Menos vocações religiosas preocupa comissão da CNBB

FratresInUnum.com, 11 de maio de 2022 – Com informações de VaticanNews – Em entrevista ao Vatican News, D. João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo/RS, falou sobre a vertiginosa queda de vocações para os institutos de vida consagrada e que há congregações cujos membros são inteiramente idosos.

A causa deste fenômeno seria, segundo ele, a “mudança de época” (famílias menores, por exemplo) e um “modo mais superficial de viver a fé”.

O mais interessante, porém, é que, “para tentar mudar essa realidade… irá partir um Ano Vocacional no Brasil”, aprovado pela CNBB. Será que vai adiantar?

Por que será que ninguém quer ser freira ou frade?

10 comentários sobre “Menos vocações religiosas preocupa comissão da CNBB

  1. Mas a igreja não está em sua primavera? O novo Pentecostes do Concílio Vaticano II????
    Os jovens tradicionalistas eles não querem!
    Lembro de anos atrás quando havia um seminário aqui na minha cidade, durante uma missa, quando entraram em procissão os seminaristas, com sorrisão afetado e mãozinha quebrada, ouvi um senhor falar em tom de deboche “…isso quer ser padre???…”
    O tempo passou, devido aos tempos libertinos de hoje os homossexuais não sentem nenhum incentivo para se “esconder” no sacerdócio.
    Um desses ex-seminaristas ainda está por aqui, vivendo com outro homem.
    O seminário fechou, pasmem, não por falta de vocações, mas porque os últimos seminaristas eram tradicionais, sonhavam em celebrar a Missa Tridentina, usar batina.
    Soube de um deles que o reitor debochava deles e o bispo os proibiu de rezar pela conversão dos judeus e outros infiéis, além de proibi-los de se consagrar a Nossa Senhora!

    Curtir

  2. Por que será que ninguém quer ser freira ou frade?
    Respondo: Por que essas senhoras parecem mais diretoras de escola que religiosas, eu diria que esta é uma foto do bingo do bairro (sem querer ofender as senhoras do bingo)…

    Curtir

    1. Frades, freiras e até missionários hoje não passam de meros assistentes sociais.
      Fazem milhares de reuniões para então montar algum teatrinho bobo de cunho motivacional.

      Curtir

  3. Freiras que largaram os hábitos, que parecem madames. Contra fatos não existem argumentos. o Contra testemunho dos últimos 30 anos, refletem na falta de interesse. Evidentemente que rezamos pelas vocações, assim como rezamos para que as atuais consagradas se afastem da vida moderna globalizada, voltem ao tradicionalismo. Não parece que essas senhoras tem vida de oração admirável e cativante.

    Curtir

  4. Absolutamente nenhum cabelo comprido.
    Esse é o estado da Igreja Católica, como um cavalo sem a crina.

    Graças à Deus, tenho mamãe por senhora de rsapeito, 73 anos de cabelos bem-vividos, longos a chegar aos pés, brancos como as vestes de Nosso Senhor.

    Curtir

  5. Lembrar à CNBB:
    Para a futura Igreja Católica Sinodal Romana não haverá mais necessidade de vocações sacerdotais, tal qual as igrejas protestantes.
    Qualquer um pode ser pastor e para quê sacerdote quando pensam em extinguir definitivamente a missa?
    Para outro lado, continuaremos na Igreja Católica Apostólica Romana com as missas estabelecidas por seus papas e onde a CNBB não dá mais pitaco.

    Curtir

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de Fratres in Unum.com. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s