídos de modernismo, sillonismo etc., – hoje homiziados nas ocas ideologias!

  9. E isso vai se multiplicar cada vez mais. Eis os tempos da perdição e falta de fé. Lutemos!

  10. Assinei a petição, mas a coisa na Arq Rio anda tão ruim a esse respeito que acho difícil acontecer alguma coisa. É sempre o mesmo “jogo de comadre”, os padres fazem o que querem, vão nos dizer pra plantar uma árvore e relaxar!

    • Assinado.
      Triste saber que o ato de desagravo e o cuidado com o Sagrado tem que partir dos leigos.
      Valei-nos São José, São José valei-nos ,patrono da Igreja Universal

  11. Existe algo nessa situação que merece ser notado … Os rituais hindus (embora pagãos e indignos da Santa Casa de Deus) tem rica tradição e, na sua grande maioria, ocorrem de maneira séria e meditativa…Isso que vemos no video está mais com cara de show do ‘Secos e Molhados” nos anos 70 do que de ritual hindu…..
    Onde quero chegar com esse comentário? Pois bem: E se o problema não for só com a nossa Igreja Católica? Trata-se de um problema sociológico muito mais complexo do que as atitudes de um padre, bispo, ou até do próprio Papa…. A sociedade se acostumou a “usar” as religiões de acordo com sua necessidade, ( seja qual religião for ) não existe mais o respeito por absolutamente nada, seja pelos idolos Krishna, Buda, Ogum, etc…. ou até mesmo pelo nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
    Enquanto o VERDADEIRO respeito pelo oculto e pelo sagrado não voltar a existir na sociedade, nosso sonho de uma Igreja Universal que conserva a Tradição, nunca irá se realizar…. A não ser por força milagrosa.

  12. Que Deus, Uno e Trino, em que Segunda Pessoa, Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho da Santíssima Virgem Maria, nos faça justiça. Quem como Deus?

  13. O cômego Marcos nada mais faz que EXIBIR a devoção e apreço que tem às práticas ecumenófilas de “São João Paulo Segundo” (da “igreja em saida”).

    Ou não foi “Sao João Paulo Segundo”, legítimo intérprete do “concilio Vaticano dois”, a dar-lhe, a Marcos Bernardo, um lídimo exemplo de como se deve praticar o “verdadeiro ecumenismo”…?

    De fato, não consta que “São João Paulo Segundo” tenha se arrependido (e inclusive amaldiçoado o dia em que nasceu) de seu variegado repertório ecumênico…

    Logo, resta concluir que Marcos Bernardo nada mais fez que seguir o exemplo dessa magna entidade canonizada pela “igreja em saida”…

    Dentro dessa lógica, seria injusto que Marcos Guilherme fosse admoestado por um pretenso botar fogo na santa doutrina ao fazer-se anfitrião do “Senhor Shiva”. Imagino que nesse fraterno ágape shivaísta os devotos dessa divindade (?) hindu executaram as rebolações de praxe, colmando assim de febricitante delíquio ao sôfrego público tutti fratelli ali presente. De gustibus…

    Continue, pois, Dom Frei Tempesta em suas urânicas mortificações corporais e austeríssimos jejuns em prol da “igreja em saída…”. Não seja a sua episcopal e monástica pessoa importunada em meio às suas levitações extáticas.

    E que os mortos enterrem os seus mortos…

  14. “(…) foi então que pronunciou uma expressão que marcou toda a minha vida. Com voz fria e metálica, com grande segurança [o demônio] me respodeu:

    Cristo tem o seu reino; eu tenho o meu reino. Cristo domina no seu; eu domino no meu”.

    Padre Raul Salvucci
    “Indicazioni Pastorali di un Esorcista”
    Editrice Àncora
    Milão, 1993.

  15. Misericórdia Senhor!!!

  16. Ridículo

  17. Mais fácil chover dinheiro que Dom Orani dar atenção à petição. Vocês não entenderam ainda com quem estamos lidando? Não entenderam que são modernistas que querem exatamente a profanação e a ruína da fé?

  18. Que ato moralmente horroroso! Da parte dos responsáveis pela igreja, trata-se de colaboração direta com pecados de idolatria.
    Ademais, os falsos deuses do hinduísmo são especialmente repugnantes. Muitos deles têm a forma de animais, ou de misturas monstruosas de homem e animal. E dessa religião absurda nasce, ainda, o cruel sistema de castas indiano, que tanto sofrimento já causou e continua causando a muitos pobres coitados.
    Estou nestes dias, por sinal, lendo a vida de São João de Brito, jesuíta português que trabalhou na Índia, buscando ardentemente a conversão dos hindus – até ser martirizado por eles… A biografia conta cada perseguição dos hindus contra os cristãos que a gente fica espantado. Convido os amigos a lerem-na, para conhecerem a baixeza do hinduísmo e o modo realmente católico de lidar com ele:
    https://books.google.pt/books?id=GX4NAAAAYAAJ&pg=PR27&dq=Hist%C3%B3ria+do+nascimento%2C+vida+e+martyrio+do+Beato+Jo%C3%A3o&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false

  19. A Igreja já está passando por tantas investidas de perseguições, injúria, escândalos e profanaçoes. O que pretende os organizadores que permitem essas aberrações
    como se fosse casa de apresentação de shows?

  20. Sabe o que me incomoda? Não é a blasfêmia, sim, incomoda mas isso é mais do mesmo; é assim desde o fatídico dia de nossa desgraça ancestral.
    O que me atinge é a feiura—parece que a coisa chegou num ponto onde o demônio já pode se abster de usar da beleza sensorial para enganar as nações; vê que os contra-ritos dos pagãos indianos, por devido exemplo, são ao menos bonitos, estão lá ridiculamente colocando flores nos órgãos sexuais de seus falsos-deuses, mas têm lá seus cânticos aos demônios em bons sons, instrumentos excelentes e técnicas de montão, vestes agradáveis e outros entorpecentes para os sentidos.

    Mas isso tudo aí não, não é medíocre de feio, é tudo ABSOLUTAMENTE feio; é tudo tão feio que faz a beleza da basílica desaparecer completamente.
    A degeneração é colossal e parece estar sem freios, tanto que o inimigo nem precisa mais de iscas, o trabalho de sedução foi reduzido mas o salário foi mantido, a sinagoga regozija, o sindicato venceu mais uma pela causa trabalhista dos demônios.

  21. Devemos denunciar, combater e lutar, sem dúvida. Sempre! Somos a Igreja militante.

    Mas é impossível não perguntar: em tempos de pachamama na basília de São Pedro, não sei se essa turma está tão errada não. Eles tem um presuposto: “Se o Papa pode, porque eu não posso?”

  22. Deve ser feito um desagravo imediatamente.

  23. A Santa Igreja Católica, é a casa do Senhor e têm que ser respeitada!

  24. Vergonha para um padre que já não sabe o que faz, sacrilégio incontestável..

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de Fratres in Unum.com. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s