Por que a pressa?

Protesto de jornalista na Coletiva de Imprensa para a apresentação de Prædicate Evangelium.

Por FratresInUnum.com, 23 de março de 2022 – Depois da apresentação do documento, um jornalista de La Croix fez um protesto, aclamado com palmas, na sequência, por todos os jornalistas presentes:

“Antes de iniciar as perguntas, em nome do coletivo que representa os jornalistas creditados junto à Santa Sé, queria exprimir brevemente o nosso estupor pela modalidade de publicação desta Constituição.

A publicação de um texto tão importante, que foi anunciado já há diversos anos, ao meio-dia de um sábado, sem anúncio prévio ou distribuição “sob embargo” nos deixa perplexos. Sem falar do fato de que o texto está somente em italiano, coisa que parece estar em contradição com a universalidade que é promovida pelo próprio texto.

A organização desta Coletiva de Imprensa, 48h depois, infelizmente, não resolve o problema. Antes, talvez, mostra ignorância das exigências do nosso trabalho e prejudica profundamente a nossa capacidade de fazer referências a este texto de modo adequado.

Compreendemos todos muito bem que se trata de um documento muito delicado e que poderia existir riscos de vazamentos de notícias. Mesmo levando isso tudo em conta, havia outras possibilidades, como dar-nos duas horas de aviso antecipado para a publicação de um texto tão importante ou mesmo dar uma Coletiva na tarde do próprio sábado.

Eminência, digo-o diante do Sr. e diante do Secretário do Conselho dos Cardeais, em oração: por favor, leve esta nossa perplexidade ao Santo Padre”.

Como se vê, o texto foi publicado às pressas, sem nenhum tipo de revisão, tradução ou mesmo respeito pelos jornalistas. O que será que moveu tamanha pressa na publicação?