Atualizado o questionário para escolha dos novos bispos

FratresInUnum.com, 23 de maio de 2022 – Com informações de ReligiónDigital – A Santa Sé atualizou os questionários com o qual as nunciaturas recolhem informações acerca dos novos candidatos ao episcopado. Os temas principais de mudança são abusos sexuais e abusos de poder.

O questionário pergunta se o candidato enfrentou casos de abuso sexual e abuso infantil de maneira adequada e justa ou, ao contrário, se há alguma sombra nesse aspecto em sua história, como encobrimentos ou mesmo verdadeiros delitos.

O Vaticano também quer saber se o candidato trata com cuidado das religiosas ou se as trata como empregadas, relegadas à posição de empregadas ou de cuidado exclusivo do clérigo em questão.

Outros temas são o modo como o candidato encara o sacerdócio ou se é obediente ao magistério em questões polêmicas, como a ordenação de mulheres e a moral sexual. Ademais, pergunta-se sobre o aspecto externo do candidato, possíveis doenças, nível de educação, interesse por temas atuais, interação com as pessoas e qualidade de liderança.

O questionário sobre os novos bispos sempre vem sob segredo pontifício.

10 comentários sobre “Atualizado o questionário para escolha dos novos bispos

  1. Nossa !
    Tomara q realmente seja levado a sério …esses questionamentos…ou será q vão abafar o caso ?

    Curtir

  2. Resta saber se a fidelidade ao Magistério em “questões polêmicas” é fator de positivo ou negativo na escolha dos futuros bispos. Tenho dúvidas.

    Curtir

  3. Quanto mais modernista for, quanto menos ortodoxo for mais chances de aceder ao Episcopado.
    A nunciatura no Brasil está tendo bastante dificuldades. O nuncio tenta balancear as nomeações mas a Congregação para os Bispos(Leia O seu secretario) já tem tudo pronto.

    Oremos por que São Paulo, Rio de Janeiro e outras pequenas arquidiocese terão surpresas mais que desagradáveis. Cenas do fim de um pontificado.

    Curtir

    1. Padre, vossa bênção!
      Aqui na minha Arquidiocese tínhamos um bispo omisso, mas não péssimo… renunciou em 2020 e hoje temos um cardeal esquerdista que, infelizmente, dá um contra-testemunho sempre que fala algo (é desarmamento, é imposição da vacina, é governo genocida, é agenda LGBTQWXYZ)… isso quando não resolve promover temas espúrios por meio da própria liturgia (como lamentavelmente já testemunhei enquanto ficava em oração com alguns irmãos em desagravo, na frente da igreja). É a Paixão da Igreja que se manifesta de forma aguda também aqui, onde o Evangelho começou a ser pregado e disseminado nesta Terra de Santa Cruz… só uma intervenção de Deus para remediar as coisas, pois, humanamente, não tem mais jeito… só Deus! A esperança é que sabemos que “as portas do inferno não prevalecerão” e que “por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”!…

      Curtir

  4. Muito oportunas essas questões colocadas no questionário. Candidatos que cometem abuso de poder têm de ser excluídos. No mais, o mal deveria ser arrancado pela raiz. Me refiro a seminaristas com perfil autoritário ou violento deveriam ser excluídos dos seminários.

    Curtir

  5. A “formadora” do seminário principal de minha Arquidiocese entrevistou um amigo meu que se sentia inclinado ao sacerdócio perguntando o que ele achava daquele “troço” de homem com homem e mulher com mulher (prefiro não escrever o termo) e ele respondeu que sentia náuseas disso e que seu estômago revirava a respeito deste tema… No dia seguinte recebeu o convite para se retirar pois lhe faltava “misericórida”, “empatia” e “acolhimento”… hoje ele é bem casado e já é pai, mas a Igreja perdeu um bom sacerdote…

    Curtido por 1 pessoa

  6. Existe ser humano na esfera da agenda progressista que mais cometa abuso do poder que os “padres da TL”? É só observar nas dioceses que estão esses seres “sacerdotais episcopais”…..

    Curtido por 1 pessoa

  7. “se é obediente ao magistério em questões polêmicas, como a ordenação de mulheres e a moral sexual”

    Que triste, que caos, que tempos… coisas tão óbvias para uma família católica vira “questão polêmica” para o clero. Que APOSTASIA!

    Curtir

Os comentários estão desativados.